Super Dragões envergonham os portuenses! | Relvado

Super Dragões envergonham os portuenses!

 

Sartor diz: "foi com tristeza que após o
apito final da Superliga vi membros da claque dos Super Dragões e também
populares levados pelo histerismo do momento a portarem-se como autênticos
animais. Envergonhou-me a imagem que passaram das gentes da mui nobre e sempre
fiel cidade do Porto. O futebol quer-se sadio e a rivalidade saudável! Extremismos destes não
cabem nem têm lugar no futebol nem numa sociedade evoluída. Lastimo que não
tenha saído nenhum comunicado da direcção do FCP a desmotivar que estes SD se
comportassem da maneira que todos vimos. O que fazer com este grupo que só nos
envergonha? Por mim era tirar-lhes o apoio e a direcção alhear-se da claque. Não
somos um clube de rebelião, porra! "

FC Porto:

Comentários [184]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Titulo mal atribuido

"Super Dragões envergonham os portuenses"

Os super dragões envorgonham mas é os Portugueses.

Quem não sabe perder fica em casa... e joga Playstation... é que assim sempre pode repetir os jogos as vezes que quiser...

Sartor , Parabéns pelo comentário !

Os aliados é dos portuenses e de todos os portugueses tal como o Marquês é dos portuenses e dos outros portugueses que queiram lá ir festejar ..

Uns dizem provocação .. Mas que provocação ? Os benfiquistas do Porto e arredores são menos do que os boavisteiros , salgueiristas e portistas do Porto e arredores ? Porque é que os benfiquistas do Porto hão-de ter menos orgulho dos Aliados e prazer em lá festejar do que alguns portistas ? É triste .. Provocação era ir festejar para frente do Dragão .. Mas pronto ..

Já vi por aí portistas a tentarem desculpar esta atitude e apenas lhes tenho a dizer que não são adeptos de futebol e ponham olhos neste comentário do Sartor e sintam vergonha dos Super Dragões e de vocês mesmos !

Eu como português tenho vergonha e só desejo que não saia lá para fora esta noticia !

Pinto da Costa ? Não vou dizer nada de especial .. Sempre foi um homem que me deu muito nojo e esta atitude dele para mim é a coisa mais normal do mundo ..

Quanto a medidas a tomar pelos portistas não sei .. Cada um sabe da sua casa .. Apenas desejo que as autoridades façam estes senhores pagar por o que fizeram porque o que se passou foi um atentado à democracia portuguesa e pode levantar graves precendentes porque porcaria de adeptos há em todos os clubes e pessoas com vontades mesquinhas de vingança é o que não falta por aí ....

Re:Sartor , Parabéns pelo comentário !

O PC mete-te nojo pk anda a comer a tua mulher.
Somos, Fomos e Seremos sempre os melhores.
Este ano foi o Benfica a vencer e estão de Parabéns. Só não percebo o bloqueio e a rivalidade em relação ao PC!!

Re:Sartor , Parabéns pelo comentário !

Eu como português tenho vergonha e só desejo que não saia lá para fora esta noticia !

Devias ter vergonha de muitas outras coisas bastante mais graves e pelos vistos as palas não deixam.

E quando os NN mataram um adepto em pleno estádio e o jogo nem foi interrompido, quando o Sporting pediu ao intervalo para o mesmo ser adiado?

Ai não havia vergonha nenhuma hoje que ganharam é que já são uns santos.

Ainda hei-de ver o José Veiga na Igreja a rezar pais nossos!!!!

Re:Sartor , Parabéns pelo comentário !

Sinceramente, se a claque do Barcelona ia festejar o titulo em Madrid (Cibeles aixo eu), a claque de Paris em Marselha so para falar dos vizinhos mais pertos, nao se passaria nada!
O até a claque do F.C.Porto em Lisboa (Marques Pombal) nao aconteceria nada!

Os SD avisaram que ia para la festejar no fim do jogo! sinceramente nao estou a ver porque e que os Benfiquistas nao foram o Bessa festejar(5-10 mins de carro).

Agora desculpem mas a claque do Benfica quando perde nao é muito melhor, nao me lembro dos SD entrar no autocarro de uma equipa rival de hockey para dar uma coça os jogadores!

Re:Sartor , Parabéns pelo comentário !

Sport Lisboa e Benfica .. Campeão Nacional de futebol 2004/2005

festejos

Antes de mais, os meus sinceros parabéns à equipa e aos adeptos Benfiquistas, pela conquista de mais um campeonato. TODOS os campeões, são JUSTOS campeões!

Estou com um melão desgraçado, pois como Portista dos 3000 costados (:)), custa-me imenso ver os vermelhuscos a festejar.Sendo um leitor atento do relvado (já ca ando à muuuuitos anos), raramento escrevo posts. O que me leva a participar nesta discussão, é o teor do tema.

1º QUALQUER acto de violência, sobretudo quando injustificado, é de lamentar.

2º Os SUPER MURCÕES (porque não têm outro nome) são a agremiação mais tristezinha que por aí anda, e não conheço um único verdadeiro adepto do Porto e de futebol, que se reveja neles.

3º O País é livre, os espaços são públicos, mas todos sabemos, que festejar um título do Benfica na Avenida dos Aliados, é no mínimo ... uma ligeira provocação. Pergunto aos Benfiquistas (do Norte), o porque de quererem tanto lá ir festejar? É pelo sítio em si? Nem é dos melhores..até está em obras! è obvio que gostariam de lá ir, pelo facto de o local estar intimamente ligado ao F.C. Porto, ser praticamente a "sua praça das vitórias", e nada daria mais gosto aos Benfiquistas, do que festejar em terreno inimigo. Essa é a questão! Se pessoas mais civilizadas se sentiriam um pouco "aborrecidas" com o facto dos seus adversários futebolísticos irem festejar ao seu terreno (como eu), imaginem energúmenos como os SD! Na minha humilde opinião, problemas evitam-se, e os adeptos benfiquistas deveriam ter tido isso em consideração. O 25 de Abril não tem rigorosamente NADA a ver com isto! Quem é o heroi daqui, que iria para a Cova da Moura festejar a vitória do clube do bairro rival? Ninguém! E porquê? Porque cheira a ... provocação!

5º Seria mesmo necessário o passeizinho de autocarro? Aos relvas que aguentaram ler o post até aqui, pergunto eu : e se recebessemos notícias de que em Espanha, que o Real Madrid, teria feito um tour de Autocarro pelas ruas de Barcelona após terem ganho o campeonato, e que alguns adeptos foram espancados por festejarem na praça geralmente usada pelos adeptos do Barça. O que comentariam vocês ? "Pois claro, estavam à espera de quê"; "Foi uma autêntica provocação"; "Que falta de inteligência"... etc etc etc ...

4º Uma palavra para as entidades oficiais. Este problema adivinhava-se! Os SD avisaram que iriam para os Aliados. O Benfica jogava no Porto e com elevada probabilidade de ganhar o campeonato! Porque é que não foram capazes de antecipar estes confrontos? Não compreendo.

5º Quanto às medidas que advogas contra os SD, estou completamente de acordo. Pois se sócios de uma colectividade tomam acções que mancham a imagem da mesma, devem ser exemplarmente expulsos.

6º Por favor não sejam hipócrotas, como costumam dizer, é preciso saber ganhar e saber perder (os SD garantidamente não sabem perder), mas algumas declarações de intenções de dirigentes Benfiquistas, de festejarem de autocarro pelos Aliados...bem, fica ao vosso critério, mas quanto a mim parecem-me provocações desnecessárias. O Benfica é grande, mas não é ASSIM tão grande...

Mais uma vez, parabéns Benfica e Viva o F.C. Porto.

Cumprimentos,
Lehon

Re:festejos

concordo contigo, pois seja dentro do campo, seja fora do campo as pessoas devem sempre respeitar-se mutuamente, se o Benfica é campeão é porque se esforçou para isso, devemos aceitar e apoiá-lo como se o nosso clube de coração fosse, a rivalidade deve ser motivo para cada um ser melhor que o outro mas de uma forma ética responsável e digna, eu penso assim pois logo após a final da liga dos campeões do ano passado e do que vi acontecer entre treinador e presidente eu soube que este ano ia ser assim ....péssimo, só tenho uma profunda tristeza em mim é que o Sporting não tenha erguido a taça Uefa......de resto VIVA O BENFICA

Re:festejos

Não havia necessidade

Excelente comentário


Concordo a 100%, escreve mais vezes!

Só acho que esses ditos adeptos Portistas deviam ter punições severas por parte do Clube, pois já não é a prmeira vez que armam estrilho desnecessáriamente. Diriam mesmo que adeptos/sócios violentos devem ser banidos do Clube.

Saudações

Re:Excelente comentário

deixa la q nao vale a pena estar a supor isso.. clube e adeptos ta td bem metido..

anda uma embrulhada total..........

bibo slb

Re:festejos

rídiculo... não é hábito os adeptos do porto festejarem os seus títulos no centro de Lisboa?! e alguma vez foram incomodados?! não foram adeptos que vieram de Lisboa festejar ali, eram benfiquistas da cidade do porto! não têm direito de festejar na sua propria cidade!
nunca vi tamanha selvajaria em adeptos de outros clubes, pondo até em risco a integridade até das suas proprias crianças!
a única vez que estive próximo de ser agredido foi num jogo no porto, por adeptos do porto... e o jogo era com a lazio... elucidativo, não?
por que será que isto acontece? será que acontece porque o presidente do porto fomenta ódios e usa os seus adeptos como a sua guarda pessoal?
SLB SEMPRE!!!

Re:festejos

...nunca morreu ninguem , ao contrario de uma claque que matou um adepto do SCP em pleno estadio nacional...
Não atirem pedras aos outros...vindo de quem possui telhados de vidros.
Eu já vim de lIsboa num jogo deo Benfica com o vidro da frente partido..num jogo em que os seus adeptos agrediram todos que passavam a portagem...

Re:festejos

...nunca morreu ninguém porque não calhou, ou pensam que os sd não usam verylights?!...

100% de acordo !

Revejo-me totalmente nas tuas palavras !

Homens prudentes evitavam coisas deste género , infelizmente os dirigentes Benfiquistas podem ser muita coisa , mas prudentes não são concerteza ! Tenho pena ! Muitos dos confrontos seriam completamente evitáveis !

Festejar nos Aliados é uma autêntica provocação mas a violência dos Super-Dragões e de outros fanáticos que se dizem adeptos do Porto não fica de maneira alguma ligitimada por isso ! Lamentável !

Re:100% de acordo !

"Festejar nos Aliados é uma autêntica provocação"

É?! Então os benfiquistas do Porto e arredores sempre festejaram até á 11 anos atrás nessa zona os seus campeonatos e agora já não podem, porque é uma provocação?!

O Porto repito, não é dos portistas... E por muito que custe existem muitos benfiquistas nesta cidade para que simplesmente os ignorem (está visto que não conseguem) ou que os tentem calar.

Cumps.

Com a verdade me enganas! Ou não!

"O Benfica é grande, mas não é ASSIM tão grande... "

looooooooool ai não?..

Só quis começar pelo lado mais divertido do teu comentário, quanto ao resto:

1º ponto - aceito mas não concordo: não existem "sobretudos", quaisquer actos de violência são sempre de lamentar.

2º ponto - eu também ainda não vi nenhum portista revisto nestas atitudes dos SD's, mas já vi alguns a justificar o seu comportamento e tal como eles a querer fazer dos Aliados o seu território (e depois desta marcação cerrada aos benfiquistas qualquer dia ainda vemos SD's andarem ás mijinhas pela avenida lolll - ok, continuemos)

3º ponto - O facto dos benfiquistas do Norte festejarem na avenida dos Aliados o título de campeões nacionais é uma provocação?! Olha lá, tu até á 11 anos atrás vivias onde?!? Os benfiquistas dessa região sempre festejaram nos Aliados!! O Benfica não é um clube da terra ou de uma cidade, o Benfica é um clube nacional!! Eu compreendo que seja complicado para uma pulga compreender o universo do elefante....

E aqui, deixo uma nota: Não existe ninguém no mundo indiferente ao fenómeno Benfica. Somos um país pequeno e graças a isto e a uma boa companha nos primórdios da formação deste clube, esta febre benfiquista alastrou-se pelo país inteiro, somos um clube nacional e na sua forma romântica pertence ao povo e não á terra

4º ponto - O "passeiozinho" como te referes á caravana do Benfica - que termo tão revelador! - não passou nos Aliados... a tua teoria da provocação perdeu um dado bastante importante. Porque será?

5º ponto - Concordo em absoluto. Os SD's mancham a imagem do clube e dos portistas.

6º ponto - Chamas hipócritas a quem? Aos dirigentes benfiquistas, porquê? A intenção do Benfica era primeiramente passar na avenida dos aliados para ir ter com a grande massa de benfiquistas que lá se podia encontrar, ora, como não estavam lá, foram para onde eles estavam. Tal como aconteceu aqui em Lisboa, não foram á Camara como estava previsto, foram directos para o estádio onde estavam os benfiquistas á sua espera!!

A felicidade e este imenso orgulho são grandes demais para estarmos preocupados em provocar seja quem for.

E acabo com:

"O Benfica é grande, mas não é ASSIM tão grande... "


loooool
Cumps.

Tou contigo Phoenix !

Para mim .. Casos perdidos .. A tentativa de justificar e as moderações que houve é um assino por baixo e a distância de um relva defensor a um super dragão é infimamente pequena !

Somos campeões ;) Só tenho pena é dos portugueses benfiquistas que como nós não poderam festejar no sitio que para eles é mais especial porque afinal nós é que somos os provocadores ..

Pode ser que esses defensores , num tom de vingança , nunca tenham que passar pelo mesmo que os nossos companheiros portuenses passaram !

Abraços

Re:Tou contigo Phoenix !

nunca tenham que passar pelo mesmo que os nossos companheiros portuenses passaram!

e eu cá espero que a minha equipa nunca tenha de passar pelo que a tua passou no relvado...

Re:Tou contigo Phoenix !

Essa é que é essa!

Hoje não me consigo mexer da festa de ontem.. estou tipo aquele anúncio do clix com o gaijo na cama todo cheio de ligaduras ligado á internet lolll

Foi a $%&/ da loucura: Expo, Marquês, Estádio da Luz!!
Finalmente, novamente campeões!!! :) E renascidos das cinzas ainda mais fortes ;)

Cumps.

Alguns apontamentos

1ºPonto: Não o benfica não é ASSIM tão grande. E um dia às de perceber isso.O Benfica não tem a a dimensão de seguir chegar ao Porto e encher a cidade para festejos. O que me aborrece é vocês pensarem que sim, às vezes sinto-vos deslocados da realidade. E cá entre nós, acho um bocado de mau gosto essa
  história da "pulga e elefante". O Porto já tem (e em vias de crescimento) uma massa adepta suficientemente grande
para inclusivé festejar em algumas zonas de Lisboa (coisa nunca vista no "antigamente").Agora se o meu comentário te diverte, fico feliz, já temos demasiada tristeza no mundo (sobretudo a minha neste momento).

2º Ponto: Qualquer acto de violência (sublinho) sobretudo se injustificado é de lamentar. Queres que te ajude
a interpretar: 2ªGuerra Mundial: Os Aliados nos seus bombardeamentos mataram milhares de civis inocentes alemães. É violência, infelizmente justificada, e de lamentar. Compreendes agora a utilização do sobretudo?
 
3ºPonto: É natural que alguns Portistas tentem justificar o injustificavel, é sempre assim e até
dou-te um exemplo, se referir aqui o incidente que aconteceu na Final da Taça de Portugual com a morte
do adepto Sportinguista, muitos relvas se lembrarão de atenuantes para o caso.Não deverás ficar
demasiado ofendido com isso.

4º ponto (este é que é realmente o cerne da questão). Acho que já explanei suficientemente bem
a minha opinião acerca do facto de achar (de certa forma) uma provocação. Faz o seguinte exercício,
imagina que vives numa rua n da cidade x, e que és adepto de um clube de Ping-Pong. Esse teu clube
é muito vitorioso, e nos ultimos 20 anos, fizeste inumeros festejos na tua rua, com cerca de 70%
dos teus vizinhos. Noutra rua paralela, joga a equipa rival. Neste ano, a outra equipa veio jogar
à tua rua e ganhou o campeonato. Os seus adeptos decidem então, ir até à frente de tua casa, festejar,
cantar, (alguns infelizmente, insultar). Mas tu, como bom samaritano, achas isso perfeitamente normal, e se calhar até te vais juntar aos festejos... Parece-te real? As pessoas criam laços estranhos com a
sua terra, quase de ligação animal, e isso acontece, como é do conhecimento geral, de uma forma muito paricular
na cidade do Porto. Se do ponto de vista legal, civilizado, não é problema nenhum ires festejar "à terra
dos outros", conhecendo o Porto como se conhece, é óbvio que parece provocação. Pergunto-te, tu ias para o
meio do Irão, vestido com simbolos religiosos Cristãos? Porque não? Afinal a liberdade religiosa é um bem
universal. Eu respondo-te porque não irias. Não irias porque não és murcão, e não querias que te cortassem
a cabeça, pois sabes que ir a essa terra com esses símbolos é estar a provocar as pessoas. A isso chama-se
bom senso, aquilo que eu acho que alguns adeptos befiquistas não tiveram.

5º Ponto : É aqui onde "desancas" no meu comentário. Atenta bem, eu disse :
"algumas declarações de intenções de dirigentes Benfiquistas", eu falo de
declarações de intenções, não actos consumados. Qee as houve, houve, o facto de não terem sido levadas avante, não invalida o facto de terem sido proferidas (e sabe-se lá se levadas a sério por algum adepto).

E acabo com:

"O tamanho não importa, importa é o que se faz com ele"

Serem muitos, mas não serem grande coisa... já tou como o outro :) eheheheheh

Re:Alguns apontamentos

A comparação com o Irão não faz sentido. Aquilo é uma ditadura teocrática, e o Porto é uma cidade com cunho liberal. Mais uma razão para não haver impedimentos da parte de ninguém.
e mais: não era "gente de fora" que vinha fazer a festa, eram os adeptos benfiquistas do Porto,como eu, com tanto direito a festejar como os portistas.que eu saiba isso não é provocação. Mas a intolerância falou mais alto.

Compartilhas da visão de um SD

Nós não queremos chegar ao Porto e festejar... porque nós não chegamos, os benfiquistas já estão lá.... e só não os viste todos na Avenida dos Aliados porque o Benfica ganhou o título no Porto e como já se sabia das intenções dos SD's, decidiram acompanhar o autocarro do Benfica....

Nós não pensamos nada.. vocês é que gostam de pensar que nós pensamos: como aquela de sermos campeões á 7ª jornada e agora essa de querermos festejar o título no Porto.. não queremos saber disso para nada, e á sétima jornada a única coisa que tinhamos em grande era a fé.

Quanto aos actos de violência, não coloco sobretudos mesmo que tu aches admissível de o fazer.

Quanto ao adepto sportinguista que morreu vitima de um petardo que não foi lançado com o intuito de o matar mas que é igualmente condenável pela irresponsabilidade (quem conduz bêbado não sai á estrada para matar alguém, mas se mata...), acho lamentável que sirva constantemente de contra-argumento: paz á sua alma.

Quanto ao cerne da questão, tu insistes em fazer da avenida dos aliados território dos portistas e não aceitas que os portuenses benfiquistas saiam á rua para esta zona da cidade para festejarem o facto de serem campeões... eu acho esta posição minimalista é a tal história da pulga...

Finalmente, as intenções do Luis Filipe Vieira em ir para a Avenida dos Aliados era porque se pensava que os benfiquistas portuenses e arredores iam todos para lá, mas não foram, por isso a caravana do Benfica foi por onde eles estavam! E chamas a isto hipocrisia... ok cada um..

Se achas que somos muito mas não somos grande coisa, deves achar estranho as últimas declarações do Trap que referiu que em 40 anos de treinador nunca tinha conhecido adeptos como os do Benfica e que este título era para eles.

Cumps.

Re:Compartilhas da visão de um SD

Não percebo. Eu tenho escrito os meus comentários com moderação, ponderei bem as opiniões que escrevi, e sinto-me arrastado por ti, para uma discussão que não quero ter, inclusivé, a cada post que escreves colocas palavras na minha boca que não proferi. O que acho interessante, é que acabaste por me dar razão, e se calhar o que te aconcelho e leres tudo o que escrevi desde o inicio, com calma e sem estares com pedras na mão.

O que acho interessante, é que apesar de ter sido tolerante, ter tido fair play, e sobretudo (palavra proibida contigo já vi) tentar argumentar com estrutura as minhas opiniões, sou imediatamente catalgado como ideologista dos Super Dragões!

Repara bem nos meus posts, vês, como te disse imediatamente justificaste os adeptos do benfica por causa do flare que assasinou o adepto. Fizeste, o que eu disse que qq adepto faria (justificar). Eu não te condeno por isso, isso é normal, tentamos sempre racionalizar aquilo que achamos violento.

Outro ponto, vez, afinal os dirigentes Benfiquistas sempre falaram de que iriam para oa Aliados (tinham essa intenção), nama mais nada menos do que o que eu coloquei no meu post e tu tão veemente criticaste. Afinal tinha razão.

Acho também (no mínimo) curioso, estarmos a discutir se o meu "sobretudo" se adequava ou não à violência. Porra, aos relvas que aqui chegarem leiam isto atentamente : "Todos os actos de violência são de lamentar, sobretudo os injustificados". Esta frase parece-vos assim tão condenável? Digo eu, que devemos lamentar quando alguém usa da violência, no entanto essa violência pode ser justificada (Policias de Choque, etc), mas SOBRETUDO lamentar a violencia que não é justificada (os SD sobre os adeptos benfiquistas). Continua a parecer-te despropositado este meu comentário? É que eu não te consigo explicar melhor do que isto.

Quanto à questão da utilização dos Aliados. Meu Deus, se continuo a colocar aqui mais argumentos (que até acho que estão razoavelmente bem escritos e apoiados por cenários reais que te descrevi), mais vale escrever um livro sobre o assunto! Se continuas a achar que sim, que é tudo normalíssimo, que não há ponta de provocação no facto.. bem não sei mais que te diga! Quando é que percebem DE UMA VEZ POR TODAS que os Portuenses têm uma ligação especial com a sua cidade, por vezes (muitas até) que NADA saudável (como é o caso), mas é a realidade! O Futebol mexe com paixões (senão não estariamos aqui todos entretidos a escrever grades pedaços de literatura futebolistica uns aos outros), e quando falamos de emoçoes as pessoas tornam-se irracionais. Vais fazer o quê? Provocar a situação para provar que "és Portugues, e que tens direitos", ou vais ponderar o facto de puderes ter sarilhos desnecessários.

Responde-me (por favor com muita honestidade). Se os Super Dragões (ou outros quaisquer) fossem para a porta da tua casa (que presumo ser no sul, não sei) festejar afincadamente um título ganho, tu gostarias? Não farias nada nada nada (nem um insulto) para eles. No fundo do teu coração, não ficarias irritado e secalhar até que ofendido. Agora imagina que és um SD (e tens 3 neurónios na cabeça) o que é que achas que eles iriam fazer?).

Eu fico por aqui na minha conversa, pois sinto que já disse o que tinha a dizer. Se não estás de acordo (como é o teu direito), ao menos procura argumentar com justiça face aos meus próprios argumentos, e não digas nada que eu não tenha dito.

Fica Bem,

Melhores Cumprimentos,
Lehon

Re:Compartilhas da visão de um SD

Meu caro, ainda bem que não vamos continuar com a discussão, porque eu também já não estou a ter qualquer prazer com ela.

Não ponho palavras na sua boca, nem o acho um ideologista ou lá o que disse, acho que compartilha da visão dos SD quando clama para os portistas uma cidade que é dos portuenses.

Os benfiquistas sempre festejaram na Avenida dos Aliados, sempre, este ano como passaram 11 anos desde a última vez, a vossa azia é tão grande que não conseguem aceitar estes festejos dos portuenses benfiquistas.

Fique bem.
Cumps.

Re:Compartilhas da visão de um SD

Esqueces-te talvez que em 11 anos foram criadas muitas ligações que provavelmente antes não existiam. 11 anos servem para mudar muita coisa. Já pensaste que durante estes últimos 11 anos quer se queira quer não, a dimensão e simbologia dos festejos Portistas nos aliados cresceu significativamente, que foi um local que cresceu de significado portista com os anos, que entretanto, desde a última vez que adeptos benfiquistas tinham festejado, passou a ser exponencialmente valorizado como "território" pelos portistas, e que estes tais 11 anos coincidem com os anos de maior glória e protagonismo do FCP e consequentemente da intensidade e afinidade dos aliados.
Antes os benfiquistas portuenses festejavam nos aliados: verdade.
É possível em 11 anos "queimar" de tal forma um local que esses mesmos festejos deixem de fazer tanto sentido: é, perfeitamente possível.
O FCP e os seus adeptos "viveram" suficientemente os aliados para ter virado território associado aos mesmos: sim, viveram.

Acho que qualquer pessoa com o mínimo sentido de compreensão e inteligência percebe a lógica sociológica deste meu post, mas caso isso não aconteça, posso perfeitamente arranjar uma metáfora ou um exemplo correspondente imaginário.

Re:Compartilhas da visão de um SD

Nos últimos anos, os Aliados têm sido palco (e não território) da festa portista. Já se tinham desabituado de ver os benfiquistas a gritarem campeões nesse mesmo palco. Eu acredito que custe assistir a outra festa que não a nossa numa cidade que se habituou (como bem referiste neste ponto) a ser dos portistas, tal como me custa assistir aos festejos dos (ainda) poucos portistas que por cá residem quando se dirigem ao Marquês de Pombal. Mas não é por ser no Marquês, é porque não sou eu a fazer a festa.

Cumps.

Re:Compartilhas da visão de um SD

Usei a palavra território entre aspas penso, se não usei, foi erro meu.
A parte de custar ver os outros fazer a festa acho que é tão obvia que nem La Palisse a diria.
O meu post anterior foi bem desenvolvido e explicito, e so nao o compreendes se não quiseres.

Re:Compartilhas da visão de um SD

"O meu post anterior foi bem desenvolvido e explicito, e so nao o compreendes se não quiseres. "

loool

Qualquer teoria sociológica não justifica o facto de se tomar uma zona pública e simbólica de uma cidade como local exclusivo dos festejos de um clube.

Re:Compartilhas da visão de um SD

Ninguém está a justificar actos de violência e de domínio territorial.
Estou sim a explicar sociológicamente aquilo que levou ao sentimento de posse de um local.
Os actos não são justificáveis, a origem sentimental e inconsciente desses actos é que é justificável.

Exemplo: Não é justificável a violação de uma mulher. Mas é justificável e explicável aquilo que afectou o violador.
Ou seja: o acto não é justificável, mas o que leva as pessoas a estarem dispostas a pratica-lo é.