Crónica: Futebol e racionalidade são incompatíveis? | Relvado

Crónica: Futebol e racionalidade são incompatíveis?

 

Para estes adeptos irracionais, um cartão amarelo por mostrar ao minuto 4 já lhes serve de justificação para a derrota da sua equipa! Mesmo que esta não tenha feito um remate à baliza durante todo o jogo, aquele cartão amarelo que ficou por mostrar não lhes sai da cabeça e são capazes de andar uma semana a clamar que foram roubados, que estão a ser puxados para baixo, que está tudo viciado!Não estarão esses adeptos a permitir que o seu ódio lhes tolde o discernimento? Será que é assim tão difícil ser minimamente objectivo e reconhecer a superioridade do adversário?O FC Porto tem sido um crónico campeão nos últimos 25 anos, tem sido a equipa portuguesa com melhores resultados nas competições internas e internacionais. A superioridade da gestão portista devia ser reconhecida por todos. Mas não é. E não o é porque grande parte dos adeptos portugueses são como aqueles pais para quem os seus filhos são sempre uns anjinhos inocentes, mesmo que estejam em Custóias a cumprir 20 anos de cadeia por homicídio qualificado. E em vez de tentarem perceber que o sucesso do Porto se deve ao facto de as coisas neste clube serem levadas a sério, serem planificadas com tempo, preferem ocupar-se com desculpas e choraminguices de perdedores natos. O FC Porto vence porque dá aos jogadores e aos treinadores as melhores condições; porque erra menos do que os adversários na hora de escolher jogadores e equipas técnicas. A prova de que o sucesso do FCP se deve aos bons jogadores que tem, é que o Porto é desde há 25 anos a equipa nacional que mais jogadores fornece habitualmente à Selecção. Mas para os adeptos fanáticos, todo este sucesso se explica por uma única palavra: corrupção. Mesmo admitindo que possam ter havido, por parte dos dirigentes do FCP, tentativas de influenciar arbitragens (o que falta provar), alguém acredita que os outros clubes (principalmente Benfica e Sporting, igualmente influentes) não tenham tentado o mesmo? De resto, quem acompanha minimamente os jogos dos três grandes, sabe que eles são quase sempre favorecidos contra os pequenos. Na dúvida, um árbitro apita quase sempre a favor do grande. Toda a gente sabe isso, ou devia saber, se não estivesse encandeado pela paixão clubística.
Bakunine

FC Porto:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Racionais uma ova

Para aguentar a racionalidade basta a do patrão. A gente vai ao futebol é para viver a irracionalidade e esquecer o dia a dia. Sorria e diga asneiras sempre. Futebol e religião são ópio do povo logo não podem ser racionais. É fé pura e dura.

Já estamos a 26 de Abril

Mas ainda agora estou a ouvir o meu querido amigo José Mário Branco a cantar na RTP1 "eu vim de longe", belos tempos esses em que nos reuníamos clandestinamente para conspirar contra o regime ou simplesmente estávamos em tertúlias de café a falar de tudo um pouco e em certas ocasiões acabava tudo na PIDE por via de certas rusgas a conselho de bufos dessa tenebrosa polícia. Já nessa altura sabíamos o clube de cada um e havia quezílias por causa disso mas nada que se comparasse aos tempos modernos - se no tempo de Salazar e Marcello o futebol era considerado o ópio do povo hoje é muito pior. Os audiovisuaia ajudaram a isso. O 25 de Abril não veio a ser no futuro aquilo que todos os da minha geração que fizeram a revolução o ansiaram na altura, pela minha parte as minhas desculpas porque devia ter feito mais do que fiz e a culpa não pode morrer solteira ou endossarmos a culpa sempre aos outros - esta mensagem é dirigida a todos aqueles que hoje têm menos de 40 anos, todos vocês eram muito jovens ou nem sequer tinham nascido ainda, mas houve gente sincera nessa revolução de que foi expoente o desaparecido SALGUEIRO MAIA que nada quis para si a não ser devolver a liberdade aos portugueses, não colheu louros e após a revolução regressou ao quartel de forma discreta. De qualquer modo e apesar de muitas promessas não cumpridas e da frustração que vivemos hoje em dia a culpa não é do 25 de Abril mas sim de quem traiu os seus ideais. VIVA O 25 DE ABRIL DE 1974!!!

Diz o povo:

"Diz o roto ao nú: - Porque é que não te vestes tu?" Assim está este artigo para o seu autor, pois acabou por ser tão racional como aqueles que,segundo ele, não sabem perder. Concordo, com algumas particularidades que referiste, mas não com a forma como foste desenvolvendo o artigo. Depois, definir racionalidade no ser humano tem muito que se lhe diga... aquele que não sabe perder acaba por ser tão racional como aquele que não sabe ganhar: um pensa e pensa em mil e uma desculpas, o outro pensa e pensa e pensa em como pode ferir ainda mais os seus rivais em picardias estúpidas. Moral da história: ambos utilizam as suas reduzidas massas cinzentas para... nada! Se um dia quizerem realmente falar de futebol extra quatro-linhas, que o façam de forma construtiva e não irónica como esta... pois pouco adiantam em termos de tema. Fica então aqui o meu conselho. Cumprimentos Futebolísticos!

Se calhar não são!

Porque também não somos racionais quando falamos dos filhos, dos pais, ou de outros entes queridos! Quando os sentimentos falam mais alto perde-se a racionalidade e provavelmente ainda bem que assim é! As paixões não têm nada de racional mas são elas que nos proporcionam os melhores momentos da vida! E o futebol, mas sobretudo o clube que amamos, é uma paixão! Apesar disso, é possível analisar um jogo do nosso clube do coração com racionalidade e traçar cenários realistas sobre as possibilidades que se abrem ao seu futuro! Depois? Bem, depois há as diferenças entre nós que fazem com que sejamos todos diferentes uns dos outros! E se uns conseguem perceber que o seu clube perdeu bem outros só conseguem concluir que o árbitro é o culpado de todas as derrotas! Mas que importa?

off-topic: para animar o povo.. o hit do momento!!

Alguns de vocês já devem conhecer o hit, outros nem por isso. Eu só digo que este hit popular é simplesmente imperdível!!! http://www.youtube.com/watch?v=0H8DVuETncc

Eis como se passa ao lado...

... de poder escrever um excelente artigo. JPS

- São compativeis..

...mas repara que o futebol é um fenomeno,e como em todos os fenomenos têm muitas vezes de existir a "nuance" de existirem muitas falhas,nas apreciações nas visualizações de jogos,nas falhas em si e por ai fora. - Como adepto sou racional e admito o erro,não me vejo como algo fora da série em relação aos restantes mas sou mesmo assim,mas também sei que nesta situação a euforia e incompatibilidade de adeptos tem que existir não fizesse isso também parte do espectaculo em si,como reparaste neste fórum também existe esta situação,mas isto não é mais uma transposição de um final de um jogo,de um adepto que foi á bola e viu (aquilo que os outros não viram) e coisas desse genero. - A ligar a este assunto,vejo os foruns como lugares onde as pessoas deixam uma opinião quando tentam comunicar entre si,mesmo na vertente,do factor,humano,é um veiculo de comunicação,dos mais humanos que existem,passa a emoção,passa a ilusão a vontade e outros adjectivos ligados ao ser Humano que é dos mais espectaculares seres universais,sobre a mentira e sobre a intolerancia podemos falar em relação ao homem como ser que tem a sua vontade,ou suas vontades,por isso mesmo com o senso comum muitas vezes não ajuizam bem,não avaliam da melhor maneira possivel,porque precisam dessa vontade e assim o faz ou fazem como podem,a opinião e a vontade interligadas originando uma frase ou resolução de um pensamento. - Tudo isto para dizer que o fenomeno bola é emoção e expressão que como os outros espectaculos,mesmo com erros têm vida e faz vida também,por isso vai-se á bola para transpirar ou vê-se a bola na TV,para existr trocas de fluidos que originam,vejam bem o tal juizo que o detentor deste artigo disse e muito bem...quanto falou na tal cegueira. - Tudo isto para dizer que o futebol é humano que é espectaculo e que é vida que é experssão e humor e ás vezes morte,que é humano,e que tem todas as sensações da vida. Sem muito mais a dizer... Saudações Leoninas WinstonSmith

Re: - São compativeis..

Toma lá um bem escrito!