Vieirinha e Hélder Barbosa: mais um ano emprestados? | Relvado

Vieirinha e Hélder Barbosa: mais um ano emprestados?

 

Esta é uma temática transversal a todos os clubes nacionais, mas que no FC Porto é salientado pela enorme quantidade de jovens jogadores portugueses que são "desprezados" pelo clube.O que mais me estranha é ver os adeptos a aceitarem um Fucile que podemos considerar ainda um jogador jovem e, no entanto, não aceitarem um Vieirinha ou um Hélder Barbosa que não são assim tão mais novos.Mais ainda, como podem aceitar que um jogador esteja emprestado 3, 4 ou mais anos a outros clubes da mesma divisão? Muitas vezes com os vencimentos a serem partilhados pelos dois clubes?Apenas penso que estes actos de gestão são toleráveis pela massa adepta do FC Porto porque o clube continua vitorioso a nível interno.No entanto, que conselhos dariam a estes jovens jogadores portugueses? Uma desvinculação total e assim ganharem liberdade para negociarem os seus futuros com quem lhes der reais oportunidades de vencer, ou continuarem dependentes de um clube que tarda ou nunca apostaram neles?
Cumprimentos Futebolísticos!
SuperGuerreiroII

FC Porto:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vieirinha e Hélder Barbosa emprestados!?

Ohh... se fossem só esses! P.S-Isto é sem duvida um artigo pedagógico... Digno de um Pôncio Monteiro!

Eu acho normal!!

O Vieirinha fez uma má epoca no leixões onde nem la era titular logo não me parece estar preparado para lutar por um lugar no porto,o Helder ainda parece verdinho,tremem-lhe as pernas,jogar no porto ou na academica é diferente. Quanto as constantes comparações com o Sporting acho que se pode responder pelos resultados desportivos,eu também gostava de lançar um joão moutinho,nani,miguel veloso mas isso não xega para ser campeão,e por favor não me respondam com frutas e corrupção porque o porto tem um plantel superior para este campeonato basta ver as ultimas vendas do porto desde 2004 para grandes equipas.

A triste verdade e que...

...nao se ganha titulos com miudos a "treinar" nos grandes, eu sei q é dificil aceitar mas em 90por cento das situaçoes e verdade, os miudos sao pa crescer jogando aos poucos ou em clubes peqenos...... senao podemos sempre ser o sporting e tar 5 anos a treinar os putos pa ganhar um campeonato, vende los e tar + 5 anos na mesma historia....infelizmente e isto q acontece e o porto faz a opçao mais fria e funcional.

Recado ao Hélder

Não tenho conselhos para o Hélder Barbosa, mas, recordando um velho ditado em que se fala em "ter mais olhos que barriga", sempre lhe posso dizer que deveria ter terminado a época na Académica... pois acredita-se por aqui que teria sido muito melhor para a sua carreira a para a sua afirmação como jogador!

O problema não são os adeptos!

Só quem anda muito distraído pode achar que a culpa é dos adeptos que não aceitam os jovens! Isso não se passa! Os adeptos do Porto aceitam os jovens como quaisquer outros! O problema está no treinador! Com Jesualdo Ferreira o Porto jamais apostará a sério em algum jovem da cantera! Se for estrangeiro ainda vá mas português jamais! Esse é, aliás, um problema comum à maioria dos treinadores portugueses! Fernando Santos esteve, tal como Jesualdo, três anos como técnico do Porto e não lançou um único jovem na equipa! Lançar um jovem não é metê-lo quando a equipa está a ganhar por três de diferença e a 10 minutos do fim! Assim, a equipa já desacelerou e ninguém entra e joga bem! É preciso dar-lhe verdadeiras oportunidades!

Re: O problema não são os adeptos!

Eu falei dos adeptos, a um nivel geral, nao só os do Porto. E mantenho. Em Portugal, muitos sao ludibriados por um nome estrangeiro, causa sempre mais impacto o sub-21 brasileiro ou a estrela sub-21 dos croatas que vem aí, do que a aposta num jovem ja nosso conhecido. Mas concordo que estes mesmos adeptos, são a favor da entrada na equipa de um jovem portugues e que no caso concreto do Porto, Jesualdo nao aposta em nenhum mesmo. O problema é que com o entusiasmo dos adeptos, com a vinda desses mesmos estrangeiros(e ai sim,a novidade seduz, o q vem de fora tambem), acabamos por ter um ciclo vicioso, em que depois ha que apostar no investimento feito e por consequencia, dar mais oportunidades(pelo menos imediatas) a quem chega. Resumindo. Os adeptos estao contra a entrada de jovens portugueses na sua equipa? De modo algum. Os dirigentes investem no estrangeiro, por vezes, para tirar partido da seduçao da novidade, como forma de mostrar "serviço" aos adeptos e estes engolem? Sim,acontece, infelizmente tem que existir a sensaçao que se está a reforçar a equipa. E é muito mais facil conseguir esse efeito com alguem desconhecido, do que com os portugueses ou os que ja estao no proprio clube, na sombra. E isso acaba por dar menos oportunidades aos jovens jogadores portugueses? Sem duvida.

Re: O problema não são os adeptos!

"Eu falei dos adeptos, a um nivel geral, nao só os do Porto." afinal quem enviou o artigo foste tu ou o SuperguerreiroII?

Re: O problema não são os adeptos!

...e não é a mesma coisa???:)

So o Sporting consegue...

integrar os seus jovens atletas. é a triste realidade do futebol português. A mim parece-me que este tal projecto visão 611 não é ca grande coisa!

Re: So o Sporting consegue...

Se o Paulo Machado tivesse no Sporting, o Moutinho nem era lançado. É pena o Porto não lançar estes jovens de grande qualidade como Vieirinha, Hélder Barbosa ou Paulo Machado que são de qualidade superior a outros que o Sporting lançou como: Moutinho, Nani, Veloso... Realmente o Sporting é o único clube de jeito para o jovens portugueses.

Re: So o Sporting consegue...

Hehehe! És mesmo faccioso.

Re: So o Sporting consegue...

É a verdade. basta olhar para os sub-17 portugueses que ganharam o campeonato da europa, tinha esses jogadores todos, e no meio campo o Moutinho era suplente e o Paulo Machado é que jogava.

Re: So o Sporting consegue...

Natural... a fasquia está bem menos elevada!!

Re: So o Sporting consegue...

Sim, realmente integrar jogadores como Simão, Quaresma, Ronaldo, Nani, Moutinho e Veloso (só para falar nos mais recentes ) é ter uma fasquia baixíssima...

Re: So o Sporting consegue...

Que frutos, em termos desportivos, retirou o SCP desses atletas, de os ter lançado?? O FCP opta por os lançar quando sente que vão ser uma mais-valia, numa equipa extremamente competitiva a todos os níveis. Pensei que estava fácil de compreender. Pelos vistos não...

Re: So o Sporting consegue...

Essa é outra perspectiva... a do aproveitamento desportivo no/do próprio clube. E devo dizer-te que no Sporting não é nulo... mas não tenho tempo nem disposição para te explicar o que o Sporting conseguiu com eles... porque tu até sabes. Mas, por exemplo, para quem não sabe... a venda do Simão serviu para que o Sporting se pudesse reforçar de modo a conseguir ser campeão... depois de 18 anos. E conseguiu-o integrando lentamente outros jovens... que ajudaram a que o Sporting voltasse a ser campeão. E voltasse a estar na Final de uma competição europeia. E voltasse a vencer Supertaças e Taças de Portugal. E conseguisse ir à Liga dos Campeões três épocas seguidas... sem precisar da intervenção da UEFA e/ou dos tribunais! A verdade é que tu insinuaste que o Sporting tem uma "fasquia baixa", mas a verdade é que todos esses jogadores que te citei têm carreiras "ao mais alto nível"... e isso TAMBÉM foi possível porque, para além de o Sporting os ter formado, também lhes deu a chance de jogarem, de "crescerem" e de se afirmarem. E isso eles só conseguem... jogando. Era isto, a meu ver, que estava em discussão... e não tanto se o fizeram SEMPRE no Sporting, no Manchester ou no Porto.

O que não se percebe...

é a tua obsessão com os jogadores emprestados pelo FCP! Quase que não passa semana em que não fales deles...

Re: O que não se percebe...

Às tantas.... looooooollll Alan? és tu? loooooll

Bom artigo

Sabes como é, movimentaçoes para calar os adeptos. Infelizmente, enquanto a mentalidade DOS ADEPTOS nao mudar, sera sempre muito conveniente aos dirigentes este tipo de atitude. E depois ainda ha essas sanguessugas dos empresarios. Se os 2 que decidiste dar como exemplo, se chamassem Vieirini e Elvinton Barbosa, sem duvida que ja teriam tido mais oportunidades. Os jogos em que eu dou comigo a pensar nisso, é quando as nossas selecçoes sub-21 mostram que em nada sao inferiores aos adversarios,mas os nossos clubes dedicam-se a tentar contratar sub-21 de outros paises. Mas se existe este grande inconveniente,há tambem algumas vantagens em o Porto os fazer rodar. É quase como esconder o talento dos olhos dos tubarões. Assim, so entrarão na equipa com uns anitos a mais, e como sabemos, um jogador de 24 anos nao desperta tanta cobiça como um de 18 ou 19, ja a jogar num grande em Portugal. Se a politica for de vender jovens, entao faz-se como o Sporting, se a politica for procurar tê-los mais uns anos no plantel, com a possibilidade de os ter ja maduros, nos melhores anos das suas carreiras, entao faz-se como o Porto.

Re: Bom artigo

Dá-me lá alguns exemplos de jogadores do Porto com quem isso tenha sido feito, recentemente. Lembro-me do Bruno Alves, que foi formado no Varzim e foi para o juniores do Porto... e depois "rodou" em alguns clubes. Fala-me lá de outros.

Re: Bom artigo

Mas eu nao estava propriamente a falar do que aconteceu, mas do que está e poderá vir a acontecer, a continuarem estas politicas. Recentemente,dizes bem, nao sao muitos os exemplos de sucesso do Porto, deixou-se de apostar em jogadores das escolas, mas tambem houve um hiato em relaçao à qualidade. Ha muito que nao havia jogadores jovens tao promissores, como estes que agora estao a rodar. Mas antigamente funcionava assim, praticamente todos rodavam e só mais tarde entravam na equipa, na altura tinha espaço para isso, vejamos o q ira suceder com esta nova fornada. Dos antigos: Jorge Costa, Rui Barros, Fernando Couto, Jorge Couto, Secretario, Paulinho Santos, Rui Filipe...

Re: Bom artigo

Bem, se falas do passado... aí o caso muda um pouco de figura. Mas, se vires bem, isso também aconteceu e acontece com outros jogadores do Sporting: do actual plantel, por exemplo, o Tiago também "rodou" no Estrela, o Djaló no Casa Pia, o Veloso e o Pereirinha no Olivais e Moscavide e o Paulo Renato no Real Massamá (ok, este nem chegou a jogar e até esteve muito tempo lesionado). Mas posso dar-te mais exemplos "antigos", como o Nuno Valente, o Beto e o Carlos Martins. Mas houve mais... e que depois ficaram no plantel principal uns anos. No Benfica, o Rui Costa chegou a andar pelo Fafe. Ou seja: todos emprestam jogadores... mas quem realmente tem feito uma melhor aproveitamento e uma aposta mais directa nos jovens jogadores é o Sporting. E isso tem dado alguns "frutos", quer financeiros, quer desportivos... incluindo para a Selecção Nacional. O facto de os jogadores não ficarem muito tempo no plantel do Sporting só quer dizer uma coisa: a sua qualidade é tão grande que os "tubarões da Europa" os querem e o Sporting não tem tido poderio financeiro para os segurar! :) Fica bem

Principalmente os jovens jogadores...

Uruguaios e Brasileiros sao de uma categoria,ui,ui...Luis Aguiar e Leandro Lima que o digam...

não vejo porque não

pessoalmente achei uma desilusão a época do vieirinha no leixões. não é para já jogador para incorporar no plantel e sinceramente não sei se alguma vez será. quanto ao helder, continuo a achá-lo um belissimo jogador e um substituto a altura para o quaresma mas precisa de crescer um bocadinho mais, ainda esta um bocadinho verde, pelo que acho que mais um empréstimo pode ser uma boa opção para o clube e uma excelente opção para o helder.

O Vieirinha não é uma posibilidade,...

...é uma certeza o seu empréstimo para um clube grego.

Emprestados...

Claro, sem este tipo de mercadoria não há matéria prima para “acordos de cavalheiros” com as equipas “B”.

Ó Super, já ouviste o ditado?

"Não atires pedradas quando tens o telhado de..." Quantos jovens do Benfica são emprestados todos os anos? Até os poucos que o Engenheiro ia lançar na equipa foram com ordem de marcha, e andam pelos Nacional e outros a rodar, incluindo a super-estrela Fábio Coentrão. O único que se safou foi o Adu. E que dizer de Jorge Ribeiro, a única contratação portuguesa confirmada, um jogador da escolas do... Quanto aos jovens do Porto, a meu ver a política seguida tem sido exemplar, e o último exemplo é mesmo Bruno Alves. Sim, o Porto tem dominado a nível interno, e a nível europeu só 8 equipas foram mais longe que o Porto. E para ser honesto a eliminatória com o Schalke não foi propriamente desiquilibrada. Repara que os outros dois portugueses foram corridos da Champions para a UEFA e um deles acabou humilhado pelo "gigante" Villareal. Resumindo, não é fácil a um dos 16 melhores clubes da Europa lançar jovens de formação no plantel principal. Um ou dois por época será mesmo muito. Quem sabe se este ano Bruno Alves terá outro talento luso a acompanhá-lo.

Sou um apreciador de Vieirinha...

Acho que tem um futebol entusiasmante, parece gordinho e daqueles jogadores que vai jogar quase parado mas a aparencia engana é um jogador rapidissimo e com uma capacidade de drible muito grande. Contra ele tem a falta de inteligencia a jogar por vezes, acaba por complicar por vezes aquilo que é simples e isso só se ganha com maturidade. Ha 3 tipos de jogadores, AQUELES QUE GANHAM MATURIDADE A RODAR, AQUELES QUE GANHAM MATURIDADE NO PROPRIO CLUBE e AQUELES QUE NUNCA GANHAM ESSA MATURIDADE. Vieirinha parece-me ser do SEGUNDO TIPO, dos jogadores que GANHAM MATURIDADE NO PROPRIO CLUBE, fazia-lhe bem jogar no FCP. Tem qualidade? SIM Terá capacidade para se impor? TALVEZ Irá ter essa oportunidade com um treinador como Jesualdo? NAO Cumps

O mais estranho deste artigo é isto:

O que mais me estranha é ver os adeptos a aceitarem um Fucile que podemos considerar ainda um jogador jovem e, no entanto, não aceitarem um Vieirinha ou um Hélder Barbosa que não são assim tão mais novos. Será que estás a confundir a posição do Fucile com a dos jovens que citaste? Se me aranjares um jovem lateral direito ou esquerdo com qualidade emprestado pelo Porto então aceito discutir contigo... Porque se os extremos foram emprestados, foi porque tinhamos Quaresma e Tarik nessa posição. Não sei porque é que nenhum ficou para o lugar de suplente, já que nem Alan ficou no plantel! Mas este Porto só joga com esses jovens se for obrigado, se for um jogo de treta ou se os jovens têm garantias suficientes que eles só ganham com experienca. ou sera que um ano no banco e a jogar na liga intercalar faz-lhes bem? O Porto ao contrario da politica do Sporting, não esta disposto a vender simultaneamente Quaresma e Tarik (ainda porcima a saldos!) para deixar vagas a outros jovens, que depois se volta a vender assim que houver interessados neles! Assim se ganha campeonatos!!! padrinho

Pergunto-te assim...

... porque raio é que foram obter o empréstimo do Mariano Gonzalez? Não taparam assim um lugar par um Vieirinha ou Hélder Barbosa? Mais ainda, a questão do Fucile foi sobretudo para demonstrar que a idade não é um motivo para não deixar de contratar um estrangeiro e dar-lhe oportunidades, mas para um Português já o é! Se deixarmos de lado as questões posicionais, e atendermos às questões em termos de potencial, dirás que o Vieirinha ou o Hélder Barbosa têm um potencial tão grande ou maior que o Fucile, no entanto, as oportunidades não são as mesmas. Inclusivé parece que o Porto quer fechar as oportunidades aos seus, falo do empréstimo do Mariano, por exemplo. A meu ver é um erro de política de contratações que o Porto está a fazer. É um erro porque considero um desperdiço de recursos, somente isso. Em termos financeiros não o é, porque a SAD sempre vai contrabalançando com as vendas que executa todos os anos. Cumprimentos Futebolísticos!