Porto 1987 Vs Porto 2003 | Relvado

Porto 1987 Vs Porto 2003

 

Comparação já se pode fazer?
helder postiga pergunta ainda:
"será que a equipa actual do Porto já pode ser comparada à equipa campeã
europeia, ou essa comparação não se deve fazer, pois a equipa de Mourinho ainda
não ganhou nada ao contrário da de Artur Jorge? E caso a equipa actual vença a
Taça UEFA?"

Pode acontecer o Bi-Penta?
Freetibete pergunta antes: "este
FCP pode estar a lançar as bases para uma nova era de conquista à imagem do
Penta?
Recordo-me que na primeira época do Penta, o FCP estava a praticar um
grande futebol, e foi muito difícil ser derrotado. Se bem me lembro a primeira
derrota também aconteceu no Caldeirão dos Barreiros.
Mas temos um FCP renovado, será que é um Porto para grandes conquistas no
futuro? Ou correm o risco dos melhores jogadores serem pescados para o
estrangeiro e diminuir o valor da equipa?
Temos um Porto ao nível da equipa que iniciou a conquista do Penta? Poderá o
sonho ser repetido?"

Por fim VivaFCP frisa: "o elo mais
forte deste campeonato é o Porto. A
determinação com que entra em campo não é vulgar em equipas portuguesas, esta
raça, vontade de vencer, e classe a jogar futebol... O orgulho nacional é ver
esta equipa a jogar..."

FC Porto:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Saudades...

Em Maio de 1987, no lindissimo e lotado estádio do Prater, em Viena, Àustria, o pequeno, pequenissimo FCP defrontava o todo-poderoso Bayern Munique. A única dúvida era, segundo a comunicação social europeia, qual a diferença de golos com que os gigantes alemãos iriam vergar os abnegados lusos...

Mlynarzick, J.Pinto, Inácio, Eduardo Luis, Celso, Quim, André, Jaime Magalhães, Sousa, Madjer e Futre... e do banco sairam Frasco e... o pequeno grande Juary. Ao lado de Artur Jorge ficaram Festas, Casagrande e... o saudoso Zé Beto (ele que correu ao lado de J.Pinto com uma pequena taça na mão e um sorriso de criança ao longo do tapete verde do Prater aquando da volta da consagração).

São estes os nomes dos heróis (permitam-me que acrescente Gomes, Lima Pereira e Jaime Pacheco) que escreveram a grande página da história do FCP...

Não vou entrar em comparações... mas de resultados vive o futebol... e a equipa dos nossos dias ainda nao colocou nenhum grande trofeú na noss vitrina... vai colocar... mas até lá...

Saudações desportivas

1987

o FC Porto desse ano era uma grande equipa: futebol e arte, paixão e sonho...

(grande jogo, o do Prater...)

Esta equipa tem

em comum com a de 87 o facto de estar muito bem encaminhada para ganhar em todas as frentes.

Tem como grande diferença o facto de ainda não ter ganho nada.

Logo ainda é muito cedo para fazer comparaçãoes é preciso preparar minunciosamente a eliminatória contra o Pana que é uma grande equipa Europeia e ainda o ano passado ficou á nossa frente na 2ª Fase de Grupos e se Qualificou para os Quartos de Final conjuntamente com o Real Madrid.

Se a equipa vencer as três frentes este ano e a Supertaça Cândido Oliveira e Europeia aí sim será justo comparar as duas equipas s não apenas será a que ou uma das que mais se aproximou do valor da equipa de 87.

Saudações a Todos

Objectividade

Não se podem comparar equipas, pois o seu contexto temporal não é quantificável. A equipa de 87 surgiu com uma filosofia de jogo diferente desta e a supermacia que alcançou na Europa proporciona-lhe argumentos suficientes para permanecer intocável.
      Atenção a quem pensa no ressurgimento duma dinastia. Lembro que o Porto perdeu os últimos campeonatos porqu a vontade de vencer tinha dado lugar à sobranceria de declarações como as de Jorge Costa (as famosas faixas).
      O mérito desta equipa é inquestionável, mas a verdade é que, estando resolvida a questão do campeonato, o resto ainda está por decidir. Enveredar pela imaginação da supermacia pode trazer custos elevados.
      Quanto ao facto de se referir o Porto como demasiado forte para esta Liga, julgo inceramente ser completamente despropositado. A competição desportiva não costuma compadecer-se com este tipo de imaginações...

Re:Objectividade

"Quanto ao facto de se referir o Porto como demasiado forte para esta Liga, julgo inceramente ser completamente despropositado."

Sim, é despropositado afirmar-se que o Porto é demasiado forte para esta Liga.
Mas o artigo não refere que o Porto é demasiado forte para esta Liga.
Simplesmente, há uma pergunta.

Sessão de pergunta/resposta

Não vou fazer comparações com a equipa de 87, porque sinceramente mal me lembro dela. Era muito novo, e só me lembro mesmo do calacanhar de Madjer.

Quanto ao resto...

"poderá o actual FCP vencer uma prova europeia?"

Pode. Tem equipa para isso e o que tem jogado permite acreditar que sim.
 
"não vos parece que o Porto é forte demais para a nossa Superliga?"

Não. Tal como não achei nos últimos três anos que o FC Porto era fraco demais para o nosso campeonato. :)

"este FCP pode estar a lançar as bases para uma nova era de conquista à imagem do Penta?

O FC Porto construiu uma excelente equipa, recheada de jovens valores. Mas não joga sozinha, e ao contrário dos anos do penta, os pricipais rivais já não estão tão fragilizados.

” ...correm o risco dos melhores jogadores serem pescados para o estrangeiro e diminuir o valor da equipa?”

Todos os clubes portugueses vão estar sempre sujeitos à venda dos melhores jogadores. E ainda por cima já se viu que as receitas da Liga dos Campeões não são salvadoras. O FC Porto sempre vendeu os seus melhores jogadores, mas sempre conseguiu apresentar uma equipa competitiva no campeonato. O segredo vai estar nas contratações.

”O orgulho nacional é ver esta equipa a jogar..."

Orgulho? Gosto de ver bom futebol, mas porra...não sou adepto do FC Porto! :) Espero que ganhem a Taça UEFA, e cá estarei para vos dar os parabéns pelo campeonato, pois é mais que merecido.

Na realidade...

Na realidade parecem-me comparáveis, um excelente treinador um futebol moderno e tem todas as hipóteses de conquistar todos os troféus em disputa.
Talvez até esta equipa me pareça melhor pois tem jogadores mais jovens com uma grande margem de progressão, é bem possível que nos vá dar imensas alegrias.

Parece-me...

...que, antes de comparararmos as equipas, temos que olhar a situação do futebol em 1987 e agora 16 anos depois...A indústria do futebol mudou muito nestes últimos tempos...A partir daí, passou-se a uma «ditadura» do futebol espanhol, italiano e inglês ( relembro que em 1987 os ingleses estavam interditos na Uefa)e a uma entrada em força do «Capitalismo Selvagem» na indústria do futebol...ah, isto para não falar das «Al-Beighas» que existem por essa Europa fora...
Parece-me que este Porto, como equipa, é mais consistente, mais pressionante, mais inteligente.O de 87 era «poesia e movimento» e tinha um génio das «Arábias» chamado Rabah Madger...um «supersónico» Futre...e um grande carregador de piano chamado «Senhor António André»!
Hoje, temos um Deco, misto Madger, André, um Helder Postiga bem mais novo que o «Bibota Al-Beigha Gomes», um César Peixoto «à la Futre», mas a competição é muito mais forte e Portugal é um país muito pequenino, onde existe uma «mentalidade» ainda mais pequenina e uma imprensa terrivelmente tendenciosa, que têm ajudado a destruir o futebol...
Se o F.C.do Porto vencer a Taça Uefa, de certeza que vai ser uma tarefa «Hercúlea»...
Ah...como eu adorava ver essa «Imprensa Universal» engolir esta «Manada de elefantes»...

Qual a melhor equipa? É dificil, mas...

É sempre muto complicado fazer comparações entre jogadores ou equipas que jogaram em epocas diferentes, mas vou tentar até porque esta equipa do F.C.Porto que no dia 27 de Maio de 1987 brilhantemente conquistou a taça dos campeões europeus, e mais tarde ganhou a taça Intercontinental (foi a unica equipa portuguesa a ganhar esta taça), seguida da Supertaça Europeia ao famoso Ajax, que tinha ganho a taça das taças, ainda está bem viva na memória de muitos de nós.

Começando pelos guarda-redes, na baliza estava o polaco Mlynarzic (será que se escreve desta maneira?) que foi quanto a mim, um dos melhores guarda-redes que o Porto já teve, mas a equipa actual tem o Vitor Baia que é sem duvida nenhuma um monstro entre as redes, e o tempo em que esteve afastado da baliza do Porto, se tornou numa espécie de fantasma para os outros guarda-redes que nunca o fizeram esquecer.

A defesa em 87, era constituida pelo grande capitão João Pinto (ainda me lembro da corrida que ele deu com a taça para tentar fugir dos colegas que a queriam tocar) Inácio, o brasileiro Geraldão e o tosco Lima Pereira. Nessa equipa jogavam tambem o Bandeirinha (lembro-me dele ter marcado um golo numa noite nevoeiro, penso que foi na Escócia, em que só soube que tinha sido golo, quando vi os jogadores a abraçarem-se) e Eduardo Luis.
Francamente penso que a defesa actual é muito melhor! Neste momento o Porto tem quatro centrais de grande categoria, e os laterais foram das melhores contratações da equipa nesta epoca.

O meio campo, tinha os pequenos Rui Barros e Frasco (quem não se lembra das fintas do Frasco?) o pontapé canhão Sousa (foi ele que marcou em Bâle o golo à Juventus na final da taça das taças), e o "carregador de piano" André.
O Porto desta epoca tem o Maniche, o Costinha bem ao estilo do André, tem ainda o Tiago...penso que o meio campo de 87, era capaz de ser melhor...mas como disse anteriormente é sempre dificil de ajuizar jogadores de epocas diferentes.

O craque da equipa na altura era o argelino Madjer!
Quem não se lembra do golo de calcanhar de Madjer? Sem querer entrar em clubites, penso que este golo terá sido o mais bonito da história da taça, agora liga dos campeões.
No entanto esta equipa tem o portugues Deco! Daqui a uns anos vamos ter tantas saudades do Deco, como temos neste momento do Madjer!
A estes dois jogadores dou um empate.

No ataque tinhamos o Jaime Magalhães, o espectacular Futre, o Bi-Bota Fernando Gomes, o pequeno Juary que quando entrava costumava marcar, como o faz agora Jankauskas.
Agora temos o Derley, o Capucho, o Cesar peixoto, o agora goleador Marco ferreira, o atrás citado Jankauskas, e o espectacular Helder Postiga.
Deixo à vossa escolha o melhor ataque, pois francamente não consigo saber qual deles é o melhor.

Como equipa, penso que a actual será mais compacta, e terá mais opções.

PS- Como devem compreender, misturei um pouco os jogadores pois não podem jogar todos ao mesmo tempo. Foi apenas uma maneira de tentar render homenágem a todos.
PS 2- Quase de certeza que me esqueci de alguns, pois já começo a ter a cabeça um pouco a andar à roda. ehehehe

Um abraço

Re:Qual a melhor equipa? É dificil, mas...

Creio que cometeste um lapso temporal... em 87 a defesa do FCP era constituida por Lima Pereira, Celso e Eduardo Luis...

De qualquer forma os meus parabens pelo artigo... um exemplo de como é conseguimos ser portistas e... desportistas!

Saudações desportivas

Re:Qual a melhor equipa? É dificil, mas...

Caro Enigma

Realmente esqueci-me do Celso e do Quim.
Quantos aos outros...eu não me expliquei bem no meu comentário, pois como eu disse ao pois, tentei meter os jogadores que ganharam as três taças todos juntos.

Confesso que terá sido uma má ideia, mas o problema é que quando falamos da equipa de 87, temos a ideia que essa equipa venceu as três provas o que não aconteceu.
As três provas foram ganhas, digamos...por duas equipas.

Já agora deixo a equipa vencedora da taça dos campeões:
Mlynarzyck, João Pinto, Eduardo Luis, Celso e Inácio, Jaime Magalhães, André Sousa e Quim, Futre e madjer.
Ao intervalo entrou o Juary para o lugar do Quim e o Frasco para o lugar do Inácio.

Um abraço

2 equipas em 1987..

Uma ganhou a Taça dos Campeões Europeus, outra na época seguinte ganhou a Supertaça Europeia, foi campeã do mundo de clubes, e foi campeã nacional..(coisa que a campeã europeia não tinha conseguido, na época transacta)

A equipa de 87 que referes é uma "mistura" das 2, onde entraram e sairam jogadores..

Re:2 equipas em 1987..

Exacto caro pois

Ainda pensei não meter as duas no mesmo saco, mas achei interessante fazer esta mistura pois como digo quiz homenagear os jogadores que ganharam as três competições.

Mas tambem se reparares bem a mistura até nem é assim tão grande, pois a diferença é de apenas um ano, e a maior parte deles jogaram (pelo menos pertenciam ao plantel) as três competições.

Um abraço

Re:Qual a melhor equipa? É dificil, mas...

Vitor Baia que é sem duvida nenhuma um monstro entre as redes, e o tempo em que esteve afastado da baliza do Porto, se tornou numa espécie de fantasma para os outros guarda-redes que nunca o fizeram esquecer

hmmm eu posso acrecentar (nao sei se é assim que se escreve :P), e dizer que nem este Baía fez esquecer o Baía que tinhamos antes de ele ir para o Barcelona. Este infelizmente também faz parte de estes "fantasmas".

em relacao ao resto do teu comentario, mereceste este +1 Interessante.
Acho sim que esta defesa é melhor que a de 1987. Mas nao penso é melhor que aquela, onde tinhamos o Vitor Baía em grande, o capitao Joao Pinto, o Fernando Couto, o Aloisio e jà nao me lembro do lateral esquerdo. Esta defesa que tinhamos era para mim ainda melhor que a actual. É dificil mas acho que foi.
O meio campo...nao sei. Maniche/Costinha, sinceramente nao sei. O problema é que nao temos "ainda" grandes alternativas a estes dos jogadores, oque faz com que numa época inteira este meio campo fica fragilisado. Nao acho que tivemos esse problema em 1987.

Agora no ataque, sorry mas nao acho que este atque é melhor que aquele que tinhamos. Sim o Helder Postiga é bom jogador. Mas ele vai ser um grande ponta de lança. Neste momento ainda nao se pode dizer que ele esta completo. Mas sem duvida nenhuma que dentro de +/- 2 anos, teremos um bem melhor ataque que em 1987.
 
PS: recebeste os meus mails?

Abraço

padrinho

Re:Qual a melhor equipa? É dificil, mas...

Caro padrinho

Recebi mas o primeiro sem querer apaguei-o e o segundo não tem a hora.

Resolvam o que tiverem que resolver que por mim não há problema...eu estou de acordo com tudo o que decidirem.

Um abraço

Re:Qual a melhor equipa? É dificil, mas...Parte 2

Embora pense que a equipa actual é "mais equipa" do que a de 87, não podemos fazer qualquer tipo de comparações entre uma e outra, pois a actual ainda não ganhou nada, enquanto que a outra ganhou a taça dos Campeões ao Bayern, a Taça Intercontinental aos Uruguaios do Penarol e a Supertaça Europeia ao Ajax!

Conclusão: Enquanto uma ganhou tudo, a outra ainda não ganhou nada!

Vamos esperar e caso a equipa comandada por José Mourinho consiga o dificil feito de vencer a Taça UEFA, pode ser que tenhamos o direito de começar a comparar uma e outra.

Um abraço

Posso estar a dizer uma alarvidade

e mesmo que não seja, não pretende responder directamente ao que disseste sobre uma que ganhou e outra que não ganhou...mas aqui vai :)

No ano em que fomos campeões europeus, acho que não o fomos no campeonato nacional.

Assim, podemos dizer que o Porto de 87 não foi campeão nacional enquanto que o de 2003 sê-lo-á :))

Um abraço e corrige-me lá se estiver errado :)

* PLO *

Re:Posso estar a dizer uma alarvidade

Exacto caro PLO

Penso que fomos campeões apenas na epoca seguinte.

Lembro-me até do Porto antes da final ir ao Algarve (Portimão ou Faro?) e ter feito um jogo péssimo, o que me tornou ainda mais péssimista do que já estava.

Geralmente sou sempre optimista no campeonato portugues e sempre muito péssimista nas taças europeias. eheheh

Foi só com a entrada do Juary que comecei a ganhar mais confiança.

Um abraço

Melhor este ano...

O Porto está melhor este ano.

Em 1987 nem foi campeão nacional, este ano para lá caminha...

A taça está mais fácil e a Uefa também mais acessível.

Mas ainda nada foi ganho.

Uma equipa sempre em alta é um conto de fadas.

Desportivamente, tal como na economia, há ciclos de alta e ciclos de quebra.

A quebra do Porto espero que apenas apareça na próxima pré-época.

Até lá, a fé mantem-se...

"Allez Porto allez!"

killas

Calma

Que este Porto é potente, não podem haver dúvidas.
Prefiro ir com calma e serenidade até ao final, e depois sim, festejar exaustivamente.
Em 87, tinha 12 anos. Não me lembro, mas agora sim, estou a viver o prazer de ser adepto de uma equipa, que quando entra em campo, já sei que irá dar espectaculo. É estonteante!
No meu ponto de vista, esta próxima eliminatória da taça UEFA é que irá ditar todo o sucesso além fronteiras deste Porto.

Mourinho

Penso que a equipa deste ano em termos de valores individuais não é tão forte, mas o colectivo (e é isso que interessa) é algo que se calhar nunca foi visto em Portugal. Infelizmente como Benfiquista acredito que enquanto Pinto da Costa e Mourinho estiverem no FCP, os campeonatos e as taças estão mais que atribuídos, a única questão será se o Porto irá conseguir conquistar a Liga dos Campeões... e a jogar como anda, não vejo porque tal não poderá acontecer. Não tenho grandes dúvidas em afirmar que o segredo desta força imensa do FCP passa pela contratação de José Mourinho, que o presidente do meu Benfica tão estupidamente despediu. Agora o Camacho já disse que só fica no SLB se o clube for à Liga dos Campeões, mas esse já não é arrogante nem chantagista. Acho que os portistas devem estar muito gratos ao Sr. Manuel Vilarinho, pois se não tem sido pela sua imbecilidade hoje em dia o Mourinho estaria no Benfica e o FCP seria treinado provavelmente por um Artur Jorge ou António Oliveira. Mas isso são águas passadas, a pergunta que se coloca agora é "pode o FCP conquistar a Liga dos Campeões?"

Re:Mourinho

São decisões que se tomam e que mais tarde podem nos ser atiradas à cara... Creio que ele (Vilarinho) deve ter agido de consciência, sem a janela aberta do que seria o futuro... Ele achou por bem que o clube estaria sempre acima de qualquer homem... Nós agradecemos, mas creio não ser justo culpar o Vilarinho... Reconheço-te muito valor nas tuas mensagens... Mas ganhaste mais um pouco da minha consideração ao pores o dedo na ferida em relação ao Camacho... Mas, segurai o Camacho... à arrogantes que se dão bem :-)

Cumprimentos
HaRt

Re:Mourinho

Mas aí é que está... não posso concordar que o Vilarinho tenha despedido o Mourinho por achar que ele era arrogante, que o clube tem de estar acima do homem, etc... Despediu-o porque queria lá pôr à força toda o seu amigo Toni, que já tinha avisado que era o seu treinador. A prova disso é que o Camacho já disse coisas que seriam impensáveis ao próprio Mourinho, mas não lhe acontece nada.