FC Porto empatou, Lopetegui quer reforços | Relvado

FC Porto empatou, Lopetegui quer reforços

Não houve golos num duelo lento com o Schalke 04. Treinador quer melhorias.
 
Julen Lopetegui orienta treino do FC Porto, 2014/15
FC Porto

FC Porto e Schalke 04 empataram 0-0 no segundo jogo dos portistas no estágio de pré-temporada que realiza na Alemanha. A partida teve lugar nesta segunda-feira, perante cerca de oito mil pessoas presentes no Heidewaldstadion, em Gütersloh.

A equipa portuguesa não esteve propriamente feliz, nem na velocidade do seu jogo (mais trocas de bola longe da baliza), nem no capítulo ofensivo. Aliás, ao longo da primeira parte foi Casillas que valeu, perante Huntelaar e Neustadter, que foram dois dos rostos de um conjunto alemão mais rápido, mais atrevido, com outra entrega ao jogo. Quanto a oportunidades claras de golo criadas pelo FC Porto, nota para Alex Sandro que enviou a bola ao poste, de um ângulo fechado, com o guarda-redes adversário a controlar. Na segunda parte, com algumas alterações na equipa, Bueno ainda apareceu isolado, não marcou. Houve outra atitude dos portistas após o intervalo, no entanto o nulo manteve-se, espelhando um jogo lento.

"Precisamos de algo mais" - No final deste duelo particular, em declarações à Sport TV, Julen Lopetegui falou sobre um jogo "diferente e duro", frente a uma equipa com ritmo mais elevado, e admitiu que quer reforços no Dragão: "Saíram jogadores muito importantes para algumas equipas de topo da Europa. Temos de continuar a trabalhar para melhorar. Estamos encantados com o que temos mas, tanto eu como o clube, sabemos que precisamos de algo mais".

FC Porto, onze inicial: Casillas, Ricardo Pereira, Lichnovsky, Marcano, Alex Sandro, Rúben Neves, Evandro, Sérgio Oliveira, Varela, Aboubakar, Brahimi

Jogaram ainda: Helton, Maxi, Maicon, André André, Tello, Danilo Pereira, Bueno, Adrián, André Silva, José Ángel

FC Porto:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A verdadeira força do besfica... Corrupção...

"
pts.]

"

Não há imodium que pare isto

A diarreia continua. E vai continuar pelo menos até 2016, ano em que termina o mandato de Vítor Pereira. Até lá, continuaremos a ter um presidente do CA que passa mais tempo no Seixal do que a prezar pela transparência e competência no futebol português.

Imune a ataques

O sorteio dos árbitros não era bom para a classe de arbitragem, mas era essencial para o futebol português. Sobretudo porque era a única forma de retirar a Vítor Pereira a capacidade de gerir nomeações que só agradam à minoria, que não têm lógica, coerência ou princípio de critério para todos os clubes. Só um clube sai beneficiado disto acima de todos os outros: o Benfica. Precisamente o clube que mais fez força contra o sorteio.

O poder da liga, infelizmente além de ser redutor (tem apenas 20 delegados de um universo de 88 - e houve 17 que se calhar também tiveram problemas intestinais, por isso faltaram à votação), tem o sentido de voto comprometido. Na AG da Liga, houve 28 votos a favor e 16 contra. Tudo isto porque a maioria dos clubes já não consegue ignorar o que se passa no CA. Apenas um clube descansa com tudo isto, pois se a coisa no mercado não está a correr da melhor forma há que manter o cavalo de tróia que se chama nomeações: vai soltando um grego (leia-se, árbitro) de cada vez, conforme a vontade de Vítor Pereira.

Na época passada, o FC Porto assobiou para o lado. A reação à AG da Liga, para já, resume-se a um «cartão amarelo alaranjado da maioria dos clubes a Vítor Pereira» no Dragões Diário. E pronto, é isto. 2014-15 já mostrou que Lopetegui e um grande plantel pode não chegar para o título se o manto estiver bem estendido. O FC Porto vai perder pontos ao longo da época, como é natural. Depois façam-se as contas de quantos pontos o FC Porto perdeu por culpa própria e de quantos o rival ganhou por mérito de outrem. E no final culpa-se Lopetegui e uns quantos jogadores, certamente.

Chega de passividade. Não se ganham campeonatos em piloto automático, não se ganham campeonatos seja quem for o treinador. A última época foi a fatura do que se começou a desenhar há quatro anos. Nas eleições de 2011, o FC Porto não ficou com nenhum dos 20 delegados da Liga à AG da FPF (seria apenas um voto, mas marcaria posição). Nem sequer marcou presença na reunião que decidiu, na altura, a lista, nem votou. Porque chegou-se a um ponto de crença de que o FC Porto ganharia de qualquer forma, sob qualquer circunstância. Enquanto o FC Porto ficou à margem deste processo, eram eleitos, entre delegados e suplentes, ilustres como...

1. Pragal Colaço, advogado de Jacinto Paixão no processo Apito Dourado e colaborador da Benfica TV.

2. Mário Figueiredo, não outro que não o próprio ex-presidente da liga.

3. Carlos Deus Pereira, não outro que não o ex-jogador do Benfica e antigo escudeiro de Mário Figueiredo na presidência da Liga.

4. Herve Santos, ex-membro do Conselho Fiscal da Liga, cuja lista tinha no ex-dirigente do Benfica Adriano Afonso o presidente da Mesa da AG. Lista essa que tinha o Benfica como representante da primeira liga, ao contrário de FC Porto e clubes como Sporting, Braga ou Guimarães.

5. Horário Bastos, eleito pela Oliveirense mas benfiquista assumido no seu perfil no Facebook.

6. João Martins, que fez parte do departamento jurídico do Vitória SC que tentou afastar o FC Porto da Champions em 2008.

7. Bernardo Vasconcelos, secretário da ANJE, que teve no candidato à presidência do Benfica Bruno Carvalho um dos vices e é liderada por João Koehler.

8. Ricardo Lopes, que também não se coíbe de mostrar a preferência pelo Benfica nas redes sociais.

9. Lércio Pinto, rendido aos slogans «34» e «ninguém para o Benfica» nas redes sociais.

10. Manuel Barbosa, que aparenta não estar muito satisfeito com as saídas de Jorge Jesus e Maxi Pereira, mais uma vez com base num perfil social e em comentários pouco elegantes.

De notar que pela liga são eleitos apenas 20 delegados. Isto é um cheirinho de quem tem a palavra no futebol português. Vítor Pereira controla as nomeações a bel-prazer, promove e despromove árbitros sem critério. E tudo que o FC Porto tem para responder a isto é um cartão amarelo alaranjado?

Sócio não, já adepto...

Uma ideia: lembram-se de ver Jacinto Paixão na Benfica TV? Que tal convidar Marco Ferreira para falar no Porto Canal? Está há semanas a escrever textos gravíssimos no Facebook. Tirando a RTP Informação, que fez o serviço público que lhe competia após a despromoção, Marco Ferreira não falou a nenhum órgão de comunicação social. É ele que não quer dar entrevistas ou não querem que o entrevistado seja ouvido?

Fun fact, Marco Ferreira cresceu como simpatizante do... Benfica. Quando lhe perguntaram, numa entrevista antes de um Sporting-Benfica, se era adepto do Benfica, ele disse que não era... sócio. Ou seja, não disse que não era adepto, disse que não era sócio. De qualquer forma, era um dos bons árbitros do futebol português. Errava, como todos erram, mas sem insistente parcialidade.

Marco Ferreira em 2014

Além disso, era uma pessoa com genuína paixão pela arbitragem. Marco Ferreira tinha uma carreira como bancário que lhe daria segurança e dinheiro até ao fim dos seus dias. Mas deixou a carreira de bancário para se dedicar à arbitragem. Por paixão, dizia ele. E é possível acreditar que sim. O resultado foi uma CA que lhe cuspiu na cara.

E o problema não são só as nomeações de árbitros. São também as dos observadores, como tão bem critica Marco Ferreira. Em 2013, Vítor Pereira recusou passar a tornar públicas as notas dos observadores. Agora queixa-se que é necessária transparência. Curioso, então por que escondeu as notas dos observadores? E os critérios para nomear os observadores, podemos conhecê-los? Não são avaliados, não têm classificação. Os observadores surgem a convite de Vítor Pereira, que se perdesse o controlo das nomeações, perderia tudo. E um determinado clube também.

Deixem, pelo menos, falar Marco Ferreira, porque já deu para ver que não há imodium suficiente no mundo que pare isto.

PS: Pedro Proença é uma boa solução para a Liga. Infelizmente, parece ser uma pessoa demasiado íntegra, coerente e competente para ser bem aceite no futebol português. Por cá, merece apreço suficiente para ser a melhor solução associada à Liga em muitos anos"

é um tecnico muito limitada,

é um tecnico muito limitada, é natural que precise de mais e melhores jogadores.

mas este dragao so cospe fumaça

Melhor do que a saída do Jackson, Danilo e Oliver

é a manutenção do Lopetegui. Incrível como é que se mantém um treinador que além da falta de garra e carisma, cometeu inúmeros erros extremamente amadores e grosseiros ao longo da época passada.

Neste 11 faltam Maxi, Maicon e Tello, mas penso que mesmo assim o Porto está mais fraco.

"Limitada"??? é isso é...

"Limitada"??? é isso é... Hohohohohohohho

Preocupa-te mas é com a CALMA do besfica que vai inquietando os adversários... Hohohohoh pelos vistos essa calma, já começou a acalmar o Gaitan... Hohohohoh

Toda a gente quer fugir daquele antro de corrupção..., hohohohoho

Oh Brutalhão...

o Lopetegui é um técnico muito limitada?

Imagino o que não pensarás do Rui Derrota...

ohohohohoh

O Lopetegui não é limitado, é limitadíssimo! Uma bênção para

todos os não-portistas.

O Rui Vitória ainda não sabemos, é um treinador que não gera grandes entusiasmos, mas a verdade é que ainda não teve a oportunidade (jogos a sério) de mostrar o que vale. Vamos ver.

PS Essa piada do "Rui Derrota" é um bocado básica demais, não? :P

Se o gajo não passa...

...de um básico queres o quê?

llllllllllllllllllllllllloooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllll.

O Lopetegui

não é um treinador de Top, mas mesmo assim não foi por ele que o Porto não foi campeão...

Tem cuidado como falas...

LOL, esta bimba até ameaça:

"Tem cuidado como falas...", ~
já tu não falas, só sentes dedos bem espetadinhos no teu cu, cada bez que te meto um dedo afogo-te
e pianinho, bimba obediente
OHOHOH

Desconfio que qualquer título que o Glorioso vença ao longo da

tua vida vai merecer a tua desconsideração, mesmo que os adversários tenham Robertos na baliza e Bocejopeguis no banco.

Deixa, o futebol é mesmo assim nos países latinos, um dia hás-de ser campeão e deste lado nós teremos o mesmo discurso do batota-gate. Um clássico!

Apesar de tudo...

o da época passada ainda dou de barato (2013-2014).

Nos últimos anos queres recordar o EstorilGaite, os túneis, esta época de Colinho e manto protector??

Mas depois lá fora são humilhados tantos nestes jogos amigáveis, como na champions...

LOL,com tanta humilhação e continua a ser o bi campeão nacional

já tu bimba maluca, bais mamando uns dedos pelo cu acima, tem sido um deleite sua gulosa!?
OHOHOH

A prova dos 9

são os vossos resultados lá fora. Tens que viver com isso.

vi os tricampeões de pré epoca

sem duvida mais fracos que o ano passado

as super contrataçoes da epoca maxi e casilhas vieram descer o valor do plantel...mais o jacks a sair ...

os alemaes se tiveram ai umas 6 ou 7 oportunidades claras de golo ....fcp não vi nada

o espanhol têm razão precisam ai de uns 4 ou 5 jogadores de qualidade

os 30+ jogadores que andam a fazer a pré epoca devem estar apôs as palavras do lopes muito motivados.

Fala o otário...

que é de uma equipa que tem sido o saco de pancada do torneio dos EUA:

Não te mates que não é preciso...

LOL

Ó "sportinguista" defendes o

Ó "sportinguista" defendes o porto com unhas e dentes melhor que qualquer portista ferranho...vai lá vai.

És pouco estúpido és...comes o que cagas ou cagas o que comes?

Gosto de vos pôr na merda...

apenas isso...

Mas tu já nadas em merda, és

Mas tu já nadas em merda, és campeão nos 100 metros mariposa.

Bates a vizinhança toda aos pontos com esse teu amor ao porto..."sportinguista"

LOLOL

... É só tu e eu... Adoro brincar com esta canalhada corrupta vermelha... Hohohoho

olho o lagarto lol

Ganhar uma taça de 7 em 7 anos é muita mais fixe, em 30 anos 2 campeonatos uiiiiii, onde é que eu me increvo como soçio. deixa cá ver perdemos com uma equipa que deu 120 milhões pelo ronaldo, e empatamos com outra com menos 1 que é o luisão chamada fiorientina, agora empatar com o quinto classificado do campeonato sul africano a treinar num estadio que pareçia que tinha lá caido uma bomba lol

Olho

Ganhar uma taça de 7 em 7 anos é muita mais fixe, em 30 anos 2 campeonatos uiiiiii, onde é que eu me increvo como soçio. deixa cá ver perdemos com uma equipa que deu 120 milhões pelo ronaldo, e empatamos com outra com menos 1 que é o luisão chamada fiorientina, agora empatar com o quinto classificado do campeonato sul africano a treinar num estadio que pareçia que tinha lá caido uma bomba lol

Olho

Ganhar uma taça de 7 em 7 anos é muita mais fixe, em 30 anos 2 campeonatos uiiiiii, onde é que eu me increvo como soçio. deixa cá ver perdemos com uma equipa que deu 120 milhões pelo ronaldo, e empatamos com outra com menos 1 que é o luisão chamada fiorientina, agora empatar com o quinto classificado do campeonato sul africano a treinar num estadio que pareçia que tinha lá caido uma bomba lol

Prefiro isso....

do que ganhar 4 campeonatos em 20 anos, todos com corrupção.

EstorilGaite, Tuneis, (o da época passada ainda dou de barato), e o Manto protector.

Mas quando chegam à Europa, marcam 2 golos na fase de grupos da champions.

ohohohohoh

Tas-te a esqueçer do resto que escrevi

Mas ganhar 20 campeonatos com corrupção já n faz mal????? á outros que chegam á europa levam 12 golos em 2 jogos, e em 100 anos de futebol não csg passar os oitavos finais lol mas n te lembras do ultimo campeonato que ganharam era todos os jogos um penalti para o jardel????? memoria curta..... ai desculpa isto já foi a alguns anos

A diferença entre o Porto corrupto....

e o Benfica corrupto, é que o Porto ainda ganha umas Taças europeias...

No ano do Jardel no Sporting, normal que houvesse faltas na área. Quem tem Jardel e João Pinto, normal que baralhe os adversários...

ohohoho

???????

Tivemos em 2 finais europeias, até ai fomos roubados não me faças ir ao you tube buscar imagens. derrotamos a poderosa juventus em casa com menos 1 que este ano foi à final da liga dos campeões. Mas algumas finais do porto agradeçe ao teu sporting futre e montinho dados lool temos 9 finais europeias. Mas eu tou a gostar de te ver a proteger o porto kero ver no fim do campeonato como é que essas amizades estão. voçes dizem manto protetor mas eu digo contra tudo e contra todos somos campeões

Mais um que vive num mundo de fantasia...

Sê feliz, que cada vez tenho menos paciência para lunáticos...

LOL

A VERDADE SOBRE O SPORT LISBOA E BENFICA E LUIS FILIPE VIEIRA

A VERDADE SOBRE O SPORT LISBOA E BENFICA E LUIS FILIPE VIEIRA COMO PRESIDENTE

O Benfica especializou-se, há muito, diga-se em abono da verdade, em comunicar, em fantasiar a realidade e em criar um clima de propaganda permanente.

A verdade é que Luís Filipe Vieira, coadjuvado por João Gabriel, sempre soube passar uma mensagem que tem tanto de hipócrita e demagógica como de eficaz.

Só assim se explica que passados 15 anos ainda se fale das “pedras da calçada” ou de Vale e Azevedo.

Ora se a política de comunicação do Benfica já era tremendamente eficaz num cenário em que o Benfica pouco ou nada ganhava, ela tornou-se avassaladora e esquizofrénica num contexto de dois anos consecutivos muito bem sucedidos no futebol e num ano em que o Clube foi dominador nas modalidades.

Assim, e neste contexto, Luís Filipe Vieira é apresentado como o homem que, sem sombra de dúvida, fez renascer o Benfica e que tem uma visão de futuro para o futebol português, sendo mesmo apontado, espante-se, como o seu verdadeiro ideólogo.

A verdade é que as vitórias deixaram muita gente confusa e com o cérebro enevoado.

Veremos, então, se Vieira fez, de facto, renascer o Benfica e que futuro e legado nos deixa a nós Benfiquistas.

- O Património

Não é verdade que quando Vieira chegou ao Benfica apenas existissem as “pedras da calçada”.

Não me vou alongar porque todos sabem o que o Benfica tinha ou se não sabem deveriam saber.

No entanto, não é menos verdade que Vieira, dando de barato que o estádio foi construído por ele e não por Manuel Vilarinho, fez uma profunda e significativa remodelação das infraestruturas do Benfica das quais se destacam o estádio, um centro de formação moderno e um museu que enche de orgulho qualquer Benfiquista.

O que não é dito aos Benfiquistas é que o custo líquido de toda esta obra não excede os 100 milhões de euros e que o passivo passou de 80 para perto dos 500 milhões.

O que não é dito aos Benfiquistas é que o que foi feito não foi pago, sobretudo o estádio cujo “project finance” previa que devia estar totalmente pago em 2013 e está quase todo por pagar.

Como os portugueses bem sabem e sentem-no todos os dias nos seus bolsos, o difícil não é mandar construir auto-estradas, TGVs ou aeroportos.

O difícil é pagar as coisas que se mandaram fazer.

E o que Vieira fez foi tão e somente mandar fazer (se não considerarmos o papel de Vilarinho), esquecendo-se da parte mais importante: pagar.

Já nem quero ir à escolha da empresa que foi seleccionada para construir o Seixal - a Britalar – cujo dono é o Presidente do Braga com quem Vieira parece ter forte amizade e negócios em conjunto.

- O Passivo

Num país que era dominado por um só homem, Vieira e o Benfica tinham crédito quase ilimitado no BES.

Não admira, pois as contas do BES eram todas falsificadas e por isso dinheiro não era um problema.

Até se saber o que era realmente o BES, eu fartei-me de avisar e manifestei a estranheza em como era possível que essa torneira de crédito fácil estivesse permanentemente aberta.

Hoje é fácil de perceber.

A teia de relações pessoais e de controlo de tudo gizada por Ricardo Salgado baseava-se em dinheiro falso, inexistente.

Assim, era fácil emprestar todo o dinheiro que Vieira quisesse para o Benfica.

Também neste âmbito não quero explorar os negócios em conjunto que aparentemente Vieira e Ricardo Salgado têm.

O grave desta situação é que alguém vai ter, um dia, que pagar as gigantescas dívidas do Benfica.

Na primeira parte da peça de propaganda nunca antes vista, assinada por Nuno Luz, via-se Vieira contar a um acéfalo “jornalista” que quando chegou ao Benfica encontrou um monte gigante de facturas e fazia o gesto da altura da pilha.

Pois... agora as dívidas medem-se pela altura do molhe de facturas?

Pois esse enorme monte de facturas totalizava 80 milhões de euros e agora, com a casa arrumada, com o Benfica em ordem e com o milagre financeiro apenas há um pequeno montinho de facturas por pagar.

O problema é que esse monte pequenino totaliza quase 500 milhões.

Parece mentira, mas o Passivo do Benfica é maior do que o do Barcelona que dispõe de jogadores como Messi, Neymar ou Suarez.

Foi o brilho das vitórias que apagou o cérebro de Nuno Luz e de tantos outros que fazem comentários sobre o Benfica?

Bem sei que a propaganda é grande, mas um jornalista é um profissional e deve tentar distinguir a propaganda barata da verdade dos factos.

- A Benfica TV

A Benfica TV foi algo proposto por mim ao Benfica em 2004.

Evidentemente acho a Benfica TV uma excelente ideia e uma ferramenta eficaz para o Benfica chegar aos seus sócios e simpatizantes e ajudar o clube a atingir os seus objectivos.

Dito isto, a Benfica TV tem sido um projecto propositadamente envolvo num manto de névoa.

Em bom rigor, ninguém sabe os resultados em termos económicos da Benfica TV.

O Benfica tinha uma proposta da Sport TV de 22,2 milhões pelos direitos dos seus jogos em casa para a Liga.E agora, lucra quanto?

Uma estimativa fria de alguém que está no mercado há uns anos diz-me que o Benfica deve lucrar cerca de metade daquilo que receberia se tivesse vendido os seus direitos.

É possível que esse fosse o preço a pagar para diminuir o peso da Sport TV que era, no entendimento de muitos, um projecto que ajudava a perpetuar um ciclo podre do futebol português, marcado pela corrupção e por um domínio avassalador do Porto, mas cujas vitórias soavam a sujidade.

Todos os Benfiquistas entenderiam tudo isto se a Direcção fosse clara.

Mas o Benfica não diz quais são os resultados da sua operação de televisão.

Fica aqui um alerta: com a centralização de direitos, que levará o Benfica de novo para a Sport TV e com a Liga Inglesa a ficar previsivelmente na Sport TV a partir da época 2016/17, parece-me que o projecto Benfica TV ficará muito comprometido a partir do verão do próximo ano, a não ser que o Benfica ache que os Benfiquistas vão pagar 10 euros por mês para ver a Liga Francesa e Italiana.

- As transferências e a redução do Passivo

Uma ideia que se gosta de passar de Vieira e que o “jornalista” da SIC Nuno Luz tentou passar com insistência é de que Vieira é um feroz negociador e que vê valor onde mais ninguém consegue vislumbrar.

Deve ser por esse motivo, por ver valor onde mais ninguém vê, que Vieira comprou o guarda-redes Roberto por 8,5 milhões de euros quando pediam por ele um valor a rondar os 3,5 milhões.

Estranhamente Roberto acaba por ser vendido por um incrível valor de 8,6 milhões depois de actuações muitas vezes a roçar o ridículo.

Da mesma forma, estranho foi o negócio de Pizzi que foi comprado pelo Atlético de Madrid ao Braga por uns surpreendentes 13,5 milhões.

Pizzi acabou no Benfica, tendo sido dado Roberto como pagamento de 50% do passe de Pizzi, tendo-se, na altura sabido, que, afinal, Roberto não tinha nada sido vendido pelos tais 8,6 milhões.

Uma trapalhada!

Interessante no mínimo a ponte que sempre há, desde há uns anos, entre o Benfica, Braga e Atlético de Madrid que ninguém parece reparar.

Mas Nuno Luz não lembrou disto nem tentou pesquisar qual a relação entre os três clubes ou a relação da actividade dos três presidentes que poderão originar situações como estas.

Nuno Luz não se lembrou, também, de perguntar ao grande negociador Vieira como foi possível vender Garay por 6 milhões, se acreditarmos que o negócio foi mesmo assim, o que muitos duvidam.

Nuno Luz não se lembrou, igualmente, de tentar procurar saber o saldo entre as compras e vendas de Vieira ao longo de todos estes anos.

Seria importante notar que o completamento desmantelamento da equipa do Benfica e a venda de alguns dos melhores das suas jovens promessas permitiu ao Benfica baixar o passivo somente 40 milhões.

É muito pouco para tanta venda e para tanto génio negocial.

- O número de sócio

Na construção da imagem de Vieira feita por alguns jornalistas de pacotilha ou de alguns mensageiros de facebook sempre com interesses mais ou menos escondidos no Benfica, nunca ninguém cuidou de saber se o número de sócio de Vieira é ou não verdadeiro.

Não são dois campeonatos seguidos que transformam um número de sócio em algo autêntico.

As legítimas suspeitas que há acerca do número de Vieira nunca foram esclarecidas pelo próprio Presidente do Benfica e nunca houve um único jornalista com coragem ou interesse em investigar.

Claro que não seria Nuno Luz a fazê-lo.

- Os estatutos e o voto electrónico

O Benfica foi arrastado por Vieira para uns estatutos impensáveis e nada condizentes com o passado democrático do Benfica.

O papel dos sócios é absolutamente subalterno.

Os sócios podem chumbar umas contas e a Direcção nem sequer obrigação de as submeter a nova votação tem.

E os sócios votam através de um sistema electrónico sem comprovativo físico o que não permite qualquer recontagem dos votos e lança todas as suspeitas sobre o resultado eleitoral a quem tiver dois dedos de testa.

Este voto electrónico é agora usado não só para a eleição dos corpos sociais, mas também em todas as AGs.

Desta forma, até no voto, os sócios foram secundarizados e os resultados serão sempre, no mínimo, altamente questionáveis.

- Conclusão

Ao contrário do que a vasta maioria parece sentir, e ao contrário do que Nuno Luz e muita imprensa quer fazer passar, a liderança de Vieira não me parece nada positiva.

É verdade que o Benfica nos últimos 15 anos modernizou o seu património e recuperou, recentemente, a competitividade perdida.

Não há dúvida sobre isso.

Mas fê-lo com dinheiro fácil e atingindo valores absurdos de dívida que um dia alguém terá que pagar.

Mesmo o sucesso desportivo é ainda muito despiciente.

No melhor ciclo dos últimos anos que o ego de Vieira resolveu interromper - os 6 anos de Jesus - a verdade é que o Benfica ganhou o mesmo número de campeonatos que o Porto.

E fê-lo à força bruta do dinheiro que nunca mais chegará à Luz com a facilidade do passado recente.

Dinheiro esse que não se percebe como foi desbaratado e que foi usado numa teia muito pouco transparente envolvendo outros clubes como o Braga ou o Atlético de Madrid.

Dinheiro que se sente que hoje escasseia na Luz.

O elogiado sossego no mercado (apesar da compra de 10 ou 11 jogadores) é muito mais fruto de falta de capacidade financeira do que de algo planeado e pensado.

Sente-se que tudo o que mexe está à venda e se o Benfica transferir Gaitán veremos logo outra iniciativa no mercado.

Até agora, o que se viu foi uma passividade algo confrangedora, tendo o treinador, num erro histórico e inexplicável, mudado para um adversário directo e o lateral direito para outro adversário directo.

A par disso, assiste-se nos últimos tempos a uma lavagem da imagem de Vieira nunca vista com nenhuma outra pessoa em Portugal, passando-se por cima de uma passado muito pouco recomendável.

Na verdade, o Presidente que dizia que não falava nas vitórias desdobra-se em entrevistas.

Sinceramente, acho esta atitude muito estranha, mas deixo a outros a reflexão do que este comportamento indiciará.

A ideia que se pretende instalar que o Benfica e Vieira são quase a mesma coisa é profundamente perigosa e inquietante.

E mais, o Benfica não deve ser usado como escudo protector de ninguém.

Não nos esqueçamos que dois dos principais amigos dos negócios de Vieira, um faliu a sua empresa – a Britalar - e o outro está em prisão domiciliária desde a passada sexta-feira.

Repito, porque é importante reter este ideia: Vieira e o Benfica não são a mesma coisa.

Fica feito o aviso que deve ser levado muito a sério por quem gosta do Benfica.

Finalmente, deixo o convite, inútil é certo, que os jornalistas mais respeitáveis, da área de desporto ou não, usem a cabeça e tenha sentido crítico.

Sinceramente, eu já não acredito que tal seja possível.

Bruno Carvalho
.
OHOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHO