A televisão ainda faz sentido, ou o streaming é o futuro? | Relvado

A televisão ainda faz sentido, ou o streaming é o futuro?

A tendência será sempre no sentido da maior digitalização.
 
imagem1.jpg

Ouvimos muito dos chamados “Sr. Televisão” de que a televisão ainda faz todo o sentido para milhões de pessoas, que esta ainda é a principal companhia e a escolha número um no entretenimento.

A verdade, é que não há como negar de que as plataformas de streaming têm ganhado espaço em diferentes mercados – música, cinema, televisão, jogos, e, ainda que alguns especialistas continuem a afirmar que a televisão não vai acabar, também os principais canais de televisão têm anunciado as suas próprias plataformas de streaming, mostrando que também elas não querem ficar para trás na corrida digital.

O streaming é o presente dos canais temáticos?

Quando surgiram os primeiros canais temáticos, a televisão deixou de ser apenas um conjunto de canais com determinada programação, para passar a ter ofertas especificas de acordo com os gostos, como canais de séries, canais apenas de notícias, entre outros.

Mesmo aqui, não era possível escolher o que se queria ver, quando fosse mais conveniente, algo que mudou com o aparecimento das boxs, que ofereceu uma maior liberdade de escolha aos consumidores. Mas, nada mudou tanto o mercado televisivo como o aparecimento de plataformas de streaming como a Netflix, com milhares de filmes e séries, incluindo produções próprias verdadeiros sucessos mundiais. 

Mesmo fora do nicho televisão, mas mais voltado para o gaming, a plataforma Twitch mostrou que há espaço para que todas as pessoas possam ter o seu próprio canal e comunidade. Inicialmente focada no gaming, onde jogadores partilhavam para a sua comunidade enquanto jogavam os seus jogos preferidos, passou a ser um palco para todos os nichos que desta forma conseguiam criar uma comunidade e interagir com ela.

Relativamente ao futebol, também a Twitch alterou o panorama, com profissionais que usam o seu conhecimento para fazer análises no seu canal, como Luís Perfeito com maior foco no futebol nacional, que tem também um canal no Youtube. Isto pode ser especialmente interessante para quem deseja saber mais sobre este desporto, ou deseja fazer apostas futebol em plataformas digitais com maior conhecimento e desta forma, com maior probabilidade de sucesso.

Existirá ainda espaço para a televisão

Mesmo que as plataformas de streaming tenham ganho bastante espaço, desde a Netflix, Twitch, até à Opto, a plataforma de streaming da Sic onde o canal partilha conteúdos do canal, alguns exclusivos, ainda existe espaço, pelo menos por enquanto, espaço para a televisão tradicional.

Seja nas camadas geracionais mais velhas que de facto poderão ter alguma dificuldade em se adaptar aos novos avanços tecnológicos, mas também em alguns nichos mais específicos, nomeadamente nos canais desportivos como a Sport TV, ou em alguns jogos mais importantes que passam na televisão generalizada, não porque não possa existir alternativa, mas porque estes canais compraram os direitos de transmissão, impossibilitando que a concorrência tenha lugar.

Se isto vai continuar sempre assim? Talvez durante ainda muitos anos isto se continue a verificar, mas sabemos que a tendência será sempre no sentido da maior digitalização e avanço tecnológico. Iremos aguardar para saber onde iremos assistir aos jogos de futebol do futuro.

diversos:

Comentários