Política de contratações azul e branca | Relvado

Política de contratações azul e branca

 

Observando o que aconteceu nos últimos anos constatamos que jogadores como Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Pepe, Anderson, Bosingwa e provavelmente Ricardo Quaresma, foram (serão no caso do Harry Potter) vendidos por preços muitíssimo interessantes. Se pensarmos nas excelentes receitas que o FCP também obtém com a Liga dos Campeões, patrocínios e bilheteiras, verificamos que financeiramente o tri-campeão nacional não tem grandes problemas.No entanto, o FCP tem ligação contratual com um enormíssimo número de jogadores aos quais paga bons salários, e ao invés de reaproveitar essa massa humana prefere época após época contratar novos jogadores e "esquecer" os seus que vão rodando em outros clubes, em Portugal e no estrangeiro.Olhando à presente época, eu, como portista, esperaria a contratação de um defesa-direito, um médio-centro e um médio-ala, para colmatar as saídas conhecidas. Acharia também lógico fazer regressar jogadores como Ibson (o melhor médio do "Brasileirão"), Pitbull (uma das estrelas do futebol nacional), Rentería (brilhou em França), Paulo Machado, etc.Pelo contrário esses jogadores que nos poderiam ser úteis ficaram novamente de fora das contas. Dispensamos Adriano, João Paulo e Cech, por exemplo, e já contratamos 6 jogadores, sendo que nos próximos dias/semanas espera-se a chegada de mais 2 ou 3.Financeira e desportivamente, e perante o actual cenário, nem sempre me parece que as opções tomadas pela SAD portista sejam as mais lógicas em função da relação preço-qualidade dos jogadores que chegam e que partem do Dragão.E vocês que pensam sobre isso?Zefil

FC Porto:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Uma política com erros mas....

A política de contratações do Porto tem-se revelado bastante positiva mas não isenta de erros, alguns dos quais de bastante gravidade! É evidente que é muito superior à dos seus rivais da capital mas ainda assim não deixa de poder ser melhorada! Se as vendas têm sido boas e feitas em momentos bem escolhidos, as compras nem sempre são feitas com os mesmos critérios, mas pior que isso é o não aproveitamento de alguns bons futebolistas feitos em casa e no desaproveitamento de alguns excelentes emprestados que não são valorizados adequadamente! Claro que uma boa política de compras e vendas depende muito de um bom treinador, com capacidade de escolher bem e de indicar bem os reforços que pretende, e isso obviamente o Porto não tem tido com Jesualdo, mas também da vontade de alguns dirigentes de fazerem negócios muitas vezes pouco claros! Será que alguém em seu perfeito juízo pode compreender que Ibson ou Cláudio Pitbull não sejam aproveitados? Ou que nenhum dos atletas a rodar noutros clubes mnereça uma aposta consistente? Ou, pior ainda, que se vá renovar (!!!) o contrato dum defesa medícore como Leandro para o emprestar de novo a seguir? Creio que o Porto deveria ter mais critério nos jogadores que tem emprestados de forma a reduzir a massa salarial que tem de dispender e, ao mesmo tempo, ter um maior aproveitamento dos seus investimentos!

Melhor politica possivel

O plantel é extremamente forte e para entrar nele não é nada fácil. Mesmo com boas épocas noutros clubes não é liquido que os jogadores consigam o lugar. Mas se lutarem por isso, se aguentarem a competitividade e mostrarem algo mais conseguem voltar e ter oportunidades (o ano passado passou-se isso com Helder Barbosa). Quanto às contratações falhadas, essas acontecem em todos os clubes e muitas vezes não passam de um ano de adaptação complicado para o jogador. Daí o emprestimo volta a ser útil porque pode relançar a carreira do jogador, tal como aconteceu a Tarik.

O FCP Vende muito bem ...

o que dá para fazer muitos disparates , mas também grandes aquisições , como a diferenca entre o que vende e que compra é grande tem uma grande margem de manobra. Agora o que não devia ser permitido é um clube emprestar a concorrentes directos que jogam na mesma divisão jogadores no nr que o FCP faz. 4 á academica , 4 ao setubal , etc , etc e a verdade desportiva fica no minimo blesquida

Re: O FCP Vende muito bem ...

Blesquida???

lol

Eu blesquo, tu blesquAS, ele blesqua!!

A política de contratação do Porto...

...é a que mais frutos tem dado. É infalível ? Não. É a melhor do mundo ? Não. Mas mesmo assim, está a anos-luz à frente dos seus rivais. Há uma frase feita que TODOS os adversários gostam de utilizar, "o Porto tem muitos jogadores emprestados" !! Ficariam surpreendidos se dessem uma vista de olhos aos jogadores com contrato com o Benfica e o Sporting e veriam que a diferença para ao FCP não é assim tanta.... Depois dessa frase feita, há as más-línguas..... mas isso são outras estórias e são normalmente de gente que não têm mais nada que fazer.

Compras a retalho

Falam que o Balboa é caro mas o romeno com nome de sapo nao foi nada barato. 5 milhoes (2,5 por metade do passe) mais um jogador é puxadote. Upa-upa..

Re: Compras a retalho

Lembro-me que na altura Seitaridis também o foi mas que compensou largamente aquando da sua venda. A qualidade paga-se...

Re: Compras a retalho

O seitaridis foi um excelente negócio por sinal...Contratamos o jogador antes do europeu, por 2 milhoes de euros! Mais tarde viria a ser campeao europeu e uma das figuras da Grécia! Já com contrato assinado pelo Porto lembro-me que o Real Madrid quis desviá-lo! Saiu na época seguinte por 10 milhoes.. O Porto começa a tornar-se na Europa um caso sério de rentabilização desportiva e económica de jogadores!A continuar assim prevejo um grande futuro! E recentes contratações comprovam isso..Clubes vendedores mantem uma parte do passe do seu ex-jogador..Assim torna-se mais fácil ao Porto negociar bons jogadores a preços "acessiveis" e permite aos clubes vendedores poderem lucrar com a rentabilização que o Porto obtem dos seus jogadores..

Re: Compras a retalho

Exactamente. Não fossem os negócios "caros" de partes de passes não estariam Lizandro e Lucho no plantel. E sinceramente, alguém acha caro os 5 milhões que custou Lizandro? Se Rodriguez render e tiver tanto sucesso como Quaresma, não vale os 7 milhões? Desde que seja bem investido.. E aliás, eu sempre defendi a ideia que não é o valor das transferências que desiquilibra as contas do clube (se não forem valores exagerados), mas sim os ordenados que "silenciosamente" arruinam as finanças.

Jesualdices...

Eu nao tenho nada contra contratar melhores jogadores. Mas com este treinador estamos tramados! Vamos ver o mesmo onze inicial em cerca de 95% dos jogos. Rotaçao? Naqueles lados so serve para os jogos da taça e quando se é já campeao. Coisa que em outros campeonatos, ou simplesmente com bons treinadores, é perfeitamente normal fazer a rotaçao do plantel. É que a época é longa, muito longa para quem quer jogar em todas as frentes! Quantos jogos nao jogou o Ronaldo na época passada? Vi varios jogos (importantes até) da ultima época em que o Ronaldo nao alinhou no onze inicla. Em Portugal, este jogador seria simplesmente obrigado a jogar 100% dos jogos (escravadura talvez? :P) Este Porto nao teve um banco de luxo desde que saiu o Mourinho. Que saudades! Nao acham normal ter um Ibson, Pitbull, Adriano ou Rentaria, Paulo Machado, Bruno Gama e outros a suplentes? Quem sao os suplentes que o Jesualdo escolheu? Kaz? Bolatti? Vai uma aposta que estes nem 6 jogos completos fazem este ano? padrinho

Re: Jesualdices...

Pitbull é camparavel ao Matheus que está agora no Braga. Ibson ao contrário do que se diz, teve muitas oportunidades, e é o culpado pela a eliminação da taça frente ao atlético. Bruno Gama? Poupa-me lá por ser portugês na quer dizer que tenha que ficar, no FCP. Paulo Machado é muito melhor ir pó St. éttiene(?) do que ficar no FCP e tem um senão é muito baixo, ou pouco alto. Adriano e Renteria, talvez e sublinho, talvez, podiam dar jeito ao FCP, mas têm a concorrência de Farias e Licha! por isso na sei que Jesualdices são essas. Basta olhar pá época 2005-2006 ou 2006-2007, já na me recordo, onde no SCP reinava a rotação e viu-se os resultados. Jesualdo é competente deixem o prof trabalhar e na critiquem só por crtiticar!

è a melhor politica!

Eu compreendo a questão do emprestados, e considero uma boa estratégia. Isto de utilizar jogadores para baixar preços dos outros é uma boa estratégia, além de que se mantém um grande espirito entre os clubes que recebem os jogadores e o FCP. Em relação às vendas, normalmente os jogadores são vendidos nos momentos certos. Bosingwa tem 25 anos e tá no seu pico de forma, 20milhões por DD é muito dinheiro. Se reparam na seleção a defesa, sem contar com o GR, valia 100milhões de €€ que pa uma defesa, acho qué muito... Contratações, são muito subjectivas. Tomás Costa entrou no equipa ideal do torneio Clausura, Rodriguez era o melhor do SLB a par de Rui Costa, Rolande Jovem de grande futuro, Benitez, Guarín e Sapunaru, talvez as grandes incógnitas devido a virem de equipas, menos conceituadas, mas parec-me que até agora tem sido tudo feito de maneira acertada, faltando só um PL pa fechar o plantel E que tal Ronaldo, o fenómeno, no FCP? na me parecia nada má ideia... cumps

tambei pensei nessa do ronaldo...

vir para o Porto mas confesso que não conheço nem sei se ha grandes discotecas na margem do douro...

Re: è a melhor politica!

Ronaldo não mas parece que cheira a grande estrela a caminho do F.C.Porto..

Se

A rotação fosse muito rápida e repentina.o FCP seria somente , um local para rumar a outros destinos, e fazer encaixe de dinheiro. Felizmente, não é assim, o que diz da boa política e gestão de activos, bem como a certeira e inteligente escolha. Não é à toa, que está este FCP , no patamar em que está. Cumps.

Dizem que os jogadores emprestados...

servem muito bem o clube! Melhor do que se jogassem na equipa do Porto... Mas isso é o que dizem as más-línguas!

Ai..., segurem este comentário senão...

vão umas dezenas de posts pró lixo... LOL Vá lá, dêem um pontito...

Quando os emprestam ao Sporting...

...de que maneira é que vocês baixam as calças?...

Em França, na Roménia e no Brasil servem de car***

Realmente o Ibson no Flamengo, o Paulo Machado no St.Etiene, Pitbull na Roménia e o Renteria, tem uma enorme utilidade aos intereses do FC Porto. Vê lá se o Postiga não será um infiltrado no Sporting que irá marcar uns golitos na própria baliza já na final da Supertaça...

LOL, agora estiveste bem!

Não me tinha lembrado desses "estrangeiros"... Desculpa lá, só falava dos emprestados em território nacional! Abraço

Re: LOL, agora estiveste bem!

Eu percebi a piada... É sinal que a campanha do SGII a favor da conspiração dos jogadores emprestados do FCP que até «são mais importantes que os árbitros e que as pessoas colocadas nas Ligas e Federações" está a dar resultado.. cumps ps - esqueci-me de completar a frase sobre o Renteria que como sabemos esteve a jogar em França. ps2 - muitos dos jogadores que o porto emprestou passaram grande parte da época no banco, p.e., helder barbosa na académica, vieirnha e diogo valente no Leixões, etc.

Pois, eu sei...

Mas como é costume dizer mal dos empréstimos... LOL

Não vás mais longe

Há clubes, que dão jogadores como moeda de troca, sem os mesmos pertencerem ao clube. Vide caso Nelson do Boavista para SLB, e envio de jogador por parte do SLB para o Boavista de pertença do Setubal. O FCP, ainda tem muito que aprender! Quem sabe , SABE..e pior, quem PODE PODE ! Cumps.

Re: Não vás mais longe

?? que eu saiba o Benfica pagou em dinheiro o Nélson, salvo erro foi 1 milhão de euros. Se o Boavista investiu noutro jogador o que é que isso tem de mal?

Re: Não vás mais longe

Vide caso Nelson do Boavista para SLB, e envio de jogador por parte do SLB para o Boavista de pertença do Setubal. Quem, quando e onde?

Re: Não vás mais longe

O jogador em causa é o Rui Duarte e não veio do Setúbal veio do Estoril...o tal clube do Veiga.

Re: Não vás mais longe

E com que fundamento é que se liga essa transferência ao Benfica e ao negócio do Nélson? Só porque o Veiga era dirigente do Estoril na altura ou existe mais alguma razão para desconfiar?

Re: Não vás mais longe

Só porque o Veiga era dirigente do Estoril na altura ups... então o veiga sempre era dirigente do Estoril?

Aliás...

Ele não era dirigente! Era dono de uma participação da sociedade, o que é bem diferente.