Deve Deco ser punido? |
|
19 de Novembro de 2002, às 11:16 |
vputin diz: "o brasileiro Deco, numa reposiçao lateral de bola no Moreirense 0-1 FCP de ontem, forçou o 5º amarelo para cumprir o castigo contra o Trofense, em casa, em jogo da Taça. Deveria este comportamento ser punido quando é flagrante? Neste caso nem me pareceu muito exagerado, mas há outras situações em que os jogadores forçam o amarelo. O próprio Figo já foi punido suplementarmente por causa disso na Liga dos Campeões..."
26 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
FC Porto:
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Pois
Enviado por soccervip a 19 de Novembro de 2002, às 20:10.Mas não... limitou-se a usar a lei como convêm aos jogadores e aos clubes.
Qual o jogador que nunca fez isto?
Em que equipa, isto nunca foi feito?
Tenham juizo...
cumps.
Re:Pois
Enviado por Nelson Pires a 19 de Novembro de 2002, às 20:28.Queria só dizer duas ou três coisas sobre o teu comentário:
a) se o Deco desse um estalo... não era amarelo, era vermelho! Nunca vi ninguém forçar um cartão com uma agressão! Se ele o fizesse, estava a ser completamente estúpido.. o que não foi o caso, obviamente!
b) o artigo foi proposto pelo Vputin... que é portista (dos melhores que conheço!)... mas não tem problema nenhum em discutir qualquer assunto, seja ele qual for;
c) o que o Deco fez já quase todos o fizeram... é verdade! E isso é que tem de ser discutido... esse é que é o assunto em discussão! O facto de se ter falado do Deco foi só pra despoletar a discussão e para o Vputin provar que não queria atingir nenhum adversário em particular, mas sim "o problema em geral"! E mesmo que ele pergunte se Deco deve ser castigado, numa leitura mais lata deve ser entendido "qualquer jogador que faça o que o Deco fez"!
Este assunto não tem nada a ver com agressões... e ninguém quer "atar o Deco a um pinheiro a arder"... porque não é ele que está em questão, mas sim "o problema de se forçarem os cartões"! Se é que é um problema!... :)
Certo?
Saudações
Re:Pois
Enviado por soccervip a 19 de Novembro de 2002, às 23:06.Eu ja os li, e parece-me que não fui o unico que levou a questão unica e exclusivamente para o Deco.
Mas ok, se calhar não devia ter dito que havia quem o quisesse "atar num pinheiro a arder", pois esse privilegio é "unico" do JVP, certo?
«(...)e ninguém quer "atar o Deco a um pinheiro a arder"(...)»
Será?
Se calhar, nem tu próprio acreditas nisso, tu sabes do que estou a falar... :)
Saudações
Re:Pois
Enviado por Nelson Pires a 19 de Novembro de 2002, às 23:26.Esta questão não tem nada que se pareça com a "questão JVP"... por isso não percebo que uses a mesma expressão que eu utilizei tantas vezes... noutro contexto!
Aliás, se me queres "mandar alguma boca pessoal" sobre a afirmação de que ninguém quer "atar Deco a um pinheiro a arder"... lembro-te que critico Deco quando tenho que criticar... mas elogio-o quando tenho de elogiar! Não tenho nenhuma camapanha em curso contra ele... como eu vi contra o Jardel e contra o JVP!
Vê aqui, se quiseres, o que escrevi recentemente sobre Deco... e a equipa do Porto! O comentário intitula-se "Por uma questão de justiça"!
Saudações
Re:Pois
Enviado por soccervip a 19 de Novembro de 2002, às 23:48.E eu disse que tinhas uma campanha em curso contra ele?
Não me parece
Ja agora gostava de saber qual é a tua opinião, em relação ao artigo.
Ah, ja leste o título do artigo?
Depois sou eu que exagero! :)
Re:Pois
Enviado por Nelson Pires a 20 de Novembro de 2002, às 17:46.Continuo a pensar que o teu comentário original é descabido... como o de todos que disseram que isto era mais uma maneira de impedir o Deco de jogar... é pena!
Comentei o teu comentário porque pensei que ias entender melhor os meus argumentos...
Cumps
Re:Pois
Enviado por soccervip a 20 de Novembro de 2002, às 23:42.Pena, é que só tenhas prestado um "esclarecimento" a mim, e não ao resto dos relvas «(...)que disseram que isto era mais uma maneira de impedir o Deco de jogar(...)»
Quase tenho a certeza que se não tivesse utilizado a expressão que tu utilizas em relação ao JVP, nem te davas ao trabalho de comentar o meu comentário. Só a utilizei porque pensei que se adequava melhor á situação, e que acho algo irónica. Não pensas-te assim...é pena!
Depois vens "especular", que eu quero te mandar uma "boca pessoal", quando não tenho nada contra ti, nem vou ter sabes porque? Porque tambem gosto da tal "paz de espirito", que ja vi por aqui.
Portanto, não te ponhas com "teorias de conspiração", nunca desistas, e lembra-te sempre que as "morais" vestem-se de todas as cores.
Não me leves a mal, fica bem.
Saudações
Re:Pois
Enviado por Nelson Pires a 20 de Novembro de 2002, às 23:53.Repito: respondi ao teu comentário porque pensei sinceramente que valia a pena... só isso!
E, claro, porque usaste "a minha expressão"... lol
Cumps
Re:Pois
Enviado por soccervip a 21 de Novembro de 2002, às 00:16.Desculpa mas caí.
Se leres isto aparece no #relvado
punido, porquê?
Enviado por Fonsaco a 19 de Novembro de 2002, às 18:20.para mim foi uma forma intelegente de gerir os seus amarelos, nada mais.
para além do mais, com que base se pode punir o deco??? as imagens televisivas não mostram nada! apenas mostram que o deco demorou a fazer o lançamento e viu um amarelo. isso acontece muitas vezes no nosso futebol, não é?
e se o deco merece castigo, entao nesse caso, não mereciam os guarda-redes que demoram a marcar os pontapés de baliza quando a equipa está a ganhar?
é muito simples: o deco é suspenso quando atinge 5 amarelos e se ele o provoca o problema é dele. o arbitro que não o mostrasse. não existe nenhuma lei que o proíba, por isso.
saudações beiramarenses
Não fazem todos o mesmo?
Enviado por merlim a 19 de Novembro de 2002, às 14:57.Saudações Desportivas
Mudem é a lei
Enviado por OGrandeArtista a 19 de Novembro de 2002, às 14:45.O jogador só pode cumprir jogos de castigo de uma competição na PRÓPRIA competição.
Acabam logo estas confusões todas e a "gestão de cartões" entre competições.
Re:Mudem é a lei
Enviado por killas a 20 de Novembro de 2002, às 15:39.Estou-me a lembrar da punição do Capucho NUM JOGO DE PREPARAÇÃO NA PRÉ-ÉPOCA em que o jogador em causa é acusado de agredir outro colega de profissão.
Conclusão: apesar de o agredido vir a público desmentir qq agressão, o Capucho levou 2 jogos de suspensão que incluiram Belenenses em casa e Boavista fora para a Liga.
Eu pergunto: o que é que um jogo PARTICULAR tem a ver com os jogos da Liga? Resposta: NADA!
Estas situações duvidosas têm de acabar.
A melhor resposta foi dada em campo pelo resto da equipa.
Desde então o Capucho não foi o mesmo.
1ºlugar - ponto final.
Deixem jogar o Deco!!
Enviado por Pedro Fonseca a 19 de Novembro de 2002, às 13:43.Nao serao mais graves as simulaçoes fantasmas do Joao Pinto que falseou completamente o que se passou em alvalade do que a amarelo forjado do deco?
Caro Vputin...
Enviado por Paulo Verde a 19 de Novembro de 2002, às 12:25.A partir do momento que seja introduzda alguma alteração, aí já se poderia actuar. Exemplos:
- Castigos aplicados em jogos da Superliga só podem ser cumpridos em jogos da Superliga;
- Castigos aplicados em jogos da Taça só podem ser cumpridos em jogos da Taça;
Aqui recordo que castigos aplicados em competições da UEFA não podem ser limpos em outras competições, tal como os aplicados em competições da FIFA...
Agora penso que não se pode é criar uma regra que diga : Em caso do jogador forçar o cartão para cumprir o castigo no jogo seguinte, de menor importância, aplicar-se-á um castigo a triplicar...Seria ridiculo, não??
Saudações!
Re:Caro Vputin...
Enviado por ManchesterFan a 19 de Novembro de 2002, às 12:43.Ia mostrar o mesmo argumento que tu mas depois de ler o teu já não é preciso pois foi tudo bem dito. Pena não ter pontos para te poder moderar mas alguem o devia fazer.
Um abraço
arranjem outros argumentos
Enviado por palmelao a 19 de Novembro de 2002, às 11:59.arranjem outros argumentos para se verem livres do deco.
Re:arranjem outros argumentos
Enviado por pai a 19 de Novembro de 2002, às 14:16.BEM FEITA!!!!!!!!!!!!!!!
Re:arranjem outros argumentos
Enviado por soccervip a 19 de Novembro de 2002, às 13:23.eheheheh
93% da população portuguesa concorda com a tua opinião.
um abraço
O Figo...
Enviado por nunosribeiro a 19 de Novembro de 2002, às 11:47.Alguém da UEFA é que disse que iam ver se o caso teria mais implicações (acho que instauraram um inquérito, mas não tenho a certeza),a verdade é que não houve castigo para além do jogo de suspensão devido à acumulação de cartões...
O brasileiro é esperto
Enviado por Mata_Pardais a 20 de Novembro de 2002, às 23:01.Havia outra maneira...
Enviado por the1ne a 19 de Novembro de 2002, às 21:09.A meu ver, não há muito que pensar sobre este assunto. No fundo, só há duas hipóteses para um jogador na situação do Deco. Ou faz o que fez, ou vais às pernas a um jogador. Claro que me podem dizer: "ai, o que está aqui em causa é o acto de forçar um amarelo, para limpar os outros". O problema é que nesse caso estaríamos sempre a levantar dúvidas sobre o 5º amarelo de todos os jogadores. Mais dúvidas para o futebol Português. E depois vinha a conversa do árbrito que mostrou o amarelo ao jogador da tua equipa e não mostrou ao da minha: está comprado!!!
Na minha opiniao, o Deco procedeu da maneira correcta: pediu ao árbitro. E já se sabe que pedir não custa...
É obcio que não!
Enviado por j_eagle a 19 de Novembro de 2002, às 11:43.Não concordo minimamente, Deco fez o que fez em benefício dele e da equipa, até nas Distritais se faz isso, faz-se isso em todo o lado!
Não concordo!
Cumprimentos
Re:É obcio que não!
Enviado por nunosribeiro a 19 de Novembro de 2002, às 11:48.p.s. Quem é o obcio?? Algum novo reforço para o benfica?? :)
Re:É obcio que não!
Enviado por j_eagle a 19 de Novembro de 2002, às 12:01.Abraço
Conforme se sabe...
Enviado por nunosribeiro a 19 de Novembro de 2002, às 11:40.É muito difícil castigar jogadores nestes casos, pois torna-se muitissímo difícil comprovar a intenção, apesar de estar à vista de todos!!
O Avançado do Varzim tb veio lá da frente para fazer de conta que iria marcar um livre, levou o amarelo e toca de correr lá para a frente outra vez...
Lembro-me de há uns anos, um só lançamento de linha lateral ter servido para arrancar 3(!!) cartões amarelos... faltavam dois minutos para acabar o jogo.
É uma maneira de contornar as regras... mas é preciso não esquecer que o jogador acaba por ser castigado, e a importância dos jogos não é quantificável, pois o jogo da Taça pode tornar-se batante mais complicado do que o do campeonato. O jogador pode até nem ser necessário para vencer o jogo do campeonato e se calhar fazer falta no jogo da Taça... E pode dar-se o caso mais ridículo de todos que é o jogador ser suspenso no jogo da Taça, e depois vir a sofrer uma lesão e não estar apto para o jogo do campeonato, isso é que ia ter piada!!
A solução pode passar por fazerem como fizeram ao Capucho... esperam mais um bocadinho para sair o castigo, em vez de sair no mapa de castigos desta semana, sai só no da próxima!!