Mourinho, a imprensa e o Porto | Relvado

Mourinho, a imprensa e o Porto

 

Desafio diz: "li no Record a
seguinte
reflexão de António Magalhães onde o cronista aborda as recentes críticas de
José Mourinho à imprensa por não dar ao Porto o merecido destaque após a
vitória em Marselha. E Magalhães questiona no seu texto «por que razão o FC
Porto ainda não conseguiu conquistar aquela dimensão que permite ao
Benfica e ao Sporting manterem-se nas manchetes dos jornais e nas aberturas dos
telejornais sem terem o mesmo êxito desportivo?» Como respondem?"

FC Porto:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

é uma questão de pontos de vista

O que é melhor, ser falado nos jornais constantemente vendo a privacidade do clube violada, ser-se alvo permanentemente de desinformação, boatos, contratações que nunca foram ou que depois deixam de o ser em virtude de tão grande exposição?
Ou por outro lado só ser noticia nos jornais em questões basicas e desportivas?

Se se analisar correctamente a situação...

vemos que afinal até tem uma certa lógica este tipo de comportamento dos jornais desportivos.
Enquanto um jornal generalista abrange um vasto número de matérias e assuntos os jornais desportivos,assim como a imprensa desportiva em geral,lidam apenas com o desporto,e de uma forma mais aprofundada com o futebol.
Jornais tais como "o jogo,a bola,o record" têm de lidar com sentimentos,que têm tanto de explosivos como de irracionais,dos adeptos das várias cores. Muitas vezes fazendo-se conotar com uma certa tendência como meio de conseguir reunir o maior número possível de aficionados do futebol.
Devido aos exitos de décadas passadas o Benfica surge naturalmente como sendo o clube que reune mais simpatias nos Portugueses,e logo como sendo aquele cujo mercado vê como sendo mais apelativo,apesar de nos últimos 15 anos o FCP ter vindo a demonstrar que tem sido melhor.
Se considerarmos que a quase totalidade das pessoas que compram e lêem estes jornais têm de 16 a 80 anos (isto é só uma variação especulatória mas que julgo reunir a grande maioria dos leitores) podemos aperceber-nos que a grande maioria destas pessoas nasceu e cresceu durante o domínio dos clubes de Lisboa no nosso futebol. Não é apenas a zona em que nascemos que influencia a paixão pelo clube,mas também,e essencialmente,o seu nível de êxitos e as paixões que desperta.
Por isso a meu ver, acho natural que durante estes próximos 5 anos a imprensa será sempre "abertamente" pró-Lisboa" ou "anti-porto" ou o nome que lhe queiram dar. Apenas quando esta geração mais nova que cresceu já com os grandes êxitos do Porto se tornar independente financeiramente e com um peso importante nas receitas dos jornais é que a tendencia irá alterar-se,assim como o número relativo dos adeptos de cada clube,pois estou a crer que se durante os próximos 10-15 anos se o FCP continuar nesta senda de êxitos desportivos e os seus rivais no marasmo em que se encontram prevejo que daqui por 2 a 3 décadas os adeptos do Porto poderão ser em maior número (mas não no exagero dos 6 milhões como se fala no caso do Benfica) do que os restantes clubes.
A lógica em que me apoio para poder afirmar nisto é...os mais velhos são do Benfica, e os mais novos são do Porto pois cresceram com as vitórias do Porto,os mais novos de hoje são os mais velhos de amanhã e aí o peso da Balança irá mudar de lado,e aí veremos os jornais desportivos a serem facciosos e tendenciosos a favor do FCPorto,como acontece hoje mas contra o Porto.

Cumps

O comentário está...

... bem escrito e obedece a uma lógica coerente.

Mas creio que estás a excluir factos que me parecem importantes, tais como:

- Muitos somos adeptos dos clubes que somos apenas e só porque os nossos pais já o eram.

- Dificilmente, um clube que adopte uma postura "bairrista" terá uma tal expressão a nível nacional (o Barcelona que o diga).

- A tendência que tenho visto nos mais jovens que referes é mais para se afastarem do próprio futebol (pelo menos não o encaram como as gerações referidas no artigo).

- O meio em que nós próprios discutimos futebol, o futuro dos jornais passará por aqui, em formato on-line, por muita pena que eu possa ter do formato em papel.

                              JPS

Re:O comentário está...

Também o que escreves tem muita lógica,no entanto julgo que...
Sabendo do peso que tem a família no crescimento da paixão de um miúdo por um clube não deixa de ser complicado a um pai fazer com que o miúdo se "apaixone" por um Benfica que não festeja um campeonato à quase 10 anos. Uma das formas de "forçar" a criança é inscrevê-lo como sócio do Benfica e levá-lo repetidamente aos jogos do Benfica no Estádio do Luz (agora o novo estádio),mas isso torna-se mais complicado a todos aqueles que não moram em Lisboa nem nos seus arredores,que é onde reside a maior força do Benfica,tem adeptos em qualquer parte do País,e isso já se começa a notar com o Porto. Os miúdos de hoje vêm o quê? As vitórias do Porto,isso é que lhes fica na memória apesar de toda a comunicação dar sempre maior destaque ao Benfica.

O Porto hoje não tem maior impacto em termos de adeptos devido ao seu discurso regionalista,é um facto, mas apesar de ter um discurso que é muito menos abrangente que o dos outros clubes nota-se que aos poucos vai ganhando novos adeptos.Como se explica que um Algarvio que nunca foi ao Porto defenda o FCP da mesma forma que um tripeiro de gema?O discurso de PC é fechado,isso não impede que o Porto ganhe novos adeptos fora da zona Norte,apenas adia o que prevejo que seja inevitável.Um discurso menos polémico já teria acelerado o processo de "alteração" da base de adeptos dos clubes,é certo,mas mesmo sem essa mudança de discurso nota-se que o Porto tem vindo a crescer muito fora da zona regional do Porto,deixando de ser um clube apenas com influência na zona do POrto para ter expressão em quase todas as zonas do país.
Apenas não concordo plenamente quando falas sobre os novos miúdos não terem muito gosto pelo futebol. É verdade que não é como há 30 anos atrás,em que o futebol era praticamente o único evento que se realizava em Portugal,hoje em dia existe um infindável número de distracções que fazem com que os jovens se dispersem muito mais,seja em termos de música ou hobbies,etc... No entanto a grande maioria também tem certamente um clube de futebol,seja ele qual seja.AInda é muito comum ver quase todos os rapazes na escola a jogar futebol no recreio,enquanto isso acontecer acho que o futebol não corre "perigo".
Obrigada pela análise,ainda bem que existem comentários,que apesar de não partilharem os mesmos pontos de vista que os meus no entanto expressam racionalmente as suas opiniões.Se calhar as divergências surgem apenas devido a duas realidades diferentes,eu como vivo no POrto tenho uma noção muito mais fechada da influência do FCP no resto do País,mas isto é o que julgo acontecer.

Cumps

Re:Se se analisar correctamente a situação...

Parabéns pelo comentário. Só tenho pena de não ter pontos para moderar...

Este artigo

é descabido ... neste forum!

Os portistas (e não só) vão meter a cabeça na areia, sem reflectir 10 segundos sobre o artigo!

Vão "insultar" o autor (do artigo aqui e no Record), vão dizer que o Porto é a melhor equipe (é verdade), vão dizer qe é a unica equipe que ganha de forma convincente na Europa (é verdade), que ganharam tudo o ano passado (é verdade), que são a equipa que, de longe, mais ganhou a nivel nacional e internacional nos últimos 15 anos (claramente, é verdade)...

Não vão sequer pensar ... ainda bem, digo eu ...

Cumps

Re:Este artigo

bobi ... busca, busca ... hen hen hen

ainda levas a SAD à falências, com as horas extra ...

Re:Este artigo

Completamente despropositado, o teu raciocinio.

Então a ultima frase...

A resposta é simples:
Já vi o Porto abrir manchetes de jornais e de telejornais.
A realidade é que uns vendem mais que outros (apesar de, por exemplo, haver duas capas nos jornais desportivos)...simples!

Eu acho que o Porto já conquistou a dita dimensão que os outros dois conquistaram.

Re:Este artigo

"Completamente despropositado, o teu raciocinio"

Porquê?

"A realidade é que uns vendem mais que outros"

Porquê? (se responderes a isto respondes ao artigo)

Cumps

Re:Este artigo

O teu raciocinio é despropositado, porque eu, enquanto portista, não enfio a cabeça na areia, sei pensar, e não tenho problemas em dizer que o Benfica, é o clube que mais vende.
Vende mais, porque tem mais adeptos, é simples, Slick.

Eu, não me incomodo minimamente, com o facto de darem mais dimensão ao Benfica do que ao Porto.

As quinas, essas, estão nas camisolas do Porto.
As chaves da sala de trofeus do Porto, já está gasta, de tanto uso, percebes?

Re:Este artigo

Caro Slick

        Os Portistas não vão meter a cabeça na areia, vão ignorar uma voz (a do cronista do Record), que simplesmente não é nada, comparada com a de Mourinho.
          O indivíduo que escreveu esta brilhante crónica, caiu no erro de tentar agradar a gregos e troianos, tomando os Portistas por parvos. Dando uma resposta do tipo "nim", em relação às afirmações de Mourinho, não quis responder frontalmente porque razão no seu jornal, o Porto chega a ser tratado com menosprezo.
          Disse o que lhe convinha, e logo um jornalista experiente, que sabe perfeitamente a resposta à pergunta que ele próprio formulou. Pergunta essa que no mínimo denota uma hipocrisia La Palissiana.
          Portanto meu caro, não espere que os Portistas, que são gente que se sente, venham desfilar loas a indivíduos que são também eles culpados por essa conveniente falta de atenção para com os feitos do Porto.

        Meu caro, os Portistas pensam... neste caso nem sequer se darão ao trabalho, não é preciso ser um "rocket scientist" para perceber a prosa deste cronista.

          O despropositado não é meu, mas neste caso, desculpe que lhe diga, se calhar até poderia ser.

Cumprimentos

Re:Este artigo

A minha opinião é tão válida como a minha.

Facto: o Porto ainda não tem hoje a dimensão do Benfica, apesar de 10 anos de vitórias esmagadoras! Porquê?

Essa é a questão do artigo que gostaria de ver debatida.

Já agora, qual é a hipocrisia La Palissiana, presente no artigo?

Cumps

Re:Este artigo

Caro Slick

        Vou tentar responder, fazendo-o por partes:
           
  • A minha opinião é tão válida como a minha.
                      Concerteza, nem eu ponho isso em causa. Apenas refuto argumentos com os quais discordo. Neste caso não gostei da parte da areia...mas não só.
                 
               
  • Facto: o Porto ainda não tem hoje a dimensão do Benfica, apesar de 10 anos de vitórias esmagadoras! Porquê?
                  Por uma simples razão: o Porto é um clube "recente", só nos últimos anos se começa a "afirmar". Daqui a uma geração falamos...se cá estivermos eh eh eh.

               
  • Já agora, qual é a hipocrisia La Palissiana, presente no artigo?
                    A hipocrisia tem que ver com o facto de o jornalista não ter tido a coragem de responder frontalmente à sua própria pergunta, sendo que ele tal como eu e o meu caro, sabemos perfeitamente a resposta. O Porto não tem a mesma massa adepta, não tem páginas de jornal, mas, tem o respeito dos seus adversários.

                Eu nem refuto os critérios editoriais, compreendo e até aceito a orientação virada para o lucro. O que não gosto é que o venham disfarçar, com argumentos no mínimo inválidos. Falo obviamente do cronista...

    Cumprimentos
  • Ao Benfica e ao Sporting?

    Discordo, não me parece que o Sporting tenha maior dimensão na imprensa que o Porto, parece-me que estão os dois aproximadamente ao mesmo nivel.

    Agora, é óbvio que quando comparado com o Benfica, o Porto fica muito aquém, e parece-me que a justificação é mais que óbvia e nem me parece muito inteligente esta pergunta, parece-me que deveriam escolher melhor os artigos que postam no site.

    Os jornais querem vender, é a única coisa com que se interessam e como toda a gente sabe, o Porto, assim como o Sporting, não tem metade da dimensão do SLB, logo parece-me lógico que uma capa com o Benfica venda mais do que qualquer outra...

    Re: o grande F.C.P

    Tu esqueces-te que à 30 anos pra ca o Porto é uma das melhores equipas de Portugal e da Europa.
    é logico que acho que o Porto deveria ter mais destaques! ou será que só vai ser noticia de primeira página novamente quando ganhar outra competição europei????!!!!

    Mas não deixa de estar errado...

    Vendo as coisas por esse prisma, assim se explica pq temos de gramar com Big Brothers e outras tretas do género, pq agrada á maioria!!! Pronto... e tudo está bem!!! Os outros que se lixem!
    A nivel jornalistico, a nivel de orgão de informação, é a INFORMAÇÂO que deve ter a primazia, é a sua importância! O que acontece é que os lisboetas só olham para o seu próprio umbigo!

    Re:Mas não deixa de estar errado...

    concordo a 100%, falarias da mesma forma ou terias o mesmo espirito critico se a capital do pais fosse no Porto ou o f.c.porto tivesse a mesma dimensão do benfica?, se calhar estava eu agora a dizer que os portistas só olham para o seu umbigo.

    é facil a comprender

    o que querem os jornais é vender
    o que vendem não são vitorias, são escandalos, polemicas, crises... portanto é normal que os jornais so falem do scp e do slb

    Re:é facil a comprender

    ès inteligente, tens uma maneira de dares a volta ao conteúdo original.
    qual é o jornal que lês?
    que achas do jornal "o Jogo"

    Re:é facil a comprender

    as vitórias não vendem? só se não foram as do Benfica, porque nessas os jornais esgotam sempre :)

    É lamentavel

    que a linha que separa imprensa desportiva da imprensa sensacionalista e a chamada cor-de-rosa, seja tão pequena e que não seja reconhecida ou dada a importância que o FCP merece.

    Não sendo adepto do Porto, sou no entanto obrigado a reconhecer a sua superioridade nos ultimos anos.

    Só que num país que com esta dimensão tem 3 diários desportivos a qualidade e a isenção são relegadas para segundo plano. É um facto que o SCP e SLB e as "novelas" do futebol vendem mais, só assim é que os jornais conseguem sobreviver.

    Re:É lamentavel

    não concordo contigo...desculpa..
    Acho que nada tem haver com audiencias,tem sim porque sabem que o Porto cresce a olhos vistos de adeptos e não interessa...apenas isto...aliás pode verificar aqui no relvado se os portistas são poucos? são muitos e aqui tem uma amostra do tal crescimento.

    Re:É lamentavel

    Então explica-me uma coisa, quando o SCP foi campeão encheram-se avenidas em Lisboa, no Porto em quase todo o país, quando o FCP foi campeão encheu avenidas no Porto e em Lisboa eram umas centenas (e já estou a ser generoso).

    Esta minha opinião nada tem que ver com facciosismos ou clubites, sou do SCP mas sei reconhecer que em adeptos o SLB fica a ganhar, e o SCP fica a ganhar ao FCP, este facto é inegável, tal como é inegavel que o FCP tem sido nos ultimos anos a melhor equipa.

    Espero que tenha percebido e não se deixe levar por clubismos exacerbados.

    Tás enganado

    Eu moro no Porto e só se notaram festejos pela conquista do campeonato do SCP, quando foi quebrado o jejum de 18 anos e foi devido ao facto do jogo que deu esse campeonato ter sido jogado precisamente no Porto, mais concretamente na zona de Paranhos, em Vidal Pinheiro, contra o Salgueiros.

    Aliás notaram-se mais os festejos dos sócios do Boavista quando no ano a seguir foram campeões do que nesse ano da quebra de jejum do SCP. Isto falando em termos da cidade do Porto e não a nivel nacional.

    Re:É lamentavel

    epá isso tem substancia, não percebo é de que falas, os comunistas tambêm são poucos, tão é em todo o lado.

    Dimensão?

    Acho que é uma falsa questão... O porto tem a dimensão que quer, pois passar por vitima odiada e ignorada, sempre foi o objectivo de Pinto da Costa.
    O certo é que nos muitos casos que acontecem no porto, as situações tornam-se esquecidas logo à nascença! Nos grandes de Lisboa, tudo se torna novelas!
    E quando algo corre mal, é ver como muitos jornalistas e comentadores evitam os factos e/ou tentam transformar a opinião do publico. É o caso de Miguel Sousa Tavares, Alexandra Tavares Teles e seu pai, os jornalistas do Independente (controlados por Inês Serra Lopes) e muitos outros.
    O que aconteceu está semana com a RTP e a SportTV a evitar mostrar os acontecimentos de Deco, faz lembrar a censura feita ao massacre do Paulinho Santos ao João Pinto. Esconder imagens para desculpar um jogador e transformar um inocente num judas, é uma estrategia muito feia mas que dá os seus resultados!

    Re:Dimensão?

    Não concordo quando falas no branqueamento das situações relativas ao FCP.
    Acho que mais até do que os escândalos do Benfica os escândalos que passam no seio do Porto são mais apetecíveis precisamente para satisfazer a necessidade dos adeptos rivais,aquela necessidade primária dos humanos (e que também afecta os portistas admito) que é a inveja. Se não sabes inveja de quê então aconselho-te a veres bem os últimos anos sobre o futebol e aí tens a tua resposta.
    Quando falas no branqueamento da SportTv a tentar evitar mostrar as imagens em que o Deco lança a bota para o árbitro em falo-te na própria SportTV com os seus comentadores facciosos claramente a favor do anti-Porto,para não te falar das restantes televisões.
    Falo-te da tentativa de pressão dos media na suspensão do Deco ao afirmar(!!!?) que o Deco agrediu(??!!!!) Paulo Paraty. Não venhas com estórias de que o Porto está sempre na pele do coitadinho ou será que já te esqueces-te do ataque cerrado da SIC ao Porto à bem poucos anos atrás? É esta a imprensa (in)justa para ti?
    Se o Pinto da Costa começou por ter um discurso regionalista para a nação portista é porque se calhar não sabes ou não te lembras que o Porto quando passava o Douro já ia a perder,nessa época o FCP era um clube simpático apenas porque era subserviente para com os poderes mais altos de Lisboa,nessa época de ditadura em que o Benfica se tornou glorioso.

    Cumps

    Re:Dimensão?

    Já gramamos com a injecção do Benfia todos os dias, também temos que gramar a tua falta imaginação??..

    Re:Dimensão?

    Se ñ soubesse k eras benfiquista diria que eras um palhaço.
    Como o és, não quero ofender essa classe tão nobre que nos tanto faz rir. (os palhaços, é claro)

    Cada dia pior...

    Cada dia que passa dou mais razão aos relvinhas que partem.Eu só a pouco tempo que comento,mas há muito que venho aqui ao Relvado.Cada vez que alguem novo ou clone seja o que for que chega,começa a insultar a torto e a direito,pensando que tem toda a razão do mundo.

    Isto é um sitio para se falar de futebol e afins,certo que os animos por vezes se exaltam,mas as pessoas podem e tem de ter tento na lingua.Estamos aqui não para libertas as frustações ou lamentos do dia a dia.

    Por favor,cresçam,comentem sem ofender ninguem,pois isso só fica mal a quem o faz.

    Cumprimentos