Será Liedson uma mais-valia para o FCP? | Relvado

Será Liedson uma mais-valia para o FCP?

O clube azul e branco poderia ter optado por Meyong, que passou ao largo de uma grande carreira.
 
Liedson no FC Porto: foto 1
FC Porto

Quando há cerca de um ano e meio ouvi rumores sobre a provável vinda para o FCP de Lucho González, não queria acreditar que tal fosse possível. À partida, julguei que o rumorejo se inseria em mais uma daquelas notícias de jornal, que só servem para uma tentativa desenfreada para venderem mais. Não que estivesse em causa o valor técnico e profissional do atleta, antes pelo contrário, como se veio a comprovar, mas pela simples razão de que no FCP estávamos sempre habituados a outro modus faciendi ou perfil de atacar o mercado de transferências, enveredando pelo caminho direto de comprar jovens talentos com larga margem de progressão, em detrimento de jogadores já com grande experiência e em final de carreira, como acontece por vários clubes europeus, mas onde nem sempre esta opção tem resultado em pleno, como sabemos.

No caso de Liedson, e também podemos incluir no mesmo pacote o nome de Izmailov, se bem com algumas diferenças associadas aos seus perfis, estará sempre patente um fator de risco de ordem física, tendo em conta não só o historial clínico do atleta como estarmos na presença de um jogador com 35 anos. Se bem que o FCP nestas coisas não costuma brincar em serviço, e tenha tido por isso o cuidado de estabelecer somente um contrato de 6 meses, sem promessa de prorrogação.

O principal problema, quanto a mim, prende-se com as tomadas de mais-valias do atleta, que se afigura que não trarão quaisquer dividendos ao clube. Antes pelo contrário, só irá trazer despesa sem retorno, e ao mesmo tempo tapa um lugar que poderia ser ocupado por um jogador mais jovem, que mais tarde poderia dar um bom encaixe financeiro. Ou então Liedson terá que se apresentar como uma pedra basilar da equipa, contribuindo com vitórias e títulos.

No entanto, decerto que ainda estaremos lembrados de Acosta, que tal e qual como Liedson chegou ao FCP, veio para o SCP já com uma idade avançada, e que depois de um período de adaptação penoso ao nosso futebol conseguiu conquistar o galardão de melhor marcador do campeonato nacional, tendo contribuido também para mais um título de campeão nacional do clube de Alvalade. Neste caso, o novo reforço do FCP tem a vantagem de já estar totalmente adaptado ao estilo do futebol português, e é conhecedor da realidade e da maioria dos seus colegas e adversários.

Todavia, apesar de não ser uma má aposta, e nestas coisas o nosso presidente poucas vezes se tem enganado, julgo que se poderiam perfilar outras alternativas internas e mesmo menos onerosas para o FCP, tendo em conta que, mesmo sem pagar o valor do passe, Liedson não é de todo um jogador de honorários baratos. O clube azul e branco poderia ter optado por Meyong, que quanto a mim passou ao largo de uma grande carreira por opção própria e que estava a fazer um campeonato excelente num clube de fracos recursos financeiros, o que ainda torna mais difícil este desiderato. Ou ainda por outra solução de maior risco, em Ghilas, do Moreirense, jogador que eu aprecio bastante e que não seria muito dispendioso, e ainda com a hipótese de trazer as tais mais-valias tão importantes nos tempos que correm, mesmo sabendo de antemão que a diferença de jogar nos dois clubes é um pouco entre a água e o champanhe.

Perante todas estas circunstâncias, entre talentos e idades avançadas de opções de jogadores, penso que se poderá dizer que o FCP se distraiu um pouco, não tendo optado na altura certa pela contratação de Lima ao Sp. Braga. Já ao serviço do Belenenses, Lima denotava os atributos que mais tarde veio a confirmar no Sp. Braga, mesmo sabendo que se encaixa mais num sistema tático de 442, o que não acontece com o FCP, que joga preferencialmente num sistema de 433.

Também temos que ter a noção que o SLB ultimamente tem alterado, e bem, a sua política de contratação e de prospeção de jogadores, com alguns bons negócios, tendo-se aproximado do modelo exibido no Dragão, pese embora o FCP continuar no topo do melhor projeto desportivo em Portugal, ao aproveitar a vantagem de financeiramente estar mais desafogado a curto e médio prazo, razão pela qual continua a contratar jogadores referenciados em primeira instância pelo clube da 2ª. Circular.

FC Porto:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Quero desejar um feliz aniversário ...

... a todos os Benfiquistas por 109 anos de Glória, Querer, Sacrifício e Dedicação, que permitiram alicerçar o maior, o magnânime, e acima de tudo o melhor clube do mundo.

Força Benfica!

1,5M + 90mil euros

por mes, durante 6 meses, para estar no banco, ha-de certamente ser uma mais valia...pelo menos para alguem....

Em Alvalade é ripá-los a torto e a direito o RUSSO é desmontá-lo

todo, de preferência acertar-lhe no joelho DOENTE (a jogar passará o tempo a procurar os parafusos)..., já o ZUCA, basta uma pequena BRISA e cai no fosso..., LOL

Ó Maior, Tem calma, acredito

Ó Maior,

Tem calma, acredito que se o "levezinho", ou o Russo (um inimigo das bancadas, qq espectador ou Sportinguista pode apanhar com um joelho "aparafusado"), ou mesmo se uma "maça" desse belo pomar que é a Academia do Sporting, se qq um dos três marcar em Alvalade, com certeza não irão festejar, sobretudo por respeito aos Sportinguistas!

olha

será bom não ires a alvalade , não é pelos jogadores terem ido para o porto , isso a nós não nos diz nada , mas para quem é o vosso inimigo publico nº 1 voçes ficam calados e gostam de malhar em quem de factoestá num momento máu , é claro que começa a dár raiva e nojo , porque o pior que há num homem é ser cobardo ou covarde é como queiram , pela parte que me toca como tenho um aparelho para colocara vertebra no lugar não posso fazer muito mas tenho companhia para fazer uma flores se os macacos se colecarema jeito . e a jeito é em campo abertto ,, é que que tambem há aui gentinha com 5º e taé o 6 dam -- por diz lá ao macaquinho que tenha cuidado

CHEIRA-ME que a jogarem e se provocarem, sai de lá um MORTO!!!

E fora de brincadeiras...

O "lebezinho" se marca um

O "lebezinho" se marca um golo na Champions que garanta uma vitória, ou empate, e uma passagem à fase seguinte, paga o ordenado, e ainda renderá juros! lol

P.S. Ainda me recordo quando se estreou pela Selecção na Dinamarca, e "tunga" lá para dentro. Vai ser titular no final do mês quando o Porto jogar em Coimbra e vai facturar. O Jackson chega da Colombia, de um jogo a meio da semana, e vai ter de descansar, falta cerca de 1 mês para "bermos" o "lebezinho" a facturar!

a tua ansiédade de veres o libelinha

libelinha não é prejurativo até gostava bem do libelinha foi para o porto isso é com ele e ele fêz bem em aproveitar , mas a tua ansiédade justifica-se se o FANTASMA AQUELE QUE FÁS O DEMÓNIO FESTEJAR OS SEUS GOLOS FALTA vái ser o cabo dos trabalhos , ai vái , vái

é sim...

é ele e o aleijadito do russo

não é preciso ir longe

só um exemplo o aleijado cái sem força na perna não lhe tocam ele é que cái de joelhos , pronto pénalti assim pode ajudar em alvalade e noutros campos

Esse problema substituto de

Esse problema substituto de Jackson deveria sim ser resolvido em Agosto, e passaria pela contratação de Lima ao Braga, aliás, 500 Mil € separaram Lima do Porto, e Salvador esperou pelo Porto até ao limite, aliás, Lima assinou a 31 de Agosto como todos sabemos no limite, mas esse negócio "abortou" sobretudo porque a venda de Hulk ainda era uma incerteza.

E de que forma Lima seria importante no Porto?

1º Pela incógnita Jackson, em termos de adaptação ao Futebol Europeu, hoje sabemos que é uma certeza, em Agosto não sabiamos!

2º Pela eminente saída de Hulk, Lima poderia encaixar nas alas a fletir para o meio, em movimentações semelhantes á de Hulk. Depois, num sistema de 4-3-3 seria uma alternativa segura e madura a Jackson.

3º O empréstimo de Kleber ao Braga seria do agrado do Porto, e do próprio Braga. Kleber que em Braga poderia capitalizar a confiança que perdeu no Dragão, e regressar mais confiante e maduro, numa equipa competitiva e que esteve na montra Champions!

4º E ultimo, Lima foi sem duvida a melhor aquisição do Benfica, dos 10/11 golos marcados nesta Liga, 6 deles já garantiram cerca de 6/7 pontos ao Benfica, isto é, o Benfica sem Lima já estaria hoje fora da luta pelo título!

ó burro , o benfica sem Lima

ó burro , o benfica sem Lima nao significaria que o benfica jogaria com 10...

que burro pá.

Estou de acordo com a sua

Estou de acordo com a sua análise.
Cumprs.
Ctadeu.

o bruxo o porto

em braga sem 2 guarda redes em casa com moreirense o porto estava na luta pelo titulo se nao tivesse 2 guarda redes

Es o maior...

tens deduções do caralho...magnificas, devo dizer...

"....isto é, o Benfica sem Lima já estaria hoje fora da luta pelo título!...." - Nada mais correcto, meu anormal....mas deixa-me tambem descer ao nivel da tua estupidez...

....isto é, Porto sem Jackson já estaria hoje fora da luta pelo titulo!

Espectaculo, nao?