Título portista e as Televisões |
|
25 de Abril de 2006, às 12:05 |
j_eagle diz: "as dimensões dos clubes
medem-se também pelo que conseguem em tempo de emissões em directo nas
televisões. Lembro-me que quando o Benfica foi campeão as tvs
generalistas emitiram o acontecimento em directo durante largas horas, madrugada
dentro. Mas a festa do título do Porto durou pouco mais de 20 minutos na tv;
será a prova de que o FCP ainda não tem uma massa adepta condizente com as
conquistas que tem tido? Penso que o FCP, por muitos títulos que conquiste,
nunca terá mais adeptos do que Sporting ou Benfica..." Já para TripeirOrgulhoso estão em causa
"políticas editoriais claramente anti-FCP. Continuam a querer ignorar o FCP e
a fazer passar a imagem de que se tratou de um evento à escala regional."
112 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
FC Porto:
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Festa?Qual festa?
Enviado por Trapattoni a 25 de Abril de 2006, às 12:37.Muitas referências também na SIC Notícias. De resto, o Penafiel-FC Porto até foi transmitido pela TVI, mas logo a seguir ao jogo, não pôde faltar a habitual «dose» de novelas.
Em conclusão, continuam as políticas editoriais claramente anti-FC Porto, continuam a querer ignorar o FC Porto, e a tentar fazer passar a imagem que se tratou de um evento à escala regional.
Continuem assim, com a cabeça enfiada na areia. Entretanto, a nível internacional, os ecos da vitória foram os esperados, até porque, para outros países, isto representa o regresso à normalidade, numa realidade de claro domínio do FC Porto. Nos últimos 20 anos, são 13 títulos de campeão, fora todas as Supertaças, Taças de Portugal e de 6 (seis) grandes vitórias internacionais.
É, a tomar como referência a (excelente) cobertura da RTPN, a única opção para o adepto do FC Porto é mesmo subscrever um serviço por cabo se quiser ver a sua festa como ela é oferecida aos adeptos dos clubes de Lisboa.
Se por acaso o cônjuge for adepto de outro clube, «venda-lhe» que pode sempre ver outro canal distribuído por cabo, a RTP Memória, onde passam as glórias de outros clubes, e a preto e branco..
intencional
Enviado por mirpor a 25 de Abril de 2006, às 12:35.errado
Enviado por Blue2004Eyes a 25 de Abril de 2006, às 12:32.Pois!
Enviado por Agente_Secreto a 25 de Abril de 2006, às 12:32.O Porto é um clube desportivo não um reality-show televisivo.
A nossa classe e o nosso orgulho não precisa ser uma jogada de marting, não iludimos as pessoas com aquilo que as TV querem mostrar, somos os maiores dentro do campo, tanto é que nos ultimos 26 anos somos o clube que mais ganhou, e não me estou a resumir a Portugal.
é só fumaça! o povo é sereno
Enviado por Sartor a 25 de Abril de 2006, às 12:29.No outro, existiria um Portugal onde a capital seria no Porto e houvesse uma ditadura opressora e negligente a tudo o que não fosse a cidade do Porto durante meio século e onde as suas gentes troçassem, por entre 2 minutos de conversa durante um cafezinho, que Portugal era o Porto e o resto era paisagem.
Que houvesse uma lavagem ao cérebro de um povo, mantendo-o estupificado e agarrado aos seus passatempos, providos, como um bombom, pela força vigente, musiquinha (mas sempre a lembrá-los que são uns coitadinhos e que não vale a pena o esforço que serão sempre uns coitadinhos, vulgo, o Fado), futebolzinho (e vivam os clubes da capital) e Fátima, muita Fátima e proibições papais e divinas, em nome de um deus.
Que os meios de comunicação estivessem implantados no Porto, tanto imprensa escrita como as televisões.
Depois, que se comparassem esses 2 universos paralelos.
Talvez no universo irreal, o Porto tivesse 8 milhões de adeptos em Portugal e 19 milhões espalhados pelo mundo fora. Que os média dessem 98% de protagonismo ao FC Porto e os restantes 2% aos rivais da 2ª cidade do país, Lisboa, numa propaganda diária e mesquinha e parcialista a só um clube. Estações de televisão idem.
Talvez cada vitória do FCPorto fosse celebrada como um casamento cigano, durante os 7 dias seguintes + 2 dias anteriores ao evento e que cada vitória dos rivais de Lisboa fosse celebrada num-quarto-de-hora-que-tenho-pressa-de-ir-pra-cama, ou de-sei-lá-poque-simplesmente-não-me-apetece-ou-não-quero.
Talvez nesse irreal universo paralelo, o que no universo em que vivemos é irreal, se tornasse real.
Re:é só fumaça! o povo é sereno
Enviado por Porto Rosso a 25 de Abril de 2006, às 20:59.Sabias que durante esses 48 anos, se falava em lisboa, o Porto e a Província? Três coisas diferentes?
Re:é só fumaça! o povo é sereno
Enviado por Blue Warrior a 25 de Abril de 2006, às 13:00.tens a minha bênção
Enviado por Sartor a 25 de Abril de 2006, às 13:05.abraço Warrior
excelente!
Enviado por tiagolsan a 25 de Abril de 2006, às 12:34.Podem dizer o que quizerem...
Enviado por CaMuFLadO a 25 de Abril de 2006, às 12:24.Re:Podem dizer o que quizerem...
Enviado por tarzanyokochy a 25 de Abril de 2006, às 16:35.Re:Podem dizer o que quizerem...
Enviado por Rexobias a 25 de Abril de 2006, às 12:53.É da maneira que sobra mais festa para o Norte e Centro, lol.
Cumprimentos.
Re:Podem dizer o que quizerem...
Enviado por CaMuFLadO a 25 de Abril de 2006, às 12:57.Já falei inclusivamente com amigos para ver se eles viram algo e viram o mesmo que eu, nada. E nessa noite andei inclusivamente pela Expo e pelas docas onde há sempre um grande aglomerado de pessoas.
Sinceramente até para mim foi estranho... Eu acho é que já tão habituados a vencer que já nem se dão ao trabalho de festejar ahahah
Re:Podem dizer o que quizerem...
Enviado por god79 a 25 de Abril de 2006, às 21:49.Re:Podem dizer o que quizerem...
Enviado por Rexobias a 25 de Abril de 2006, às 12:59.Já agora, parabéns pelo teu saber perder.
Cumprimentos.
Para isso toma lá o Caetano Veloso
Enviado por tiagolsan a 25 de Abril de 2006, às 12:27.Cada macaco no seu galho
Eu não me canso de falar
Xô! Xô chuá !
O meu galho é na Bahia
O seu é em outro lugar
Porto e tv
Enviado por Luís Fialho a 27 de Abril de 2006, às 16:08.Não tenho dúvidas que, com outra atitude da parte dos seus dirigentes, o FCPorto tinha muito mais adeptos, e já não seria tão "esquecido2 pela comunicação social.
A verdade é que as vitórias do Porto interessam a pouca gente no resto do país (mesmo as internacionais), o que é de lamentar.
Os portistas
Enviado por Gilista a 26 de Abril de 2006, às 08:51.Sejam portistas, festejam as vossas vitórias sem falar nos outros clubes..
Parabéns ao justo campeão 2005/2006
Políticas?
Enviado por Vermelho Vivo a 26 de Abril de 2006, às 07:23....nem Garcia Pereira diria melhor!
outra vez o mesmo?
Enviado por Porto Rosso a 25 de Abril de 2006, às 21:11.É voz corrente entre os adeptos de clubes que não o Benfica (para não falar de anti-benfiquistas primários)que "a imprensa é toda encarnada", a "comunicação social leva o Benfica ao colo", etc. Isso tornou-se mais evidente quando o SLB ganhou o título que há onze anos lhe escapava, e desde aí vem sempre em crescendo de tom. Ou porque uma capa é dedicada ao Benfica, ou porque À falta de outros assuntos põem a infância de um jogador encarnado, a coisa é sempre tida como arma para "levar o Benfica ao colo". Nunca me explicaram é como é que a imprensa marca golos ou ganha jogos, mas continuo à espera.
O que pode acontecer é a imprensa e restantes meios de audiovisual porem cá fora notícias que desestabilizem o balneário ou os orgãos de determinado clube. E neste caso particular, o Benfica não é de foma alguma o mais beneficiado. Pelo contrário. Nos jornais desportivos passa-se o tempo a falar de saídas e entradas de jogadores na Luz, o que não pode ser bom para quem lá está. O público, o diário mais lido, tem como editor -chefe um portista ferrenho (e muito bom jornalista, diga-se)e um único cronista residente igualmente portista. só entrevistam um jogador por semana na véspera de uma jornada, mas há quase dois anos resolveram, não se sabe porquê e logo antes do EURO 2004, com a equipa já em mobilização, entrevistar Tiago, que proferiu aquelas declarações contra a direcção do Benfica que o levaram à saída do clube. Mas o jornal nunca explicou porque é que resolveu de repente entrevistar logo aquele jogador.
Pouco tempo antes, a SIC vinha com aquela notícia de que Ricardo Rocha teria sido mal inscrito e que o Benfica poderia perder o 2º lugar e a Taça de Portugal, o 1º título em 8 anos, cnquistada poucos dias antes. Oportuno, no mínimo, e dias da Cunha chegou a interessar-se pelo caso. Só que Vieira apresentou os documentos da transferência, a Liga idem e o Braga corroborou, mostrando que a notícia da SIC não tinha razão de ser. Que eu saiba, a estação não pediu desculpas pela notícia, que desencantou sabe-se lá onde.
Meses depois, o Expresso, do mesmo grupo de comunicação social que a SIC, na sua página de desporto (onde tem igualmente como único comentador residente Manuel Serrão)anunciou que Ricardo Rocha sairia do Benfica no fim de época porque o contrato estaria no fim e já teria um acordo com o Porto. Não era verdade, o contrato acabava mais tarde e o jornal fez um desmentido 8 dias depois.
Agora, o mesmo Expresso vem com esta notícia do salário de Robert e da mau-estar no balneário. Mete Rocha outra vez ao barulho, fala de discussões com Veiga e cita jogadores anónimos.
Ora isto até pode ser verdade, sobretudo a parte do salário do jogador gaulês, mas gostava de saber onde é que o Expresso arranjou estas fontes dentro do balneário. Puseram lá microfones? andaram a espiar? Ou há aqui boa dose de imaginação? não sei, mas gostava de saber. O que eu sei é que estas situações só são referidas pelo jornal em relação ao Benfica. Não gosto de me desculpar com a "comunicação social", porque além de ridículo e falso é normalmente sinal de fuga para a frente ou desespero (vide Mário Soares nas últimas presidenciais). Mas é público e notório que por qualquer razão o grupo de Balsemão resolveu atacar o Benfica e pegar-lhe pela parte que mais doi, que é o balneário e um suposto "descontentamento", para não falar de notícias falsas. Ignor quais as razões, mas elas existem, com toda a certeza.
Queria falar disso porque a atitude dos orgãos deste grupo começa-se a irritar, e também para mostrar que essa história do "colinho da comunicação social ao Benfica", além de patética, é falsa. A TVI e a Bola, as mais suspeitas, estão longe de terem o monopólio das notícias do desporto e do futebol em Portugal. e em termos de desestabilização da equipa, o Benfica é talvez aquele que mais queixas pode apresentar.
Parabens ao FC Porto
Enviado por Serafim a 25 de Abril de 2006, às 19:10.Esta questão...
Enviado por Bakero a 25 de Abril de 2006, às 18:27.O Benfica tem os adeptos que tem em Portugal, porque venceu imensos títulos, principalmente nos anos 60, 70 e 80. Porque será que o FCPorto tendo vencido já tantos títulos, a partir de 1985 (que foi quando começou o domínio Portista no futebol Português), continua sem ter uma dimensão verdadeiramente nacional? Mesmo o Sporting, que só venceu 4 campeonatos nos últimos 30 anos, continua com mais adeptos que o FCPorto.
Evidente que o FCPorto tem ganho muitos adeptos, mas viu-se nos festejos deste campeonato que, excepção à cidade do Porto, não houve centenas ou milhares nas outras cidades. Houve dezenas (bom, centenas em Lisboa).
Porque será!? Na minha opinião devido ao discurso bairrista e muitas vezes provinciano de Pinto da Costa e adeptos do FCPorto. E as suspeitas de corrupção também não ajudam certamente.
O Benfica conquistou o apoio da maioria dos Portugueses. Porque não consegue o FCPorto. Porquê!?
Re:Esta questão...
Enviado por Sartor a 25 de Abril de 2006, às 18:49.A diferença é que...
Enviado por SuperGuerreiro a 25 de Abril de 2006, às 17:37.Para quem se autorotula como adeptos de enorme fair-play e de que querem encher os estádios com famílias vão longe vão.
Se tivessemos em Inglaterra ou em França, tanto esta situação como a invasão de campo em Penafiel eram já 6 pontos descontados.
Os campeões só são verdadeiros campeões quando todos damos crédito, algo que o Porto raramente consegue fazê-lo.
No dia que o Porto consiga ter este factor x, conseguirá mais "tempo de antena", ou então que façam um canal próprio.
Cumprimentos Futebolísticos!
PS: Agora quero ver a sensura da cotação que darem ao meu comentário pois é a maneira mais real de ver se o 25 de Abril foi só para alguns!
Re:A diferença é que...
Enviado por TripeirOrgulhoso a 25 de Abril de 2006, às 20:52."Pinto da Costa vai po caralho...."
Re:A diferença é que...
Enviado por Vechio a 25 de Abril de 2006, às 19:37.Não importa..
Enviado por RicXad a 25 de Abril de 2006, às 17:07.É indesmentível que televisões, principalmente, deiam mais atenção a um grande que a outro. Por mero interesse comercial. Dependendo do momento, da importância do assunto, do impacto na socieadade. Nada que se compare á diferença de tratamento de qualquer grande em relação ao restante futebol existente no nosso país.
Depende do momento também. Em 2003, foi enorme a cobertura que a conquista da europa do FCP justificava. Vão já dizer que nos quartos o SLB teve igual tratamento mas não concordo. Teve muito, mas o impacto era diferente. Além de que o FCP teve essa cobertura nos quartos, nas meias, na final, nos festejos. Enquanto o SLB teve apenas nos quartos, o que prova realmente a diferença entra os dois clubes.
E tal não explica também a grande ou pequena massa associativa. Por exemplo, lembro-me que em Maio de 2001, dia que em que Portugal conheceu um novo campeão, a SICnotícias dedicou toda a sua emissão ao facto, tal não acontecendo este ano com o FCP, facto que não invalida que haja mais adeptos azuis e brancos que axadrezados, como é óbvio. Por exemplo, foi até um jornal conotado com o Norte (O Jogo), o único a não fazer primeira página do facto, a nível nacional.
Média deiam a atenção que derem, o mérito dos clubes tão lá, os festejos enormes também.
Re:Não importa..
Enviado por NunoVSC a 25 de Abril de 2006, às 19:51.Re:Não importa..
Enviado por RicXad a 25 de Abril de 2006, às 21:30.Eu concordo com ambos!
Enviado por tiagolsan a 25 de Abril de 2006, às 12:22.Relativamente ao que diz o j_eagle, "Penso que o FCP, por muitos títulos que conquiste, nunca terá mais adeptos do que Sporting ou Benfica", só espero que se venha a tornar numa profecia. Para mim o ideal era eu ser o único portista, porque assim podia passear na rua ainda mais orgulhoso. ;) Não percebo essa mania dos benfiquistas de se gabarem por serem do clube com mais adeptos, no fundo estão-se a gabar que não são mais que a maioria! Era o mesmo que eu andar por aí a gabar-me de ter olhos castanhos e não azuis. Grande coisa! Já se estivesse nos países nórdicos seria diferente.
Cumprimentos