As melhores equipas da história! | Relvado

As melhores equipas da história!

 

Este fim de semana li uma entrevista de José Mourinho ao jornal espanhol AS onde, a certa altura, lhe perguntam: «qual a melhor equipa da história do futebol?».

O técnico português, tendo em conta a sua idade e o que viu, respondeu que as três melhores equipas da história são o Ajax de Cruyff, o seu FC Porto de 2004 e o Barcelona de Pepe Guardiola que venceu tudo numa época.

Dei comigo a pensar nas equipas que considero as melhores de sempre desde que vejo futebol e acabei por seleccionar não três mas cinco equipas fabulosas. Podem não ter sido as melhores de sempre mas, pelo menos, foram as que mais me marcaram e entusiasmaram nos últimos 25 anos.

Aqui ficam elas por ordem cronológica, havendo naturalmente algumas semelhanças com o que o "special one" disse:

FC Porto - 1987 e 1988 (de Artur Jorge, Madjer, Futre, Gomes,..)

AC Milan - finais da década 80 e inicios de 90 (de Van Basten, Rijkaard, Gullit, Donadoni,..)

Barcelona - 1996/1997 (do super Ronaldo, Figo, Fernando Couto, Vitor Baía, Stoichkov,..)

FC Porto - 2002/2004 (de Mourinho, Deco, R. Carvalho, Maniche..)

Barcelona - o actual (a máquina infernal de Guardiola, Messi, Xavi, Iniesta e companhia)

E vocês, caros relvas, qual o vosso TOP 5 das melhores equipas da história do futebol que viram jogar?

diversos:

Comentários [55]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Houve sempre grandes equipas

Houve sempre grandes equipas de futebol mas vou so das pateticas escolhas que colocaram no topico deste artigo. O porto de 2004...

Essa entra no lote com equipa ficara na estoria por ter eliminado os colossos, lion, corunha e na final uma tal de equipa de monaco ehhehe, pelo caminho o mijado jogo com united, onde foi salvo por um golo mal anulado aos red e um golo do empate nos descontos. Enfim mais epico se torna essa conquista apartir do momento que todos tomamos conhecimento, atrave do youtube, dos arranjos e encontros com arbitros em casa do presidente corrupto PDC nas vesperas de jogo, permitindo apresentar todas as poupancas desejadas para os confrontos europeus estarem fresquinhos que nem alfaces em quanto seus adversarios participavam em campeonatos nacionais limpos.
Enfim so mesmo um fundamentalista cego que caraterizaria essa equipa de batoteiros como uma equipa para historia, que curiosamente, nem a batotice ganharam uma taca de portugal ao verdadeiro colosso, o Sport lisboa e Glorioso, que ate atravessava momentos conturbados.
Enfim, é so para incharem!

´É de pessoas com algum grau de deficiencia mental caraterizar uma equipa como das melhores uma equipa que acaba o ano com SUBTRACAO DE PONTOS por actos de CORRUPCAO de Arbitros.
hahaha é muito insolito sem duvido, so mesmo um tipico portista lol,

Não discordando ...

... só acrescento que acho que o mourinho escolheu o porto de 2004 porque era a equipa que ele treinava... para ele poder dizer que já teve uma das melhores equipas da história ...

Não temos dúvidas..

...que essa é uma equipa marcante do futebol e europeu dos últimos 20/30 anos e que já ficou na história do futebol português.

É perfeitamente normal citá-la como uma das melhores de sempre.

A opinião de José Mourinho..

..e a sua eleição do FC Porto de 2004 como uma das melhores equipas da história, serve apenas de base para o artigo.

Se ele é um "fundamentalista cego" paciência. Pelo menos terá direito à sua opinião, tal como tu terás.

Para mim são:

O Porto de 1987, o Porto de 2003, o Porto de 2004, o Hapoel de 2010 e o Cel7a de Vigo de 1999.

CELTA DE VIGO

ESSE CELTA DE VIGO NÃO FOI UM PONTA DE LANÇA QUE MARCOU PENSO QUE 7 GOLOS AO BENFICA?

hehe o porto de 2004 foi

hehe o porto de 2004 foi condenado com subtracao de pontos por corrupcao de arbitros lol
gajos como tu sao uma comedia hehe

Já não sei o que diga

Mudastea.

Bom Natal Manny

É só para picar um bocadinho, sempre foi esse o meu registo!

E, digamos, a qualidade dos intervenientes é cada vez mais reles, mal educada ew insultuosa, pelo que a tendência também é para puxar um bocadinho mais. But you know me :)

depois do belo auto-retrato

diz o roto ao nu...

As estorietas da bola em versão XX, foram postas no artigo do

user Conquistadores "Melhor do Mundo!" e quando aberto o artigo Aparece como sendo do usuário LeiriaBest e aparece "O melhor do mundo é..." , e dado que já lá prantei não tarda uma dezena de comentários, e o artigo aparece como tendo zero comentários, volto a "prantar" o das pérolas tipo eco...???!!!

Continuamos agora no Périplo Leonino - SAGA LAGARTA vai para a terceira época…???!!!
Coisa pouca, para quem andará no LIMBO de dezoito anos sem vencer… Ainda anda o S.C.P. na meninice da TRAVESSIA do DESERTO!!!
Vamos lá a mais do mesmo… Vigarices falcatruas e quejandos neste País do faz-de-conta, em que valia tudo, para atingir os fins…???!!! Uma VERGONHA, o Filme poderia denominar-se «O ASSALTO dos BIMBOS ao PODER…???!!!»

Agosto de 1983 – Depois de muita guerra, luta de comunicados, recursos e quejandos, finalmente, a disputa da final da Taça de Portugal. Nas Antas. Mas por vezes o destino gosta de ser cruel. E, graças a um tiro fulminante do “snipper” Carlos Manuel, o Benfica bateu o Clube Bimbo, José Maria Pedroto descartou mais uma das suas providenciais formas de dourar a pílula do insucesso: «O Clube dos ÍNDIOS/LAMPIÕES utilizou o seu poderio para não jogar na data marcada, em que reconhecia estar em muito má forma.»
Fernando Martins, presidente do Benfica, vestindo a pele de «bom samaritano»: «Fui eu que decidi que viéssemos às Antas. A polémica acerca da Final da Taça de Portugal ter de ser aqui nas Antas, não vem alterar, de forma alguma, a política de amizade ente o Benfica e o Porto.» (Tem de sair uma GRIZADA seguida de TRETALOLADA de uma tirada destas, vinda de um Presidente Índio/Lampião!!!)
P.s. – Tão amigos que eles eram…

Para a Época de 1983/84 ingressou no S.l.b. um ex-decorador, de 24 anos, que era semiprofissional na Suécia. Dava pelo nome de Manniche e como seria óbvio considerava-se antivedeta: «A minha primeira qualidade? Sou mais alto do que a maioria. É mesmo a minha única qualidade, não encontro outra…»

Setembro de 1983 – O Brasileiro Otto Glória, que nos levara ao 3º lugar no Mundial de Inglaterra e a fazer uma excelente Classificação para o Campeonato da Europa, tirando a “cabazada” na U.R.S.S. é despedido do cargo de seleccionador Nacional. Considerou que o nível dos futebolistas até melhorara, mas o dos Dirigentes NÃO. Antes pelo contrário.
E é substituído por uma comissão técnica de 4 técnicos??? Sendo Fernando Cabrita o que dará a cara por ser o mais velho!!! Tomadas as rédeas da Selecção Nacional e em Alvalade jogando contra a Finlândia, goleada para a Selecção das «Quinas» por (5-0). O jogo serviu de estreia pela Selecção “A”, para Paulo Futre que aos 17 anos entrou no decorrer da partida para o lugar de Jaime Pacheco. Fernando Cabrita, o responsável pelo chamamento do Montijense diria: «O Paulo Futre é um garoto que nasceu para o Futebol. Portanto, não foi por qualquer demagogia, mas sim por mérito próprio, que ele se estreou. Aliás, penso que, se não se deslumbrar, virá a ser um grande craque do nosso futebol.»

Outubro de 1983 – Já vamos na Jornada 6 do Campeonato Nacional e só agora esta Época merece algum destaque. Os desfechos da jornada baralharam a cabeça da tabela classificativa, que sofreu mas poucas alterações.
O Benfica vence o Porto por (1-0) e foi o quanto bastou para lhe arrebatar o poleiro. Apreciação de José Maria Pedroto: «O árbitro Alder Dante realizou trabalho impecável, mas os juízes de linha prejudicaram a minha equipa, em especial no julgamento dos foras de jogo, que só existiram no seu discernimento. Enfim, o costume…»
Na jornada seguinte foi o Sporting do Treinador Josef Venglos, jogar às Antas e perdeu por (1-0), golo de Fernando Gomes. O Checoslovaco lamentou-se: «No único erro que cometemos, sofremos o golo… é o que dá «ir jogar para o zero a zero!!!»

Mais um jogo de qualificação para o Campeonato da Europa, a Selecção Portuguesa foi a Wroclaw vencer a Polónia por 1 a 0. Com um golo de ouro de Carlos Manuel. Começava-se a ACREDITAR na Selecção das «QUINAS»!!! O “EUROPEU/84”, começava a congregar todos os Portugueses e estava tão perto…

Novembro de 1983 – Fernando Gomes recebeu, em Paris, a «Bota de Ouro» para o melhor goleador Europeu época de 1982/83, repetindo, assim, as proezas de Eusébio e Yazalde. Era o fastígio para o Avançado Portista, que para a cerimónia pomposa do Lido de Paris, levou a namorada de então, filha de José Maria Pedroto.

Portugal, recebe a U.R.S.S., no Estádio da Luz e ao vencer por (1-0), cometeu uma proeza inédita: «A qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 1984 a disputar na França.»
Só que a conquista deste desiderato (Europeu França/84), se logrou num pontapé da marca de «penalty» de Rui Jordão, logrou-se, também, no erro de óptica do árbitro Francês George Konrath, que julgou que a carga/falta sobre Fernando Chalana se fizera dentro da área. E não foi… O Técnico Soviético, Lobanovski, lacónico nas declarações, limitou-se a dizer: «O resultado… poderia ter sido diferente. Sobre o lance do penalty nem uma palavra. Por uma questão de… fair-play.»

Janeiro de 1984 – Joaquim Agostinho, qual filho pródigo, resolveu acabar a sua carreira no Sporting clube de Portugal, confessando: «sou atleta do S.C.P. e nada mais, ajudo na formação da equipa, sobretudo face aos meus conhecimentos no Estrangeiro, mas não me peçam mais responsabilidades que não seja a de cumprir com os meus deveres de Ciclista. O Sporting deverá utilizar dois ciclistas Estrangeiros na Volta à França e, em Portugal, só deveremos correr o Campeonato Nacional e a Volta a Portugal.»

Em jogo da Taça de Portugal, o Sporting Clube de Portugal desforrou-se do Benfica, vencendo por 2 a 1, num espectáculo memorável como há muito não se via em encontros entre ambos. Os do Clube dos Índios/Lampiões abriram o activo por Carlos Manuel logo aos 8 minutos, Rui Jordão empataria já na segunda metade e Manuel Fernandes daria a machadada final a um quarto de hora do fim da partida.

Fevereiro de 1984 – Na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, disputada nas Açoteias, o Sporting clube de Portugal registou a sua sexta vitória. Carlos Lopes, no seu trejeito gaiato: «Tivesse eu já nas pernas a força que sinto na “caixa”. Queria apertar e as pernas não obedeciam…»
Nos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato disputados em Viseu, local de berço do Campeão Carlos Lopes, mais do mesmo o «Profeta» pregou em casa e venceu com enorme facilidade!!!

Março de 1984 – Nos quartos de final da Taça das Taças, primeira-mão o F.C. Porto, ganhou ao Shakhtior (URSS) por 3 a 2, depois de ter estado a perder por por duas bolas…
Para a Taça dos Campeões Europeus, baqueou o Benfica em Liverpool por (1-0).
Na segunda-mão, sortes diferentes para os representantes “Lusos”. O Clube dos ÍNDIOS/LAMPIÕES ficou pelo caminho, no Estádio da Luz, em noite de vergonha, os «encarnados» viram-se vergados ao peso de uma derrota por 4 a 1, frente a um imparável Liverpool, que deliciou os espectadores com uma exibição de gala.
O Clube BIMBO, viajou até à União Soviética e empatou (1-1) com o Shakhtior, passando à eliminatória seguinte graças ao tento apontado por Walsh!!!

Abril/Maio de 1984 - No jogo da primeira-mão das meias-finais da Taça das Taças, o F.C.Porto recebeu nas Antas, o Aberdeen (Escócia) e venceu à tangente por 1 a 0, com um tento de Fernando Gomes.
Em Janeiro, o Treinador José Maria Pedroto foi internado num hospital de Londres, debatendo-se, com a doença que o minava. E havia na campanha Europeia do Clube dos BIMBOS o bálsamo para as dores e a agrura de não poder estar lá!!!
O passaporte para a final foi visado na Escócia na segunda-mão em Aberdden, com um golo de vermelhinho que foi “oiro sobre azul”. O treinador António Morais emocionado, aventou: «O mérito de tudo isto deve-se a Pedroto, pois tive com ele demoradas conversas, em que definimos toda a estratégia a adoptar. Aliás, Pedroto esteve tentado a vir a Aberdeen, mas à última hora receou uma recaída. Mas já tem bilhete comprado para a Suiça!
Voltou a não poder estar. Mas, em Basileia, José Maria Pedroto (o que alguns tratavam por “MAROTO” ou o “ZÉ do BONÉ” ou um dos incendiários do Futebol Índigena), esteve, mais que nunca, em ESPÍRITO. Antes de se atirarem à liça, os jogadores do Clube dos BIMBOS prometeram lutar até à última gota de energia pelo SONHO, para que, segundo Sousa, autor do golo Portista, «Entregando-lhe a Taça, talvez o Mister Pedroto pudesse ter mais algum tempo de vida». Os seus desejos acabaram traídos pelo golpe rude de um árbitro da R.D.A. chamado Adolf Prokop.
Júbilo no golo de Sousa. Reposto estava o empate. Mas, por crueldade do destino o génio de Boniek, infelicidade do guardião Zé Beto e vista grossa do árbitro alemão, a Juventus treinada por Trapattoni ganhou a Taça das Taças.
António Morais o treinador Portista foi o porta-voz do desencanto após terem sido batidos por Juventus 2 vs Porto 1: «Antes do jogo tinha dito aos meus jogadores que a equipa que cometesse menos erros e fosse mais bafejada pela SORTE seria a equipa vencedora (Nem o La Palisse, se lembraria de tal…) Para além disto temos razões de queixa da arbitragem, que perdoou 2 penalties aos Italianos, um por empurrão claro a Vermelhinho ; o segundo uma mão do jogador Juventino Schirea que toda a gente viu…???!!!»

Chegou John Toshack para treinar o Sporting Clube de Portugal. «Venho falar com o Presidente do Sporting, ver as condições de VIDA e de trabalho e só depois me irei decidir…»

Voltando ao Nacional da I Divisão da Época de 1983/84, que só teve um estremecimento para o Benfica do treinador Eriksson, quando os ÍNDIOS/LAMPIÕES, foram ao Estádio das Antas perder por 3 a 1, ficando assim com um escasso ponto de vantagem sobre o Clube BIMBO!!!
Entretanto, os do Clube Índio/Lampião acertaram o passo e nem sequer uma derrota humilhante em Guimarães por (4-1), lhes estugou o passo. Dramático poderia ter sido o desaire no Estádio da Luz, ante o Sporting Clube de Portugal, na penúltima jornada, mas o F.C.Porto perdeu no Bessa…???!!!
Desceu o pano sobre o Nacional da I Divisão. O Benfica foi vencer a Portimão por 2 a 0 e houve festa vermelha no Algarve. O Benfica revalidava o título de Campeão o treinador Eriksson era aclamado de Herói. Revalidou contrato, mas pouco tempo depois… passou-se de armas e bagagens para o Roma, revelando que não traíra o Clube dos ÍNDIOS/LAMPIÕES, antes pelo contrário, que o Presidente Fernando Martins esteve sempre a par das negociações. E até lhe deu um conselho: «Há ainda muitos treinadores, de grande categoria, que o Benfica poderá contratar e, entre esses, eu gostaria de incluir o Toni e como não poderia perder esta oportunidade fantástica de ir trabalhar para um GRANDE Clube do Futebol ITALIANO…» O Presidente Fernando Martins não aceitou o conselho, optou pelo Croata Tomislav Ivic, que CHEGOU, VIU e PARTIU. «Precipitei-me, arrependi-me, pode ser que volte um dia…» Para compensar o desenlace no S.l.b., optaram por Pal Csernai, técnico da Filosofia de Chicote na Mão…???!!!

Junho/Julho de 1984 – João Rocha foi reeleito Presidente do S.C.P., esmagando, literalmente, Marcelino de Brito. Ainda na euforia da vitória, confirmaria que contratara o Portista Jaime Pacheco, a troco de 30.000 contos, por dois anos de contrato.
Voltou João Rocha a pescar nas Antas, contratando António Sousa. «Que rescindira contrato com o F.c.p., alegando falta de pagamentos.»

Agosto de 1984 - Pinto da Costa preparava a revanche. Em silêncio dorido. De facto, guardado estava o melhor bocado. Futre o menino-prodígio, assinou pelo Clube BIMBO. Segundo o pai, «mandaram-no tratar da vida e foi o que ele fez; foi tratar da vida para o Porto». Como o Sporting não lhe devia qualquer valor, Paulo Futre invocou, para a rescisão do contrato, «falta de condições psicológicas.»

Este ano de 1984 foi de GLÓRIA para Carlos Lopes e Selecção Nacional no «Euro-84» (Poder-se-á ler mais aprofundadamente no Capítulo seguinte a SAGA dos PATRÍCIOS) e de Profundo PESAR/TRISTEZA pela morte de Joaquim Agostinho!!!

E a 12 de Agosto de 1984 nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. O dia mais longo da sua vida. Na emoção da vitória. Carlos Lopes ao 38º quilómetro da Maratona, decidiu-se. Estugou o passo e arrancou, decidido para a meta, 200 metros de avanço, a entrada em passada firme, sorriso no rosto na pista mágica. Os holofotes do Mundo. O sorriso, os braços erguidos aos céus. O campeão feito herói de si mesmo. Eram 3.10 horas da madrugada em Lisboa…
Como um cubo de gelo, tentou afastar euforias: «Se foi dura a Maratona? Não, foram os 42 quilómetros do costume… Era assim Carlos Lopes, um homem do povo, nasceu numa casa pequenina, em Vildemoinhos, à beirinha de Viseu, após o exame da quarta classe e sendo ele o irmão mais velho de sete, foi trabalhar para ajudar no sustento da casa!!!»
Fiquemos por aqui, porque tristezas não pagam dívidas e Carlos Lopes que comeu o pão que o Diabo amassou… Chegou a CAMPEÃO OLÍMPICO da MARATONA!!!

MIL NOVECENTOS E OITENTA E QUATRO. O último ano na vida de Joaquim Agostinho. Pleno de felicidade, a correr com a «sua» equipa do Sporting Clube de Portugal. Findava o mês de Abril, vai começar Maio. Os «LEÕES» estavam na volta ao Algarve, Agostinho de Amarelo vestido como não podia deixar de ser… Ligo o rádio, ouço a notícia: Joaquim Agostinho deu uma queda, o seu estado é grave e foi evacuado para Lisboa. Na sua casa perto de Torres Vedras o filho de Agostinho vai dizer à mãe que o pai caíra… Desabafo de Ana Maria esposa de Agostinho: «”O raio do homem está sempre a cair…”»
“Era um simples cavador que namorava a filha do feitor. Às escondidas, é claro. Que um dia, como tantos outros, teve de ir combater para Moçambique e por onde admitiu ficar, como capataz, numa fábrica. Mas as saudades da sua lourinha trouxeram-no a Portugal Continental. Um dia pediu uma bicicleta emprestada a um patrício de Casalinhos de Alfaiata de seu nome João Roque (outro senhor do ciclismo Português). Montou, pedalou… e o Roque ficou de boca aberta, admitindo logo que «temos homem!».
Levou-o, a treinar-se, ao Sporting. Tudo espantado… Era potencialmente o novo ás do pedal das gentes Leoninas!!!”
Foi herói na Volta à França na Volta a Portugal e em todas as provas desde que metessem selins e bicicletas e por isso na Quarteira numa volta ao Algarve, a tragédia dois cães atravessaram-se ao caminho abalroando Agostinho .Épico, levantou-se e amparado cortou a meta. Pela última vez. Pediu que o levassem à pensão para descansar. Duas horas depois, dores horríveis, foi então levado para o Hospital de Faro. E o tempo a correr. Dramaticamente para Lisboa o enviariam de ambulância! Dez dias depois, o coração cedeu. Ficou um país em lágrimas. Órfão do seu HERÓI do PEDAL… “Tino” morreu num País de faz de conta, e actualmente continua a sê-lo, Joaquim Agostinho foi operado 10 horas depois da queda, fez a viagem de Faro para Lisboa de ambulância. Como se em 1984 o tempo ainda fosse o da mala-posta, como se não existissem aviões, avionetas ou helicópteros, País Terceiro-Mundista de gentalha que se servia… e não servia, como não continua a servir o POVO que os elege!!!

Bibliografia, Jornais à época!!!

De Jadscl
.

A melhor equipa foi esta:

1 - Nelson;

29 - César Prates,
6 - André Cruz,
5 - Phil Babb,
23 - Rui Jorge;

4 - Rui Bento,
17 - Paulo Bento;

8 - Pedro Barbosa,
25 - João Pinto,
20 - Quaresma;

16 - Jardel.

E no banco ainda havia 45 - Hugo Viana, 10 - Sá Pinto e 7 - Niculae.

O benfica foi a unica equipa

O benfica foi a unica equipa premiada como a melhor do mundo, entre as varias distincoes destaca france fottbal e fifa fotbaltop10 team of the century,
Para alem de equipa, foi o unico clube portugues a ter um jogador nomeado melhor do mundo eusebio ferreira.
La fora, este barça arrisca-se a ser a melhor de todos os tempos, depende do que o mourinho deixar ou nao.
Ou o milan dos finais de 80 com a laranja mecanica.
Mas grandes equipas tambem houve mas nao reza a historia para batoteiros marselha de tapie, equipa fortissima, coletivo de top apanhados no doping e na corrupcao de arbitros, tal como a epoca dourada do porto de mourinho, coincidente com as facilidades internas que teve em virtude de corrupcao de arbitros. Estes simplesmente sao ignorados na historia, como dizia o platini, os batoteiros sao para riscar...

Lá vem outro com a mesma conversa..

Engraçado o discurso da treta de adeptos de um clube que ofereceu "fruta" a um árbitro que validou 1 golo com a mão que lhes permitiu aceder a um final europeia.

o teu problema é que nao

o teu problema é que nao deste a luz, foste cagado.

Insultar é fácil..

...agora negar aquilo que foi testemunhado e relatado por um alto dirigente da federação é que é mais dificil.

A equipa actual do Sporting.

A equipa actual do Sporting.

se o teu drama e este

por cá e por lá

Por cá (do que ouvi nem todas vi)

- 5 violinos
- Benfica de Eusébio
- O Porto de 87
- O Porto de MOurinho

Lá fora:
- Laranja Mecanica
- Barça actual
- Real de di Stefano

Houve também uma equipa que me encheu as medidas, e muito fostei de a ver jogar. O Arsenal de Henry, Bergkamp, entre outros que teve um recorde de vitórias na liga se não me engano. Que regalo para o futebol. Eram brilhantes e (para mim) mais espectaculares que este Barça

TENS RAZÃO

bERGKAMP E HENRY ERA QUALQUER COISA DE FANTASTICO DOIS JOGADORES EM QUE A BOLA PARECIA IMEN AO PÉ E QUANDO SAI ERA PARA DENTRO DA BALIZA É PENA É NÃO TER GANHO UM CHAMPIONS

ajuda por cá

As minhas escolhas

(a ordem é meramente cronológica)

Brasil '82 : Valdir Peres, Leandro, Oscar, Lusinho e Júnior, Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico, Éder e Serginho. Brilhantes e líricos. E o melhor trio que vi jogar (Falcão, Sócrates e Zico). A quantidade de lances que eram feitos com toques de calcanhar (das mais variadas formas) era assombroso.

Inglaterra '90. Uma equipa com alguns dos grandes nomes do futebol inglês: Shilton, Des Walker, Butcher, Stuart Pearce, Gazza, Lineker, Waddle, Platt, Robson, Bearsdley ou Barnes. Gazza, Lineker e Waddle são, ainda hoje, dos meus jogadores preferidos de sempre. Já agora, em relação ao Waddle, lembro-me de estar em fim de carreira, no Watford (creio), e uma equipa da RTP ter ido lá fazer uma reportagem sobre o Sérgio Pinto (irmão do JVP), que por lá andava também. Perguntaram, à saída do estádio, a Waddle o que achava de Sérgio Pinto e o homem, depois de fingir que pensava seriamente no assunto, disse apenas "He's a very hairy man". E foi-se embora. Do Gascoigne há demasiadas histórias épicas. :)

Estrela Vermelha '91 (escolho aqui o 11 da final): Stojanovic; Belodedici, Nadjoski, Sabanadzovic, Jugovic e Marovic; Mihajlovic, Binic, Savicevic (Stosic) e Prosinecki; Pancev. Fiquei fã do futebol de leste. A propósito, destaco também a Jugoslávia de '90, que vulgarizou a Argentina naqueles quartos-de-final (tinha os craques do Estrela Vermelha e ainda Ivkovic, Katanec, Jarni, Suker, Boksic...).

Roma 2001: Antonioli, Cafú, Samuel, Aldair, Zebina, Emerson, Tommasi, Candela, Totti, Montella e Batistuta. A equipa que, 18 anos depois, deu o scudetto à Mágica. Futebol do mais alto calibre e o título a manter-se na cidade eterna (a Lazio vencera na época anterior).

E, tem de ser: este Barça. O clube não me diz nada, mas jogam mesmo muito. Com a incrível mais-valia de terem um plantel carregado de produtos da sua formação. Um exemplo.

As 5 melhores da história...

1. Barcelona de Pep Guardiola 08/...
Sem margem para duvidas, deixa qualquer das equipas que nomearei de seguida a milhas de distancia, o facto de ter os três finalistas nomeados para receber a bola de ouro 2010 é apenas mais uma prova, todas as conquistas logradas até ao momentos também não deixam margem para duvidas.

2. Ajax de Van Gaal 95/97
Na época de 94/95 foram 46 jogos numa época, e zero(!) derrotas, campeão Holandês com 7 pontos de avanço sobre o 2º classificado, a liga era a 2 pontos por vitória ainda, com 3 pontos seriam 12 e a conquista da liga dos campeões no Prater de Viena numa final frente ao AC Milan, esta vitória foi o culminar de uma época fantástica praticando um futebol de altíssimo nível, a sua invencibilidade na champions durou até ao jogo das 1/2 finais da época seguinte quando perdeu 1-o em casa frente aos gregos do Panathinaikos que depois foi "cilindrado" em Atenas por 3-0, na final perdeu com a Juve nos penalties e na época seguinte chega "apenas" às 1/2 finais numa equipa já algo descaracterizada da de à dois anos.
O mais bonito da história é que nessa mesma final vencida jogaram Van Der Sar(25 anos), Reiziger(22), Danny Blind(34), Frank de Boer(25), Jari Litmanen(24), Seedorf(19), Frank Rijkaard(33), Ronald de Boer(25), Edgar Davids(22), Finidi(24), Overmars(22), Nwankwo Kanu(19) e Patrick Kluivert(19), 9 jogadores formados no clube e uma média de idades baixissima, se retiramos o capitão Blind e Rijkaard que regressou depois de um percursos vitorioso em Milão então temos uma média de 22,36 anos.

3. Barcelona de Johan Cruyff 90/94
4 campeonatos consecutivos, 1 vitória na champions e outra final perdida para o Milan de Capello e um futebol total, futebol de ataque sempre na procura do golo e com grandes nomes no plantel, Zubizarreta, Ronald Koeman, Josep Guardiola, Guillermo Amor, José Mari Bakero, Michael Laudrup, Hristo Stoitchkov, Julio Salinas, Beguiristáin, Nadal e Romário entre outros.

4. Real Madrid 98/02
Foram 3 champions em 5 anos, se na primeira, treinados por Jupp Heynckes tinham já um grande equipa com Panucci, Roberto Carlos, Fernando Hierro, Sanchis, Redondo, Seedorf, Raúl, Predrag Mijatovic e Davor Suker como figuras de destaque, na terceira conseguir juntar ainda, a parte desta equipa, Zidane, Figo e Makelele, foi a consolidação de uma hegemonia no futebol Europeu durante aqueles 5 anos ganhado também dois campeonatos já sob o comando de Del Bosque.

5. Fc Porto 02/04
2 campeonatos, 1 taça de Portugal, 1 super-taça, 1 taça UEFA, 1 Champions league e um reconhecimento internacional por parte daquela que é, a maior equipa Portuguesa da actualidade, fazem deste Porto, a minha 5ª opção para melhor equipa de todos os tempos, das que tive o prazer de ver jogar, foi um domino avassalador a nível interno, e uma página escrita a letras douradas a nível Internacional, certo é, que algumas vezes com alguma sorte à mistura, mas nem sempre assim foi como por exemplo na super-taça europeia frente ao AC Milan de Shevchenko, como disse Mourinho certa altura, o Fc Porto foi um conto de fadas, eu como Portista, fiz parte desse conto...

Outras equipas poderiam ser aqui mencionadas, recordo por exemplo o Dortmund de 97, Milan de 94, o Manchester United de 99, a Juventus de Lippi, o Arsenal de 04, o Chelsea de Mourinho, o Barça de Rijkaard, o Benfica de 94 e 10, o Sporting de Robson, o Porto também de Robson, entre outros... mas na minha opinião as que menciono acima ficam marcadas pelo prazer que senti em vê-las jogar, foram mesmo grandes equipas...

a melhor forma

Eu sei onde tu queres que eu entre...

...mas eu não gosto de cu de Homem... vai pragar para outra freguesia escravo..

Essas notícias conheço eu de cor

Você só agora despertou para os principais problemas existentes no mundo?! Não faço eu outra coisa que alertar as pessoas para essa realidade, mas acha que num fórum de futebol, frequentado na sua maioria por doentes e fanáticos, se consegue falar noutra coisa que,... Benfica, Sporting e Porto?
Compreende agora porque passo aqui tão raramente, porque existem problemas maiores que o futebol e que merecem muito mais a nossa atenção. O futebol serve apenas para nos distrair, afastar-nos da realidade e afastar-nos uns dos outros!

Boas Festas com Saúde e Felicidade, para si e para os seus!

O FCP está sem dinheiro

Isto é mais uma operação nomal no mercado de Futebol. Tal como o SLB, vide Ramirez, isto são os empresários.

Normal, quando não há guito, seja o FCP SLB ou SCP, é isto...

es estes sem comer