FC Porto 1-0 Nápoles: voltou a chama ao Dragão | Relvado

FC Porto 1-0 Nápoles: voltou a chama ao Dragão

Azuis e brancos efetuaram exibição de qualidade, mas resultado é curto. Segunda mão vai ser dura.
 
Jackson Martínez festeja golo no FC Porto-Dínamo Kiev
FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images

O FC Porto venceu esta quinta-feira o Nápoles, no Estádio do Dragão, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, e saiu do relvado sob os aplausos dos adeptos. Os dragões ganharam nova alma com a troca de treinador e efetuaram uma das melhores exibições da época. O resultado de 1-0 poderia ter sido outro, caso o árbitro não tivesse invalidado um golo limpo a Carlos Eduardo.

As diferenças de leitura de jogo entre Paulo Fonseca e Luís Castro foram hoje muito evidentes. O FC Porto apresentou-se de forma mais ofensiva, com um meio-campo mais pressionante. Para isso foi decisivo o papel de Defour, que passou de ostracizado pelo anterior técnico a um dos melhores em campo. Comum ao FC Porto anterior, apenas os erros defensivos, que tardam em ser corrigidos.

O FC Porto entrou bem, frente a um adversário de grande qualidade. Higuaín, Callejón, Hamsik e companhia impõe respeito, e foi com respeito que os dragões os receberam. A trocar bem a bola, a pressionar no meio-campo, a não dar espaços aos oponentes mais importantes, a equipa da casa foi-se aproximando da área contrária.

O primeiro golo poderia ter surgido aos 21 minutos, mas o árbitro anulou mal o cabeceamento de Carlos Eduardo, que não estava fora de jogo. A situação não desmotivou os campeões nacionais, que até ao intervalo procuraram sempre, sem sucesso, bater Reina.

A segunda parte mostrou um pouco mais do Nápoles e um FC Porto do mesmo nível. Mais parecia um jogo da Liga dos Campeões e o público gostava do que via.

Os italianos falharam um lance incrível, por Callejón, aos 57 minutos, com a baliza toda aberta. Os dragões, embalados por esse lance, fizeram o único golo logo a seguir. Quaresma marcou um canto, Jackson recuou estrategicamente na área e desferiu um remate potentíssimo: um bom golo já merecido.

Até final o jogo manteve-se vivo e interessante, com boas jogadas dos dois lados. Quintero teve o 2-0 nos pés mas acertou na trave aos 84 minutos.

O resultado final é justo, a exibição do FC Porto foi muito boa, mas adivinham-se grandes dificuldades na segunda mão. Em Nápoles vai ser preciso o dragão das grandes noites europeias.

Equipas:

FC Porto:
Helton; Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour (Herrera, 88’) e Carlos Eduardo (Quintero, 68’); Quaresma, Jackson e Varela (Ghilas, 72’).
Suplentes: Fabiano, Reyes, Herrera, Licá, Quintero, Ghilas e Ricardo.

Nápoles:
Reina; Réveillère, Albiol, Britos e Ghoulam; Henrique, Behrami e Hamšík (Mertens, 75’); Callejón (Pandev, 80’), Higuaín (Zapata, 84’) e Insigne.
Suplentes: Colombo, Fernández, Dzemaili, Inler, Mertens, Pandev e Zapata.

FC Porto:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bom, se há 40 anos vi o FC

Bom, se há 40 anos vi o FC Porto perder 1-0 com este Napoles, passados 40 anos o resultado inverteu-se. Um resultado justo, que peca talvez por ser escasso, pelas oportunidades, e caudal ofensivo, pese embora o Napoles ter oportunidades para marcar. Todavia, na 1ª parte os Italianos foram inofensivos!

Este FC Porto ainda não confirmou a sua total retoma, é natural, apenas semana e meia de trabalho para se limpar a cabeça, contudo, a inversão do triangulo do meio campo confere à equipa maior segurança. e fluidez de jogo, isto apesar de na fase de construção se transviarem muitos passes, e perdas de bola desnecessárias.

Castro, com 1-0, aos 70 minutos, ousou e arriscou com a dupla substituição Ghilas e Quintero (este apesar de ter entrado mal no jogo, esteve tão perto do 2-0) e aprecio o discurso"arejado" e sem banalidades de Castro.

Nota positiva, a 1ª vitória Europeia na Europa esta temporada no Dragão, sem sofrer golos, e são estas vitórias que estimulam e dão confiança às equipas.

Fernando e Defour em excelente nível. A defesa que ontem era um "Porto seguro" hoje vacila e comete erros primários, e estranhamente as unidades são quase as mesmas do passado, Mangala voltou a complicar, e Alex Sandro joga a diesel. Carlos Eduardo estava a dar dinamica e a fazer coisas boas, mas sofreu um "apagão" pós lesão, Reviellere que cometeu uma falta perigosa e grosseira, merecia amarelo nesse lance na 1ª parte, vendo esse amarelo posteriormente ao minuto 60. Martinez teve 2 oportunidades mas parece-me algo desligado da equipa apesar do golo, concretizou uma, e deu oportunidade a Reina para brilhar (não apreciava este GR, ontem contrariou-me). Quaresma, tem coisas extraordinárias, ao nível dos predestinados, e de seguida "borra a pintura", o Quaresma imprevisivel que já conheciamos. Varela esteve abaixo do que pode e deve fazer, Varela que rende muito mais a jogar na esquerda, e tem sido opção na direita desde a chegada de Quaresma!

Para a 2ª parte, bom, extremamente dificil, este Napoles no S Paolo na Champions, ganhou 3 jogos; B Dortmond 2-1, Arsenal 2-0, e Marselha 3-2, aliás, fez 12 pontos na Fase de Grupos e não foi apurado. Prevejo uma entrada forte, com o tridente Higuain, Hamsik e Callejón, este Espanhol tem muita qualidade, e a claque Napolitana idolatra-o como a nenhum outro, e requer esta equipa um Porto equlibrado, maduro, consistente. Ojjectivos prioritários, não sofrer golos nos primeiros minutos (20/30 minutos), procurar marcar, se o Porto o fizer em Napoles, estou convicto que carimbamos a passagem à fase seguinte. Uma 2ª mão que terá a estreia de D Reyes no eixo (que não trema, afinal falamos de um Campeão Olimpico), e Mangala deriva para a esquerda, que tantas mexidas não criem fendas na defesa Portista.

Nota final, este Napoles tem um Treinador Espanhol no banco (mais o mais Italiano dos Treinadores Espanhois), e ainda 3 Espanhois no onze titular, estranhamente, apenas um Italiano no onze titular, o jovem Insigne, nem só em Portugal acontecem estes fenómenos "multinacionais"!

Defour voltou...

..a encher o campo, bem merecia a ovação que recebeu.

Em Nápoles para ganhar, embora nem seja preciso :)

D4

ontem provou o que pdoe fazer.... Bem que gostei de o ver a assumir o jogo, assim sim, é reforço.
Quintero ontem foi 0

nunca percebi

como é que com a saída do Moutinho, não passou a ter lugar como titular.

Estava em sub-rendimento na era PF.

Na era PF

quem não estava em sub-rendimento?!?!? :)

point is well taken

point is well taken

Curva, No Futebol não há

Curva,

No Futebol não há lugar para "ses", mas com a continuidade de VP, não estariamos descaracterizados, provavelmente estariamos na Champions. Sem Moutinho e James, Defour faria naturalmente a posição de Moutinho (não é Moutinho, mas faz as coisas bem), Kelvin seria uma aposta na rebeldia na posição de James, isto na 1ª parte desta época!

E "se", estariamos na Champions, e com o penoso começo de temporada do Benfica, estariamos com VP na liderança!

Em Napoles, se marcarmos estamos no 1/4 Final, estou convicto, apesar da ausencia de Alex, e com Reyes (que não trema nos minutos iniciais) no eixo, e Mangala na esquerda, jogo para testar a fortaleza que era a defesa do Porto, e um jogo em que Fernando e Defour serão também fundamentais!

Gostei, mas!!!

... Tenho uma pequena critica a apontar ao Luís Castro... Embora goste de futebol ofensivo, gosto acima de tudo de um futebol equilibrado, tanto no aspeto ofensivo, como defensivo...

E quer-me parecer que o Luís Castro, está a exagerar como coloca a equipa no processo ofensivo... Ou seja acho muito perigoso (e ontem viu-se) jogar-mos com os dois defesas laterais subidos em simultâneo, com isso levamos N vezes com contra ataques em que ficamos praticamente em igualdade numérica na defesa com os 3/4 avançados adversários...

Este modelo de jogo a jogar em casa contra equipas de menor gabarito do campeonato português ainda se compreende, mas por amor de Deus, contra equipas do gabarito de um Nápoles, e treinado por uma velha raposa como Benitez, é correr demasiados riscos...

Fora este pequeno reparo, só tenho a acrescentar um "porquê"... Porquê tanto tempo com o tavinho Fonseca???
de certeza absoluta, que se tivéssemos reparado em tempo útil o erro Fonseca, ainda estaríamos na champions, e ainda teríamos entre nós o Otamendi... Já para não falar, que ainda liderávamos o campeonato portuga...

Força Porto...

...

...ó "priberam"..."jogar-mos"???!?!?!? Ah, mau menino...

Melhor jogo da época...

...uma autêntica final antecipada. Nápoles é uma belissima equipa, mas o Porto no Dragão em condições normais é superior a qq adversário.

Ainda se nota alguns problemas da era Fonseca , principalmente em Mangala e A.Sandro.

Grande jogo de Fernando, Defour , Danilo e Jackson. Quaresma tb foi importante para empurrar a equipa para a frente.

Em Nápoles para vencer. Força Porto!

Voces já "foderam" o

Voces já "foderam" o Benitez...Nao marcou no Dragão, so precisas de la ir marcar...

O Benitez é bom a gerir resultados...quando tem de ser as equipas dele a ir à procura do resultado, o homem patina...

dificilmente o porto nao estará nos quartos companheiro.

Jogo muito duro...

...o Porto parece estar a querer voltar "do coma", boas noticias.

Em Nápoles será tremendo , mas estou convencido que vamos ganhar. Que jeito daria um jogador como Iturbe lá...

so precisas de marcar um golo

so precisas de marcar um golo lá Curva.

e sim, a saida de Paulo Fonseca fez com que o jogadores tenham de provar que a culpa estava mais no lado de Fonseca do que do lado dos jogadores.

Será preciso...

um Porto de muita qualidade para derrotar este Napoles em Itália... É que apesar da vitória ainda se vê alguma tremideira, e o Napoles não marcou primeiro (2 ou 3 vezes) por pura sorte...

Uma vitória que traz essencialmente confiança, algo que tem faltado para aqueles lados...

Para já, estou a gostar do discurso de Castro... Veremos como se comportará num futuro proximo...

»e o Napoles não marcou

»e o Napoles não marcou primeiro (2 ou 3 vezes) por pura sorte...»

Não, na 1ª parte os Italianos não criaram perigo algum, aliás o Porto marca um golo limpo, no Estádio fiquei com essa sensação, e na TV confirmei-o. Os Italianos tiveram 2 fases em que criaram perigo, entre os 50/55 minutos, em 2 cantos, e depois já nos descontos com Zapata. Se a bola de Quintero ao poste, poderia garantir uma boa almofada, a bem da verdade, os Italianos também poderiam ter marcado. O resultado que se ajustaria seria o 3-1.

Afinal o plantel tem qualidade!!!

Depois de ver as exibições de Danilo (que jogador que ele está), Alex Sandro, MAICON, Defour, Quaresma, Fernando, e até mesmo Carlos Eduardo... penso no que é os arautos da bola vão dizer sobre o talento que habita no plantel portista... é que ainda por cima, a equipa ainda não estabilizou, ainda revela alguma intranquilidade, porque não se ganha confiança depois de 9 meses sem treinador de um jogo para o outro...

Por partes: O Porto com o seu triângulo invertido consegue tirar tempo e espaço ao portador da bola para ele lançar o contra-ataque, Fernando fica nas dobras, e neste jogo os extremos tiveram bem nas duas fases do jogo, atacar e a defender... os defesas laterais têm mas à vontade para subir porque têm sempre do seu lado um homem a compensar...

Destaques:

- Quaresma: Como eu estava certo quando disse que era provável que ele voltasse a ser o Quaresma que saíu do Porto, talvez ainda melhor... falhou muito poucas fintas, desequilibrou, meteu medo, defendeu à séria, fez 90 minutos de grande rotação... acho que não deve ir à seleção, porque ele é daqueles que só pode jogar a titular, ainda para mais, só existe um homem na Seleção com ordem para fazer o que quer e esse é CR7...

- Defour: Solto nesta nova posição, não é Moutinho, mas pouca gente no mundo se poderá comparar ao português, mas é um jogador que não sendo um virtuoso faz tudo bem, é rotativo, tem finta, passa, não complica demasiado o jogo, é o que o Porto precisa neste momento...

- Carlos Eduardo: O primeiro grande jogo em que o rapaz não treme, ainda não foi perfeito, tem que aprimorar algumas lacunas no seu futebol em termos de movimentação e de entrada aos lances, mas revela grande capacidade de rompimento central, técnica e até alguns pormenores de inteligência acima da média, claro está muito escondidos pela sua timidez natural...

- Maicon: Como é possível este rapaz ter estado no banco do Porto com Ota fora do clube, como eu sempre defendi, ele é uma das refer~encias do Porto, é um homem que vestiu claramente a pele do portismo e merece ser um dos capitães de equipa, muito seguro, não perdeu uma bola no jogo aéreo...

Tivemos pela primeira vez um Porto, claro que nem tudo foi perfeito, esta época nunca o será, mas com a libertação da BRUTAL INCOMPETÊNCIA DE UM HOMEM CHAMADO FONSECA E DA ESTRUTURA QUE O APOIOU DURANTE 9 MESES, nunca se sabe o que pode vir aí para este Porto...

não vi assim tabta segurança

não vi assim tabta segurança no maicon. mas está melhor.

o alex sandro tem que atinar mais a defender. ainda pode atingir um nível bem superior ao actual.

o defour é um jogador que nunca percebi como a maior parte dos portistas criticavam. mt esforçadp e se estiver confiante pode ser jogador para ser titular e crescer mais ainda.

já houve melhorias, mas o que vai fazer a diferença na segunda mão vai ser a nossa capacidade de mantar a concentração na defesa durante todo o jogo. em nápoles eles vão carregar mais e a nossa defesa treme muito. mas com o fernando ali a coisa já está mais composta.

em suma, estamos melhor, mas isso n era dificil. mas ainda estamos longe de ser uma boa equipa, como tinhamos sido nos últimos anos. é urgente encontrar um jogador que na próxima época faça realmente a diferença. os jogadores mais decisivos individualmente deste campeonato vestem de vermelho. refiro-me a gaitan e markovic. mas tb salvio, apesar de n estar a fzr mt falta. nós temos o quaresma e quintero. qu me parece que pode jogar mas tem mesmo que melhorar algumas coisas. n pode ser só bola...

tudo bem?

Maicon estou a dizer-te que com um central ao lado para as dobras é muito bom, o problema é que Mangala também é um central que gosta de apertar nas primeiras bolas...

Alex Sandro é verdade, mas também Martinez são os jogadores que mais estão a demorar a sair do período negro de 9 meses de Fonseca, mas o gajo faz-se...

Defour não é um jogador de classe mundial, mas é um jogador que encaixa bem no momento actual da equipa, penso que neste momento é melhor para a equipa que Herrera mas no futuro o mexicano tem condições para ser um jogador de classe mundial precisa mesmo de um treinador e de tempo... mas sim, Defour não é um mau jogador...

Em relação aos jogadores decisivos individualmente, tens Quaresma, mas se tivesses tido um treinador com olhinhos também tens Ghilas que com rotina de falso extremo toda a gente estaria a falar nele agora como um grande jogador, mas para isso é preciso... jogar...

concordo com a ideia de

concordo com a ideia de colocar ghilas no lugar de varela. mas mesmo assim n é esse tipo de jogador de que falo. o ghilas penso que pode fazer um percurso semelhante ao de lisandro.

o que precisamos de encontra é um gajo capaz de pegar na bola e sozinho conseguir resolver um jogo. só o quaresma tem potencial para isso e mesmo assim já tem dificuldade em algumas situações, devido a pouca explosão e velocidade. poderia ser iturbe... tinha essa características de ir pra cima e com velocidde e capacidade de condução de bola poderia fzr a difrença. mas esse ao que parece foi e n volta...

neste momento creio que o defour ´mt superior ao herrera. mas atenção, tb vejo potencial no mexicano. julgo é que tem que melhorar muito, principalmente ao nível do passe e do conhecimento do jogo. hj até o tinha metido um pouco mais cedo no lugar do quaresma, acho qe a sua passada larga poderia ter dado jeito qd o napoles se adiantou mais. tinhamos mt espaço nas costas deles que n conseguimos aproveitar. n saiu um passe de jeito sequer. mas lá está, aquela ansiedade...

o maicon nunca foi um tipo que me enchesse as medidas admito, mas já o vi fazer grandes jogos. se ele conseguir voltar a essa forma e de lá n sair pode ser o nosso luisão por exemplo. agora se calhar mts já n se lembram, mas luisão nos primeiros anos era um enterra. maicon meu ver tb enterra mt principalmente qd está mt tempo sem jogar.

o mangala pra mim tem caracterisitcas para ser top. mas ando a ficar um pouco preocupado pela sua pouca evolução nalguns aspectos. mas tenho fé que fique mais um ano no FC Porto e com um bom treinador pode ser que ele dê o salto para o nível seguinte.

o alex e o martinez são duas sombras daquilo que realmente podem ser. espero que comecem a atinar mas julgo que têm que sentar o cu no banco de vez em qd. às vezes parecem mesmo arrastar-se em campo. n sei se é cansaço físico ou mental. mas algum deve ser. e o ghilas tem que te oportunidades. bem como o lateral esq colombiano da B. já cá está há duas épocas, acho que esta é a 3a e vai ser a única onde n joga? tem que ter oportunidade tb, senão nunca mais evolui.

foi pena as coisas terem corrido mal com fonseca. mas em parte era previsivel deois de se perceber o que ele queria da equipa. porque o plantel não é assim tão mau. não é como o do benfica, mas tb não é como o do sporting...

segundo o quinhentinhos da colômbia,

«Em Itália era difícil ter lugar num grande» - Quintero

para o quinhentinhos o clube da fruta em itália seria tipo o pescara (pequenino)

OHOHOHOHOH

nada mau, o clube da fruta benceu na arca

frigorífica (casa) por 1-0
ohohoh

FC Porto

Belo jogo, finalmente, e melhor ainda, sem sofrer golos, o que,tendo em conta este nápoles é uma belo sinal de melhoria defensiva do porto; o jogo do porto foi sólido, as linhas tiveram mais confiança na sua interligação, um porto que foi,acima de tudo, astuto, entrou bem, marcou mas foi mal anulado e poderia ter tranquilizado a equipa mais cedo mas soubemos manter a intensidade e na segunda parte marcamos logo nos primeiros 15 mins o que é sp uma boa altura e o nápoles dps libertou-se e procurou,naturalmente, o empate ,ficando o jogo repartido; não sendo um resultado volumoso, dá boas garantias para o 2º jogo, especialmente a solidez(ainda não 100% mas estará a uns 80%-90%) da equipa e os NERVOS que foram de aço...agora é alvalade, outra final, mas a jogar assim sairemos de lá com os 3 pontos, até porque o sporting jogará mais aberto e isso irá nos favorecer...

O Napoles devia ter marcado

Assim picava os jgadores do FCP e eram 4-1, Lazio style.

1-0 é bom, se a defesa nao meter mais água, vamos ver, isto uma fase complicada.

Bom Jogo do FC Porto

O 2-0 não no ficava mal, mas tb podiamos ter sofrido golo em mais uns erros defensivos que têm sido comuns nesta época. assim sendo, o 1-0 é um bom resultado.

Os jogadores sentem-se muito melhor a jogar assim, o que me leva a pensar que se VP tivesse continuado no clube, tal como eu desejava, não íamos a tantos pontos do primeiro certamente.

O alex sandro é um grnade jogador, ms continua a cometer muitos erros defensivo, principalmente de posicionamento. e o mangala tb n é a melhor ajuda. o maicon está melhorar aos poucos, veremos se consegue atingir rapidamente a melhor forma. já o vi fazer grandes jogos, mas nenhum esta época.

defour como era óbvio, teria que ser o sucessor imediato de moutinho, sendo diferente, era o que podia ser mais parecido. fez um belo jogo mais uma vez, à semelhança do jogo com o arouca. precisa de pegar mais no jogo, iniciar a construção e dar linhas de passe aos defesas, mas a pressionar foi incansavel.

o varela por mim dava o lugar ao ghilas já em alvalade. tem que dar mais...

o cigano embora me tire do sério, tem vindo a surpreender-me. não pensei que fosse tão útil logo de inicio. mas continua aos 30 anos o mesmo jogador que era com 20.com tudo o que isso tem de bom e mau. mas com menos velocidade claro.

o jackson voltou aos golos, espero que não pare mais até ao fim da época.

a segunda mão será mt complicada, principalmente a cometer os erros defensivos do costume que hj até no s podiam ter deixado eliminados. marcamos no melhor momento do napoles.

agora é recuperar bem que domingo há mais um jogo mt importante, onde a derrota é proibida.

Força FCP

Foi bom

Para o ranking e para eles se iludirem.
Áparte o lance de "xixi" de um ressalto e bola no poste os lances perigosos foram todos do Nápoles.

nota-se que não viste o jogo

nota-se que não viste o jogo todo...

Ah... pois

Também me esqueci do lance do post abaixo. Golo mal anulado ao Carlos eduardo.

golo

mal anulado ao Carlos eduardo...