Paulo Assunção, o herói discreto | Relvado

Paulo Assunção, o herói discreto

 

Sartor diz: "Paulo Assunção, dispensado
no ano passado pelo FC Porto, assume-se este ano como uma pedra fundamental no
11 portista. Na sua forma simples de jogar, cortando espaços e limpando as
jogadas de ataque adversárias, tem sido um pêndulo da equipa de Co Adriaanse.
Com classe e discrição, tem sido seguramente dos mais regulares na equipa do
Porto. Afinal Paulo Assunção sempre foi uma aposta ganha pelo FCP? Quanto a
mim, como portista, a resposta é clara: sim, sem dúvida alguma! Que têm os
relvas a dizer deste jogador muitas vezes esquecido pelos média?"

FC Porto:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Curiosidade

A época passada não foi a primeira vez que P.Assunção foi dispensado pelo FCPorto.

Já na época 00/01, o médio esteve ao serviço do Porto B, tendo efectuado 36 jogos e marcado 4 golos, sendo depois dispensado para o Palmeiras (Brasil) onde esteve 2 anos antes de regressar pela mão de José Peseiro, então no Nacional da Madeira, sendo um dos pilares da equipa que alcançou o 4º lugar na época 03/04.

Novamente chamado pelo FCPorto no ano seguinte, viu-se em terras gregas ao dispôr de Fernando Santos no AEK, onde teve uma excelente prestação, sendo admirado pelos adeptos.

Agora no FCPorto, tem todas as condições para ser titular indiscutível, primando pela discrição e por ser elo fundamental entre a defesa e o ataque.

Esquecimento...é a todos!!!!

Com esses jogadores da posição 6...é quase sempre assim... são sempre os menos falados..ou pelo menos para se começar a falar deles...demora mais tempo!!!
Mas no Porto até nem é bem assim...Raul meireles...falaram tão bem dele...depois Ibson...era tão bom..agora é o Paulo Assunção...será que à terceira é que é!!! O resultado até foi sempre bom...mas o Adrianse...não gosta de manter...gosta de mudar!!! Assim...adivinhem o que vai acontecer....!!!????

De Paulo A., face ao último jogo

No estádio "Pantanal", foi um gigante heroi.Deixou a pele e tudo o que tinha, estava em todo o lado.

Off topic - Forum do M.U.

http://www.redcafe.net/showthread.php?t=97311 Li isto e meteu-me nojo como bom portugues que sou,chega a roçar a xenofobia e o racismo.

gostei desta

"mexicans and they are even dirtier than the fecking portuguese"

http://www.redcafe.net/showthread.php?t=97311

Re:Off topic - Forum do M.U.

lolada, cada um pior que o outro e ainda dizem que o relvado é mau.
Comparado com esse blog ou lá o que é o relvado é um paraiso.
Ri-me com esta pérola entre muitas:
"I hope Essien "Hamann" tackles all their players and then twists his leg."

Re:Off topic - Forum do M.U.

Também li...Só confirma aquilo que penso do povo Inglês.
Feios, porcos e maus...

este co adrianse lichou-me na liga record

tão esperanssado que eu estava em poder ganhar esta edicão da liga record pela minha primeira partissipassão, e nã é que esta tulipa estragou-me a festa.
que burro eu fui em colocar no meu plantel jogadores de quem ele disia maravilhas como o ricardo costa, sankukai, raul meireles e postiga, e se juntarmos a isso a confianssa que eu depositei nos restantes 19 jogadores do meu pobre vitória, tou mal, muito mal.

Totalmente de acordo

com Xerxes. Paulo Assunção é um jogador total e o ano que passou (salvo erro) no AEK fez-lhe muito bem. Como penso que Sad entrou ha alguns tempos numa de "compra e vende" torna-se claro que o seu valor era baixo pois era um jogador desconhecido e por isso foi emprestado. Mas quanto a mim o seu valor é inquestionavel.

Como parece que Adriaanse se deixou de romantismos e começou a fazer jogar os melhores e tentar por um lado segurar o meio-campo e por outro arranjar um carregador de piano para fazer o trabalho que as vedetas nem sempre querem fazer, a titularidade de Paulo Assunção é indiscutivel e desejo ao rapaz que consolide o seu futebol porque ele pode vir a ser o verdadeiro patrão da equipa.

Felicidades Paulo Assunção

Um craque na

Paulo Assunção demorou a assumir um lugar no 11 do Porto, demorou mas conseguiu. Depois de um início de época em que Adriaanse apostou em Raúl Meireles e posteriormente em Ibson, muitos pensaram e manifestaram a sua admiração por não ser dada uma opurtunidade a Assunção. Adriaanse demorou mas deu, e Assunção aproveitou.

Apesar da sua baixa estatura (1,73m/72kg segundo o site do FC Porto), Assunção assim que veste o fato-macaco agiganta-se. Com grande parte do protagonismo atribuido a Lucho Gonzalez no meio campo do Porto, Assunção faz lembrar um relógio suíço: Tic-tac, tic-tac, tic-tac, sempre certinho.

A caminho dos 26 anos (25-01-1980) parece que já atingiu uma maturidade muito mais comum aos 27/28. Não faz esquecer o Costinha que tantas glórias teve ao serviço do FC Porto, mas se o Porto tivesse a defesa de há três anos atrás...

Off- do fundo do coração: OBRIGADO BENFICA!

Atrasado, é o que dá nao ter net em casa à semana. Vida de estudante tb tem inconvenientes.
Terça, dia 6 de Dezembro de 2005, tomei a solene e irrevogável decisão de cortar com o futebol. Definitivo. Eu e dois amigos portistas passámos a noite e madrugada de Terça a dissecar o fenómeno mais boçal da actualidade, a sua incompletude material, a maldição de transformar Homens em selvagens. Um retrocesso na Civilização. Uma de-evolução da espécie e um pontapé contra o optimismo dos que acham que o progresso intelectual é imparável. De volta os instintos básicos. Retorna a ausência da razão. Regressa a violência gratuita, as manhas e artimanhas, cartão vermelho à ética, eis a deslealdade primária e a lei do mais forte...ou do mais falso. As necessidades individuais, reduzidas a comer, dormir, foder e...ver futebol( as duas últimas podem até ser incompatíveis, dependendo da compreensão da companheira).

Antigamente exaltavam-se os responsáveis por avanços cientificos, pedestal para artes elevadas: poetas, pintores, escultores, arquitectos, cientistas etc, eram os justos heróis da Civilização. Hoje em dia, quem recebe odes e aclamações? Futebolistas... seres que muitas vezes nem soletrar o próprio nome conseguem e que pensam que Einstein foi um trinco do Borussia Mochengladbach...
Agora comparem e observem a gravidade do problema. Imaginem uma criança, génio em potência. Imaginem as realizações para a Humanidade que essa criança poderia conseguir, se ao inspirar-se no seu herói dissesse um dia convicto, enquanto desfolhava uma enciclopédia: “Mãe, quero ser intemporal como Da Vinci”. Agora, imaginem a mesmissima criança, nos dias de hoje, enquanto revira páginas de “A Bola”, a zurrar: “ Mãe, quando for grande quero ser como o Petit!” Vocês têm noção do que se está aqui a passar? Do que se está aqui a perder? É o declinio!

E depois qual a piada de ver um jogo? Vocês espremem aquilo no final e o que têm de útil? Nada...impalpável, inconcreto. Nada...Que giro ganhámos...que nojo, perdemos. Isso interessa? Quem perde e quem ganha são aqueles que se riem do adepto que paga, que sofre, que chora, que ri, que atura os velhos no café com radiozito a saberem 5 segundos antes se foi golo ou não, que em caso de derrota, responde a tudo com monossílabos até poder recuperar o humor, com as derrotas do rival a meio da semana europeia. O jogador, dirigente e empresário diz paciência e continua a rir. Pois claro que sim. Chega a casa, e à espera, tem mulherão, tem carrão e está mais rico. O adepto, pobre diabo, chega a casa ainda mais pobre, e à espera tem o estrangolho da mulher que só apetece é espancar e o carro foi apreendido porque mal estacionado.
E a inexplicável e avassaladora paixão pelo clube? Sim, inexplicável. Já pensaram porque é que são deste clube e não do outro? Alguma razão aceitável? Camisolas oferecidas por um tio na infância não conta!
E logo outros defendem o indefensável, confessando que isso é como o Amor e a sua química. Que não se explica, mas se sente. Amor? Acaso vocês apaixonaram-se pelas coxas bigodudas do Chalana? Foi aí o click? Será que vos apetece um jantar à luz das velas com o Mantorras, seguido de rosas, poesia e Mariachis? Qual amor?
Sigamos os adeptos e retalhos de um dia de jogo. Toca o despertador electrónico, levantam-se, tomam pequeno-almoço com a rádio ou a Tv ligada, recebem mensagens nos telemóveis. Respondem. Sentam-se comodamente, veêm um DVD, ligam o computador, navegam na Internet, vão ao Cinema ver a Soraia Chaves e não sei quê do Amaro, passeiam-se nos shoppings...homens modernos rodeados de modernidades. Faltam 2 horas para o jogo. Dá-se a metamorfose regressiva. Caminham para o estádio. Grunhem ditongos em forma de cânticos. Na mão em vez da moca, a bandeira. No pescoço um cachecol substitui a pele de urso. Para acender o fogo, em vez de pedras para raspar, isqueiros que atirarão generosamente a Ricardo para que também ele combata o frio nas noites invernais do Porto(a compaixão é sentimento muito antigo) . Em vez de lanças e flechas, petardos e very-lights. As caçadas fazem-se depois do jogo. Não ao mamute, mas às estações de serviço na autoestrada. Ali está ela, a nu e primitiva: a tribo do futebol. 10000 anos de sedentarismo e Civilização a acabar nisto.

E no fim de contas, quem é que a sociedade identifica como flagelo? O Tabaco! Deviam era inspirar-se nas campanhas Anti e transportá-las para o futebol. Nos painéis de publicidade deviam ler-se frases como: “ver futebol causa obesidade” “ver futebol causa impotência” “ver F. provoca doenças cardíacas”, “Ver o Polga, causa espamos de raiva” ou “se se chama Scolari, não veja mais futebol que lhe aumenta o atraso mental”(esta última prescrição foi seguida à risca).

E o pior é que ninguém escapa à calamidade. É o fenómeno mais abrangente de todos os tempos. Por mais culto, por mais conhecimentos, por mais inteligente, por mais educado que se seja ninguém escapa à pandemia mais democrática de sempre. Em tempos de peste negra, os que podiam, refugiavam-se no campo, longe da doença. Hoje em dia, estejamos no campo, na cidade, em alto mar ou até mesmo no estádio da Luz(qdo há público) ouve-se alguém algures ganir Goloooooooo do Benfica.

Conhecem a historia do cego, do Novo Testamento? O cego começou a ver, quando Jesus, lhe disse para passar lama nos olhos. Eu vi a luz, no dia em que me passou nos olhos um lamaçal da Eslováquia que expôs o futebol, como um esqueleto de um antigo aristocrata cujo caixão dourado foi reaberto.
Facto: a decadência de Roma começou no dia em que lançaram a primeira pedra do Coliseu!

Ontem, acordei já tendo visto a luz. Mal podia abrir os olhos, com uma grande ressaca, mas a luz estava lá. Pensei no tempo(o bem mais precioso da actualidade)que ia ganhar a minha vida, com a minha condição de Homem novo. Ás 19.40, decidi ir dar uma espreitadela ao café(com os tais 2 amigos) apenas para confirmar a minha total e recente indiferença com o flagelo, e quem sabe, conquistar novos seguidores da minha doutrina, como um apóstolo entre pagãos selvagens. Sento-me, começa o jogo do Benfica. Música da Champions e as minhas pulsações normais. Sorrio altivo e pela primeira vez sou observador dos comportamentos ridículos dos outros. As figuras que eu fazia. Alguma nostalgia ao ver como é lindo uma bola a correr em RELVA. Já me tinha esquecido. Mas nada de mais... Golo de Scholes. Nem o coração me bole. Viro-me para o lado e tento uma abordagem a um desconhecido: “porque é que te preocupas?”. Não tive resposta e perdi a coragem dos santos mártires. A reacção ao golo do United. Começo a ver espaços e espaços no meio-campo. O United apresenta Scholes(sem capacidade defensiva e de playmaker)e Smith(penosamente adaptado) numa zona nevrálgica do terreno. É possivel! É possivel! A chave está no meio-campo. Pressionar essa zona, que eles nem conseguirão sair a jogar e entregar bolas em condições ao seu ataque demolidor. Como é possível um campeão europeu recente estar assim em estilhaços, com desiquilibrios gravissimos no plantel a fazer má figura na CL? Caso único, um recente campeão assim não é? Vocês lembram-se de algum? Eu também não...Golo do Geovanni, que como um lagarto preguiçoso ao sol, vai carregando energias sempre para os grandes jogos. Fico chateado comigo mesmo. As pulsações aumentaram ligeiramente, sufoquei um grito na garganta. O Benfica continua com paixão, com desejo, jogo intrincado, grande Nuno Assis, grande Geovanni(desta vez tem que se dar os parabens a Koeman, por ter colocado o soneca naquela posição) e espaços e mais espaços a meio-campo. Golo de quem? Beto??? Não, isto é demais! Golllllllo, já grito, já me levanto, já salto. Se for preciso até canto glorioso SLB com a letra certa. Começa a 2ªparte. Suo, gemo, blasfemo, amaldiçoo. Não recuem cedo demais! Não recuem já! Sofro. Não é o Benfica, é Portugal. Acabou? Abraço-me a desconhecidos. Festa. E principalmente, reconciliação. Aconteceu futebol. Esse desporto imprevisível e irracional que nos faz sentir vivos, na sociedade amorfa do politicamente correcto. Felizmente, a incoerência é a minha melhor qualidade. Obrigado Benfica, do fundo do coração. Amo futebol. Bem, agora vou espantar o urso que entrou na minha caverna...até.

Vale a pena esperar...


...pelos Domingos e feriados para ler os teus comentários.

Cumps

E-s-p-e-c-t-a-c-u-l-a-r

Puta que pariu!

Re:Off- do fundo do coração: OBRIGADO BENFICA!

Dizer que este texto está brilhante só pode ser entendido como um eufemismo. Assim, vale a pena cá vir

Saudações desPortistas

Re:Off- do fundo do coração: OBRIGADO BENFICA!

Mto obrigado FCP-Lx
Cumps

resto do comentario de gloria ao benfica

m vez de lanças e flechas, petardos e very-lights. As caçadas fazem-se depois do jogo. Não ao mamute, mas às estações de serviço na autoestrada. Ali está ela, a nu e primitiva: a tribo do futebol. 10000 anos de sedentarismo e Civilização a acabar nisto.

E no fim de contas, quem é que a sociedade identifica como flagelo? O Tabaco! Deviam era inspirar-se nas campanhas Anti e transportá-las para o futebol. Nos painéis de publicidade deviam ler-se frases como: “ver futebol causa obesidade” “ver futebol causa impotência” “ver F. provoca doenças cardíacas”, “Ver o Polga, causa espamos de raiva” ou “se se chama Scolari, não veja mais futebol que lhe aumenta o atraso mental”(esta última prescrição foi seguida à risca).

E o pior é que ninguém escapa à calamidade. É o fenómeno mais abrangente de todos os tempos. Por mais culto, por mais conhecimentos, por mais inteligente, por mais educado que se seja ninguém escapa à pandemia mais democrática de sempre. Em tempos de peste negra, os que podiam, refugiavam-se no campo, longe da doença. Hoje em dia, estejamos no campo, na cidade, em alto mar ou até mesmo no estádio da Luz(qdo há público) ouve-se alguém algures ganir Goloooooooo do Benfica.

Conhecem a historia do cego, do Novo Testamento? O cego começou a ver, quando Jesus, lhe disse para passar lama nos olhos. Eu vi a luz, no dia em que me passou nos olhos um lamaçal da Eslováquia que expôs o futebol, como um esqueleto de um antigo aristocrata cujo caixão dourado foi reaberto.
Facto: a decadência de Roma começou no dia em que lançaram a primeira pedra do Coliseu!

Ontem, acordei já tendo visto a luz. Mal podia abrir os olhos, com uma grande ressaca, mas a luz estava lá. Pensei no tempo(o bem mais precioso da actualidade)que ia ganhar a minha vida, com a minha condição de Homem novo. Ás 19.40, decidi ir dar uma espreitadela ao café(com os tais 2 amigos) apenas para confirmar a minha total e recente indiferença com o flagelo, e quem sabe, conquistar novos seguidores da minha doutrina, como um apóstolo entre pagãos selvagens. Sento-me, começa o jogo do Benfica. Música da Champions e as minhas pulsações normais. Sorrio altivo e pela primeira vez sou observador dos comportamentos ridículos dos outros. As figuras que eu fazia. Alguma nostalgia ao ver como é lindo uma bola a correr em RELVA. Já me tinha esquecido. Mas nada de mais... Golo de Scholes. Nem o coração me bole. Viro-me para o lado e tento uma abordagem a um desconhecido: “porque é que te preocupas?”. Não tive resposta e perdi a coragem dos santos mártires. A reacção ao golo do United. Começo a ver espaços e espaços no meio-campo. O United apresenta Scholes(sem capacidade defensiva e de playmaker)e Smith(penosamente adaptado) numa zona nevrálgica do terreno. É possivel! É possivel! A chave está no meio-campo. Pressionar essa zona, que eles nem conseguirão sair a jogar e entregar bolas em condições ao seu ataque demolidor. Como é possível um campeão europeu recente estar assim em estilhaços, com desiquilibrios gravissimos no plantel a fazer má figura na CL? Caso único, um recente campeão assim não é? Vocês lembram-se de algum? Eu também não...Golo do Geovanni, que como um lagarto preguiçoso ao sol, vai carregando energias sempre para os grandes jogos. Fico chateado comigo mesmo. As pulsações aumentaram ligeiramente, sufoquei um grito na garganta. O Benfica continua com paixão, com desejo, jogo intrincado, grande Nuno Assis, grande Geovanni(desta vez tem que se dar os parabens a Koeman, por ter colocado o soneca naquela posição) e espaços e mais espaços a meio-campo. Golo de quem? Beto??? Não, isto é demais! Golllllllo, já grito, já me levanto, já salto. Se for preciso até canto glorioso SLB com a letra certa. Começa a 2ªparte. Suo, gemo, blasfemo, amaldiçoo. Não recuem cedo demais! Não recuem já! Sofro. Não é o Benfica, é Portugal. Acabou? Abraço-me a desconhecidos. Festa. E principalmente, reconciliação. Aconteceu futebol. Esse desporto imprevisível e irracional que nos faz sentir vivos, na sociedade amorfa do politicamente correcto. Felizmente, a incoerência é a minha melhor qualidade. Obrigado Benfica, do fundo do coração. Amo futebol. Bem, agora vou espantar o urso que entrou na minha caverna...até.

a ultima parte q é so um pedacito

"Aconteceu futebol. Esse desporto imprevisível e irracional que nos faz sentir vivos, na sociedade amorfa do politicamente correcto. Felizmente, a incoerência é a minha melhor qualidade. Obrigado Benfica, do fundo do coração. Amo futebol. Bem, agora vou espantar o urso que entrou na minha caverna...até."

Obrigado a voces pelos elogios. Capacidade de sintese, nao tenho, por isso é um testamento que é preciso repostar em 3 pedaços.
Cumps

UNICO

Simplesmente o melhor artigo que já li aqui no relvado.
Parabéns. Tu como eu vives futebol!

Re:resto do comentario de gloria ao benfica

Ó XERXEX, tiro-te o chapéu!

Simplesmente do melhor que já vi aqui escrito desde sempre!

Só o BOM SENSO se equipara a um texto deste calibre!

Por favor, quero mais! E falta o resto do teu texto!!!!!

Parabéns!! Parabéns mesmo!!

o resto do comentário!!!

podias acabar de postar o comentário?
É um dos melhores textos de análise sobre o futebol que já li nos últimos tempos!!!
Parabéns.

Paulo Assunção o novo Ministro!

Paulo assunção tem vestido o fato de macaco e só com um operario tão cumpridor e disciplinado é que foi possivel começarem a brilhar as estrelas ( Ricardo Quaresma , Lucho ,Diego e companhia).Da equipa vencedora de José Mourinho os três jogadores mais importantes eram Ricardo Carvalho, Costinha e Deco.Quanto ao central de momento não há nem se antevê sucessor, o sucessor de Deco(magico) dado á sua imaturidade Diego(20anos) tem talento para fazer esquecer o luso- brasileiro só falta ganhar regularidade competitividade uma questão de tempo e acredito eu a curto prazo! Apenas Paulo Assunção com a sua experiencia e sentido posicional impressionante fez esquecer Costinha o brasileiro deu dinamica,força e capacidade de choque ao meio campo portista , o senhor pragmático ganhou a titularidade e quis provar que o futebol é um desporto simples dada a simplicidade com que trata a bola e não menos eficiencia!As estatisticas que para alguns pouco ou nada dizem no futebol neste caso podem sem dúvida ser enunciadas pelo jogador este pode mesmo gabar-s a amigos e familiares dizendo que desde que entrou no onze titular portista ainda não conheceu o sabor da derrota. Paulo Assunção é sem dúvida o responsavel maior pela estabilidade e regularidade presente do F.C.Porto a sua passagem pela Grecia fez com que este tivesse uma evolução grande a nivel tactico. Nas bancadas do Dragão os adeptos mais ferrenhos com ou sem razão já dizem « Paulo Assunção é o novo Makelele!» o tempo nos dira se esta apreciação tem ou não fundamento! Parece-m uma comparação precipitada mas que Paulo Assunção é bom isso é mais que certo que o digam Pedro Emanuel e Pepe o seu trabalho esta muito facilitado a formiga trabalhadora é u muro de betão e são poucos os que chegam aos centrais com a bola jogavel! Paulo Assunção dada a importancia que tem no plantel portista devia mesmo ser candidato ás presidenciais... Ministro não ,Presidente sim!

Paulo Assunção

Concordo em absoluto. Paulo Assunção é um jogador de sonho para qualquer treinador, pois é extremamente profissional e muito aplicado. A sua entrada na equipa deu resultados imediatos e acho que neste momento é, juntamente com a dupla das Pampas e o cigano, um dos mais importantes jogadores do plantel.

Duas palavras ...

Sintetizam a minha opinião :

Muito bom ;)

Excelente regresso de Paulo Assunção a Portugal, considero-o um excelente trinco !

...

Paulo Assunção é daqueles jogadores certinhos que numa equipa imatura à qual falta por vezes discernimento, brilha a grande altura. Veio melhorar e de que maneira a nossa segurança defensiva. Um mouro de trabalho(o único mouro do Porto). Titular indiscutivel nesta altura.

Re:...

caro xerex, infelizmente não consigo ler a terceira parte do teu comentátio sobre a tua recaida no tratamento fe futebólico anónimo.
se por possivel republicares essa mensagem eu agradecia, goatava de terminar a leitura...
obrigado.
cumprimentos,
vita

aqui vai, é so um pedacito em falta

Nao sei se ja seguiste o conselho do Gein e do Nuno Oli, mas aqui vai:
" Aconteceu futebol. Esse desporto imprevisível e irracional que nos faz sentir vivos, na sociedade amorfa do politicamente correcto. Felizmente, a incoerência é a minha melhor qualidade. Obrigado Benfica, do fundo do coração. Amo futebol. Bem, agora vou espantar o urso que entrou na minha caverna...até."

Sorry, nao tenho capacidade de sintese.É so testamentos;)
Cumps

Re:...

Epá carrega no botão de sair e depois volta lá para ler o comentario.

Vendo como visitante (e não como user) o comentário aparece todo...

Cumps

Re:...

Truque: faz log out (Sair) e tenta ler novamente.

OFF

Alguem me sabe dizer o preço dos bilhetes para o Uniao Leiria VS FCPorto?

Já andei á procura e nao encontro nada na net....nao me apetecia fazer 70 km para encontrar bilhetes a 20 ou 25 €.

Obrigado

Saudaçoes

Re:OFF

Mas es socio do leiria o nao?
Para publico deve ser mais caro certeza
,no minimo 20 ou 30 euros na bancada central.