Castigo ou suspensão de 10 ou 15 minutos? | Relvado

Castigo ou suspensão de 10 ou 15 minutos?

Será que, finalmente, Platini dá uma para a caixa?
 
Michel Platini (conferência de imprensa no Dubai)
MARWAN NAAMANI/AFP/Getty Images

A comunicação social trouxe à estampa que o dirigente máximo da UEFA, Michel Platini, pretende trocar os castigos derivados dos cartões amarelos e vermelhos por suspensões de 10 ou 15 minutos no próprio jogo onde acontece o castigo. "Eu mudaria o sistema de advertências, os cartões", disse o responsável máximo pela UEFA, a entidade que gere o futebol europeu e a mais poderosa confederação de futebol da FIFA, que regula o futebol a nível mundial.

Numa entrevista ao desportivo espanhol "AS", Platini explicou que o "seu" sistema de punições no futebol seria mais como no râguebi, em que um jogador admoestado fica "10 ou 15 minutos fora do jogo". "Dessa forma, o benefício é da equipa opositora, no mesmo jogo, em vez de uma sanção que transita para o jogo contra uma terceira equipa, a próxima no calendário", disse Platini.

Pelas regras atuais, um jogador punido com um vermelho direto ou dois amarelos no mesmo jogo é expulso e não pode ser substituído. As regras também indicam que os cartões amarelos acumulam ao longo de uma competição, pelo que um jogador com muitos amarelos pode ser castigado por um ou mais jogos da mesma ou de outras provas. Nas competições da UEFA, por exemplo, dois cartões amarelos numa fase da prova significam um jogo de suspensão.

Platini sublinhou que se trata apenas de uma proposta, "uma ideia". "Agora precisa de amadurecer para vermos se pode realmente ser bom para o jogo. É uma proposta a ser explorada", concluiu.

Que acham da proposta/ideia? Terá pernas para andar? Beneficiaria o futebol? Será que, finalmente, Platini dá uma para a caixa?

Internacional:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Tecnologia

na arbitragem é o que se precisa essencialmente.

Não mexam no que está bem, que eu saiba o futebol é que é

o desporto rei, o desporto mais popular em todo o mundo, aquele que movimenta mais gente e dinheiro, o mais praticado em todo o mundo, não é o futebol que tem que copiar os outros desportos... isso iria desvirtualizar completamente o jogo como o conhecemos, e para que é que vamos tocar num desporto que todos gostamos!?!?! Como já disse aqui, o futebol nas suas regras está perfeito como está, simplesmente, precisa que na interpretação das mesmas, o ser humano, principalmente o árbitro aprenda a defender o futebol, como as paragens de tempo, e ele tem todas as ferramentas para contrariar os infractores, de resto, deixem estar o futebol como está, que se o râgueby fosse assim tão bom, estavamos aqui a falar de ensaios e não de golos...