Defesa sobre brasas... |
|
30 de Setembro de 2005, às 14:15 |
Mário Vieira diz: "é verdade que a
linha defensiva do FC Porto tem vacilado em momentos cruciais - vejamos o caso
do jogo da Champions contra o Artmedia -, mas na minha opinião o FC Porto não
perde o jogo aí. Que me desculpe o atrevimento o senhor Adriaanse, mas o esquema
para este jogo não foi bem montado desde a convocatória. Ibson está a mais no
11 escalado! Nenhuma equipa de futebol do mundo joga com 2 nºs 10! O FCP
jogou! Diego e Ibson são nºs 10 assumidos! Chega de tentar fazer de Ibson um
trinco, está visto que ele não sabe. Enquanto a máquina não estiver afinada e os
automatismos perfeitamente assimilados esta linha defensiva precisa de ajuda: um
bom trinco! Leia-se Raúl Meireles."
33 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
FC Porto:
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Os números
Enviado por sobelem a 30 de Setembro de 2005, às 15:12.Será que no futebol moderno isso tem assim tanto valor?
O Otto Glória,há já muitos anos atrás,resolveu num jogo,trocar as camisolas de todos os jogadores. E deu resultado. O adversário andou à deriva muito tempo.
Já agora pergunto o que é um nº 18,um 39,um 23?
Vão-me dizer que são supelentes?
10 ou nao 10
Enviado por Pikapau a 30 de Setembro de 2005, às 15:02.O que e preciso e ter jogadores com mobilidade, com caracteristicas diferentes e complementares, que ataquem e defendam. Sendo que uns atacam melhor que defendem e outros defendem melhor que atacam.
Acho que isso e chamado "Futebol Total" onde o envolvimento dos jogadores nos movimentos atacantes e defensivos e total. A famosa frase "Todos atacam e todos defendem"!
Agora dizer que o Ibson, o Diego e o Lucho nao sao complementares, por terem caracteristicas semelhantes, pode ser um ponto de discusao. Sendo que a meu ver o Meireles ou Assuncao poderiam ter lugar nesse meio campo.
Defesa desapoiada
Enviado por DevilEagle a 30 de Setembro de 2005, às 14:54.Realmente o problema do FCP é do sistema de jogo, que esquece, ou relega para plano secundário, um factor tão importante numa equipa como a solidez defensiva.
E o problema do FC porto não é ter defesas fracos, é ter defesas desapoiados. E ora vejamos. Mesmo que no lugar de Ibson se coloque um trinco nato, este jogador vai continuar a ter dificuldades desde que um contra-ataque seja bem feito. Isto porque há um principio nos alas que está logo errado, só atacam. Pode ser da minha vista, mas nunca vi nenhum dos extremos do FCP ajudar os laterais, seja ele Jorginho, Quaresma, ou Lisandro.
Se juntarmos a isto que o meio-campo do Porto tem um grande balanceamento ofensivo, e o mesmo acontece com os próprios laterais, mesmo quando Adriense ainda não fez aquelas substituições malucas e mete toda a gente à frente, o FCP já ataca com seis a oito jogadores.
Ora isto causa um enorme sufoco à outra equipa, é claro que causa, e por isso o Porto tem ganho mais do que tem perdido, mas por outro lado vai causar problemas defensivos, porque não há compensações, e basta um passe a rasgar e uma diagonal bem feita para colocar a defesa em apuros.
FC Barcelona
Enviado por CIA Agent a 30 de Setembro de 2005, às 14:41.O FCP de Mourinho jogava na CL com Deco e Carlos Alberto, no ano anterior com Deco e Alenitchev.
A selecção do Brasil jogao com Ronaldinho e Káká, por vezes até com outros jogadores dessa posição como Juninho Pernambucano ou Alex.
Apenas algumas excepções. E Ibson nem é 10, não é trinco mas também não é 10.
Re:FC Barcelona
Enviado por Mário Vieira a 30 de Setembro de 2005, às 17:21.Re:FC Barcelona
Enviado por anyone a 30 de Setembro de 2005, às 22:33.agora pergunto eu: Ibson é um nº 10?
Discordo!
Enviado por KeyserSoze a 30 de Setembro de 2005, às 14:29.Já o ano passado ele jogou como trinco e pelas informaçoes q tenho tb nunca jogou a nº 10 no Flamengo.
Tanto é q quando ele foi apresentado na outra época, ele disse q se revia muito no Maniche.
Agora onde eu acho q está a maior falha no sistema de jogar do FCP, e que tenho visto nos jogos deste ano (e que é mais perceptível quando se vê o jogo ao vivo no estádio), é que por vezes sobem os 2 laterais ao mesmo tempo, como os 2 trincos, não havendo compensaçoes defensivas aos centrais.
Entao no jogo de 4ª feira, fartei-me de arrancar cabelos sempre q via o Artmedia a atacar e o Peixoto e o Bosingwa a correrem lentamente...
Também foi notória uma falta de manhosice dos jogadores do FCP (talvez devido à juventude de muitos jogadores.. convém não esquecer q o FCP tem o plantel mais jovem da Superliga e mesmo assim está isolado em 1º lugar), para fazerem compassos de espera e faltas cirúrgicas, para matar o atake do adversário, coisa q com o Mourinho acontecia frequentemente.
E para terminar, acho q vai ser impossivel eu vir um dia a gostar do Ricardo Costa a titular... Por outro lado o Bruno Alves para já está a surpreender-me.
Não concordo num aspecto...
Enviado por Enigma a 30 de Setembro de 2005, às 14:26.maso FCP perde mesmo muito aí!! Foi muito inteligente o treinador do Artmedia quando reparou nas movimentações da defesa do FCP, fruto da total obcessão do Co pela vertente ofensiva! Mas eu vou mais longe! MEsmo se o FCP jogasse ocm um trinco típico, esta defesa iria meter água por todos os lados!
Repare-se que os 2 laterais são puras adaptações que nunca foram verdadeiramente testados contra equipas mais fortes ofensivamente! E, sinceramente, acho que esta defesa do FCP quando tiver de enfrentar o Itner de Martins, Figo e Adriano (mas há miutos outros mais!), aquilo vai ser aflitivo... e por uma razão muito simples: os laterais, inconscientemente, sabem que não podem subir tanto (apesar das ordens do Co) e vão limitar-se a defender muito; ora, como são muito maus a defender, pode ser um passeio para os atacantes milaneses!
Re:Não concordo num aspecto...
Enviado por DevilEagle a 30 de Setembro de 2005, às 15:07.Não concordo...
Enviado por AlvaroCampos a 30 de Setembro de 2005, às 14:22.Diego sim, desempenha essas funções, bastar ver um jogo do Porto ao vivo para se perceber isso.
Quanto a mim o Ibson faz mais de nº 8, de tendências bastante ofensivas. O problema que surge daí, é que não há nenhum nº 6, já que o Lucho desempenha também as funções de um 8 mas mais defensivo. O problema aumenta quando atacam os dois ao mesmo tempo e fica desguarnecida a defesa.
A inclusão de Meireles seria a indicada, para manter sempre uma unidade frente aos centrais e que os apoie quando há desiquilibrios. Mas perder-se-ia pendor atacante, tanto do agrade de Adriaanse.
Outra melhoria defensiva, seria subir apenas um lateral de cada vez, ficando o outro a dar apoio aos centrais.
Não sei se Co Adriaanse vai alterar alguma coisa defensivamente, mas frente a certos adversários e enquanto este sistema de jogo não está 100% rotinado, será necessário tomar algumas medidas.
Ibson um 10??
Enviado por nunosribeiro a 30 de Setembro de 2005, às 14:22.Defesa...Ataque...
Enviado por Happyboy a 30 de Setembro de 2005, às 21:43.Falando do FCP
Enviado por dpita a 30 de Setembro de 2005, às 17:57.Como sportinguista afirmo que este FCP tem equipa para ir longe na CL e este ano parece ser a equipa mais equilibrada.
Quanto aos erros do jogo com o Artemédia, meus amigos, vos garanto, em dez jogos o porto só perderia um e esse aconteceu...(as mesmas palavras para o Sporting)
Re:Falando do FCP
Enviado por Carrico a 30 de Setembro de 2005, às 18:52.Saudações
os 10ºs pecados da defesa do porto
Enviado por noko a 30 de Setembro de 2005, às 17:23.- A segunda ou terceira escolha do treinador sonkaya
- A adaptação de bosingwa.o melhor trinco do porto
- A adaptação de peixoto. o melhor flanqueador do porto
- A não contratação de um central de grande qualidade. pepe ricardo e bruno são promessas sem estofo e categoria para se afirmarem numa equipa de top.pedro emanuel é o unico que dá estabilidade á defesa
- a falta de apoio e compensações dos medios defensivos
- as descoordenação dos laterais que subiam ás vezes ao mesmo tempo.
- a falta de um central que segura-se um dos laterais.
- a media de idades da linha defesiva.
- vitor baía treme sobre pressão
Re:os 10ºs pecados da defesa do porto
Enviado por Carrico a 30 de Setembro de 2005, às 17:51.De resto, bem resumido!
Saudações
Re:os 10ºs pecados da defesa do porto
Enviado por noko a 30 de Setembro de 2005, às 18:07.3 e 4 - no porto qual o trinco melhor que o bosingwa e um gajo que centre melhor que o peixoto?
10- o 3 golo do artmedia não foi culpa do baía
Re:os 10ºs pecados da defesa do porto
Enviado por Carrico a 30 de Setembro de 2005, às 18:50.3 - acho que tanto com Bosingwa como com Meireles a posição de trinco está +/- bem entregue, ainda que com estilos completamente diferentes. Mas percebo o fundo da questão que levantas.
4 - acho que cruzar não é tudo e que, além disso, Quaresma, Ivanildo, Lisandro e Alan não ficam a dever muito a Peixoto, nesse aspecto. Para mim, os extremas estão bem servidas. Já C.Peixoto ocupar a defesa... deixa-me muitas dúvidas!
10 - Culpas em golos todos os guarda-redes têm pontualmente e vão continuar a ter. Acho é que a categoria de Baía (clubismos e ódios de estimação de parte) é inegável. Helton também é uma opção de muita qualidade, mas ainda não estou mito convencido em relação à sua mentalidade (relembro alguns episódios caricatos em Leiria).
Mas, como disse, gostei de ler este noko!
Saudações
nao percebo
Enviado por padrinho a 30 de Setembro de 2005, às 16:49.Estamos é procura de um trinco, certo? Por que é que ninguem cita o Bosingwa? Nao é este o real lugar dele?
padrinho
Quem não percebe sou eu...
Enviado por Mário Vieira a 30 de Setembro de 2005, às 21:43.Será padrinho do Bosingwa?
Re:Quem não percebe sou eu...
Enviado por anyone a 30 de Setembro de 2005, às 22:37.mais uma vez:
Mário Vieira escreveu 45 comentários (nos últimos meses)
vs.
padrinho escreveu 1989 comentários (nos últimos meses)
Dá para comparar??? Dá para perceber ou preferem um desenho...
Gosto pouco de me meter no que não é comigo, mas detesto que recém-chegados (sem desprimor para nenhum recém-chegado) comece por falar do que não sabe...
Explicação
Enviado por Mário Vieira a 01 de Outubro de 2005, às 10:03.Posso-me meter?
Enviado por tomazzz a 01 de Outubro de 2005, às 00:28.padrinho- Utilizador número: 3897
Mário Vieira- Utilizador númro: 11875
Cumps
o porto deve continuar
Enviado por Serafim a 30 de Setembro de 2005, às 16:30.estes treinadores tã todos malucos
Enviado por B.S.P do Lís a 30 de Setembro de 2005, às 16:14.no meu plantel eu escolhi 14 jogadores do meu vitória mais alguns de outras equipas que nã tao a render muito por causa desses treinadores malucos que tã sempre a mudar o onze a cada domingo que passa.
o sankukai já nã joga, o pedro emanuel tem o naris partido, o ricardo nã joga, o rogério foi operado esta semana e quanto ao edson e meireles vai ser difissil entrar no onze, isto tá mau e nem sequer vou falar do guarda redes do meu vitória o nilson que o pacheco mandou pró olho da rua ou do benachour que teve 3 jornadas sem jogar por opssao do maluco do pacheco. o tiero anda desaparessido, o paulo sérgio tá sempre no banco e o dário coitado com o pacheco ainda vai prá arábias em janeiro.
se juntarmos a isto o facto do meu vitória ter sofrido aquelas vergonhosas derrotas, posso vos diser que a minha equipa tá muito mal colocada, está no fundo da tabela.
A culpa está nas laterais...
Enviado por Bruno Lima a 30 de Setembro de 2005, às 15:58.Outra vez a mesma lenga lenga
Enviado por Ka!s3r a 30 de Setembro de 2005, às 15:44.A meu vêr um dos principais problemas está no meio campo. Lucho e Ibson são grandes jogadores mas atacam melhor do que defendem, não são os tais "trincos" de que tanto se fala. Pelo contrário Ibson também não é um nº10 mas sim um "box-to-box", tal como Lucho. Isto de atacar muito e marcar muitos golos é bonito mas vale ZERO se a equipa sofre mais golos do que marca. Por isso talvez Ibson poderá ser o sacrificado. E porquê o Ibson? Porque não o Lucho? É simples, o Ibson é um grande jogador mas ainda "não sabe" o que deve fazer em campo. É um jogador que está muito bem mas de repente têm uma falha infantil, perder a bola quando a equipa já está balanceada para o ataque por exemplo. Lucho pode não ser tão rápido como Ibson mas é muito bom tacticamente, remata bem, executa bem os passes, sabe lêr o jogo e aparecer no ataque no momento certo e ainda têm a seu favor o bom jogo aéreo.
Mas tambem podemos pensar que se metade dos remates que o FCP faz acertassem no alvo era goleada pela certa em todos os jogos.
Pronto mais uma vez se discutiu as carências defensivas do FCP...começa a ser um tanto ou quanto repetitivo.
Desculpa lá Mário
Enviado por PLO a 30 de Setembro de 2005, às 15:12.Ainda vamos chorar muito pelo Ibson quando ele já não estiver no Porto.
E não vamos entrar cegamente numa de criticar os defesas. É o treinador quem os manda subir e atacar...entenda-se isso de uma vez por todas!
Se César Peixoto é comido uma duas e três vezes é porque vai olhando para o banco e o treinador nada diz quanto ao seu reposicionamento.
Se Ibson está lá na frente é porque Adriaanse assim o deseja.
Raúl Meireles é quem «não tem lugar na equipa», para utilizar as tuas palavras, porque não ataca.
Estou convicto de que quando a poeira assentar as coisas vão melhorar. Não sei se esta derrota não terá comprometido a passagem aos 8ºs, mas espero que não.
* PLO *
Re:Desculpa lá Mário
Enviado por iceman55 a 30 de Setembro de 2005, às 21:22.Depois de ler o teu comentario, sou obrigado a lembrar-te a ti e aos teus apoiantes, que nem à dois meses atrás, o R. Meireles era um grande jogador, tinha todas as condições para ser o trinco do teu clube, porque fez uma excpecional pré-época, tendo-lhe sido tecidos os melhores elogios de grandes nomes do futebol mundial,e pela imprensa nacional. Só por ter saido da equipa por lesão e não por ser fraco jogador, já não presta. Agora sou eu que te peço desculpa, mas deves ser como muitos adeptos do teu clube que só é bom quem vem de fora e que ainda nem sequer justificou o dinheiro que está a ganhar. Só para finalizar, quero te dizer que defender o que é POrtuguês não é desprestigiante, antes pelo contrário.
Re:Desculpa lá Mário
Enviado por PLO a 01 de Outubro de 2005, às 15:20.Só quis fazer ver ao autor do artigo que o problema não está nos jogadores que alinham inicialmente (independentemente dos nomes deles), mas sim no modo como o treinador quer que eles se posicionem e joguem.
..e enquanto o Ibson é capaz de conseguir ir defendendo, o Raúl Meireles não é capaz de subir e atacar...
Nã tenho nada contra o que é nacional...e também não tenho nada contra o que é estrangeiro. Para mim devem jogar os melhores e ponto final.
* PLO *