FCP protegido pela imprensa desportiva? | Relvado

FCP protegido pela imprensa desportiva?

 

Qualquer pessoa que leia diariamente jornais, especialmente os desportivos, facilmente se apercebe dos "paninhos quentes" com que o FCP é tratado.Penso que tudo se deve a duas coisas: a figura mítica e intimidante do seu presidente e o facto de o clube ter dominado o futebol português nos últimos 20 anos.Pergunto eu: o que fariam os "media" se fosse o presidente de um dos "Grandes de Lisboa" que estivesse envolvido no "Apito Dourado"?Que escreveriam se numa só época o clube tivesse três treinadores, tal como teve o FCP em 2004/2005? Ou se a dias do arranque da época, um deles ainda andasse a tentar arranjar um treinador?Totalmente lamentável toda esta subserviência da imprensa ao FCP...Foxley

FC Porto:

Comentários [65]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não me parece...

Proteccionismo? Medo do Pinto da Costa? Não me parece... Quando muito existe alguma indiferença relativamente aos assuntos do FCP, porque são notícias que têm menos mercado do que as dos outros dois grandes.

Muito interessante

Ficamos portanto a saber que a imprensa desportiva só fala no Benfica e Sporting por dois motivos, e podemos escolher um ou outro conforme nos der mais jeito: 1º porque só o Benfica e o Sporting são enooooormes ao ponto de vender jornais; 2º para proteger o FCP. Quando a imprensa ignorou a caminhada triunfante do FCP na taça UEFA, foi porque o FCP não passava de um clube regional, coitadinhos. Mas quando a imprensa não fala (ainda) mais do Apito Dourado, então é porque afinal o Porto controla a imprensa. Ou seja, somos pequenininhos mas ao mesmo mandamos nesta m*rda toda. A única reacção possível a este tipo de artigos encontra a sua máxima expressão no muito conhecido acrónimo cibernético - LOL. Haja coerência por amor de Deus.

O valor do papel

Também acho. É uma desfaçatez. Ainda ontem comprei um Dragão (de puro cristal Atlantis) e vinha bem embrulhadinho numas páginas do Record. Muito suspeito...penso eu de que! Na semana passada, no furor da canícula, comprei um daqueles gelados Olá com a imagem do Deco, e fiquei indignado (isto é inadmissível protestei com a moçoila que vendia os ditos) : estava protegido (contra o desfalecimento) por uma folha de A bola (bem sujinha por sinal). E, isto é mesmo o cúmulo da protecção “minha gente”, no dia em que tomei a minha gemada com vinho tinto (excelente afrodisíaco) como preparação para a hora da verdade – a esperada queca mensal – muni-me, como habitualmente, de preservativos. Escolhi de cor azul em honra da preferência clubista da senhora. Ouçam meus amigos, isto só pode ser a gozar connosco (já fiz seguir uma queixa para a Deco, Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores, mas julgo que não vai ter procedimento, o seu nome levanta muitas dúvidas): não é que dentro da embalagem vinha uma mensagem do Jogo onde se podia ler: Com protecção azul o céu é o limite... Ao que chegamos, caros Relvas, agora até o amor querem “lincar” com o FCP. Agora a sério, isso da protecção é capaz de ter a ver com os olhos de quem a sente. Para os meus (avermelhados) as situações acima descritas são verdadeiros sofismas da clara protecção azulada da nossa imprensa desportiva. Mas para olhos de outra cor, se calhar é tudo ao contrário. Ou então é sinal do alto valor reciclável que uma folha de jornal tem. Até nas latrinas o seu valor pode ser incalculável!!!

Re: O valor do papel

És demasiado poético para gostar de futebol. Com tanta diplomacia deverias ser sócio dos três grandes. O futebol é a forma mais bonita de colmatar de o ser humano colmatar a sua sede de guerra. Não é para frouxos.

Re: Re: O valor do papel

A tua afirmação parte de uma série de equívocos. Primeiro ser ou não poético não tem nada a ver com gostar ou não de futebol. Aliás há grandes poetas que são ou foram verdadeiros fanáticos de futebol: Chico Buarque, Umberto Eco, Carlos Drumond, Albert Camus, apenas para citar alguns. Eu, que não sou poeta mas que os admiro, admiro e adora também o futebol. Não como uma manifestação de guerra, mais um equívoco (comparar o futebol com a guerra), não também como um desporto alienante. Futebol faz parte da minha vida. Faz parte da nossa vida colectiva. Arrasta multidões. Assistir a um jogo no estádio ou via televisão desencadeia emoções e comentários, protestos, mostra cenas de beleza, provoca momentos de entusiasmo e de desânimo, ou seja, os momentos do nosso quotidiano. Futebol é a adrenalina à flor da pele, são noventa minutos de êxtase e de emoção por cada jogo, noventa minutos apenas, não vinte e quatro horas de cada dia que vivemos. A minha vida não se resume a gostar do Benfica, da selecção ou do Rui Costa. Futebol é um espaço de discussão, não de agressão. Futebol é intuição, amor à primeira vista, não ódio ou bombardeamento. Futebol é, também, ideias fixas, radicalismo, mas nunca fundamentalismo. Deixo-te apenas mais duas frases de Valdano: “Alguns dirão que no futebol só interessa ganhar e outros como eu, mais cândidos, continuaremos a pensar que o importante é gostar” “Os que passam o dia falando de luta e guerra são os que menos têm a ensinar” Cumps…

Re: Re: Re: O valor do papel

Só vens confirmar o que eu disse. Quando compreenderes a verdadeira essência do ser humano vais perceber que o que acabaste de dizer não passam de balelas para encher choriços. O que importa no futebol é a competição, e se for acompanhado de beleza tanto melhor. A competição é uma característica inata dos primatas. A competição origina guerra. A querra não tem que ser feita com bombas, pode ser feita de uma forma saudável, como é o caso do desporto. Tenta compreender estes conceitos.

Só mais uma

Alguem questiona a razão pela qual ninguém fala dos negócios do Sr LFV?

Re: Só mais uma

E nos do Reinaldo Teles?

Re: Só mais uma

Porque ele fornece pneus ás viaturas dos jornais...lololol!!!

Eu fico sem palavras........

Alguém se lembra o que aconteceu com o Sr. Vale Azevedo?

Magnifico

Para começar ainda não conseguir perceber se este artigo é mais um entre muitos artigos deste forum a querer malhar de forma gratuita no FC Porto, reconhecer-lhe o claro dominio do futebol Português nos ultimos 25 anos ou uma dor de cotovelo enorme que leva este user a escrever tanto disparate em tão poucas linhas. Não obstante da quase totalidade das acusações implicadas a Pinto da Costa do dito processo "Apito Dourado" terem sido arquivadas, parece que ainda há muita gente com comichão com o facto. Alem disso só por completa falta de atenção (para não chamar cegueira) é que alguem pode vir evocar que a imprensa seja ela desportiva ou outra tenham "abafado" o caso apito dourado. Quantas e quantas manchetes sobre o tema vimos nos jornais? Quantos artigos (muitos deles especulativos) tiveram espaço na comunicação social? Será que este user lê jornais? Não me parece! Quanto ao facto do FC Porto ter tido 3 treinadores na epoca 2004/05, relembro que apesar de tudo o Clube discutiu esse campeonato ate à ultima jornada, o que não propriamente o mesmo que aconteceu com o SLB esta época, em que se viu arredado de todas as competições que disputava varias semanas antes, mas não obstante disso foi objecto de enumeras 1ª paginas elogiosas ao longo da dita temporada. Mas provavelmente o caro Relvinha Foxley já não deve considerar isso como subserviência da imprensa ao SLB.

responde só a isto

porque nenhum jornalista fez perguntas sobre o caso do apito doirado ao pc e quando foi o caso do vale e azevedo eram romarias ao estadio da luz e escritorios dele? porque ~razão o major foi entrevistados varias vezes sobre o assunto e o pinto da costa fala pa imprensa como nada se passe.se.

e a isto tb

pq e q quando o sr.viera,presidente do benfica, foi a uma entrevista televisiva, penso q a sic, a pouco tempo, o sr. jornalista n lhe perguntou por ele apoiar o sr major, pessoa q o PC,q tanto falas, tb apoiou?

O Porto ...

...beneficiado e protegido pela imprensa portuguesa???? LOLOLOLOL grande piada....então pela ABola nem se fala...

Os jornalistas têm famílias para sustentar...

Perguntem a qualquer jornalista em off acerca de histórias picantes do futebol português e todos sabem pelo menos meia dúzia, no entanto nunca as publicam, porque precisam do salário ao fim do mês! Em Portugal o jornalismo de investigação só existe para dois ou três malucos, que não se importam de trabalhar em free-lance, porque a esmagadora maioria dos outros jornalistas, está refém dos critérios editoriais dos jornais. O caso apito dourado é um excelente exemplo, como seria também os quinhentinhos ou as viajens dos manos calheiros. Quer queiram quer não, nenhum jornalista teve tomates para perguntar ao presidente do Porto, alguma coisa mais incómoda! E quando digo Pinto da Costa, digo também por exemplo o Veiga, que tem enormes dívidas fiscais, mas não está na lista de devedores (?!) ou a outros dirigentes, os quais nunca são confrontados com algo que seja incómodo. A minha memória de mijadeira, recorda-se bem de uma agressão a um jornalista da RTP nas Antas, em directo na TV, que passou incólume... Das agressões aos dirigentes do Benfica, aquando da deslocação às Antas... Dos carimbos off-record do Oliveirinha... Das inúmeras ligações perigosas entre o BES e a OPCA e outras empresas com relações priveligiadas com o universo sportinguista... Das graves acusações de negociatas nas SAD's do Benfica, Porto e Sporting, que foram denunciadas por associados nas Assembleias Gerais e que nunca são publicadas... Nada disto e muito mais foi investigado, mas toda a gente sabe que cheira a podre! Enfim, o nosso jornalismo é uma merda, valham-nos alguns blogs...

Re: Os jornalistas têm famílias para sustentar...

Assino por baixo!

Re: Os jornalistas têm famílias para sustentar...

Pior que tu só quem diz que o teu comentário é bem escrito.. Meu tu és um atrasado mental

Re: Re: Os jornalistas têm famílias para sustentar...

Já vi que tu és daqueles que pensas que os títulos ganhos pelo fcp são banhados em honestidade. E depois os outros é que são atrasados mentais.

Re: Os jornalistas têm famílias para sustentar...

Ouve lá, já registaste essa patente "memórias de mijadeira"? :P

Re: Re: Os jornalistas têm famílias para sustentar...

Vês como tu até adoras o "memórias de cagadeira"...

Há dúvidas?!!!!!

Eu diria que ano após ano tem havido uma subserviência e uma cobardia vergonhosa por parte da Comunicação Social quanto aos temas “quentes” e menos simpáticos respeitantes ao FC Porto e particularmente ao seu Presidente Pinto da Costa. Basta olhar a forma “simpática” como toda a Comunicação Social tem falado da ida de Jesualdo Ferreira para o FC Porto. Pinto da Costa ainda não foi questionado sobre o assunto. Ainda não ouvi, nem li, ninguém a criticar a forma pouco digna e honesta como a duas semanas do inicio campeonato foi “roubar” o treinador do outro grande da cidade do Porto e ainda mais sendo o Clube do seu grande amigo Valentim Loureiro. Tivesse o Presidente do Benfica agido desta forma e não paravam as criticas em relação a LFV. Assim como foi o PC está tudo certo e não há nenhuma falta de respeito pelos outros. Enfim! Mais do mesmo! Não tivesse o FC Porto e particularmente o seu Presidente Pinto da Costa uma Comunicação Social “lambe botas”e cobarde e talvez os casos dos QUINHENTINHOS, das VIAGENS AO BRASIL e do APITO DOURADO tivessem merecido uma investigação jornalística mais incisiva que de certeza obrigaria a Instituições Judicias a agirem de forma em que toda a verdade fosse totalmente esclarecida. Assim como a Comunicação Social se acobarda a Opinião Pública vai esquecendo, os Juízes vão-se esquecendo dos processos nas gavetas das suas secretarias que assim vão subscrevendo para gáudio e descanso do Sr.Pinto da Costa. Veja-se o que se passou em Itália. O processo de corrupção em que estavam envolvidos Clubes como a Juventus e o Milão foi resolvido de forma rápida devido ao profissional e democrático funcionamento das instituições Judiciais Italianas mas também devido a grande pressão exercida pela Comunicação Social Italiana. Lembro que diariamente eram feitas primeira páginas sobre o assunto, sendo escritas vários paginas sobres o assunto e transcritas muitas das conversas telefónicas entre os arguidos. Aqui em Portugal viram alguma transcrição das varias conversas telefónicas entre os arguidos, apesar de serem milhares de horas de conversas telefónicas gravadas pela Judiciaria?? Eu não vi. E Porquê??? Porque está envolvido um homem a quem toda a comunicação social cobardemente “lambe as botas”. Não me venham dizer que é mania da perseguição, mas se estivesse envolvido no processo Apito Dourado o Presidente do Benfica e de certeza que a mesma a Comunicação Social que cobardemente não questiona Pinto da Costa sobre o assunto, permanentemente questionaria o LFV e já teriam arranjado forma de publicar as hipotéticas conversas que o viessem a comprometer para não deixar morrer o assunto. Mas que raio de jornalistas desportivos temos em Portugal, quando vemos um homem ser ao longo dos últimos 20 anos protagonista de vários casos de corrupção na arbitragem e ninguém o questiona sobre o assunto. Por acaso os jornalistas italianos acordaram-se perante os Presidentes da Juventus ou do Milão? Claro que não!. Porque são jornalistas “a sério” e sérios. Homens que trabalham juntamente com as Instituições Judicias na descoberta da verdade. Doa a quem doer. Enfim…. jornalistas (Países) civilizados!!!!!!

Isso nao e' o mais importante...

Apesar de estar totalmente em acordo isso ano e' o mais importante.Essa e' visao tipica de um adepto de bancada.Sei do que falo.A maior vergonha do futebol nacional e' o roubo que se passa todos os dias na SAD do Porto.Um bando de ladroes em que a policia e o estado nada faz.Os socios do Porto todos contentes porque la' vao ganhando um campeonato... ole ole e nada mais veem.Os roubos meus amigos sao constantes.Chamem a policia, a justica e haja coragem!Sei do que falo.Podem ter a certeza.Esta escolha do Jesualdo nao e' por acaso.Sabem quem e' o melhor amigo pessoal do Jesualdo?...Jose Caldeira!!Sim o irmao empresario do Caldeira Ladrao da SAD.Mais uma golpada para darem umas palmadas em sul-americanos tipo Pizzi,PitBull,etc e tal...Vergonhoso...um bando de ladroes a roubar o FC Porto.Enquanto o porto for ganhando o povo que e' burro aplaude e nada faz...fica todo contente Porto ole ole..e nada se passa, o roubo continua e tudo bem.Chamem a policia para um dos maiores roubos da historia.Vergonhoso meus amigos!! Vai uma aposta???....dou 1.000euros a cada um se o Porto nao contratar um sul-Americano ate' ao fim de Agosto!!!imaginem kem vai ser o empresario???Olhem para a data do comentario e depois digam que sou vidente...estou a avisar com atecedencia...mais, 2a feira(21) vai ser apresentado o Jesualdo aposto ao que quiserem...uma vergonha e so' quem nao esta' por dentro como eu e' que se preocupa com arbitragems e coisas do genero...isto sim e' uma vergonha...tenho vergonha de ser portista com gente desta no meu clube!!Acabem com os vigaristas e chamem a policia por favor!

Pensamos o que quisermos pensar

Tenho aqui dois jornais "O Jogo". O do dia 21/7 deu: Porto = 6 páginas Benfica = 6 páginas (2 sobre o caso Assis) Sporting = 5 páginas O do dia 24/7 é assim: Porto = 7 páginas Benfica = 5 páginas Sporting = 4 páginas Será que podemos dizer que "O Jogo" menospreza ou ignora mais o Sporting? Fui buscar uns jornais antigos. "A Bola", em dia de Sporting/Benfica em Janeiro de 2005, tinha 13 páginas. Mas "O Jogo" tinha 14 sobre esse jogo e o "Record" tinha 17 e mais uma só sobre o Benfica. Que conclusões dá para tirar? Muitas... ou nenhuma conclusão que sirva de regra! Ou então pegamos em jornais de outra data e tiraremos outras conclusões! Cumprimentos
    Metralha

Amostra rídicula.

Há 3 jornais desportivos, cada um com uma edição diária o que faz um total de 1095 edições anuais. A amostra que tu utilizas (que foi escolhida por ti, qd deveria ser aleatória)são 5 edições, ou seja, 0,5%. A tua fundamentação a nível estatístico não tem valor nenhum.

Re: Amostra rídicula.

É claro que é ridícula e é claro que não prova rigorosamente nada! A ideia era essa e isso mesmo tentei dar a entender. Mas, diga-me: quem propôs o artigo ou alguém que aqui escreveu apresentou algum estudo sério ou estatísticas que provem alguma coisa? É que eu não vi! E então tentei dar a ideia que, consoante o que se queira mostrar, acaba por se conseguir arranjar dados que consubstanciem o ponto de vista que se quer provar. Eu apenas utilizei alguns jornais que tinha por aqui guardados numa gaveta... e apercebi-me que podia analisá-los sobre diversos pontos de vista, sem ser o número de páginas ocupados por cada assunto! Cumprimentos
    Metralha

Não querem saber da verdade!

O que eu vejo são muitas "madalenas ofendidas" com o conteúdo deste artigo. Porquê? Porque viver na ignorância é o caminho mais fácil. "...Não deram a devida importãncia ao fcp nas campanhas europeias...", "...somos uns coitadinhos ninguem nos liga...", até aqui se vê boavisteiros a defender o fcp. A realidade é que nos últimos 25 anos se assistiu a ascensão meteórica e desproporcional de 2 clubes da cidade do porto. Que por acaso, e só por acaso, têm sido os mais beneficiados pelas arbitragens nesse período de tempo. Os dois "messias" que deram origem a este fenômeno são arguidos do processo "Apito Dourado", apesar de algumas acusações terem já sido arquivadas. Tem sido constante, ao longo destes 25 anos, o abafamento de certos escândalos que já foram referidos aqui por diversos relvas. Estes clubes têm uma projecção exagerada no Universo que os rodeia, e não me venham dizer que tal foi alcançado através de uma gestão eficiente e honesta.

Que nível ?

Para mim este tipo de comentários sem fundamento casual e profundamente impregnados de clubite só aparecem, cada vez com mais frequência, com a total anuência da gestão editorial (se é que existe)do relvado.com. Pois deixem-me expressar o meu repúdio pela escolha polémica dos artigos e com os quais não me identifico. . o O Killas O o .

Não confundir protecção com Ignorância

Caro amigo, nos ultimos anos, vai ver quantas capas do Record é que deram destaque de 1ª página ao FC Porto? não mais do que 5 ou 6 certamente, e essas só quando o porto foi campeão ou ganhou algum troféu... Isso não se trata de protecção, trata-se de Desprezo e Ignorância, que eu saiba... Quando ao jornal "o jogo", de que tantos falam proteger o FCP, o certo é que quem compra regularmente o jogo pode constatar que normalmente o numero de páginas que são de destaque a benfica, sporting ou porto são mais ou menos as mesmas, e ninguém me diga que não porque é um jornal que compro quase todos os dias, além das capas alternarem constantemente... apesar de reconhecer que "o jogo" é talvez mais sensasionalista que os outros, prefiro a escrita desse jornal do que a escrita dos outros 2, onde o clima de suspeição é lançado com maior frequencia em relação não só ao porto, mas tb a SLB e SCP.

Re: Não confundir protecção com Ignorância

Claro que gostas mais de "O Jogo", mandam-te areia para os olhos e tu gostas.

Re: Re: Não confundir protecção com Ignorância

Cumprimentos também para si.