Volta a Portugal já fez parar o país noutro tempo | Relvado

Volta a Portugal já fez parar o país noutro tempo

 

Ruy Campos diz: "Nem só de futebol vive o nosso desporto e outrora o ciclismo foi tão popular como o futebol. Eram os tempos de Nicolau, Alves Barbosa, Fernando Moreira, Joaquim Agostinho, Marco Chagas e muitos outros. Era o tempo em que o Benfica, Porto e Sporting tinham equipas de ciclismo e na Volta a Portugal que ontem arrancou os adeptos dos 3 clubes estavam colados à rádio e à TV para ver ou ouvir o desenrolar das etapas. Eram chegadas às pistas de Alvalade e Antas com os estádios totalmente cheios! Tudo isso acabou, mas continua na memória de quem assistiu a esses momentos. Numa altura em que o F.C. Porto não ganhava títulos em futebol, era o ciclismo que fazia as delícias dos azuis e brancos. Ainda hoje é o clube com mais títulos individuais e colectivos em ciclismo. Gostariam de voltar a ver ciclistas com as camisolas do FCP - SLB - SCP? Acompanham a Volta a Portugal? Falem desta modalidade que já foi a mais popular em Portugal."

diversos:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não

é necessário voltar os clubes à estrada. O ciclismo é um desporto de marcas que não têm adeptos das equipas, têm adeptos da competição. Com clubes o mais provável era perder-se o ambiente único e assistir-se a rivalidades de berma de estrada.

Em relação à outra pergunta, a resposta é sim. Acompanho a Volta a Portugal, a Volta a ESpanha, a Volta a França, a Volta a Itália e outros prémios importantes.

Uma história para contar

É o meu 1º comentário neste site com este nick ( Devenish é o "pai").
Vou contar uma história a que não assisti dado que na altura era muito pequenino ou talvez ainda não tivesse nascido (não recordo ao certo o ano).

Na década de 50 havia 3 grandes ciclistas: Fernando Moreira(FCP), Alves Barbosa(Sangalhos) e Ribeiro da Silva(Académico do Porto).
Todos ganharam a volta a Portugal várias vezes e Ribeiro da Silva morreu ainda jovem num desastre de automóvel.
Pois foi precisamente com o infortunado Ribeiro da Silva juntamente com Alves Barbosa que esta história tem os dois como protagonistas.
Alves Barbosa era 1º com uma vantagem de poucos minutos sobre Ribeiro da Silva na última etapa.
Uma multidão de dezenas de milhares de pessoas enchia a Avenida da Republica em Gaia até à Avenida dos Aliados no Porto - final da etapa.
A poucas centenas de metros de se tornar vencedor de mais uma Volta a Portugal, Alves Barbosa foi agarrado por um popular em plena Av.República em Gaia e só foi largado uns minutos depois por intervenção de dois polícias que espancaram o meliante (eram outros tempos, mas neste caso concordo com o espancamento!).
Alves Barbosa chegou atrasado e perdeu essa Volta a Portugal para Ribeiro da Silva. Dois anos mais tarde era ver Alves Barbosa a chorar no funeral do seu amigo Ribeiro da Silva que nada teve a ver com o acontecido.

Isto é apenas um exemplo para ver como era o ciclismo em Portugal desde os anos 30 até meados dos anos 70.
O desaparecimento dos grandes no ciclismo (o Benfica teve um aparecimento fugaz e voltou a deixar a modalidade) levou a que a modalidade deixasse de ter o relevo que teve noutros tempos.

Re:Uma história para contar

Bem vindo Lance Armstrong só pela escolha do nick já mereces toda a consideração. Grande figura do ciclismo e grande exemplo de vida.

Re:Uma história para contar

Eu prefiro este :)

Re:Uma história para contar

Ainda há pouco tempo ouvi o Barbosa a contar essa estória num jornal desportivo!

Sem dúvidas outros tempos.

A Volta

Quando era mais novo até acompanhava, muito por culpa do meu pai e do meu avô. Mas também não havia muitas alternivas já que só havia 2 canais.

Hoje em dia não sou capaz de acompanhar uma etapa completa, já não tenho paciência.

Acho que o ciclismo tinha muito a ganhar se os 3 grandes participassem na volta, porque como se costuma dizer no futebol: "as pessoas não gostam do jogo, gostam do clube", o mesmo podia aplicar-se ao ciclismo.

Eu acho que continua a ser popular

...

Pelo menos, não duvido que ontem muita gente tenha visto alguns pormenores da etapa e tenha rido até cair para o lado.

Isto, obviamente, trará mais espectadores para a etapa de hoje.

Realmente, depois de ver o ciclista da frente a enganar-se no percurso e de ver o pelotão a fazer "corta-mato" numa curva com passeio em esquina, torna-se evidente a classe da nossa Volta e o tipo de organização (se não é exagero usar esta palavra) que tem.

Ridículo.

Parabéns, sr. Joaquim Gomes.

Na minha opinião...

Volta a Portugal deixou de ser Volta a Portugal desde que deixou de passar por Guimarães. Passa a Fafe mas não pode passar por Guimarães? O berço de Portugal?! O Vitória de Guimarães em principio criará um departamento de ciclismo, é só esperar para ver.

Cumps

Re:Na minha opinião...

Se for como da outra vez que a criou e depois terminou com ela. Mas nem devias ser nascido.
Como queres que a Volta passe em Guimaraes se para o Vitoria vao todas as verbas camararias ligadas ao deposto, jejejeje...

Re:Na minha opinião...

E são as autarquias que financiam as etapas da Volta a Portugal? Não me parece... E não me digam que são problemas logisticos, porque se passa em Fafe podia muito bem passar por aqui.
Em relação ao Ciclismo no Vitória, não me lembro por isso é muito provável que não fosse nascido.

cumps

Epa é o k da ler depressa...

Eu a ler..."Nicolau, Alves Barbosa, Fernando Moreira" e a pensar:

"Mas o que tem o Niculae, o Pedro Barbosa e o Fernando Meira a ver com o ciclismo? Serao ambos postos a andar de bicicletas dos seus clubes?? =S"

Mas la reli de novo e vi que deitar tarde causa estas coisas =)

errata...

"serão todos" e nao "serao ambos"

Re:Epa é o k da ler depressa...

LOL
É muito futebol!

Re:Epa é o k da ler depressa...

lol yap lol

Detesto

Detesto ciclismo.. Sou só eu que acho aquilo uma ganda seca?

Re:Detesto

Para teres uma afirmação destas, vê se logo que não entendes nada deste desporto.

Re:Detesto

Não entendo nem quero entender.. Acho uma merda.. Há algum problema? Agora sou obrigado a gostar de todos os desportos..

Re:Detesto

Como não acompanhas dizes isso, ciclismo é uma prova muito exigente e com momentos incriveis, eu também pensava assim, mas desde que comecei a ver o Tour de França e ver um senhor chamado Lance Amstrong, que tornei-me um aficionado do desporto.

Re:Detesto

Eu detesto ciclismo. Aquilo não é uma prova de talento, é uma questão de resistência e de capacidade de sofrimento. É como ver correr a maratona... eu acho isso desumano, não percebo como é que há quem se queixe do boxe e depois não diga nada de outros desportos que por aí há. Aliás, basta olhar para um pugilista e para um maratonista ou ciclista para ver qual tem um aspecto mais saudável.

???

O ciclista garantidamente.

O ciclismo, se perceberes alguma coisa daquilo, é EXTREMAMENTE táctico, as equipas funcionam em esquemas incríveis de jogos e entreajuda onde cada elemento tem uma função importante por mais baixa que seja. Porque é que achas que as equipas existem e eles não correm a solo? Ou porque será que há ciclistas que nunca ganham nada...porque trabalham para a equipa. Podem ser lebres, aguadeiros, corta ventos (normalmente todos cumprem isto à excepção do chefe de fila).
Se imaginasses sequer o treina para aperfeiçoamento aerodinâmico em equipa, para se colocarem numa formação conveniente conforme o vento e o número de ciclistas...
Enfim...é como tudo, quem gosta gosta, quem não gosta não percebe.

Obviamente q sim

Penso que os clubes estão dispostos a recomeçar essa tradição. O problema é q o apoio não pode ser total, e falo do financeiro. O ciclismo, tal como o basket, teria de se tornar autónomo. O clube daria o nome. Penso q só assim é viável. O Benfica tentou mas depois os sponsors foram-se e acabou. Seria bonito ver FCP, SLB e SCP a disputar pela vitória. Penso q as estradas enchiam. O futebol tb poderia ganhar pois era uma possibilidade de os clubes promoverem o seu merchandising.

Já gostei muito de ciclismo

tendo comprado uma bicicleta de corrida.

Vi o início de uma etapa começada na Costa Nova em Aveiro, há já muitos anos, e fiquei maravilhado com as "máquinas" que rolavam na estrada, muito mais leves do que a minha.

E os ciclistas com aqueles músculos das pernas de tanto pedalar meteram-me impressão. Também, pedalar 8 horas por dia é o que dá.

Hoje em dia ainda gosto de ver na TV, mas não a etapa completa.

Rolem muito

Apoiar a 100%

Eu pertenço ao grupo dos que ainda gostam de ciclismo, gosto de acompanhar a volta a Portugal, e as grandes voltas como França, Itália e Espanha. Sempre gostei e nunca deixarei de gostar.
Quanto ao regresso dos clubes n me parece muito viavel. Para isso era necessário os clubes investir e as dificuldades dos dias de hoje n o permite. Alias se virmos as grandes equipas mundiais são marcas e não clubes.
O ciclistas correm sob uma marca que aposta na esperança de retorno que ao fim de algum tempo acaba. Vejam o caso do L. Armstrong que corria pela US postal este ano correu pela discovery channel.
Convem lembrar que a nossa volta não é assim tão má em termos de organização, quem segue a volta a espanha pode ser situações bem piores do que no nosso pais.

Algumas notas sobre o Ciclismo

Uma etapa de montanha é um espectáculo que gosto de ver na televisão nomeadamente se há uma camisola amarela em discussão decidida por poucos segundos, e que me leva a fazer as contas para ver se já trocou de corpo e aguardar pelos tempos finais e estar atento às diferenças durante a etapa.

Se bem que com o Armstrong, na Volta a França, esta indecisão não existisse.

Em Portugal nesta altura, e com o Azevedo fora, faltam aqueles nomes carismáticos que levam o publico atrás e que nos fazem puxar por eles.
Faltam Joaquins Gomes, Orlandos Rodrigues, Vensceslaus, etc.

Por isso certamente que a presença de pelo menos dois clubes grandes na modalidade traria um outro interesse à Volta, com as rivalidades clubísticas a pôrem muito mais gente a acompanhar a prova.

Orlando Rodrigues dizia à pouco tempo que o SLB ganhou a dimensão de adeptos actual, à custa do ciclismo. Não duvido, porque para muita gente a passagem das biclas na estrada seria a unica opurtunidade anual de verem atletas de alta competição à sua frente.

Actualmente essa presença para os clubes já não é tão interessante como era há algumas décadas dado que a tv transformou o desporto, que é actualmente muito mais um espectáculo de sofá do que de rua, pelo menos para quem como eu não tem espirito para levar uma roulote para o monte farinha e esperar dois dias pela chegada da etapa. E claramente que a oferta agora é maior.

Finalmente , apesar do dopping, respeito a sério os ciclistas pelo esforço que a sua modalidade egixe.
Costumo dizer que estes valem em suor os milhares de €€ que ganham por mês.

O benfica sempre foi o melhor no ciclismo

toda a gente sabe. é por isso que temos uma roda de bicicleta no simbolo, porque eramos os melhores no ciclismo a nivel europeu
se não estou em erro ganhámos várias taças europeias com o ciclismo a nivel europeu
a áduia voa bem alto na representação do ciclismo

O BENFICA não é grande, mas sim ENORME

Antigamente acompanhava !

Lembra-me quando era mais miúdo de muitas vezes perder tardes a ver a Volta. este quer queiramos quer não, será sempre dos acontecimentos desportivos mais importantes no país, mas realmente noutros tempos era fervoroso adepto. Recordo-me perfeitamente que era agarrado aos contra relógios e à etapa da Senhora da graça. Podia perder outras etapas mas estas não !!!

Enfim, bons tempos, agora a Volta já não é a mesma coisa mas mantém o seu simbolismo.

Um abraço

O problema

..é que ainda não vi nenhum individuo de raça negra a andar no cilcismo de alta competição! Senão já sabia para onde ia o Miguel para o ano.....

Re:O problema

Realmente, assim de repente não encontro nenhum ciclista de raça negra... estranho.

Re:O problema

Tem que ver com o peso dos ossos...se reparares bem a raca negra tem expoentes na grande maioria das modalidades, na natacao sao raros os casos de atletas negros, excepcoes que apenas confirmam a regra.