Marco Ferreira vs Capucho | Relvado

Marco Ferreira vs Capucho

 

Joca diz: "Marco Ferreira fez as delícias dos amantes de futebol quando actuava no Vit.Setúbal, e é certo que desde que de lá saiu a equipa não foi a mesma. Após a entrada no FCP a posição de Capucho teve um concorrente à altura, mas Marco Ferreira ainda não consegiu assumir-se na equipa. Será MFerreira melhor do que Capucho? Terá ele valor para jogar no FCP? Que futuro se avizinha para Marco Ferreira?"

FC Porto:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ora então vejamos...

Admito que aguardava há já alguns dias o aparecimento deste artigo. É uma discussão que se vai mantendo entre muitos portistas (e não só) e que, pelo que vou ouvindo, gera alguma controvérsia.

Vamos então abordar a questão com o máximo de pragmatismo.

Marco Ferreira:

- jogador jovem, proveniente duma excelente escola - a do V.Setubal
- com vontade de se afirmar, com uma carreira toda pela frente
- jogador rápido, bom executante
- sem o MINIMO de experiência
- apenas com meia-duzia de jogos ao serviço do FCP
- entra na equipa numa fase em que a mesma pratica um futebol de altissimo nivel com os resultados positivos a sucederem-se.

Nuno Capucho:

- jogador experiente, proveniente também duma excelente escola - o Sporting C.P
- com variadissimos titulos ganhos, quer a nivel colectivo, quer a nivel pessoal
- jogador com presenças constantes nas selecções (quer camadas jovens, quer selecção A)
- jogador que fazia parte do plantel (a titular indiscutivel) na altura da conquista do pentacampeonato) e que, ao lado de Drulovic, Zahovic, Deco e jardel, constitui um grupo genial, desiquilibrador e que construia golos em catadupa
- jogador que, nesta fase de tres anos menos conseguida do FCP, levou variadissimas vezes a equipa "às costas" e tentou remar contra a letargia que muitas vezes surgia( nas Antas, e ao vivo, presenciei isso com frequencia...)
- jogador que, quer se queira, quer não, apenas numa fase muito recente, tem vindo a ter uma quebra de forma, perfeitamente legitima, aceitavel e explicavel.
- jogador que NÂO precisa de mostrar rigorosamente NADA a quem quer que seja para coadjuvar a sua qualidade enquanto profissional de futebol.
- jogador que, a partir do momento que enverga durante anos seguidos a mesma camisola, vê a sua imagem der desgastada e até injustiçada, pois regra geral as novidades são sempre agradáveis.

Pois bem... estamos perante um sócio (que não falha um jogo no Estádio das Antas) que prefere impreterivelmente Capucho. Reconheço muita qualidade, talento e margem de progressão... margem de progressão essa já há muito percorrida pelo seu, como foi afirmado algures, "concorrente ao lugar de extremo-direito da fantástica equipa do FCP".

Saudações desportivas

Re:Ora então vejamos...

Tudo muito bem, tirando a parte das escolas de ambos, que não é totalmente verdadeira, tiveram passagens por Sporting e Vitória, mas essas não foram as suas "verdadeiras escolas"...

Quanto ao Capucho não ter nada a provar, nisso não posso ser da mesma opinião, porque senão o Paulinho teria de ser titular indiscutível no FCP, os jogadores têm de provar que merecem o lugar em todos os treinos, em todos os jogos...

Adenda...

Obviamente que, quando disse que llhe receonhecia muita margem de progressão. me referia a Marco Ferreira.

Desde já as minhas desculpas pelo lapso

Saudações desportivas

Capucho

Enquanto adepto do futebol sempre achei que o Capucho não é um jogador fora de série... reparem que sempre que a bola vai dirigida a ele a jogada pára! Além disso, é um jogador de uma irregularidade exibicional impressionante, aliado ao facto de ser muito fraco psicologicamente. Enfim, Marco Ferreira tem a vida facilitada...

ainda é muito cedo

Olhando para o passada ja vimos muitas injustiças no que respeita a juizos de valores... Tanto jogadores que foram injustamente catalogados de medianos, e tantos injustamente sobre-valorizados. Acho sinceramente que o M.Ferreira foi prematuramente para um grande o que o pode prejudicar. O Capucho começou no Sporting, foi dado como dispensado, e só no Guimaraes adquiriu tudo aquilo que é hoje.. O M.Ferreira tem tudo para ser tao bom ou melhor que o Capucho mas tem de suar muitas camisolas talvez de outros clubes para chegar a categoria do Capucho. Acho que é bom salientar, que nunca fui grande adepto do Capucho, o que n significa que nao lhe reconheça qualidade... Ele é um dos melhores extremos direitos portugueses.

Abraços

Marco deve provar que é melhor!

No início desta época, estava convencido de que a ala direita do Porto estava bem "abastecida". O Nuno Capucho pelo seu trajecto em épocas passadas, conferia segurança. Cândido Costa, embora jovem, como auspicia um futuro risonho, levou-me a pensar que seria esta a época da sua confirmação. Enganei-me eu, a Sad e Mourinho. Tanto mais que na reabertura do mercado em Dezembro, surpreendentemente ou nem tanto, o Porto corrigiu com o seu empréstimo e com a aquisição de Marco Ferreira.
            Marco Ferreira despontou verdadeiramente no Vitória de Setúbal, onde fez uma dupla de respeito com outro Ferreira, o Paulo, que no início desta época foi "comprado" pelo Porto. Foram ambos bastante cobiçados no início deste defeso. Um por força das exigências de Mourinho foi contratado de imediato, outro apenas referênciado, acabou por ir parar à invicta em Dezembro, quando muitos apontavam que a sua presença passaria a ser notada na Luz.
            Como explicitei acima, a contratação do Marco foi de facto uma necessidade, dada a ausência de concorrência para a posição de Capucho. Pretendia Mourinho aumentar o rendimento do flanco direito, a motivação de Capucho, ao mesmo tempo que dispunha de mais uma solução atacante. Foi uma decisão acertada. Capucho passou a estar mais alerta, não dando como garantida a sua titularidade, Marco tem-se esforçado por representar uma real alternativa ao ex-Sporting.
          Não poderei ainda afirmar que Capucho perdeu definitivamente o seu lugar no onze, mas que precisa de estar atento lá isso precisa! Não é com meia duzia de jogos que se avalia o valor de um jogador, sendo portanto prematuro prever o futuro do Marco. Já cá tivemos muitas "estrelas" que tão rapidamente apareceram como desapareceram!

          Vamos portanto dar tempo ao tempo, mas sempre esperançados que possamos vir a ter em Marco uma alternativa credível ao Capucho, será mais isto do que o contrário. Capucho ainda tem muito (chapéu) para dar aos adeptos... O Marco só tem de continuar a trabalhar. Pode ser que se reedite a dupla que deliciou os sadinos.

::::::::::VIVA O PORTO::::::::::

Não nos podemos esquecer...

...que num passado bem recente, em inúmeros jogos realizados nas Antas, quando a equipa não tinha soluções para furar as defesas adversárias, era o Capucho naquele seu jeito " saia travadinha e bolinha colada ao pé" que levava a equipa para a frente.
Mas o futebol actual não pode viver de saudosismos. Nuno Capucho foi e ainda é um excelente jogador, um excelente profissional ( nunca entrou em polémicas )mas não me custa reconhecer que o futuro pertence ao Marco Ferreira.
Na próxima época vai ser titular no lado direito do nosso ataque e daí até à selecção vai ser um instante.
Saudações azuis e brancas!

Capucho para o banco!

Ora aí está o artigo perfeito aqui para o artenigma comentar!

Não correndo desta feita o risco de ser repetitivo - pois o artigo é sobre isso mesmo - volto a levantar a minha voz contra Capucho no actual sistema de jogo do FC Porto. E a fazer mais este pequeno forcing até se confirmar que o nº 21 está de facto a deixar de ser primeira escolha para Mourinho.

Se há jogadores que merecem o benefício da dúvida e o respeito por parte dos adeptos e sócios portistas, Capucho é um deles. Merece-o. Porque está cá há alguns anos e teve sempre uma postura dentro e fora do campo de louvar, para além de (embora disso nunca poderemos ter certezas) provavelmente não se ter deixado seduzir por proposta alguma.

Mas agora os tempos são outros. O Porto é orientado por José Mourinho, e o sistema de jogo por si implantado não necessita do Capucho que temos visto esta época. Na conjuntura actual, é necessário um extremo que jogue à imagem de Derlei. Que corra o flanco todo, que seja o primeiro do seu lado a defender e que não tenha receio de disputar seja que lance fôr. E Capucho não se enquadra nesses parâmetros. Por muita técnica ou sentido de baliza que tenha.
E parece que, pelos últimos jogos, também Mourinho está a perder a paciência...

Quanto ao Marco Ferreira, mais não é preciso dizer que se encontra identificado com aqueles parâmetros que há pouco referi. Só precisa de mais oportunidades e de tempo para se afirmar em definitivo. É um grande jogador e prevejo que seja indiscutível no FC Porto 2003/04.

Mais uma vez: Capucho não tem lugar na primeira linha deste FC Porto...

Cumprimentos

Re:Capucho para o banco!

Que memória tao curta...

Que visão tao imediatista...

Capucho para o Banco? Nada disso... Capucho emprestado...

Saudações desportivas

Re:Capucho para o banco!

Nunca se sabe...

Cumprimentos

Re:Capucho para o banco!

Caro artenigma,

Vou tentar explicar a minha maneira de ver as coisas, pegando no que tu disseste.

O Capucho de facto está longe de ser aquilo que era há uns anos. A mim, pessoalmente, até me parece mais gordo.
Não é o Derlei, de facto não é - aqui estamos de acordo - só que eu acrescento ainda bem que não é!.

O Capucho é o último extremo que o Porto possui. Do lado esquerdo já não há nenhum....não me parece que extinguir as opções seja boa política. De pouco poderá servir ter ambos os alas a afunilar no centro. Sei que o Mourinho gosta dessa maneira de jogar, do passe curto e da diagonal...mas não existe uma táctica melhor que todas as outras. Não existem sistemas de jogo perfeitos. E em dada altura poderá ser preciso mudar as coisas de tal forma que não seja só tirar o Postiga e meter o jankauskas ao minuto 75.

Entre ter a opção Capucho no banco e não a ter prefiro de longe a primeira hipótese!

Um abraço,

* PLO *

Re:Capucho para o banco!

Caro PLO,

Mas foi exactamente isso que eu defendi. Eu não sou da opinião que se deva prescindir do Capucho, e até faria muito gosto que ele terminasse a carreira nas Antas. Só que não a titular, pelo menos neste sistema. E que dá muito jeito no banco dá, não há dúvidas...

Percebo a tua ideia de preferires dois flanqueadores de características diferentes, e até a certeza que tens de não quereres que se extingam as opções. Aliás, até concordo contigo. Mas o Marco Ferreira pode fazê-lo na perfeição, não afunila o jogo...

Agora, que o Marco tem muito mais garra, querer e coragem que o Capucho não há dúvidas. E que isso se nota na capacidade defensiva e ofensiva da equipa também não. Daí eu já ter "prescindido" do Capucho na equipa titular há muito tempo!

Cumprimentos

pura tecnica

Falamos de 2 jogadores que têm como principal arma a tecnica e a velocidade.
Creio que Marco Ferreira está num ascendente de carreira o que já nao acontece com Capucho que está cada vez a piorar as suas exebições.
Se Marco Ferreira conquista o lugar no incicio já da proxima temporada não nos temos de admirar.

Re:pura tecnica

Velocidade? O Capucho?!

Re:pura tecnica

de pensamento certamente...

Re:pura tecnica

Mandamos alugar uma moto ao Capucho?
Ele até é rápido o estilo de ele correr é que parece nao o é!:)

Re:pura tecnica

Agora falando mais a sério, com a bola nos pés, o Capucho é mais rápido que um jogador banal, isto devido à apuradíssima técnica que tem, que lhe permite ter a bola sempre controlada e colada ao pé... é um grande tecnicista, mas definitivamente não um "sprinter"... ao contrário o Marco Ferreira é bastante mais veloz, e a sua técnica apesar de igualmente apurada não é tanto de bola "colada" ao pé, daí as suas fintas serem mais em velocidade...

Re:pura tecnica

Concordo!!Mas o Capucho tb não tem muito mais para das no FC Porto, irá aparecer a geração Marco Ferreira!
Ambos têm bastante tecnica, apesar de o Marco ser mais rápido.

A técnica da táctica...

Qual rapidez? Índice velocipédico meus caros! Eh eh eh...

E ainda dizem mal do nosso Gabriel Alves! Qual génio incompreendido.

Cumprimentos

Re:A técnica da táctica...

Que quê?
Gabriel Alves a comentar: "Capucho jogador veterano do FC Porto, 1,82 m, 78 kg, casado, 2 filhos, ex internacional, repare-se na sua finura técnica, a sabedoria da experiencia, é um falso lento, ou isso."

...

lol
as opiniões variam...
Se todos tivessemos as mesmas ideias o que seria deste magnifico portal?

Basta ve-lo jogar

Ainda ontem contra o Setúbal ele deu a resposta a esta questão. Penso sinceramente que na próxima época Marco Ferreira será titularissimo no FCP e a selecção virá depois.

São diferentes...

Capucho:
pouca aceleração, pouca velocidade, segura bem a bola, recebe bem passes longos, forte fisicamente, e com bom cruzamento, bom cabeceamento, não remata à baliza( só se for chapéu ao redes)
Marco Ferreira:
não segura bem a bola, não é forte fisicamente, não cruza tão bem, não recebe bem passes longos, não é tão forte no um para um, mas é mais rápido, finaliza melhor, é mais objectivo, não joga parado

Conclusão: Marco Ferreira tem que aprender com o Capucho.

Vimioso

Marco Ferreira provou no Vit. Setúbal que é um jogador de talento, e é mais uma aposta de José Mourinho, que já provou que conhece bem este nosso campeonato e o valor de quem cá actua... (Derlei, Maniche, Paulo Ferreira, Nuno Valente... só para dizer alguns)

E já provou no FC Porto que tem tudo para lutar por um lugar na equipa. Tem concorrência de peso para o lugar - Capucho para já e, em princípio, Cândido Costa no início da próxima época. Capucho tem vindo a descer de rendimento época após época, e há que arranjar um substituto, e penso que Marco Ferreira poderá ocupar esse lugar.

As grandes exibições que fez contra o Varzim e contra o Celta de Vigo reforçam essa minha opinião... agora é preciso que ele repita isso noutros jogos e não se deixe afectar pelo peso da responsabilidade, como me parece que tem acontecido. Precisa de se soltar mais, de não sentir tanto a necessidade de fazer tudo certo. Imagino que à medida que se vai adaptando aos colegas e ao clube isso vá sendo conseguido. É, sem dúvida, um jogador para o futuro do FC Porto.

Marco Ferreira

Penso que Marco Ferreira tem lugar no Porto.

Temos que ter calma, ele precisa de tempo para se adaptar, coisa que, por exemplo, César Peixoto ainda não conseguiu.

Acredito nele.

Não quero mais "Alessandros".

em breve é titular

Marco Ferreira é um jogador exelente.
Tb tenho bastante esperança nele, tanto para o FCP como para a Selecção.
Césas Peixoto e Marco Ferreira ainda têm muito para mostrar.
Gostaria que fosse já para a próxima temporada!

Re:Marco Ferreira

Eu também acredito e a minha calma é inesgotável... :)

Mas o que eu realmente queria saber era a opinião dos relvas...

Abraços