FC Porto carimba passagem à Champions | Relvado

FC Porto carimba passagem à Champions

Dragões bateram Lille, com Brahimi de novo em destaque.
 
Jackson Martínez festeja golo no FC Porto-Dínamo Kiev
FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images

O FC Porto confirmou esta terça-feira o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Em casa, os dragões não deram hipótese ao Lille e venceram por 2-0, com 3-0 no total das duas mãos do play-off. E continuam sem sofrer golos.

A vitória deveu-se essencialmente à exibição dos portistas na segunda parte. Nos 45 minutos iniciais, a equipa de Julen Lopetegui – que repetiu o onze inicial de Lille, com Quaresma a não sair do banco – revelou algumas lacunas, especialmente a nível ofensivo. Os jogadores atacavam muito mas falhavam no último passe e no último remate. De tal forma que os franceses acreditaram a partir da meia-hora que poderiam sonhar com a Champions e chegaram a assustar Fabiano.

O FC Porto reentrou na segunda parte com outra atitude e disposta a resolver depressa a eliminatória. Assim aconteceu. Brahimi – joga muito, o argelino - fez um grande golo com um pontapé de livre, aos 49 minutos, e abriu caminho a uma boa segunda parte dos azuis e brancos. Com uma vantagem de dois golos na eliminatória, os homens da casa descontraíram e brindaram o público com bom momentos de futebol. Um dos quais valeu o 2-0. Jackson Martínez, assistido por Brahimi, fez o gosto ao pé aos 69 minutos, numa jogada rápida.

O FC Porto está, com naturalidade, na liga milionária. O Lille não tem estaleca para estas andanças. Mais do que isso, os dragões mostraram que são mais equipa e têm mais soluções do que na época passada. O que continua a faltar, aqui e ali, é eficácia ofensiva, sem a qual chegar longe na prova é muito difícil.

Equipas:
FC Porto - Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro (Reyes, 39’); Casemiro (Ricardo Pereira, 84’); Herrera e Ruben Neves (Evandro, 62’); Óliver Torres, Jackson Martínez e Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Reyes, Evandro, Quintero, Adrián López, Ricardo Pereira e Quaresma.

Lille - Enyeama; Béria, Kjaer, Rozehnal e Souaré; Balmont, Mavuba e Gueye (Delaplace, 77’); Corchia (Rony Lopes, 71’), Roux (Ryan Mendes, 67’) e Origi.
Suplentes: Elana, Delaplace, Rodelin, Soumaoro, Sidibé, Ryan Mendes e Rony Lopes.

FC Porto:

Comentários [62]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Excelente exibição do Porto...

O Lille é uma boa equipa, talvez não tenha tomado as melhores decisões para esta eliminatória, ainda assim, vejo muito mais mérito neste Porto do que demérito no Lille que por acaso até começou bem o seu complicado campeonato.

Gostei especialmente da capacidade do meio campo de perceber os momentos do jogo, alargar quando a coisa estava boa, encurtar linhas e juntar quando foi preciso, uma exibição muito coletiva, e já se vê alguma maior objectividade que não se via no 1º 2º jogo, gostei.

Destaques individuais:

- Brhaimi: excelente jogador, muito rápido, fantasia a pontapés.

- Martinez como sempre, chegue lá a bola ou não, o homem dá sempre muito à equipa...

- Casemiro: desde que o vi numa pré-época do Real fiquei fã, e o gajo continua a justificar admiração.

De resto, Fabiano tem que aprender a falar com os colegas, senão vai continuar, a sair a bolas aéreas como poucos o fazem, mas ao mesmo tempo a ir contra os seus colegas dando uma imagem de insegurança que lhe tira confiança para outros lances.

Foi uma exibição segura, para conseguir algo sem margem de erro.

Feito histórico...

..em 23 edições apenas falhamos quatro. Para quem não conhece somos o Futebol Clube do Porto.

Bela segunda parte, foi à Porto. Raça, qualidade e muita entreajuda .

Futebol Manager

Gere a tua equipa de futebol e ganha dinheiro virtual que podes converter em dinheiro real em http://www.goaltycoon.com/bestfootballgame/Lfasvicente

....................

O Porto deste arranque de época volta às origens no que diz respeito à tática, a nivel estratégico a pressão e a subida de sectores leva-nos ao tempo de Vitor Pereira com um pressing alto e com os sectores a jogar mais próximos na altura em que a equipa precisa de galgar terreno, no meio disto tudo, existem problemas ainda na equipa do Porto....

A defesa revela-se muito "dura de rins" com muita lentidão de saida de bola e sem homem de referência de meio campo, isto porque Casemiro, ao contrário do miudo Ruben, não é um estilo de jogador que venha junto dos Centrais receber a bola para ser ele a dar inicio a construção de jogo pela zona central, Casemiro como médio defensivo roça muitas vezes a excelência com escelentes cortes mas no entanto na hora de sair a jogar a defesa do Porto procura invariavelmente a largura, como tal solta a bola nos laterais e apenas após os laterais receberem a bola é que parece que Casemiro está devidamente autorizado a recebe-la tb, isto pode ser uma ideia do seu treinador, mas em abono da verdade, entre o passe para as laterais e apenas depois para o Casemiro passam em norma cerca de 30 segundos de jogo que contra equipas com menos recursos (tipo este Lille) quase que nem se nota porque depois existe uma serie de desiquilibrios criados pela movimentação da equipa que abre o adversário, mas estes mesmos 30 segundos contra uma equipa mais compacta e madura (tipo o Braga) podem ser prejudiciais porque o adversário passa a ter tempo para se reajustar e soltar 2 homens para o pressing à zona e 1 para o apoio directo....sabendo do movimento tipico da defesa "bola no central, passe para o lateral, e passe para médio defensivo ou progressão pela linha"...um adversário mais compacto e organizado solta os 2 homens para pressing no imediato, 1 para zona de passe para o médio defensivo e outro para o pressing ao lateral portador da bola ficando um jogador (o tal jogador do apoio) na rectaguarda a completar um tipo de triangulo que corta a 1ª linha de passe que tenta invalidar a progressão pela linha e que não permite espaço na rectaguarda...

Como em tempos aqui falei com o Inside esta equipa do Porto joga muito em largura e dado as caracteristicas dos seus jogadores até se compreendo o porquê, mas uma coisa me causa especie, como é que uma equipa que joga em largura pode ter um jogador como Herrera em campo?
Quem joga em largura deve jogar rápido e fluido de modo a apanhar a defesa adversária sempre em desequilibrio e a evitar perdas de bola em zonas criticas do campo, até aqui maravilha, mas com Herrera.....a bola percorre 25 metros de terreno em 20 segundos , chega a Herrera ela para.....para porque Herrera não reage rápido ...vai sempre procurar a melhor solução e nessa procura pela melhor solução perde-se tempo e desiquilibrios....

Gosto do estilo de jogador atenção, mas neste momento Herrera é um jogador a mais no 11, é bom na pressão sem bola e tal e corre que se farta, ok.....mas isso não seignifica que a equipa ganhe algo mais com a sua inclusão no 11.

Eu como Benfiquista prefiro bem mais o Herrera no 11 do Porto do que por exemplo Evandro o Ruben Neves, porque Herrera é mais facilmente anulavel, os outros 2 mesmo que falhando alguns passes são mais capazes de surpreender pela velocidade de execução e pelas soluções várias que dão à equipa

Pedro, sobre o teu primeiro parágrafo,

tenho a dizer-te que isso é tudo muito bonito, mas quando tens um tipo como Alex Sandro que consegue sair pelo buraco da agulha, que mesmo quando faz porcaria, consegue sempre reagir mais rápido que o avançado, é preciso ter coragem para colocares esses jogadores todos a fazer pressão, porque o mais certo é que eles sejam ultrapassados em fintas, tabelas, etc... Casemiro já o conhecia do Real, duma pré-época, e já sabia que o homem tinha grande qualidade, e agora diz-me, quem se arrisca, a fazer pressão, contra dois tipos como estes, que colocam a bola onde querem em tabelas, têm finta, têm progressão?

2º É verdade que Herrera está um bocadinho a destoar da mentalidade do resto da equipa, aliás, disse logo que vi o estilo de jogo deste novo Porto que Herrera era o jogador que teria maior dificuldade, porém, tens que perceber que nem só de pão vive o homem, também é preciso vinho, queijo, e outras coisas :) Herrera dá a esta equipa, maior presença na área sem prejuízo defensivo porque ninguém tem a capacidade de recuperar que ele tem neste Porto, tem golo, e mesmo os segundos que admito que demora a pensar porque quer fazer sempre qualquer coisa diferente, recupera-os muitas vezes com os seus centros e passes tensos.

3º o meio campo de ontem fez-me lembrar, em termos de tipologia de jogadores, principalmente os dois interiores, o tempo de Fernando, Moutinho e Guarin... tens o homem atrás, claro está, que Casemiro é diferente, mas apesar de tudo, é mais parecido com aquilo que Fernando fazia do que à primeira vista se possa pensar (tendo melhor tudo no ataque, mas também muito posicional), e depois tens Neves a fazer de Moutinho, não muito rápido de pernas, mas muito rápido a pensar, sempre muito prático, sempre intenso na procura do melhor para a equipa, a dar sempre à equipa aquilo que ela precisa, e depois, tens o Guarín, um jogador possante, com técnica, um anárquico, que defende e ataca, com grande remate, e com um raio de ação tremendo, também não rápido, mas com uma passada larga, e agora tens Herrera a fazer de Guarín, claro que são jogadores diferentes, Herrera um bocado mais leve, com melhor arranque, Guarín um bocado mais forte e melhor remate, mas os dois, são aqueles elementos que desequilibram no meio...

4º Tudo isto para te dizer, que prefiro ensinar Herrera algo, e aproveitar tudo aquilo que ele tem de diferente, do que apostar em mais um igual aos outros neste 11, porém, Evandro é grande jogador também...

............................

1º Tens toda a razão da reação do Alex e etc, mas atenção pressão a zona é diferente de pressionares que nem um louco LOL com uma pressão alta como costuma fazer o Benfica e o Porto, quando falo em pressão com 2 homens e 1 na rectaguarda, é aquela que por exemplo o Braga do JJ costumava fazer.....
Bola no lateral adversário, o Extremo desse lado fazia uma pressão média sobre a linha do lateral invalidando a progressão com bola no imediato, depois o 2º avançado ou o Médio Ofensiv caia sobre a zona entre o Medio defensivo e o lateral obrigando que o passe ou fosse pelo ar ou então para a rectaguarda, se o Lateral tentasse forçar o lance individual pela linha o tal extremo que pressionava médio passa a pressionar alto e o jogador que estava entre o medio defensivo e o lateral cfecha a marcação ao homem...épa por letras esta cena é dificil de explicar LOL....mas em norma é assim que se faz quando se defronta equipas que não têm centrais que saibam sair a jogar, ou seja fazes uma pressão à zona sempre em 2 x 1, e sobes ou baixas os niveis dessa presão consoante aquilo que é a opção do jogador que é o portador da bola...
Com 2 gajos "maduros" e táticamente "ensinados" a cobrir bem duvido que o Alex tentasse o lance individual quanto muito iria apostar num passe largo para os médios interiores ou então num passe para a rectaguarda....chama-se a isto eliminar o jogo do adversário, para ganhar é claro que precisas de marcar, mas antes de marcar interessa não sofrer e esta é a maneira ideal de estancares a saida de jogo do Porto...

2ºInside não me convences....para mim Evandro faria mais a diferença naquela posição do que Herrera, porque alguem precisa de criar como tal se jogares com um Ruben Neves acabas por deixar de precisar de Herrera porque o puto dá o mesmo que Herrera e até acrescenta mais qualidade de passe à equipa e se ao lado do miudo meteres o Evandroacabas por ter então um pensador de jogo mais evoluido, a outra Solução era retirares o Oliver da Ala e metelo ao lado de Evandro, só que ai perdias a nivel ofensivo,

3º Casemiro dá mais profundidade à equipa a nivel ofensivo, mas joga longe demais dos centrais, e estes como não em qualidade de pés (não sabem sair a jogar muito bem) evitam passar para a zona central, apostam somente nas laterais, o que pode ser visto como positivo e negativo, positivo porque uma bola na lateral é mais fácil de defender, negativo porque uma bola na lateral obriga toda a equipa a pender para um lado e isso contra um adversário evoluido pode se revelar mortifero especialmente se for um adversário que saiba ler os espaços como fazia o Benfica de 2009/2010 com Saviola Ramires e Di Maria.

4º Tens mais opções no plantel para a posição de Herrera do que tu pensas, até te digo mais era de tomates e o Porto ganhava imenso com isso, se o Danilo começa-se a jogar como interior direito à semelhança do que fazia Ramires no Benfica, metias o Ricardo a lateral direito e ai sim o Porto tinha uma equipa temivel em todos os aspectos..

Ora cá vai a resposta Pedro:

1º Percebi perfeitamente a ideia, a questão é que apesar dos centrais não saírem a jogar, têm passe, Maicon e Indi (este surpreendeu-me com a sua capacidade de colocar a bola tensa pelo chão onde quer) conseguem colocar muito bem a bola onde querem, e longa... por isso, se fizeres esse tipo de pressão, e o central queimar linhas colocando a bola em Neves ou Herrera, ficas desequilibrado lá atrás, ainda por cima, fazendo isso, Casemiro fica de frente para o jogo e pode ele também ultrapassar a linha de pressão adversária... isto existem muitas maneiras de eliminar o jogo adversário, quer atacante quer defensivo :) Mas, compreendo a tua ideia, eu também gosto mais de ver uma dupla de centrais com um mais assertivo e posicional independentemente do momento do jogo, e outro com capacidade técnica para sair a jogar... aliás, acho que o Porto tem lá esse central, o problema é que está sem confiança nenhuma depois de ver "no seu ano" serem contratados dois centrais que lhe vão tapar completamente o lugar que é Reyes, este puto só precisava de jogar, cometer alguns erros, mas principalmente jogar, gosto muito do tipo, e este não é duro de rins...

2º Neves não tem o que Herrera tem, não é um jogador explosivo... não tem a capacidade física de juntar ao avançado e recuar para equilibrar a equipa a tempo, é mais um Moutinho. Evandro é bom jogador, também consegue chegar à outra área, ainda assim, defensivamente o Porto fica mais estabilizado com Herrera do que com Evandro.

4º FINALMENTE,alguém partilha da minha ideia para Ricardo, caramba, ando há mais de um ano a dizer que Ricardo tem que jogar como lateral direito... em relação a Danilo, também concordo contigo, esse também tem remate, também tem passe, também tem arranque e recuperação, mas o pessoal quer fazer dele o lateral direito da Seleção brasileira, e contra obsessões não há muito a fazer... já ano passado, se o Porto tivesse feito isso, ganhava um lateral direito muito mais rotativo, com muito maior capacidade de recuperação, com uns rins fantásticos, e além disso, ganhava assertividade no passe no meio campo, ganhava experiência, e ganhava mais um grande jogador, porque Danilo no meio é muito mais jogador do que algum dia será como lateral direito, apesar de não ser um mau lateral direito.

................

1º Não concordo contigo, Indi coloca bem a bola tensa pelo chão, mas repara os centrais não arriscam no jogo pelo centro, e para ajudar à festa se vires o posicionamentos dos centrais e o posicionamento do médio defensivo irás repara de certeza no buraco que existe entre sectores e é aqui que muitas das vezes se perdem ou ganham jogos, ou seja o Porto se subir as suas linhas para fazer a aproximação de sectores deixa muito espaço espaço nas costas dos centrais, mas se o Porto estiver com as suas linhas em situação normal......fica um buraco imenso nas costas do medio defensivo, este estilo de jogo em Portugal é cagativo mas lá fora......para te dar um exemplo a Juventus da época passada explorava quase como vicio essa zona, onde aparecia o Tevez e o próprio Pogba ou o Vidal, agora imagina o Porto tem 2 centrais fortes fisicamente e e fortes no jogo aéreo que não são nada rápidos e tentam sempre compensar essa falta de velocidade com o conhecimento tático, agora imagina terem que levar sem contar com o Ponta de Lança, com Tevez Vidal e Pogba um jogo inteiro, as falhas iriam aparecer porque o vazio criado nas costas do Casemiro a isso é propicio, lembraste do que acontecia com o Benfica quando o Matic jogava como referencia defensiva do meio campo, se ele saia na pressão a um jogador se por azar a bola lhe escapa-se ficava a via rápida aberta para que o adversário tivesse apenas e só os centrais pela frente...

2º Volto a dizer Herrera neste estilo não só é desaproveitado ao máximo, como irá criar desconfiança no jogador, porque os colegas esses irá estar sempre tudo bem enquanto a equipa ganhar, mas ele próprio irá de certo começar a desconfiar das suas valenças, tipo é que ele consegue se juntar ao avançado mas no entanto se a bola tiver que passar pelos seus pés quando ele fizer essa aproximação ao avançado já tens o adversário arrumadinho na sua área depois lá tem o Herrera que vir para trás porque deixa de ser necessário que esteja tão perto do avançado devendo ficar na cabeça de área a procura das 2ªs bolas..
Para mim enquanto o Lopetegui não vir que o Ruben Neves dá mais soluções defensivamente e o Evandro mais ofensivamente que o Herrera, é maravilha, porque bem vistas as coisas o Herrera é mais explosivo em tudo e até em personalidade que qualquer um desses, por isso não acredito que por exemplo num Benfica Porto, Herrera a ter que levar um jogo inteiro com Gaitan Enzo Salvio Lima e até o Samaris (este vai ser uma agradavel surpresa para muita gente, futuro meio campo do benfica caso Enzo saia....Samaris e Fejsa :) aposta nisto) das duas uma ou terá que andar a morder a camisola um jogo inteiro ou aos 60 minutos está expulso....esta é apenas a minha opinião.

3º Ricardo tem mais capacidade de evolução com lateral direito do que Danilo alguma vez terá, Danilo quem o conhece e percebe os seus movimentos poderia ser facilmente adptado a médio interior ou até a médio defensivo, porque tem rotação, táticamente não é brilhante mas é voluntarioso, e tem um pulmão assinalável, depois tem qualidade de passe acima da média, e tem um remate poderoso... para mim era de testar, mas lá está enquanto o Lopetegui se agarrar agarrar a esta tática....para mim muito melhor....
Porque até digo mais, considero esta equipa do Porto mais fácil de bater do que por exemplo o Porto do Vitor Pereira que apostava na coesão "entre" sectores, enquanto Lopetegui aposta na coesão "dos" Sectores apenas...

Pedro, não vou repetir argumentos,

aceito as tuas opiniões, mas ao rebatê-las só me iria repetir, por isso, vamos concordar em discordar...

Ainda assim, assinalo com alegria que finalmente alguém percebeu aquilo que eu andava a dizer antes sequer de Ricardo ter jogador alguma vez a defesa direito... este não engana, rotação, rins, impulsão assinalável, lembro-me de um momento no Nápoles-Porto em que o tipo teve que fazer de central, não sei se Mangala teve que sair ou Reyes, em que o tipo revelou um tempo de entrada à bola fantástico e ganhou bolas nas alturas a tipos muito mais altos, é um defesa de cabeça aos pés... e na minha opinião, se apostarem nele, este será o defesa direito da seleção nacional para os próximos largos anos, mas isto já tinha dito há um ano...

Ricardo? Pergunta ao Mourinho

Ele odeia laterais baixos, sabes o porquê? Ibarra.

Pá, Mourinho é Mourinho, os outros treinadores

são os outros treinadores, e eu sou... eu.

E mesmo Mourinho jogou particamente sempre no Real com Marcelo, e achas que se ele tivesse apanhado Roberto Carlos no Real o colocava no banco :)? Ibarra não era muito bom por ser baixo, mas por ser indisciplinado, por não se ter habituado ao futebol europeu... Mourinho diz muitas coisas, que depois... lembras-te do Robert Huth e do Ricardo Costa? Um ia ser o central mais completo alemão em três anos, o outro o mais completo português, passados 3 anos, os dois acabaram dispensados quer do Chelsea quer do Porto...

Cpts.

O treinador do Lille

É aquele que foi campeão ao serviço do Montepellier aqui há uns anos? Não sei como.

Há que dar mérito à sua defesa, esteve quase sempre bem, especialmente os centrais. Mas no ataque, tanto talento e tão poucas mãos para ele. Medroso.

.......

Maltese realmente.....custa ver o Lopes o Kalou e o Origi a jogar para trás....mas se fores a ve o mal do Lille nem é bem o seu ataque, é mesmo o meio campo que não produz nada tipo Balmont, Mavuba e Gueye.....escapa-se o Gueye de resto...porra neste meio campo o Talisca era o "rei do pedaço" LOL

:-) tu tas maluco com o

:-) tu tas maluco com o Talisca amigo.

Tem o tipico toque de bola brasileiro, mas falta-lhe ainda muita coisa.

um facto engraçado: Talisca até à data ainda é o jogador com mais remates à baliza do campeonato brasileiro..e por cá parece que quer seguir as mesmas pisadas...em Dezembro é o jogador com mais remates a baliza no campeonato brasileiro e no Portugues.

Tem pés, mas ainda lhe falta cabeça

...............

LOLOL

Lá isso é verdade o puto remata mais até que o Chuta Chuta ahahahahahahahahaha, mas deixo um aviso no ar....quem disse que o puto marcava bem os lances de bola parada bem que o enganou !!!!

LOL

Mas o puto tem requinte técnico precisa é de algum saber tático.....mas lá está as qualidade estão lá, vamos a aver é se ele tem vontade de aprender
:)

lá estás tu

...a tentar fazer do Talisca REI em algum lado :) eh eh eh ainda vai ter de aprender muito até poder jogar e eu não me afligir!

Sim, talvez se mudasse um elemento do trio do meio por alguém mais criativo, talvez mostrasse mais futebol. No campeonato acho que o faz, mas nos jogos contra o FCP teve demasiado respeito(medo)...

.

.

.......................

ahahahahahahahhahahahahahahah

Oh Maltese curto da pinta do puto, tem toque e sabe passar bem a bola.......mas sem duvida que ainda é demasiado curto para um Benfica que jogue para ganhar tudo, comparo-o um pouco com o Markovic na época passada (com devidas diferenças claro de um ser europeu e preferencialmente extremo e outro ser brasileiro e não saber ainda bem se joga mais a frente ou atrás LOL)

Mas eu quando vi o meio campo do Lille pensei logo...irra vai ser porrada a montes, mas não, tipo gajos com um caparro que parecem armários de casal e mesmo assim tão burrinhos, oh cruzes, por isso é que disse um gajo sem tanto musculo e com um "cadinho" só de cerebro ali é Rei e Senhor LOL

o clube da fruta está de parabéns, benceu as

amélias do LILI, e logo no play-off de acesso à champions league...

ohohohoh

e pronoto ganharam a uma equipa que em Portugal

lutava com académicas, maritimos e nacionais pela europa ejá são campeões europeus...

Será que só fui eu que vi a quantidade insana de bolas perdidas pelo meio campo do porto quando estava sob pressão na primeira parte? contra uma equipa com um ataque mais forte vai ser bonito de se ver...

Quem !!!?

Por momento pensei ler, que estaria ao nível do Caqueja do Ribatejo ...mas se é da académica, já concordo um 10 avos mais !!

As melhoras!! Percebo que Doeu muito ontem!!
Este FCP, esta a dar os passinhos todos certos e firmes , dai já estares com medo com o que vês..., tem calma ..!!!

"já estares com medo com o que vês..., "

Então não estou, eu já disse que a partir de hoje não vejo mais futebol, o porto já é campeão, vai ganhar a champions. taça de portugal e taça da liga...

Aquela 1ª parte em que o lile sempre que pressionava o meio campo do porto tremia que nem varas verdes, depois o ataque do lile ontem minha nossa, foram tão inconsequentes não está a nivel de uma académica está pior...

Viste o jogo do FCP? Na TVI ?

Estás ao nivel , do comentador TVI que vomitava uma inclinada torrente de rubros comentários ! Alias, tal como ao site maisFut, que igualmente a crónica que "escrivanham " é hilariante !!!!
Há oculos , que fazem ver tudo diferente do que se viu em imagens!!

Tem calma, ainda falta um pouco até ao Academica-SLB no Dragão ou viceversa!!
Não percas a juventude já !

académica-slb no dragão?

porque o estádio de coimbra vai estar interditado?

É a alcunha, com que brindaste

O Lille aka FCP. !

tu achas que algumas vez este lile

em portugal lutava pelo titulo?

Nao lutava?

Nao lutava? LOOOOOOOOOOOOOOOOOL estás a brincar só pode. Tambem achas que o valencia de Espanha nunca lutaria pelo titulo aqui em Portugal? Ou o Everton, totenham e até mesmo o marselha que ficou atrás do Lille no ano passado? LOLOLOLOLOL

puto

vai ver se está a chover...

Sim

Em termos de orçamento, e valências de jogadores, em teoria lutava sim.
Mas , como em muitos clubes Franceses, que tem verbas avultadas e bons jogadores e aindaum campeonato bem mais competitivo face ao campeonato Português ( mais equipas , em equilibrio )...a verdade, é que o dirigismo e treinadores são muito fraquinhos.....Só assim, se explica que Portugal lhes haja dado banho em termos de ranking

não concordo

não acho este lile por aí além...temos no campeonato português equipas superiores...