A Europa dos pequeninos | Relvado

A Europa dos pequeninos

 

Nazarenos_1987 diz: "é louvável
que pela 1ª vez 2 equipas não favoritas estejam na final de uma competição
europeia tão importante como a Liga dos Campeões. Mas será este evento meramente
esporádico ou o início da queda estrondosa dos tubarões do futebol europeu? Se
for o início de uma nova fase, equipas como Sparta Praga, Dínamo Kiev, Lokomotiv
Moscovo, Panathinaikos, entre outras, poderão ressurgir e tornar a Europa do
futebol mais competitiva."

FC Porto:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

São todas boas equipas...

... até entrarem em campo! Depois a organização, a técnica, o espirito vencedor e a "estrelinha" da sorte é que ditam o vencedor!
Espero que esta época seja, de facto, uma epoca "zero" no que a competições europeias diz respeito, e que o exemplo de crença, de acreditar no próprio valor, possa levar outras equipas a igualar o feito do FCporto e do Mónaco! O futebol e os seus adeptos é que ficam a ganhar!

Isso do favoristismo...

Tem muito que se lhe diga!!!
Então é ou não que o FC Porto e o Mónaco venceram os seus jogos? Houve alguma desistência dos seus adversários para passarem as eliminatórias? Acho que não...
Marcaram mais. Sofreram menos.
Ponto final!
Equipas fracas já não há...
E tá visto também que não há equipas invenciveis...

Saudações Benfiquistas.

Já há muitos anos que não vibrava assim

É preciso dizer que o facto do "nosso" Porto estar na final ajuda, mas o facto é que não me lembro duma "champeons" tão renhida e com tantas 2as mãos incertas como este ano. Estes quartos-de-final então foram fenomenais - o único favorito a passar e que passou mesmo foi o Porto.

Assim é que é, emoção até ao fim. Não me parece que haja menos interesse por parte dos outros países (excepto em Inglaterra, pois continuam convencidos que só eles é que sabem jogar futebol e o nosso futebol continental não é bom).

Sempre foi?

Lembro-me de ver o Galatazaray conquistas a taça UEFA, e este ano o Valência conquistou a mesma ao Marselha.

Talvez a UEFA dê mais lugar a clubes "médios", mas o facto é que o futebol são só 11 contra 11. Se dantes os grandes clubes podiam dar aos jogadores condições para estes estarem para além dos de clubes mais pequenos, hoje todos os clubes médios têm bons preparadores físicos e os treinadores acessos a meios audiovisuais para se informarem sobre os adversários. Deste modo as diferenças estão atenuadas.

Se na Fórmula 1 a Ferrari está sempre á frente, e as equipas com mais dinheiro se podem preparar melhor, já no futebol apesar das digressões ou não na Ásia, são 11 contra 11.

Era bom!

Era sinal que o benfica para o ano ia passar a 3ªpré-eliminatória e consequentemente vencer a LC:P eheh

Mas para o ano.. Milan vai arrasar.. Real também me parece que não vai deixar os créditos por mãos alheias.. Um Bayern com Deco.. ui! um Manchester com um Ronaldo já mais crescidinho! e lol... o Chelsea do Mourinho.. lol acho que vai sobrar pouco espaço aqui pos canitos:P

Ou então não! E nem a 3ª pré-eliminatória passam:P

E aqui reside a beleza deste desporto;)

Muito dificilmente...

Então mas então porquê que o Porto e o Monaco não são neste momento «tubarões» mais o Porto? Ainda o ano passado ganhou a Uefa.

    Tubarões é igual a boas equipas ou a equipas com dinheiro, é que essa também podem ir à final mas todos os anos têm ganho equipas diferentes, desta vez é o Porto e o Monaco na final, dois grandes nomes também.

    Quanto a esses nomes que nomeas-te muito dificilmente alcançarão muito final, mas não é de todo impossível, quem diria à 3/4 anos que o Porto iria estar em duas finais Europeias seguidas?

Cumprimentos

Excepção...

Este é um ano de excepção...
Muito dificilmente se tornará a repetir um cenário destes.
Desde o acordo Bosman tornou-se muito mais difícil para uma equipa de um país "pequeno" concorrer com as grandes potências do futebol pelos jogadores. Equipas de um país como Portugal muito dificilmente conseguem segurar os melhores jogadores nacionais quando aparecem os milhões dos monstros Europeus. Nem Porto, Benfica e Sporting conseguem segurar os seus melhores jogadores muitas vezes, excepções existem...casos do Jorge Costa e do Aloísio no Porto, mas isto porque são pessoas que já estão satisfeitas a nível financeiro e preferem a estabilidade social, sem ter de sujeitar-se e às suas famílias a grandes mudanças nas rotinas.
Para piorar os efeitos da Lei Bosman a LC permitiu o acesso a várias equipas de um mesmo país, conforme um ranking que vai sendo actualizado anualmente. Este novo formato veio favorecer claramente, e uma vez mais, as equipas de campeonatos mais fortes.
Este "cocktail" fez pender claramente a balança para equipas já de si próprias consideradas muito fortes.
Uma primeira fase a grupos, que dão oportunidade às equipas mais fortes de conseguir recuperar de um "escorregão" ou de um pior momento de forma, não é por acaso que normalmente equipas como real, Manchester, Juventus, (etc...) estão sempre presentes nos 1/4 de final.
Após a 1ª fase para "aquecer", as equipas mais "fraquinhas" já estão arrumadas e podem sobrar algumas "surpresas", que normalmente são eliminadas pelos tubarões do futebol Europeu.

Por isso é que este jogo é especial, porque é muito raro. É um jogo que não interessa aos Milhõ$s da UEFA, porque são equipas que não têm um capital de media do mesmo nível de um Real Madrid ou de um Manchester United.

Por isso comparo este jogo, por exemplo, ao Cometa Haley, acontece praticamente uma vez na vida :)

Ó páh , andas enganado...

quais desses clubes que mencionaste se aproximam sequer do calibre do FC Porto?