Impaciência Tuga | Relvado

Impaciência Tuga

Críticas construtivas em relação aos adeptos de Vitória de Guimarães e Benfica.
 

Sou portista mas espero que os adeptos de Vitória de Guimarães e Benfica não me levem a mal, pois este artigo é mais direcionado para eles e procura ser uma crítica meramente construtiva de quem quer que ganhe sempre o melhor e de quem quer um campeonato competitivo.

Vou começar pelo V. Guimarães, cuja massa adepta quer, mais que nunca, a demissão e a cabeça de Manuel Machado.

Sei que os adeptos do V. Guimarães são de uma fidelidade ímpar neste país, respeito muito os vimaranenses pois são um exemplo para todos os portugueses, são dos únicos que defendem apenas as cores da sua cidade. Esta paixão reflete-se numa grande pressão sobre os treinadores nos maus momentos, mas eu pergunto-me: será este um mau momento?

Manuel Machado é um vitoriano assumido, ama o Vitória como os seus adeptos, levou o Vitória à final da Taça e à Europa pela tabela, feitos que já não aconteciam há bastante tempo e é crucificado por ter uma postura às vezes pouco audaz em campo mas quase sempre eficaz. Então como teriam vingado na carreira treinadores como Mourinho, Sachi ou Capello?

Vou pegar numa fonte de muitas críticas, o jogo de quinta-feira com os dinamarqueses. Eu vi o jogo. Não gostei, foi entediante o futebol em si, mas fiquei com uma certeza: o Vitória não deixou o Midtjylland fazer o jogo que queria e impediu-os de, a jogar em casa, ter oportunidades para contra-atacar e ter um bom resultado. Não tenho dúvidas de que a jogar em casa o Vitória assuma uma postura um pouco diferente até marcar pelo menos um golo e garantir o que interessa: a passagem à próxima eliminatória.

Acredito que o Vitória seja assim durante o campeonato e restantes competições, que não dê espetáculo mas que garanta resultados e cumpra as expectativas como tem feio até aqui.

Passando para o Benfica, tenho também visto os benfiquistas furiosos com tudo o que Jorge Jesus faz ou diz. Pegando num caso recente, Jesus justificou a preterição de Nolito por este ainda ser individualista.

De todos os lados choveram críticas defendendo Nolito como se tudo isto de uma guerra se tratasse cujos inimigos fossem Nolito e Jesus. Afinal não estão os dois na mesma equipa? Será assim tão descabido que um jogador jovem e talentoso que acaba de chegar do Barça ainda tenha tiques de vedeta? Não me parece que Nolito tenha ficado muito ofendido com tudo isto, ao contrário dos seus defensores, e que tentará melhorar no que Jesus achar que o deve fazer.

Afinal no ano passado muitos benfiquistas admitiram que a época tinha corrido mal mas quiseram dar mais uma oportunidade ao homem que outrora tinha sido posto num pedestal, o que aconteceu a essa oportunidade agora? A época ainda nem começou e já abrem guerra por tudo e por nada?

Casos como estes repetem-se todos os anos em Portugal e a única exceção neste país é o Rio Ave, acho que este clube deve ser louvado por isso. O treinador goza de confiança da sua direção e segurança no seu trabalho o que tem permitido que, ano após ano, o Rio Ave suba mais um degrau e evolua como clube.

Quem achar que eu estou errado que me diga que eu agradeço, mas acho que o futebol português às vezes não evolui também por causa deste tipo de coisas, a crítica ao trabalho dos treinadores é precisa mas ainda nem começou a época! Em Portugal muitas vezes esta crítica ultrapassa os limites do bom senso.

Benfica:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não há duvida q isso é

Não há duvida q isso é verdade, o Rio Ave é um clube que consegue transmitir aos adeptos segurança e confiança aos jogadores e treinador. A direcção tem estado a fazer um bom trabalho e espero que continuemos a ter um crscimento sustentável.

adeptos?

quantos adeptos tem o rio ave? conta-se pelo os dedos

Rio Ave

Está aqui outro adepto do Rio Ave. Se tiver dois dedos, já chega lá para já.

Mais vale sermos poucos e

Mais vale sermos poucos e bons do q muitos e n valerem nada e q qd vão aos estádios adeversários é p criar desacatos como um certo clube do minho.
Sou com muito orgulho do Rio Ave

Não é só no futebol

Os portugueses são extremamente impacientes, pasta olhar para politica. se houve-se eleições de ano a ano, mudávamos de governo todos os anos!

Mas esta gente aprendeu Português em Macau ou em Timor, mas já

não é a primeira vez que vejo (só se forem todos Dollyzados/Clones do mesmo user), escreverem palavras, como este de "houve-se" isso não existe é «se houvesse(m)»!!!

Foda-se que até dói a alma..., LUSA, o zarolho até se passa na tumba!!!