FC Porto: regresso ao 4-3-3? | Relvado

FC Porto: regresso ao 4-3-3?

 

Nos últimos confrontos entre FC Porto e Sporting, Paulo Bento levou sempre a melhor sobre Jesualdo Ferreira. Os adeptos dos "dragões" estão cansados de ver a formação portuense ser constantemente derrotada, seja em casa ou fora, pelo 4-4-2 losango leonino. O treinador portista insiste sempre em alterar as rotinas de jogo e menosprezar a importância dos mecanismos colectivos adquiridos ao longo do tempo e altera sempre o sistema táctico do FC Porto quando o encontro se reveste de maior importância, como é o caso dos jogos com o Sporting.Faz sentido que se povoe o meio-campo para que o jogo não seja perdido no miolo, o que não faz sentido é só jogar desta maneira em jogos grandes, quando os futebolistas não estão habituados a actuar deste modo, perdendo-se em campo e baixando o rendimento da equipa, conduzindo a naturais derrotas.O Arsenal bateu o FC Porto na última terça-feira por 4-0 e Jesualdo Ferreira começa agora a sentir o peso da responsabilidade e uma contestação crescente por parte de sócios e simpatizantes do conjunto portista. Terá o professor finalmente coragem para apresentar uma equipa em 4-3-3, rotinada, em Alvalade, neste fim-de-semana? Irá finalmente abandonar as suas ideias pseudo-intelectuais de alterar tudo em função do adversário, indo contra os princípios e valores do clube que treina? Não concordam que será mais provável vingar em 4-3-3?Há algumas dúvidas – porventura demasiadas – que surgem neste momento menos bom da equipa do Norte:- há quem defenda a exclusão de Helton da baliza portista em detrimento de Nuno;- há quem advogue o retorno do capitão Pedro Emanuel à equipa inicial;- há quem considere que Fernando ainda não está em condições de aguentar a pressão e Raúl Meireles deve ocupar a posição 6;- há quem seja apologista do aparecimento de Hulk em campo a partir do minuto 0;- há quem ache que Tomás Costa deve agarrar definitivamente a titularidade;- há quem desespere ao ver Mariano na constituição inicial do FC Porto;- há quem comece a pensar que Rodriguez já precisa de algum tempo no banco de suplentes, etc.Assim se prova a instabilidade do FC Porto neste início de época por comparação com as anteriores, em que existia uma base sólida e uma estrutura coesa.Para finalizar, peço-vos que elaborem o onze que acham que irá, efectivamente, subir ao relvado no Domingo e aquele que vocês consideram o onze mais forte do FC Porto. O meu onze ideal seria: Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Fucile; Fernando, Raúl Meireles, Lucho González; Rodriguez, Lisandro, Hulk. No entanto, reconheço que Jesualdo Ferreira, a jogar no habitual 4-3-3, prefira incluir Benítez no lugar de Fucile, Mariano no lugar de Hulk e eventualmente Tomás Costa em detrimento de Fernando. Veremos o que sucede. Recordo que o marroquino Tarik já está a 100% para o jogo com o Sporting e pode ser uma arma secreta importante no ataque aos 3 pontos em Alvalade.
PauloFerreira

FC Porto:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não é um problema de disposição táctica!

A questão do comportamento do FC Porto, quer no jogo com o Arsenal quer em outros jogos com o Sporting, não me parece ser de disposição táctica, de 4-3-3 ou 4-4-2, mas sim de interpretação de táctica o que faz a sua diferença! Dou um exemplo: a pior derrota de Jesualdo frente ao Sporting, deu-se no Dragão, em 2006 - 2007, com os leões a darem um banho de bola e a ganharem com justiça! Nesse encontro, viu-se o Porto a jogar em 4-3-3 mas com Lucho Gonzalez a fazer marcação hxh a João Moutinho!!! Noutros jogos que fez com a equipa verde-branca inventou, jogando com a formação toda descaída para a esquerda ou outras invenções igualmente mirabolantes que acabam sempre por ter maus resultados! Ricardo Costa, numa entrevista antes do jogo com o Arsenal, punha a nú o problema, dizendo que com Mourinho os jogadores treinavam muito o 4-3-3 mas também o 4-4-2 alternativo e que com Jesualdo Ferreira só treinavam o 4-3-3! Pior era quando ainda tinham de fazer variações no 4-4-2 como sempre acontece nos jogos grandes! Ao contrário de muita gente, até de comentadores encartados, creio que o plantel foi construído mais a pensar no 4-4-2 este ano! Mas uma disposição com variantes pensando em alas que eram mais médios que avançados e em poder defender em 4-2-3-1. Mas, além de ter errado em não aproveitar alguns emprestados (Cláudio Pitbull encaixava como uma luva por exemplo) a incapacidade de ter um trinco que seja à Jesualdo (não avança) mas que defende toda a largura do relvado, trouxe incapacidade para fazer uma equipa competitiva! Ao contrário de outros também, não me parece que Rolando esteja em condições de ser titular e, quando chamado, Pedro Emanuel não esteve bem! Assim, talvez recorrer ao Stepanov, que apesar de muito assobiado me parece excelente jogador! Para a esquerda, talvez optasse pelo Lino. No meio campo, formaria com Raúl Meireles a trinco, Tomás Costa à direita e Rodriguez à esquerda e Lucho mais à frente, enquanto no ataque, Lisandro teria a companhia de Hulk. Vamos a eles que o Porto pode ganhar em Alvalade!

FC Porto: regresso ao 4-3-3?

Penso que o plantel do porto foi pensado para o 4-3-3 com extremos bem abertos mas o plantel foi mal construido pois os jogadores contratados não encaixam bem nesse sistema, os unicos jogadores que vejo com essas caracteristicas são Tarik Ramadão e Candeias, Mariano parece ser um flop e rodriguez gosta mais de jogar por dentro já o ano passado me fazia confusão com o camacho não punha rodriguez no meio e Di maria aberto na linha. Penso que o 4-4-2 losangulo se encaixa masi no plantel do porto. .............helton............ Sapu...Emanuel....Alves...fucile ............Meireles........... Lucho..................Tomás... ..........Cebolada............. ....Lisandro........Hulk.......

FC Porto: regresso ao 4-3-3?

É quase parecido com o meu :), mas... Tambem me parece que o 4-3-3 estará um pouco esgotado como sistema táctico. Os adversários passaram a ter mais trunfos contra nós, pois o sistema é o mesmo e só a espaços é que as peças são mudadas. De qualquer das formas aqui vai a minha equipa base: -----------------Helton------------------- Tomás C.----Pedro E.----Bruno A.----Fucile ------------------Fernando---------------- --------Lucho G.-----------Raul M.-------- ------------------Rodriguez--------------- --------Lisandro-----------Hulk----------- Pela minha maneira de ver, e tendo em conta a análise que tenho feito das novas contratações, penso que era o melhor sistema tactico e a melhor equipa para entrar em campo. Tomás costa tem garra, velocidade e é um polivalente! Fernando tem estado muito bem ( não sei como o conseguem criticar ???)Com o tempo outros jogadores poderiam ser assimilados no meio campo e defesa, caso de Sapunaru, Péle e ainda no ataque com o Tarik.

Aleluia um portista com 1 onze igual ao meu!!

Nada mais certo, caro relva!! E em caso, de vantagem no marcador, apostar em contra-ataque, porém num 4-3-3. Os escolhidos seriam Tarik ou Candeias. Fartei-me de Mariano. Apenas luta.. De futebol sabe pouco.

Re: Aleluia um portista com 1 onze igual ao meu!!

Esse de Portista,não tem nada :).

Na realidade nao ha nada a fazer.....

Nao ha tactica que resista a falta de personalidade,capacidade de motivacao, cultura tecnica e essa vontade indomadora de lutar pelo resultado,evidenciadas por este treinador.Todas estas deficiencias demonstradas pelo professor,tem sido suficientes para vencer a pouca luta dada pelos nossos opositores nos ultimos anos,mas,pela maneira como ambos o Benfica e Sporting se reforcaram recentemente,tenho duvidas que este ano o Jesualdo consiga chegar la. O Porto concerteza ira perder com o Sporting,talvez ate por goleada,e se isso contribuir para que o Jesualdo seja finalmente exonerado, que assim seja!.Nos Portistas,estamos habituados a pensar que vamos ganhar seja contra quem for,nos sabemos que a nossa equipa vai dar tudo em campo,nos nunca damos um jogo como perdido,mesmo que confrontados com um resultado negativo.Nos somos ganhadores! e e pena, que com este treinador nao possamos pensar assim,e assim sendo,eu prefiro mudar o treinador ja,para que possamos preparar uma equipa ganhadora,com um treinador ganhador,para o proximo ano. Saudacoes desPortistas.

Re: Na realidade nao ha nada a fazer.....

Foda-se. Não entendo este derrotismo. Também não gosto do homem, mas isso apenas me faz que ele vá embora (e, certamente, vai no final desta época) e nunca querer a derrota do meu clube!!! Vamos ser campeões… contra tudo e contra todos (inclusivamente, alguns portistas).

Re: Na realidade nao ha nada a fazer.....

Essa do querer perder porque depois fica tudo melhor é qualquer coisa! Aliás, tem nome, é ser parvo. (já agora era essa a moderação que te dava se houvesse: "parvo" "pouco inteligente"...) Isso é o mesmo que quereres um incêndio em casa porque depois mudas de bairro...

Re: Na realidade nao ha nada a fazer.....

Não percebo como é possivel,alguem desejar que o seu clube perca. Tu estas estar farto do Jesualdo,eu estou farto do Jesualdo,a grande maioria(para não dizer todos) dos portistas estão fartos de Jesualdo.Mas temos um objectivo,ser TETRAcampeão! No final ele vai a vida dele.

Re: Na realidade nao ha nada a fazer.....

O meu desejo de ver o Jesualdo fora do Porto, e baseado no facto, de que por este caminho,nao iremos ganhar nada este ano,a nao ser que ele seja despedido.Olha para a nossa equipa: jogadores Sul americanos de qualidade duvidosa e que nao tem lugar na equipa,jogadores a mais, e emprestados por todos os clubes,jogadores de qualidade,como o Leandro Lima,emprestado,o outro medio ofensivo,cujo nome me escapa que esta emprestado a um clube Brasileiro-isto nao e o meu Porto! Nao tenho gostado tambem das desculpas nas derrotas contra o Sporting,para a supertaca,contra o Arsenal etc,querendo fazer-nos crer que estamos a jogar bem e apenas por mera infelicidade perdemos o jogos.Eu tenho cabeca para pensar e olhos para ver,e este jesualdo insulta-me quando faz comentarios "vamos para ganhar" e leva 4-0! Este Porto nao me diz nada, e se medidas tem que ser tomadas,quanto mais cedo o fizermos,mais cedo veremos resultados.A mediocridade nao nos levara a lado nenhum! Saudacoes desPortistas.

Embora não concorde...

Toma lá um pontinho (interessante) pelo sentimento de defesa do clube. No entanto, pago bilhete para ver um espectaculo. Se a qualidade é má, posso me manifestar (assobiando, gritando, etc...). Não gosto do come e cala, neste caso paga e cala... Cumps

Re: Embora não concorde...

Obrigado pelo ponto. Claro que não se deve comer e calar!Mas durante o jogo,apoiar é a palavra de ordem.No fim de jogo,o sentimento pode ser outro ;)

Re: Embora não concorde...

Isso do espectáculo tem muito que se lhe diga, visto que vais ver um jogo (à partida com resultado incerto). Logo à grande possibilidade de não gostares do resultado final. Ou vais dizer que até não te importas que o teu clube perca desde que jogue bem? (Já agora o que é jogar bem? Ganhar? Correr muito? Marcar muitos golos?) Só pode ser considerado espectáculo quando qualquer desfecho te seja indiferente.

Re: FC Porto: regresso ao 4-3-3?

Tem sido um fartote, esta semana, a cascar no Juju! Bem, vamos por partes: O 4-3-3 não funciona, o FCP não tem extremos. Ou melhor, ter até tem: Tarik e Candeias. O Tarik veio de lesão + ramadão, está a 100%? Duvido. O Candeias... ok, bom jogador, só que sempre que pega na bola quer brilhar e fazer "à Quaresma", logo é inconsequente. O 4-4-2 apresentado na luz parece ser a melhor opção, isto porque aproveita os automatismos do 4-3-3, e dá um bocado mais de consistência ao miolo. O meu 11: Helton Sapu; Rolando; B. Alves; Lino Fernando Tomy; Meireles Lucho Licha; Rodriguez Agora explico: Lino porque o SCP não tem alas de raíz, é sempre alguém que cai daquele lado, e acho mais importante obrigar-los a ter que "abrir" a equipa. Fernando porque é mesmo bom jogador, não inventa, o que é o ideal para a posição e acho que não vai tremer como na 3a. O Hulk, sinceramente não me parece opção para o 11 títular, muito individualista. P.S. - Para todos os "portistas" que esta semana ficaram aparentemente muito contentes por terem razão, afinal o Jesualdo é mau, para todos os que até gostavam que o Porto perdesse no Domingo para ver o JF despedido... MATEM-SE!! A sério, pensem nisso. Cortem os pulsos na banheira, qualquer coisa do género. Escusam é de vir, no próximo jogo no Dragão, assobiar.

Será que viste o Lucho a jogar frente ao Arsenal?

E ainda querem colocá-lo no onze titular? Cumprimentos Futebolísticos!

Re: FC Porto: regresso ao 4-3-3?

sim senhor... bom comentário, de facto.

Re: FC Porto: regresso ao 4-3-3?

Sem mais!!! Apesar de não concordar com algumas das opções, Porto sempre!!!

Re: FC Porto: regresso ao 4-3-3?

Excelente P.S. Parabéns.

Re: FC Porto: regresso ao 4-3-3?

Obrigado. Revolta-me o pessoal que vai pró Dragão para assobiar, vaiar os jogadores e o treinador. Para isso mais vale jogar fora...

Em Alvalade de cabeça Erguida

Somos o Campeão de Portugal. -------------------Helton---------------- Sapu------P.Emanuel---------B.Alves-----Fucile- -------------------Fernando------------------ ----------Lucho-----------------Meireles----- -Licha------------------------------Rodriguez ------------------Hulk-------------------

Re: Em Alvalade de cabeça Erguida

À excepção do Fernando, era esse o meu onze. Fazia recuar o Meireles (com o Tomás Costa no lugar dele) ou punha o Pelé a 6.

Re: Em Alvalade de cabeça Erguida

Gosto de jogadores que ganharam o lugar a pulso,Fernando merece continuar titular.A equipa precisa de acreditar mais nele.

Re: Em Alvalade de cabeça Erguida

esee era tambem o meu 11. so tinha uma duvida...Fernando.

Re: Em Alvalade de cabeça Erguida

Na minha opinião merece continuar a titular.

4-4-2 clássico

GR - Helton DD - Tomás Costa DC - Bruno Alves DC - Pedro Emanuel* DE - Fucile MC - Raul Meireles MC - "Luxo" Gonzaléz ME - C.Rodriguez MD - Tarik AC - "Hulk" AC - Lisandro Lopez * Num momento algo conturbado a esperiência do Pedro Emanuel acho que é importante !!

Mal, mal, mal...

4-4-3 não resulta sem bons extremos. Rodriguez e Hulk não são bons extremos. O Porto jogar em 4-3-3 só se for com Tarik e Candeias. Por isso terá que ser algo entre 4-4-2 e 4-3-1-2. O problema é que Jesualdo precisa de meses para fazer algo que já devia estar feito. Infelizmente contra o Sporting, só com um 4-3-3 bem aberto e com apoio dos laterais é que se consegue superioridade ao losango. Foi assim que o Barça neutralizou o Sporting. Nesta altura, o Porto não tem os jogadores certos para isso. Nem o treinador...

Re: Mal, mal, mal...

deixa-me só brincar contigo... 4-4-3.. tiravas o Helton e punhas o tarik? :P

E se em vez...

E se em vez de mudarem o esquema tactico, mudarem o treinador?

use o que usar, pouco vai adiantar

a equipa do Porto está toda "rota" e de alvalade sai derrotada, bem pode inventar ou mudar o que quiser o JF que desta não se safa e até o seu lugar pode saltar.

FCP 4-3-3

O FCP construiu o plantel desta epoca em face ao 4-3-3. Para mim os melhores da frente que deveriam jogar de inicio ainda nao se encontraram que sao o Lisandro no meio, Rodriguez da esquerda e Hulk mais descaido para a direita. O 4-4-2 so deveria ser usado na proxima epoca, se possivel com outro treinador e se possivel bem mais novo que Jesualdo, precisamos de um treinador jovem, conhecer do futebol moderno.