Como a arbitragem no futebol evoluiu em termos tecnológicos | Relvado

Como a arbitragem no futebol evoluiu em termos tecnológicos

Vamos explorar algumas das tecnologias que os árbitros têm à sua disposição.
 
Bola de futebol

No futebol existem várias polémicas ao longo das últimas décadas, mas nenhuma é tão recorrente quanto a polémica da arbitragem. Esta é uma polémica de favorecimento ou simplesmente de um lance mal assinalado, que gira sempre em termos de quem está a ser desfavorecido.

Existem por isso, principalmente na Primeira Liga, alguns contratempos com a arbitragem, mas ao contrário do que muitos pensam, a arbitragem tem evoluído muito nos últimos anos. Novas tecnologias vieram ajudar os árbitros a tomarem mais e melhores decisões rumo a um evento desportivo justo, saudável e sem desentendimentos.

Assim, apesar de poder já conhecer algumas novidades tecnológicas e até o betclic codigo promocional que é mais uma tecnologia ao serviço do futebol, vamos explorar algumas das tecnologias que os árbitros têm à sua disposição.

VAR ou vídeo-arbitro

Conhecido por todos nós como o vídeo-árbitro, o VAR é uma tecnologia que permite aos árbitros de vídeo fazerem a análise de lances polémicos ao utilizarem gravações de vídeo existentes, em poucos segundos. O sistema pode ser utilizado em quatro tipos de situações: golos, penaltis, cartões vermelhos diretos e confirmação ou identificação de jogadores em situações de cartão. O VAR foi introduzido na Primeira Liga portuguesa na temporada 2017-2018 e tem sido uma grande ajuda neste campo.

Comunicação com o público

Apesar de provavelmente não conhecer ou não se lembrar, esta é uma tecnologia recente existente. O árbitro pode comunicar com o público em algumas situações, para esclarecer determinados problemas ou lances polémicos.

De acordo com um comunicado emitido pela Federação Portuguesa de Futebol recentemente, tendo sido iniciada uma primeira fase em modo de teste, a comunicação pode ser feita nas seguintes situações: nos lances onde o árbitro se digira ao sistema de VAR para reconfirmar a situação e nos lances de revisões factuais, como os fora de jogo ou infrações dentro ou fora da área.

iBall (ou bola de futebol com tecnologia avançada)

Esta é uma bola verdadeiramente inteligente e uma inovação recente, com tecnologia de ponta que permite enviar métricas aos clubes de várias informações de relevo como o desempenho dos jogadores e equipas, avelocidade e distância de passes e tentativas de golo, a posse de bola concreta, a precisão dos remates, entre outros dados. Assim, os clubes podem, em tempo real, tomar decisões concretas sobre eventuais substituições ou informar aos jogadores determinadas instruções.

Esta é uma bola que já está em uso há algum tempo em Portugal, tendo sido usada pela primeira vez no Chaves vs. Moreirense de 2022 e foi criada pela Kinexon, com distribuição da Sausport no nosso país.

Goal Line Technology (ou Tecnologia da Linha de Golo)

Já existente em alguns jogos em Portugal e pelo Mundo, a Goal Line Technology é usada para determinar quando a bola ultrapassa a linha final – isto é, quando é golo. São 14 câmaras apontadas às duas balizas (sete em cada uma). A Aliianz CUP usa esta tecnologia desde 2012 depois de ser aprovada pelo IFAB (The International Association Board).

Portugal teve o primeiro recinto da Península Ibéria com esta tecnologia em 2014-15, e é uma tecnologia que podemos ver implementada no futuro de forma mais recorrente, pois certamente será uma mais-valia para a contagem de golos de forma tecnologicamente correta, com uma certeza de 99,99%.

diversos:

Comentários