Jesualdo critica arbitragem de Proença na Luz | Relvado

Jesualdo critica arbitragem de Proença na Luz

 


Jesualdo critica arbitragem de Proença na Luz
Jesualdo Ferreira deixou para as vésperas do jogo com o Vitória de Setúbal a crítica à arbitragem de Pedro Proença no jogo de domingo passado na Luz. O treinador portista afiança que depois do empate a 1-1 com o Benfica era importante destacar a exibição do Porto que «foi grande», analisa o professor. Mas agora, e já mais a frio, Jesualdo Ferreira entende que «na dúvida, o FC Porto foi prejudicado» no decurso do clássico e o técnico diz que começa a ficar «farto de ter que fazer análises à posteriori das coisas que aconteceram e começo a ficar incomodado pela falta de coragem e com as más análises que se fazem aos jogos», confessa.


Empate justo, mas com sorte teria sido vitória

O treinador dos azuis e brancos diz que os seus jogadores perceberam logo nos minutos iniciais do jogo na Luz que «a arbitragem poderia não ser a mais isenta». Jesualdo Ferreira fala de uma dualidade na amostragem dos cartões por parte de Pedro Proença, citando que Bruno Alves levou um amarelo logo aos dois minutos de jogo e que dois minutos depois Simão Sabrosa escapou a admoestação similar que, a acontecer, o afastaria do próximo jogo. O treinador fala ainda do lance alegadamente irregular de David Luiz que deu origem ao golo do Benfica por intermédio de um auto-golo de Lucho. «Não sei se isto vai decidir o campeonato, mas foi um erro que deu golo», salienta Jesualdo. E mesmo que o professor admita que «provavelmente o resultado foi justo», também aponta que com um pouco de «sorte» o Porto deixaria a Luz com uma vitória.
À parte a exibição da equipa de arbitragem, o técnico revela-se muito agradado com o desempenho dos seus atletas. «Foi criado um clima de grande pressão sobre os jogadores do FC Porto e eles conseguiram ultrapassá-lo», constata Jesualdo. « A minha equipa foi capaz de, num quadro de algumas dificuldades devido a muitas lesões, vencer todas as pressões, chegar à Luz e fazer um jogo bom», conclui.

«Não estou desiludido com Renteria»

E até o desempenho de Renteria merece o aplauso do treinador que diz não estar desiludido com o colombiano. «Se ele tivesse feito o golo no último minuto, teria sido uma jogada de mestre, o Renteria estaria consagrado», aponta referindo-se ao lance nos instantes finais da partida em que o avançado, face a Quim, atirou a bola ao lado da baliza encarnada. Jesualdo lamenta também que quando colocou o atleta contratado em Janeiro em jogo «caiu o Carmo e a Trindade», realçando ainda que as críticas que lhe foram feitas são fruto de «algum desconhecimento». «As pessoas não entenderam que fiz aquela substituição para ganhar o jogo», garante o professor, frisando que a «prova evidente» disso é a situação de golo desperdiçada por Renteria.
Renteria é agora um dos atletas lesionados do Porto para o jogo de sexta-feira frente ao Vitória de Setúbal. Além do colombiano, Jesualdo não pode também contar com Raúl Meireles que cumpre um jogo de castigo, nem com Bruno Moraes, Paulo Assunção, Lisandro, Ibson e Pedro Emanuel, todos a recuperar de mazelas físicas. Perante estas sete "baixas", o treinador portista já revelou que vai convocar o médio Castro que habitualmente joga nos juniores.

Foto: Agência Lusa

FC Porto:

Comentários [81]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Discurso directo...

lógico, realista e objectivo. Porque muitos há que gostam de escamotear as verdades... ainda hoje n'"ABola" o Delgado vem dizer que a arbitragem foi quase perfeita (pois só faltou o árbitro marcar um golito pelos da casa, para não só a arbitragem como o resultado serem perfeitos). A arbitragem foi tendenciosa, e foi calmamente encarada como uma normalidade pela comunicação social (até o representante do SCP no Trio D'Ataque reparou nisso!!).

Re: Houve na imprensa a clara

"lavagem" da arbitragem. Já agora: no golo benfiquista, com a bola a ser centrada para a área, os jogadores estariam bem mais preocupados uns com os outros, do que em analisar foras de jogo; o árbitro,não podia analisar da posição em que estava; o auxiliar -as imagens demonstram-no claramente- estava no enfiamento do lance, sem ninguém a dificultar-lhe a visão...

ai jesualdito....

eu ate admirava a tua postura seria, quando estavas no benfica e achei q tinhas sido despedido injustamente, porque aquela equipa n dava para mais.... q raio te aconteceu homem? agora falas q te fartas, poucas vezes acertas. Ainda por cima so agora e q vens falar de arbitragem??? Alguem teve de te escrever o discurso, porque n sabes falar e n querias fazer má figura??? Será o nervosismo por saberes q o poleiro a frente do fcp vai acabar ja este ano? E já de agora se estas tao incomodado e farto de fazer analises a posteriori, vai dar uma volta, q ninguem te obriga a ser treinador do porto... a unica coisa de q se pode queixar e o do amarelo q simao n viu... e de q adianta estar agora a queixar-se? o arbitro vai voltar atras? sera q quer pressionar os proximos arbitros dos seus jogos? ou sera q quer que as pessoas deixem de falar da figura vergonhosa dos superdragoes?

Jesualdo está preocupado ...

...enquanto tinham 9 pontos de atrasado andavam caladinhos. agora têm o Benfica e Sporting no encalce, já é por causa das arbitragens. O que vale os adeptos pensam se calhar o Porto empatou por não ter jogado melhor que o Benfica e vice-versa. Apenas e só isso.

Re: Jesualdo está preocupado ...

Estarás a insinuar que o Porto também era prejudicado quando estava com 9 pontos de vantagem e não foi por causa disso que o Jesualdo falou das arbitragens, ou será impressão minha? O facto é que o Porto foi mesmo prejudicado, e o Jesualdo foi capaz de se conter no final do jogo e dizê-lo agora de forma serena e educada. Quantos e quantos não o conseguem, a começar por nós adeptos? Esconder os erros não vai ajudar em nada o futebol. Pelo contrário, dizer que eles existem e que têm de existir cada vez menos, de forma fundamentada é exactamente o caminho a seguir.

Re: Re: Jesualdo está preocupado ...

O Jesualdo é um bronco ... :-P

Re: Re: Re: Jesualdo está preocupado ...

Isso vindo de um benfiquista só dá vontade de rir ...

Re: Re: Re: Jesualdo está preocupado ...

teve boa escola.

Discurso triste, de treinador fraco...

Então mas: - No Final do jogo na Luz, em momento algum o Jesualdo se queixou do lance do golo do Benfica ser inválido, pura e simplesmente porque era muito díficil vislumbrar essa ilegalidade. - No momento do golo nenhum jogador do FCP se queixou da ilegalidade do lance. Por isso, se os jogadores erram, se os treinadores erram, os árbitros não podem errar? Sobretido num caso como este em que ninguém vislumbrou, de imediato a ilegalidade do lance e só após várias repetições se viu que afinal David Luiz estava ligeiramente adiantado. O Jesualdo que ganhe vergonha na cara, que treine mais e melhor, que tome melhores opções e que deixe de se chorar

Re: Discurso triste, de treinador fraco...

Ai se fosse ao contrário... :D

Re: Re: Discurso triste, de treinador fraco...

Provavelmente era a mesa coisa.

Re: Re: Re: Discurso triste, de treinador fraco...

Olhe que não!... Olhe que não!...

Re: Re: Re: Re: Discurso triste, de treinador frac

basta relembrar o barulho que originou aquele "golo?" que nem uma imagem prova...

Re: Re: Re: Re: Re: Discurso triste, de treinador frac

Errar é humano...crê-se que involuntariamente Errar sempre para o mesmo lado...também é humano, mas voluntário...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Discurso triste, de treinador frac

Se olvidamos facilmente as vezes que somos beneficiados, é fácil dizer que "é sempre para o mesmo lado"

Como podem ou não ter reparado...

...eu não fiz qq comentário após o jogo de Domingo, nem nos 2 dias seguintes. Apesar de ausente não posso deixar de estar irritado com tudo o que se tem vindo a suceder relativamente ao jogo FCP-SLB, e ao que teno lido/ouvido/visionado nos diferentes orgãos de informação. Passo a enumerar então as minhas notas sobre o jogo & afins: 1.º Vi o jogo num café com uma TV sem som ali prás bandas de Guimarães. Se por um lado não volto lá pois detestei ver um jogo desses sem ouvir o som ambiente do estádio, por outro foi bonito de ver o cafézito vimaranense a saltar e a pular de alegria com o golo do Porto. 2.º Pude observar na reportagem anterior ao jogo, os distúrbios causados por adeptos do Benfica. Segundo os jornalistas e outras testemunhas, estes lançaram garrafas e outros objectos aos adeptos portistas, elementos da comunicação social e polícia. No entanto existe um quase total manto de silêncio sobre esse acontecimento. Porque será? 3.º Relativamente ao comportamento dos adeptos portistas, eu que não sou vidente adivinhei ainda antes das coisas acontecerem que iria haver problemas colocando a claque no 3º anel. Era tão óbvio que só um autentico imbecil não poderia deduzir. E não me venham com a treta dos adeptos do Celtic e Man Utd que se portaram muito bem no mm sitio, pois toda a gente sabe que cada caso é um caso. E já agora, apelidam os SD de animais, mas cada vez que eles vão à Luz são tratados à chegada/entrada como autenticos animais. Depois não se admirem que ajam com tal. 3.º Fiquei deveras espantantado quando li no jornal que iram ser disponibilizados 1500 bilhetes aos SD por parte da direcção do FC Porto. Afinal parece que P.Costa está a dar razão àqueles que destruiram o carro de Adriannse. Uma palavra apenas: lamentável. 4.º Relativamente ao jogo propriamente dito, continuo sem perceber a falta de ambição de Jesualdo Ferreira. Ele pode desculpar-se com as lesões, mas no fundo o que parece é que ele não quer mesmo ganhar porra nenhuma no FC Porto. No inicio da 2ª parte previ mais uma vez que iriamos sofrer um golo mais tarde ou mais cedo. O palerma em vez de apostar em jogadores para segurarem a posse de bola (Postiga p.e.), lembrou-se de repetir a táctica hiper-mega defensiva de Chelsea à espera de ter melhor sorte. Como se viu não teve! 5.º Quanto à arbitragem também já correu muita tinta sobre este assunto, mas ainda me espanto em ouvir benfiquistas dizerem pela enésima vez este campeonato, coisas do género: "só agora vêm falar que foram roubados!" "o golo foi ilegal mas depois de terem jogado á defesa a 2ª parte o que é que isso interessa?" "e não se esqueçam do apito dourado!" Ao longo deste campeoanto tenho ouvido as maiores barbaridades de benfiquistas procurando justificar a desigualdade e parcialidade nas arbitragens com claro prejuizo do FC Porto. Estes moralistas que tanto falam em "arroz carolino" pelos vistos estão-se completamente borrifando para o facto de haver arbitragens habilidosas a seu favor. 6.º Ainda a propósito da arbitragem e do critério desigual do sócio Proença, ouvi/li mts comentários dizerem que o lance do B.Alves é igual ao do Katsouranis. Não sei se hei-de rir ou chorar.. A única fdp de diferença é que o jogador encarnado toca primeiro no jogador portista e só depois na bola. É uma fdp de uma diferença que parece que ninguem ve... Já o Simão caminha a passos largos para o fim da época sem levar o 5º amarelo, mas posso apostar que ele há-de ser suspenso ainda antes do jogo com o Sporting... cumps azuis e brancos zefil

+ 5 bem escritos

virtuais, infelizmente. Bom comentário, a apontar as verdades. E que por isso, não há ninguém da outra facção a vir comentar.

Re: Como podem ou não ter reparado...

Olha, em ralação aos taisobjectos supostamente lançados aos adeptos do FCPorto, eu vi uma data deles entrar (coisa wue aliás atrasou a entrada de muitos sócios benfiquistas) e não vi ser arremessado absolutamente nada. Talvez isso tivesse sucedido antes, agora ali não houve nada, excepto os cânticos e os insultos da praxe. Mas se usas isso como atenuante, talvez seja bom recordar que sempre que as claques do Benfica vão às Antas, são bombardeados com tudo o que seja objecto de arremesso. No ano passado, quando lá ganhamos, isso aconteceu; havia maltas das claques num plano elevado no estádio, e no entanto não me lembro de ver ferimentos ou cadeiras pelo ar. Já noutros anos, o sector benfiquista no estádio sofreu cargas policiais por bem menores tropelias dos que as que os SD fizeram no domingo. sobre a tal "parcialidade2 contra o Porto, eu também pergunto: e Pepe, como é que recebe tão poucos amarelos? O homem faz faltas incríveis, insulta árbitros, e passa impune. E ainda gostava de recordar outros lances que, inexplicavelmente, são mantidos em silêncio: aquele penalty contra o Braga, por exemplo (que falharam): uma falta duvidosa, e totalmente fora da área. Só que na altura, imperou o silêncio.

Re: Re: Como podem ou não ter reparado...

"malta das claques num plano elevado do estádio" no Dragão, estas a sonhar ou nunca lá foste. Os adeptos visitantes no Dragão tÊm sempre eum sector destinado ,sempre a mesma porta destinada e junto ao relvado,não venhas com tangas.

Mas quem falou em atenuantes?

Eu apenas falei num "manto de silêncio"... Eu não estive lá para ver a claque do Porto a ser atingida por objectos, mas foram vários os jornalistas e outras testemunhas a referenciarem esse facto. O que ninguém pode negar são os confrontos entre benfiquistas e polícia, pois passou em directo na televisão. Eu não desculpo nem uns nem outros, apenas peço tratamento igual na análise dos diferentes acontecimentos. Quanto à forma como as claques do Benfica ou de outro clube são recebidas nas Antas/Dragão eu dou-te razão, como não poderia deixar de ser. Relativamente às arbitragens prefiro não voltar a insistir no mesmo, pois prefiro pensar que independentemente do que acontecer com os homens de negro, 7 vitórias são as suficientes para no fim sermos nós a sorrir. Espero não estar enganado :) fika bem

comentario muito interresante apenas um erro

que tens 2X "3º" um erro tecnico mas um comentario muito bom cumprimentos

Pois...

Parece erro e no fundo até é, mas como ambos os pontos se referem aos SD até acaba por ter lógica :) cumps

Re: Como podem ou não ter reparado...

Não concordo com tudo o que dizes, particularmente em relação à arbitragem, mas em termos gerais achei interessante a tua análise - e especialmente desapaixonada a crítica à SAD portista pela continuação do apoio aos SuperDragões. Achei curiosa, como braguista, a tua observação em relação aos festejos do golo portista num café de... Guimarães! O que contraria um pouco o mito de que em Guimarães só há vitorianos... Atenção: não quero com isto negar que em Guimarães a adesão da cidade ao seu clube é de facto especial. É de facto e é certamente para os vitorianos motivo de orgulho. E eu, ao contrário de muitos braguistas, aplaudo-os por isso. Se cada cidade média estivesse com o seu clube certamente teríamos um futebol bem mais competitivo.

JF não disse nenhuma mentira

E a frase sobre o fora de jogo de David Luiz não pode ser criticada : "Não sei se isto vai decidir o campeonato, mas foi um erro que deu golo" Para todos os benfiquistas que : - ja criticaram as queixas portistas, - vão dizer que é um fora de jogo por centimetros, - em caso de duvida beneficia-se o ataque - a vitoria do FCP seria um resultado injusto eu relembro que : - por 1 centimetro ou por 1 metro sera sempre um fora de jogo não assinalado e um golo invalido - os benfiquistas foram bem mais quixosos sobre um remate de Petit e uma bola que entrou ou não na baliza do V.Baia, tambem por centimetros, mas a diferença é que ainda hoje ninguem sabe dizer se a bola entrou realmente ou não! E não vale a pena falar outra vez sobre - o amarelo dado a B.Alves que o condicionou durante 90 minutos por ter jogado a bola. - a entrada de Simão sobre Adriano, completamente fora do tempo, que valia o quinto amarelo e onde nem falta houve - os puxões e faltas feitas sobre os jogadores do FCP nos lances de bola parrada na area do SLB : ficou um penalti sobre Pepe por assinalar - a entrada por tras de Petit sobre P.Assunção, num contra-ataque ha mais dum metro da bola Porque realmente, o FCP disse que tinha a melhor equipa e tem obrigação de ganhar. Golos invalidos e dualidade de critérios não fazem parte do futebol

Re: JF não disse nenhuma mentira

esses ares de frança fazem-te mal á cabeça!!!deves ser amigo do pintinho!!!tens de tirar senhas pa vê-lo daki a uns tempos na prisa!!!quantos campeonatos ganhaste com ajua???

Essa do Bruno Alves então é brutal...

Na primeira volta o Katsouranis teve uma entrada sobre o Anderson em tudo idêntica à que Bruno Alves teve sobre Simão e aí o grego foi chamado de caceteiro e animal porque fez de propósito... Vocês caem no ridículo...

Re: JF não disse nenhuma mentira

Golos invalidos e dualidade de critérios não fazem parte do futebol Esqueceste-te do lançamento irregular que dá a vitoria ao Porto sobre o Benfica no Dragão? Ou foi um esquecimento propositado?

é curioso

Esta época, o Fucile ja fez dezenas de lançamentos idênticos ao que deu golo na Luz e até ver nenhum arbitro português e até internacional na LC, tem apitado lançamento irregular? é porque não sera tão irregular como os benfiquistas o querem pintar...

tambem estas doente da cabeça?

golo do fcp ilegal no dragao ao slb? tem juizo oh rapaz

Re: Jesualdo critica arbitragem de Proença na Luz

Ó Jesualdo, só agora é que vens comentar? Também estiveste doente como eu?