Grande equipa com grande treinador | Relvado

Grande equipa com grande treinador

Vítor Pereira foi objeto de uma crucificação desmesurada, de um chorrilho de opiniões negativas.
 
Vítor Pereira (FCP) em conferência de imprensa

O futebol, como qualquer outro desporto coletivo, é sem sombra de dúvida um fenómeno desportivo pejado de imponderabilidades, de contratempos e de desafios de mentalidades e formas diversas de estar em sociedade. Será por causa destas circunstâncias que por vezes nos levamos a dissertar por correntes de opinião sem o devido sentido valorativo, ou a fazer juízos de valor sumativos de que mais tarde nos podemos vir a arrepender redondamente.

Com o treinador do FCP, Vítor Pereira, no início da sua atividade profissional no clube azul e branco, aconteceu precisamente toda esta panóplia de comentários pejorativos à sua volta, sendo na altura objeto de uma crucificação desmesurada, de um chorrilho de opiniões negativas sobre a sua real capacidade para liderar um projeto ganhador e bem sustentado num cenário desportivo a nível interno e internacional, que é paradigmático e essencial num clube com os pergaminhos do FCP.

No preciso momento em que estou a escrever estas palavras, o FCP tem apresentado uma qualidade e um upgrade assinalável no futebol que vem desenvolvendo, consubstanciado numa forte dinâmica de jogo, numa posse de bola exponencial que diminui o tempo de jogo dos seus opositores, numa pressão constante dos seus médios que sufocam qualquer estratégia adversária, e ainda numa qualidade de passes certeiros que ultrapassam em muito a média dos seus adversários.

Medindo ainda as devidas distâncias que o separam do quase imbatível Barcelona, o estilo de jogo e o projeto desportivo aproximam-se, no que concerne à dinâmica do seu futebol e à beleza da construção de jogadas de encher os olhos para quem goste do futebol espetáculo e de ataque continuado.

A constatação destes factos não sou só eu que o afirmo aqui neste painel, já que até o próprio Alex, jogador do V. Guimarães, antigo jogador do SLB e por esse motivo julgado insuspeito, declarou para quem o quis ver e ouvir nos órgãos de comunicação social que, "o FC Porto está para o campeonato português como o Barcelona está para Espanha".

Além de estarmos a falar dum FCP que há bem pouco tempo se deu ao luxo de perder jogadores da valia de um Hulk, Falcao, Álvaro Pereira, Rolando, entre outros, e que devido ao seu excelente momento de forma já poucos se lembram deles, o que é sempre característico e explícito de um bom trabalho contínuo em marcha no clube, pois na forja e em pleno rendimento já estão jogadores com a qualidade futebolística de Mangala, Danilo, Alex Sandro, Defour, Jackson Martínez, Izmailov (quem diria!), entre outros - já para não falar da continuação dos carismáticos e imprescindíveis, até ver, Helton, Maicon, Otamendi, Fernando, João Moutinho, Lucho, Varela e James, denotando daqui uma excelente renovação dos seus quadros com ótimos resultados desportivos e financeiros, e aonde já se avizinham a montante jovens talentos como Kelvin, Iturbe, Sebá, Tozé, Seri (grande talento em formação), Tiago Ferreira, Quiñones, Dellatorre, Sérgio Oliveira, entre outros.

Por tudo isto, parece que ficaria bem a alguns arautos da desgraça que por aqui gravitam, e que só têm em mente a tentativa desenfreada de tentar desunir e fragilizar a família azul e branca para benefícios de terceiros, que pela capacidade de resposta e respeito que os jogadores e equipa técnica merecem por direito próprio, medirem as suas desavindas palavras, modificarem os seus juízos de valor e alterarem os seus discursos de circunstância.

FC Porto:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PAH!

Parece-me claro que VP tem melhorado a olhos vistos, não só na postura de líder como na forma como molda a equipa........
VP é um GRANDE profissional, bom treinador e com capacidade para aguentar a pressão, coisa que MUITO poucos são capazes............ A forma como saiu por cima e suportou a contestação durante a época passada é o exemplo máximo do que acabei de dizer!!

De resto, bom artigo.

Um conselho ao autor, deixo a minha solidariedade para que continue a escrever artigos deste género. Não ligue a personagens incautas que só de verem o no FCPorto desatam a destilar ódio/inveja....... Refiro-me claro ao user "Caniggia", que está um pouco desesperado por ter sido apanhado a usar um CLONE - Águia Damião - para aplaudir os próprios comentários. Por aqui se vê o nível de dependência e demência deste utilizador que só tem um objetivo na vida, o de passar cá para fora a PROPAGANDA produzida pelo clube de São Domingos.

Obrigado pelo cuidado do seu

Obrigado pelo cuidado do seu conselho que registo com agrado, mas pelo andar da carruagem, esses parasitas e incautos que por cá andam, como não são banidos de vez de acordo com os estatutos do Relvado, devem interessar a alguém muito especial.
Cumprs.
Ctadeu

Acho que o Porto deveria ter renovado já com ele

a questão que penso que está no caminho da renovação é que VP tem um estilo de futebol muito próprio que é potenciado por ter jogadores fantásticos no meio campo, e parece-me que PC está com medo que com a venda de Moutinho e o envelhecimento de Lucho, mesmo que venham jogadores de categoria, poderão demorar a adpatar-se a este futebol rendilhado... ainda por cima quando tens livre no mercado um treinador de garantia de vitória como Leonardo Jardim que já provou em todos os clubes por onde passa a sua competência...

é complicada a decisão...

Para "vassoura"...

...nem tem estado mal,este FC Porto é obra do treinador Vitor Pereira.

Vai continuar a ser insultado pela parolada,mas isso só mostra que está no bom caminho.

Força Mister.

Com tantos "entre outros" em tudo o que é jogadores de antanho,

nos actuais e nos a "montante"... "jovens talentos como Kelvin, Iturbe, Sebá, Tozé, Seri (grande talento em formação), Tiago Ferreira, Quiñones, Dellatorre, Sérgio Oliveira", quem serão os "ENTRE OUTROS"??? LOL

P.S. - Já a referência à saida do ROLANDO relbados abaixo, como uma perdida importante???, ai JUDAS o TADEU o bispalhado nãon do reino de dios, és mais estúpido que o PAPA misto!!! Só MERDA

Mais do mesmo ...

... artigos sem o menor interesse, mera propaganda à estrunfaria!

Mais uma vez os meus

Mais uma vez os meus agradecimentos pela força que me dá para continuar a escrever.

Uma coisa tem que reconhecer o rapaz

segue a máxima do antigo presidente dos EUA que a vitória é de quem mais acredita nela... você faz um comentário cheio de ironia e a gozar com ele, e ele acusa-o de estar nervoso... tem que se lhe dar crédito que o tipo tem uma maneira muito própria de ver a verdade :)

Também fazem falta estes rgs e Leonores para nos alegrarem aqui no relvado....

Cpts.

Não precisa de ficar nervoso ...

... e apenas uma opinião.

O Vitor Pereira, além das

O Vitor Pereira, além das suas qualidades como treinador (terá certamente, pois outros, em circunstâncias semelhantes, falharam), tem por detrás uma estrutura que não abana.
E foi bem visível, no momento em que foram surgindo as referidas críticas, o apoio dessa mesma estrutura pela voz do seu presidente.
Resumindo, além das excelentes condições de trabalho, são concedidos bons jogadores e um apoio incondicional pelos responsáveis do clube.

Subscrevo a tua opinião por

Subscrevo a tua opinião por inteiro!

Aliás, na temporada passada, poderemos mesmo retratar fielmente em imagens a Competencia Porto, versus a Incomptencia da Estrutura Benfica!

Em Dezembro, o Porto é eliminado precocemente da Taça de Portugal, e derrotado 3-0 em Coimbra. Pois, após esse jogo Antero Henriques e Pinto da Costa, ambos ladearam e protegeram Vítor Pereira da ira dos adeptos Portistas, e se VP fosse despedido naquele momento? Provavelmente o Porto registaria uma época desportiva para esquecer...

Em contraste, em Abril em V Conde, o Benfica empata, e perde matemáticamente o Campeonato para o Porto. No final do jogo, Jesus "sózinho contra o Mundo", onde estava o Presidente? Onde estava Rui Costa? Onde estavam os Vices que surgem com frequencia em "bicos de pés" nas vitórias?

Eis retratadas nessas duas imagens muitos "pormaiores", e que nos ajudam a explicar a razão do Porto ser recorrentemente Campeão, e o Benfica apenas se contentar com Taças da Liga, e isto em fugazes e esporádico sucesso, numa decada de muito poucos sucessos desportivos do Benfica.

Ocorre-me uma pergunta talvez pertinente: Com 4 vitórias esmagadoras em processos eleitorais de Vieira, com estabilidade directiva, onde estão os Mandatos Desportivos e Financeiros tão apregoados por Vieira? Repito, Sporting que tem neste século mais títulos e troféus e 1 Final Europeia, versus esse Benfica estavel de Vieira e com maiores investimentos do Benfica. Qual será o segredo de Vieira para conseguir esmagadoras maiorias? Confesso que não entendo... Ou talvez entenda, porque afinal, a culpa é do Proença ou do Skomina, ou do Platini, ou dos sintéticos da Russia, ou mesmo da FPF!