O FC Porto dá o primeiro sinal de fraqueza | Relvado

O FC Porto dá o primeiro sinal de fraqueza

A saída de André Villas-Boas a poucos dias do início da pré-época pode deixar sérios danos na equipa
 

O FC Porto deu o primeiro sinal de fraqueza, a equipa estava num nível muito alto, com um grupo forte, motivado e inigualável, mas a saída de André Villas-Boas a poucos dias do início da pré-época pode deixar sérios danos na equipa azul e branca, que pode ainda perder vários jogadores de peso, fundamentais na conquista dos títulos na época passada.

Primeiro, a saída de André Villas-Boas foi imprevisível, depois de discursos de amor e a derradeira nega ao Inter, nada faria prever uma saída tão repentina, dando pouca margem de manobra aos responsáveis do clube em arranjarem alguém à altura do puto da briosa. É raro surpreenderem o presidente do FC Porto e eram preciso soluções rápidas, manter a estabilidade e montar um cerco aos jogadores.

Em Inglaterra, a chegada de Villas-Boas foi recebida com aplausos, a imprensa contava a história do “mini-Mourinho” que se tornou o “the special two“, mas em Portugal as atenções ainda não estavam viradas para essa chegada, o FC Porto precisava de um “the special three”.

Em Espanha, alegavam uma tentativa do FC Porto em “roubar” o preparador físico de José Mourinho - Rui Faria -, ao qual lhe triplicavam o salário, mas sendo uma proposta imediatamente recusada, Pinto da Costa apresentou Vítor Pereira, dizendo que já estava previsto há muito tempo.

Contudo, e numa equipa como a do FC Porto – uma das melhores do Mundo, atualmente -, tem de haver desconfiança em relação a um treinador inexperiente. Podemos argumentar que Villas-Boas também o era, mas este transmitia algo de especial, algo que Vítor Pereira parece ter falta.O FC Porto é um clube de vencedores, pouco habituado a perder, e os seus adeptos, deliciados pelos bons anos que passaram, não vão dar espaço para errar.

Villas-Boas conseguiu assim um lugar na história, por ser a transferência mais cara de sempre de um treinador – 15 milhões -, embora pareça pouco, devido aos números a que estamos acostumados nas novelas de Verão, é uma quantia elevada para um treinador. E de certeza que não foi uma dificuldade para o Russo que preside o Chelsea.

Vítor Pereira vai ter um longo trabalho pela frente, mostrar-se confiante, resistir à pressão, e neste caso à dupla pressão que tem, pois tem de treinar o FC Porto e mostrar resultados, e ainda correr o risco de ter de compensar a equipa com jogadores que sejam capazes de manter a forma do plantel, em caso de eventuais saídas.

A alta cláusula de rescisão em treinadores tem o seu lado bom, mas as suas consequências. Villas-Boas não saiu sem deixar dinheiro nos cofres do dragão, mas caso Vítor Pereira falhe totalmente, irá o FC Porto pagar 18 milhões para despedir o treinador? O FC Porto já havia trocado de treinador e continuou a vencer, mas conseguirá o inexperiente treinador mostrar resultados imediatos?

A direção do FC Porto, staff, presidente, treinadores e jogadores foram um muro impossível de deitar abaixo na época passada, venceram a Liga Europa e acabaram a Liga sem derrotas. Mas, quando o Benfica faz uma aposta forte para regressar ao título e o Sporting ganha estabilidade e força no mercado, o FC Porto parece mostrar o primeiro sinal de fraqueza.

Assim sendo, a próxima época promete e ferve.

FC Porto:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

existe a versão contrária..

...que diz que esta saída de AVB e a forma como presidente e adeptos reagiram, demonstra a força do FC Porto.

Acho tb interessante que desde já se tente desvalorizar o novo treinador, quando exactamente a mesma coisa foi feita com os últimos 2 treinadores mais bem sucedidos do clube neste século XXI.

À parte disso e a confirmar-se a permanência dos principais jogadores (Falcao deverá ser a excepção) o FC Porto tem tudo para voltar a ser campeão e ter legítimas ambições europeias.

Mais uma vez: confundir sonhos com realidade

Mais uma vez, com um autor diferente, se confundem sonhos com realidade!
Na verdade, o Porto poderá ficar menos bom este ano já que a saída do traidor Villas Boas e, eventualmente, de algum jogador que a siga, pode diminuir o poderio da equipa.
Daí até se dizer que é o primeiro sinal de fraqueza, vai um passo gigantesco! O Porto já teve muitos baixos mas sempre se soube levantar e seguir. Não é por perder um treinador ou qualquer jogador que o Porto se afunda! Na melhor (para os adversários claro) hipótese, estará mais fraco este ano!

avaliaçao dos 3 grandes ate ao momento.

o porto é quem parte na frente até ao momento. o plantel, até ver é o mesmo, sinal de continuidade e estabilidade. não direi que tem o melhor plantel ou o melhor onze base, mas é a melhor equipa, na verdadeira acepção da palavra. teoricamente continuará muito forte.
em relação ao benfica, vai depender da celeridade com que os novos jogadores, que são muitos, se adaptarem. em termos de intrusao e trabalho tactico, é o caso mais preocupante, por ser a equipa que menos tempo tem para trabalhar, bem como o facto do seu plantel ainda não estar totalmente definido. em relação as contratações, penso que foram feitas boas contratações, veremos como será o plantel final. penso que é a equipa com maior lote de soluçoes neste momento, falta construir a equipa e resultados.
o sporting mudou completamente a sua estrutura e forma de trabalhar. será uma grande incognita, uma vez que tem um treinador e uma equipa completamente novos. as contratações pareceram-me acertadas, mas de qualquer forma penso que o plantel ainda está aquém dos planteis de porto e benfica. ainda não tem as soluções necessárias para satisfazer as exigências de uma época.

devia e teria de pagar

o valor da clausula de rescisão assim é que devia de ser , mas os bimbos do jogadores e treinadores são assim mesmo , fosse eu jogador de nivel , 1º não havia empresário que mama-se na minha têta . 2º o meu ordenado seria sempre 10 % da clausula por mês , e se fosse despedido receberia o valor da clasula ,, pinto e vieira bem se fodiam comigo ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

No caso do FCP despedir o treinador

Não tem que pagar a Clausula, só paga quem contrata, não quem descontrata.

Quanto ao resto, dou o beneficio da dúvida, espero para ver. Mas sempre é melhor que a última convulsão interna com 3 treinadores numa só época, pode acontecer, mas pelo menos fomos por outro caminho.

Cumprimentos.

Não percebi.

Li o artigo de fio a pavio e não percebi onde é que o FCP deu sinais de fraqueza. Vendeu um treinador por um valor absurdo (outra coisa que não percebi foi o "embora pareça pouco"... parece pouco a quem?) e para o substituir confiou num "homem da casa", nº 2 em 4 títulos numa época e nº 2 num campeonato ganho sem derrotas.

Eu, enquanto sportinguista, não me iludo. O Sporting terá que estar muito coeso (equipa mas principalmente os adeptos), ambicioso e trabalhador para alimentar sequer a ideia de disputar o título com este FCP ou com o SLB do JJ.

Por isso, e muito sinceramente, eu não vou nestas cantigas do FCP estar mais fraco. E enquanto sportinguista espero que a estrutura para o futebol do meu clube também não.

Acreditarei que o FCP esteja mais fraco se à 6ª jornada tiver mais do que 2 pontos perdidos.

Promete sim senhor

mas a meu ver a saída de AVB não foi sinal de fraqueza, porque o FC Porto não tinha como competir com uma proposta do Chelsea. Contou mais o desafio de vencer em Inglaterra e na Europa do que as libras como é da opinião geral. Mas isso é outra história.

O mais importante é verificar no fecho do mercado de transferências quais os jogadores que entraram no plantel do campeão e quais os que sairam. Só aí se poderá averiguar que tipo de campeão teremos a defender o título este ano. Parece-me já um dado adquirido que Falcao sairá e pra este jogador não haverá certamente ninguém no mercado ao seu nível. Mas se for o único não tenho dúvidas em afirmar que o FCP é claramente favorito à conquista do bi.

Em relação ao treinador...como dizia o outro é como os melões. E vou dizer o mesmo que disse há um ano de AVB. Que tem qualidade e sabedoria ninguém o pode negar, se terá unhas para guiar o F1 que é neste momento o FCP é que já não sei. Mas sinceramente estou confiante, porque todos os jogadores conhecem o treinador e se não se afastar muito do modelo de jogo do ano passado o FCP vai continuar a ganhar em Portugal. A nível europeu... a ver vamos. No entanto o objectivo é sempre passar a fase de grupos e sendo cabeça de série ainda mais obrigado estará a fazê-lo.

Esperemos que a época comece bem pois isso é sempre meio caminho andado. Se não houver muitas saídas o resto do caminho será certamente bem mais fácil.

Agora esta aposta em Vitor Pereira das duas uma, ou resulta e mais uma vez Pinto da Costa, esse grande tubarão do futebol, tem mais uma jogada de génio ou então será apenas mais um Couceiro ou Otávio que por ali passou para fazer a transição e que será certamente queimado mais tarde ou mais cedo. É assim o mundo do futebol...