Futre: Hostilidade pode ser motivadora para Moutinho | Relvado

Futre: Hostilidade pode ser motivadora para Moutinho

 

Paulo Futre admite que a hostilidade que o ex-capitão do Sporting João Moutinho vai encontrar no clássico de sábado, para a Liga de futebol, possa ser motivadora para o agora médio do FC Porto.

“Não é fácil, porque, neste caso, vai ter 50 mil pessoas a assobiar. No meu caso eram muitas mais, não sei se 70 a 80 mil pessoas, mas também pode servir de motivação. Eu recordo-me do meu primeiro jogo em Alvalade. Fiz um jogo espetacular, com toda a gente a assobiar, claro, mas fiz um bom jogo”, afirmou à Agência Lusa o ex-internacional luso.

As recordações de Futre remontam a 28 de abril de 1985, quando, à 26.ª jornada do campeonato, os “dragões” arrancaram um “nulo” no “velho” José Alvalade, que praticamente lhes valeu o título desse ano.

O regresso a Alvalade com a camisola do “inimigo” serviu, segundo o próprio Futre, “para mais tarde, em Espanha, jogar em estádios difíceis, e, como capitão do Atlético de Madrid, ser assobiado durante todo o jogo”, destacando os redutos “míticos” dos “rivais”: Santiago Bernabéu e Nou Camp.

“É um clássico, é um ‘derby’, é sempre especial. Eu meto-me na cabeça do João Moutinho, que vai voltar agora a Alvalade, e recordo-me da minha primeira viagem a Alvalade depois de ter saído. Vivem-se umas sensações e uns momentos completamente diferentes de quaisquer outros. Principalmente na primeira vez”, explicou.

Com esta hostilidade “leonina” na memória, Futre, que no regresso ao palco “verde e branco” ainda acertou no poste da baliza de Damas, antevê algumas diferenças no tratamento a Moutinho, por ser menos tecnicista.

“O João (Moutinho) é um jogador diferente. Eu acho que no momento em que estiverem a levantar os dedos para assobiar, ele já largou a bola. Isto é uma vantagem para o João, mas, de certeza absoluta, vai ser muito assobiado. Era o capitão, foi para um dos rivais, por isso não vai ser bem recebido e isso não é só em Portugal, em todo o Mundo é assim”, sublinhou.

Apesar dos 13 pontos que afastam o líder FC Porto do Sporting, antes do jogo de sábado, da 12.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, Futre elogia o futebol praticado pelos “dragões”, mas não arrisca um palpite.

“O FC Porto está bastante forte, mas num ‘clássico’ tudo é possível. Nunca há favoritos. Neste caso, o FC Porto está à frente, está a fazer um ano espetacular, mas acho que em ‘clássicos’ e ‘derbies’ tudo pode acontecer”, concluiu.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: fcporto.pt 

 

FC Porto:

Comentários [40]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O PORTO USA ESTAS ARMAS

SE DEPENDE-SE DE MIM MOUTINHO

ERAS MORTO ANTES DE COMEÇAR O JOGO PORQUE OS PORCOS SÃO CRIADOS PARA ISSO MESMO, E ESTES MENINOS RELVAS DO PORTO que não passam de uns tótos estão esquecidos que venderam 2 jogadores que o presidente não queria por nada deste mundo , e a figura que andaram a fazer com o meiréles seria bom estarem calados, e vender por 11- ao porto ou para espanha é o mal menor,, o que custa é saber que aliciado pelo pinto e não há maneira de ele ser morto

Metamorfose

Não é de agora a capacidade que o Porto tem em conseguir transformar/usar hostilidade para dar motivaçao.Pessoalmente não sou muito apreciador do estilo de jogo do Moutinho,mas desde que está no Dragão a mediania que era habitual nas suas exibições tem sido suplantada com muita garra e motivação,coisa que se diga,é imagem de marca do FCP

O pistão vai rasgar... Força

O pistão vai rasgar... Força Moutinho, "recebe, passa e desmarca", adormece-os para depois surgir a fazer o primeiro golinho de Dragão ao peito. Era lindo, confesso... ;)

Tanta merda por causa do M8

Chega,vence,agradece aos seus e vem embora!

Nem de propósito!!

Tinha que vir agora o "mestre mercenário" a dar valiosas dicas ao seu aprendiz!!

Este gajo já nem sabe a quantas anda... É verde, é azul, é vermelho, é às risquinhas vermelhas... é conforme lhe dá mais jeito... e os adeptos que lhe pagam a choruda reforma que se fodam, pois está claro!!

Recordam-se certamente os meus caros amigos azuis-e-brancos das declarações deste infeliz aquando do embate entre o Atlético de Madrid e o FC Porto, na Champions...
Compreendo o que vai na cabeça de alguns portistas, nesta altura: "Eh pá, então eu critiquei as palavras deste gajo em relação ao Atlético Madrid - FC Porto, e agora ando a criticar os que criticam o Moutinho?"

Em conclusão, até se compreende porque é que tipos destes (Simão incluído, por exemplo) chegam ao Atlético e decidem assentar: deve ser das risquinhas vermelhas e calções azuis do equipamento - assim escusam de estar a escolher uma cor...

VERGONHA é o que sinto de todos nós, adeptos e pagantes deste circo em que se brinca com instituições históricas e com a dedicação de massas de corações (e não de carteiristas) seguidores!!

Adorava que o Moutinho

Adorava que o Moutinho marcasse um golo amanhã e não festejasse, não um "não festejar" à CR7 que ia festejar e depois lembrar-se, mas um "não festejar" sincero.

Queria ver a reacção dos adeptos do clube "diferente" mas que afinal não é assim tão diferente como isso, pelo menos nas reacções agressivas...

Se o Moutinho marcar golo

Se o Moutinho marcar golo amanhã, espero sinceramente que o festeje efusivamente, para não cair no erro de enganar alguns queques mocotós...

Vingador, este gajo já teve mil e uma oportunidades para se pronunciar acerca da sua saída do Sporting, o seu clube de sempre até então... Nunca se dignou sequer a dar-nos uma satisfação, ia escolher a altura em que nos marcasse um golo??
Quando andava mortinho por sair, era só colocar-lhe um microfone à frente que o gajo falava logo da sua vontade em sair e blablabla... agora, que conseguiu o que tanto queria, nem se dá ao luxo de gastar mais latim - para quê?? para quem??, pensa ele!! Só espero que um dia não estejas a comentar algo de parecido aqui, acerca do mesmo tipo...

por acaso tenho uma leitura diferente

Acho, e principalmente depois da atitude de JEB e Costinha, ele não ganhava nada em vir falar.

1. Ele sempre deu tudo pelo Sporting em campo.

2. O SPorting não o quis vender antes, mas foi o Sporting que não incluiu a cláiusula ppara ele não sair para um rival.

3. Ele, ao vir falar sobre isso só espicaçava mais as pessoas.

acho que , e digo sinceramente, o erro foi do JEB. Errou nas negociações, errou ao vir com aquelas declarações. enfim... errou muito. Não leves a mal o que te vou dizer, mas o Moutinho cresceu a ver um clube (fcp neste caso) muito acima dos rivais... Basta ver o palmarés ganho entretanto... Cold, ainda há 6 anos ganhamos a champions , e a urfa e ano após ano, os oitavos de final da Champions costumam ser uma meta real do FCP. Anos após ano o FCP tem dado luta aos maiores clubes europeus.

Se quisermos ir pelo ponto de vista individual, penso que a diferença é gritante.

Além de venderem o Nani, e oCR (e este acabou por nem o aproveitarem do ponto de vista desportivo) que grandes vendas tiveram voces?

O Veloso foi o que se viu, mesmo o Moutinho, não tivesse vindo para o FCP e teriam-no vendido? ou bem vendido?
o poder negocial do FCP e a capacidade de venda é 1000 vezes superior ao Sporting.

Eu compreendo e vejo o porque de ele ter querido vir para o FCP (não o digo a gozar nem para humilhar ninguém) mas na cabeça dele trocou por melhor (e deve estar a aganhar mais tb não duvido)

Portanto, que o levem a mal compreendo, mas que haja eageros já me escapa um pouco.

Abraço

Kiko e Vingador

(E até porque a vossa posição é idêntica, neste assunto)

Podem gozar com o epíteto de "diferente", mas, se sou diferente na minha maneira de pensar, então que seja.

Eu acho que o futebol caminha para uma selva sem leis e sem princípios perigosa e que, em última instância, cairá sobre os que neste momento gozam desta situação.
Acerca da incompetência dos dirigentes do meu clube, estamos conversados. Dizer que eu não caio em cima do gajo que o vendeu (Vingador) não é justo, porque eu, antes de cair em cima do Moutinho (salvo seja, esse tipo de castigo não seria eu a aplicá-lo, garanto-vos... LOL), eu caí e caio em cima do burro e incompetente presidente do meu clube e de quem o rodeia, que se deixaram levar nesta historieta... Mas obviamente que tenho que me insurgir também contra um tipo que deve tudo o que é ao Sporting e rsolve cagar de alto para o clube e, principalmente, para a massa humana que tantos anos o idolatrou, apenas para seu benefício pessoal e ultra-egoísta!!
Ele pode fazer isto porque o actual futebol o permite, e insurjo-me também contra esta rebaldaria de Leis Bosmans, Leis Websters e outras que tais...

Quem vos ouvir a falar, meus amigos, pensa que estamos a falar dos trabalhadores da Lisnave que resolveram ir para outra fábrica que lhes pagava mais uns eurozitos essenciais para alimentar os filhos todos... Estes gajos (jogadores de futebol) não precisam da nossa caridade nem tão pouco da nossa defesa em relação a atitudes menos correctas que tomam constantemente; o que eles precisam, isso sim, é de rédea mais curta, senão de caminho estão a exigir um broche a um adepto de cada vez que marquem um golo...

Não gostei da atitude do Moutinho, gostei ainda menos da sua pouca vontade em dar sequer troco; e kiko, desculpa-me agora tu, não, não me parece que uma explicaçãozita viesse aumentar o clima de hostilidade que ele criou entre si e o Sporting... mas se viesse, ele que arcasse com esse contratempo - ganha o suficiente para tudo isso, acho eu...

Ele até podia ir em busca de melhores condições de vida, como dizia o outro, mas que o fizesse com um mínimo de decoro e decência, seria o mínimo exigível...

Finalizo apenas com uma reacção a esta última frase do Vingador: Seja como for acho que ainda há muito para contar dessa história...
Se é assim, porque é que o cobardezito permanece mudo e calado?? Achas mesmo que há muito a contar e ele está caladinho que nem um rato apenas porque lhe dá prazer toda esta onda hostil em torno da sua pessoa?...

Se calhar porque tem ordens

Se calhar porque tem ordens para não falar e concentrar-se naquilo que é importante, jogar futebol ;)

A diferença se calhar é que os Portistas não ficam a matutar nisso, olha não passo a vida a pensar "oh não o Bruno Alves quis sair do Porto", sinceramente estou a cagar para o gajo, sempre deu tudo com a camisola do Porto, quis sair algo a mal, olha problema dele, desceu na minha consideração mas não vou fazer disso uma revolta pessoal, se fosse para um Benfica ou para um Sporting a única diferença seria que eu queria que ele enterrasse em TODOS os jogos de resto era a mesma coisa...

E sim também sou sócio do Porto, também contribuo(pouco ou muito) para a formação de gajos que pouca gratidão têm pelo clube como foi o caso do Bruno Alves, agora pena? Simpatia?
Não metas palavras na minha boca, não tenho simpatia pela decisão do Moutinho, aliás tenho porque veio para o FCP :) eu se calhar faria o mesmo não por dinheiro, não pelos titulos mas sim porque o FCP é o clube do meu coração logo preferia jogar no FCP do que no SCP, é lógico acho eu, agora não faria o que dizem que ele fez(recusar treinar, jogar) por aí fora mas a grande questão é...será que fez mesmo?
É que o teu presidente já veio mudar o discurso...

Abraço

só um p.s.

"senão de caminho estão a exigir um broche a um adepto de cada vez que marquem um golo..."

aí compreendia o Postiga no Sporting ! e ficava fodido.... com o Hulk este ano como está e o Varela e Falcao no top dos goleadores não havia boca que resistisse

;)

LOL Era desta que deixavas de

LOL
Era desta que deixavas de ir ao Dragão!! ;)

Posso meter o bedelho?

Cold, a selva no futebol chegou em '94 ou '95 com a lei Bosman, os clubes tiveram que se adaptar, acho que o FCP o fez magistralmente. Já sofreu com isto, basta pensar nos jogadores que por cá passaram nos últimos 15 anos.
O caso M8 não se encaixa aqui, é apenas ganância.

É evidente que não estamos a falar de gajos que ganham o ordenado mínimo. Mas não posso, em consciência, criticar os jogadores por querem ganhar mais.

A tua posição é de adepto, cujo amor ao clube não te permite que se possa sequer considerar que haja que queira sair do SCP. Ainda para mais um gajo pago para lá estar.

Entendo o teu "nojo" pela forma como se tratou desta situação, não é agradável ver o capitão noutro clube, no entanto, esse enjoo pelo jogador deveria existir desde que ele afirmou que queria ir para Inglaterra. A ida para o FCP, essa tens que agradecer ao Bettencourt.

O Vingador tem razão, não está bem contada a história. Ele, (M8) ter vindo, fazer afirmações sobre a transferência não teria esclarecido nada, nem minimizado o choque da mesma. Como tal, a atitude mais inteligente é mesmo não dizer nada.

(Desculpa se isto sair desconexo, é o que dá escrever aos bochechos, com o Relvado a deixar ler apenas as últimas 4 linhas...)

Somos adeptos, mas também,

Somos adeptos, mas também, sendo sócios, somos contribuintes...
Para além do mais, a partir do momento em que for impossível levar o coração para o futebol dedico-me à pesca... Era só o que faltava colocar-me à frente da televisão, com uma geladinha, a vibrar com o Canal da Bolsa!!

Eu é mais o Bloomberg. Claro

Eu é mais o Bloomberg.

Claro que podes tripar com o Moitas, continuo é a dizer, foi encostado à parede para sair, e provavelmente tem menos culpa na saída do que o que tu achas.

Foda-se, Capt... o que EU

Foda-se, Capt... o que EU acho? Não é paranoia minha, é toda a NAÇÃO SPORTINGUISTA A ACHAR... Sendo assim, e se toda a sua anterior família está errada, não seria justo o cabrão esclarecer-nos?? Pois sim...

Vá, tu, comunidade

Vá, tu, comunidade lagarta.

Em assumir toda a culpa não estará ele a fazer o derradeiro sacrifício pelo SCP, assumir as culpas todas para evitar uma guerra civil?

A LEI E SELVA DO FUTEBOL

está aos olhos de todos, ´por demais evidente, e o Homem (qq um) quanto mais tem mais quer ... mas esta lei da selva é uma faca de 2 gumos, repara por exemplo no que o Sporting está a fazer ao Caneira... Tb lhe deve (muito ou pouco não interessa) algo...

Infelizmente os nossos valores não são os mesmos dos clubes.... falo do Caneira só para dar um pequeno exemplo (que já se deu em todos os clubes) em como os clubes tb são fdp's muitas vezes... como alguns jogadores....

há de tudo e para todos...

A nós , comuns e racionais adeptos reaata-nos cada vez mais usufruir e gozar do futebol, apena do jogo, não olhando muito a caras... e corações!

Toda estas SAD's e conjunturas futobolisticas me levam a crer que ao adepto cada vez mais só vai importar os 90 minutos (que se espera) de pura magia de um jogo.,...

Já não podes acompanhar o dia a dia de um clube, já não podes ver treinos e só tens acesso Às info que eles querem...

Cada vez mais futebol/ clube é 90 minutos por semana e siga... que a vida não está para muito mais !!!
;)
Abraço

Apesar de estar quase a 100%

Apesar de estar quase a 100% com aquilo que escreves também compreendo o COLD, também está muito nos principios e valores de cada um, o JVP por exemplo pouco ganhou no Benfica a nível de titulos e nunca quis sair, e não venham dizer que ele não teria mercado a nível internacional, se calhar para o JVP era mais importante estar em Lisboa com a família ao pé, num clube que mesmo estando por baixo lutava pelo titulo do que ir para um clube médio alto a nível europeu ganhar o dobro ou o triplo, para o Moutinho se calhar é mais importante ir para um FCP onde pode ganhar mais titulos que no Sporting(sejamos sinceros) onde as suas exibições têm outra dimensão na europa do futebol ainda mais sabendo nós que o FCP chega quase sempre à segunda fase da champions e quando entra na UEFA/Liga Europa é sempre como candidato.

E outro ponto importante, a estabilidade do clube, não é fácil para um jogador estar num clube onde há instabilidade, onde tem que fazer de pronto socorro quer a trinco, quer a 10, quer a 8, quer a médio interior, o próprio jogador estagna dessa forma, no FCP encontrou essa estabilidade...

Claro que o €€€€€€ também deve ter contado alguma coisa ;)

Cold lembro-me de ter na

Cold lembro-me de ter na altura que gajos como o Doriva(lembras-te dele?) do Zahovic e mais recentemente do Maniche e do Bruno Alves sairam da forma que sairam, uns de forma pior do que outros, os critiquei, mas a vida continua caro amigo, lá por nós temos uns valores não podemos exigir que as outras pessoas os tenham também, e 90% dos jogadores de futebol são assim...

Agora é assim Cold por vezes esquecemo-nos que muitos deles ainda são putos, eu hoje com a idade que tenho não pensava em algumas coisas da mesma forma que pensava quando tinha 24 anos(a idade do Moutinho) para não falar daqueles que saem dos seus clubes ainda mais cedo, por muito que a tua personalidade já esteja formada com essa idade há coisas que vamos aprendendo à medida que vamos envelhecendo...

E atenção eu estou consciente que o Moutinho também pode fazer o mesmo ao FCP, a reacção de quem MANDA é que nunca mas mesmo nunca vai ser a mesma...
Não ouviste Pinto da Costa a dizer que Bruno Alves e Meireles eram maçãs podres, nem a vendê-los ao primeiro que apareceu...
E é isso que não compreendo caro amigo, é porque caem tanto em cima do Moutinho e não caem em cima do gajo que o vendeu e que parece cada vez mais atarantado de cada vez que fala...

Seja como for acho que ainda há muito para contar dessa história...

É por estas e por outras

que tipos como Futre, Figo ou os mais óbvios Simão e Moutinho, nunca serão aplaudidos por mim em Alvalade. O mesmo não se aplica a quem saiu normalmente do clube (como Quaresma, por exemplo) e que, mesmo defendendo um rival, nunca tiveram uma palavra menos respeitosa para com o Sporting.

Ora faz-me lá o resumo

das carreiras de Futre, Figo, Simão, Moutinho e das saídas "anormais" do clube, s.f.f., para eu entender o que é uma "saída anormal" do Sporting. Será uma saída à Pacheco e Paulo Sousa (e quase , na altura, à JVP?)?

Mas eu tenho de justificar os meus ódios perante ti?

Futre rescindiu, Figo não quis renovar, Simão disse o que disse (tens Internet, suponho, faz uma pesquisa) e Moutinho recusou-se a treinar e há muito (parece-me evidente, quem quiser que o negue) que tinha acordo com o Porto.

Seja como for, posso odiar jogadores, ou isso é prerrogativa de quem odeia, por exemplo, o Paulo Assunção?

o ponto é que...

o teu clube já fez o mesmo ou pior a outros, como por exemplo ao benfica, quando se aproveitou deles num momento em que estavam no chão e lhes foi lá arrombar a casa e "roubar" jogadores.

Por isso, porquê apontar o dedo aos outros?

Bem, a confusão que para aí vai...

... mas a reacção hostil é para o Porto ou para o Moutinho? Eu acusei o Porto de alguma coisa (para além de ter aliciado o jogador anteriormente, mas isso não admira ninguém)? O Porto será odiado como já era. Estar lá o Moutinho ou não é igual. Está entendido?

Não percebo de onde veio essa tentativa de dar a entender que é o Porto que será recebido de forma particularmente hostil.

Odiar o Assunção??

Foda-se foi da maneira que apareceu o Polvo.Um craque.

Esse discurso de chorar por aqueles que deixam de defender a causa,não entra no universo portista.O clube e os adeptos,são o mais importante.

Pois

Falar anos depois é fácil. Na altura, sei bem o que se disse.

Aliás, e para que conste, até um vosso amado foi cuspido e disse que ir ao Porto era pior do que ir a Palermo. Mas não, não há ódios a ninguém no Porto. Enfim.

Killer

existe uma diferença entre não respeitar, assobiar, insultar e querer magoar essa pessoa fisicamente não achas?
Já disse aqui e volto a repetir acho normal a revolta, acho normal, insultarem-no, assobiarem-no, criarem um cântico insultuoso só para o destabilizar, pah isso até torna o futebol mais colorido, agora quererem dar-lhe no lombo acho isso muito extremo e repugnante...