O caminho de José Couceiro | Relvado

O caminho de José Couceiro

 

aestevao diz: "ao assinar pelo Porto,
José Couceiro atingiu o ponto mais alto da sua curta carreira de treinador de
futebol. Mas parece ter pela frente uma tarefa bem complicada - a de pôr
novamente a equipa a render de acordo com o seu estatuto e com o valor do seu
plantel. Que medidas consideram que o técnico deveria começar por tomar? Quais
são as grandes dificuldades com que se vai deparar? Acreditam que tem capacidade
para repôr o clube na senda das vitórias, ou será mais um a ser triturado nas
Antas pós-Mourinho?"

FC Porto:

Comentários [35]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O que poderá fazer Couceiro?

...é uma incógnita para mim.
Se por um lado, ainda o ano passado desceu de divisão com o ALverca, este ano estava a fazer uma excelente época com o V.Setubal.
Não me parece um treinador à Mourinho e mesmo esse demorou um certo tempo até pôr o Porto a jogar á sua imagem.
Mas o seu discurso é lógico...pois as condições que tem para pôr o Porto no caminho certo para o titulo são bem melhores que as que tinha Mourinho, na época em que veio para o Porto.
São melhores pois , o campeonato vive numa roleta russa, com 5 equipas separadas por 2 pontos.
Em termos de plantel...não consigo ainda afirmar se é melhor ou pior que na altura, pois muitas contratações Portistas ainda não mostraram o que valem.
No ano em que Mourinho chegou ao Porto , o FCP já estava a muitos pontos dos 2 primeiros classificados ( Boavista e Sporting) e demorou algum tempo para pôr o Porto no caminho certo, perdendo alguns jogos ( inclusivé em casa).

Resta saber , se este treinador com poucos anos de experiencia e sempre com equipas consideradas pequenas, vai conseguir controlar este grupo extremamente pesado de jogadores, já este ano a jogar bom futebol.
Se Fernandez já com outro curriculum e estatuto...não o conseguiu...porque razão Couceiro o conseguiá?...eis a pergunta que assalta a maior parte dos adeptos portistas.

A resposta segue dentro das próximas jornadas...

Re:O que poderá fazer Couceiro?

Um artigo a comparar os tempos de Mourinho com os de agora é capaz de não ser mal visto.
enhenhenh!

Mas o homem quer é que falem pouco no Mourinho.

A tarefa não se assinala fácil

Em termos mentais os futebolistas que entraram este ano vão ter de demonstrar mais ambição e capacidade de luta como faziam com o Mourinho;
  Em termos técnicos:
      a) o Porto ainda não tem uma táctica de jogo que terá de ser trabalhada para que o jogo da equipa se torne colectivo, para que não prediminem os rasgos individuais dos jogadores;
      b) a pressão em todo o campo que tanto asfixiava as equipas adversárias perdeu-se,terá também de ser feito algo nesse sentido;
      c) os jogadores mais antigos e carismáticos devem assumir a voz de comando (Jorge Costa, Costinha, Maniche, Vítor Baía), dadas as entradas de novos jogadores.
      O novo treinador terá, entre outras, estas dificuldades, a de conseguir formar outra vez um grupo forte e competitivo, o que com Mourinho existia e possibilitou os êxitos sucedidos. Para o José Couceiro que é um treinador relativamente inexperiente tal poderá não ser fácil pois será necessário um pulso forte para juntar um grupo com tantas entradas e saídas. A chegada de tantos brasileiros descaracterizou a equipa, enfraqueceu o colectivo e o porto parece não ter quem comande a equipa dentro do campo.
      Depois existe outro factor, que é a comparação com o trabalho desenvolvido pelo Mourinho que ofusca qualquer treinador, podendo gerar alguma ansiedade nos sócios se estes não virem a equipa melhorar rapidamente.
      A aposta em José Couceiro será sempre uma aposta de risco pois é um treinador em princípio de carreira não havendo garantias de sucesso.

o caminho é...

o caminho de couceiro é o das vitórias, na rua da gloria, no distrito do campeão, na freguesia dos melhores, para quem não conhece, fica ali em Istambul onde vai-se jogar a final da liga dos campeões.

Re:o caminho é...

Mais um para queimar.

Ai se o Visconde de Alvalade fosse vivo!!!

Um sobrinho-neto do fundador do Sporting treinador do Porto. Onde já se viu tamanho desplante :-)

      Sobre Couceiro, um homem culto. Uma presença interessante, chega às Antas com ambição. Resta saber se terá sido o momento ideal para entrar no Porto. Afinal de contas, o aparente destrambelhamento da política desportiva do Porto poderá fazer, mais, uma vítima...

Sobrinho neto do Visconde Tó?!

Ele é sobrinho-neto do Peyroteo isso sim!! Duvido que seja sobrinho-neto do Visconde de Alvalade ao mesmo tempo, aliás basta ver que o SCP tem quase cem anos e ele 42, logo o tio-avô dele dificilmente teria tido idade para fundar o clube, a não ser que o tenha feito no berço...

Confere lá sff e depois diz qq coisa, que agora estou confuso! :S

Re:Ai se o Visconde de Alvalade fosse vivo!!!

Ai é que está. Será este o momento ideal?
     
      Aposto q se fosse ele a escolher, escolhia outro.

      Mas não é todos os dias que se é convidado para treinar o FCP.

      Se fôr bem sucedido, torna-se num heroi, se não tambem tem uma boa desculpa.

Re:Ai se o Visconde de Alvalade fosse vivo!!!

Nem me lembrava desse promenor da ascendencia de Couceiro..

Se for coerente, e´ excelente para o futebol portugues. Uma figura que ha' muito que defende a transparencia no futebol portugues num cargo de relevo.

Podera' ser mais um a remar para o caminho que acho que todos desejamos!

Vamos la' ver se e' coerente e se o deixam ser coerente!

Re:Ai se o Visconde de Alvalade fosse vivo!!!

Tou vivo e bem vivo!!!

Tem de... ganhar!

Couceiro chega ao Porto com a equipa a dois pontos do primeiro...e agora? Para já tem de ganhar ao Estoril, para esperar pelo resultado de Guimarães(Braga) e Madeira(Sporting), se os adversários não perderem... tem de ganhar ao Guimarães. Quando atingir o primeiro lugar...aumentar a vantagem para o segundo e voltar a ser a hegemonia do Dragão. Tudo muito simples, mas a verdade é que Couceiro desceu para uma segunda liga á não muito tempo, será assim tão bom treinador? Não tem de o ser, tem de essencialmente um bom disciplinador, um bom psicólogo e um bom motivador, do resto os jogadores do futebol clube do Porto conseguem tratar.

Tenho a certeza que Couceiro vai fazer deste plantel, o seu plantel defenitivo...até o final da época, porque depois o metade dos brasileiros vão sambar para outro lado e darão lugar a jogadores de equipas de superliga, principalmente o Setúbal e possivelmente a Machados, Vieirinhas, Barbosas, Coelhos e companhia ltdª.

Mais um na trituradora

É mais um que vai ser moído por este Porto que não sabe se é o Campeão Europeu ou se uma equipa em reconstrução.

    A diferença é que este treinador até tem grandes qualidades, a maior das quais ser Português.

    Entrou em má altura.

o caminho dele é

muito trabalho trabalho e pouco pio

para aparecerem os bons resultados

toca a trabalhar e pouco pio.

Couceiro

Num país caracterizado por dar poucas oportunidades aos seus cidadãos, acho que José Couceiro faz parte daqueles felizardos a quem o bom comboio passou à porta e decidiu nele entrar. Para um treinador jovem e inexperiente, "este" FCP é a melhor prenda que poderia receber. Uma equipa com três ou quatro grandes campeões e uma quantidade enorme de jovens cheios de talento. Para mais, um pouco perdidos. O desafio lançado a Couceiro é fascinante. Nada tem a perder, só a ganhar. Se tudo lhe correr mal, regressa às origens. Se tudo lhe correr bem e fizer uma gracinha, o seu sucesso será ainda reforçado pelo efeito Mourinho. A Espanha e a Itália, que se terão distraído e legitimamente pensado que o Mourinho poderia ser um flop, dificilmente deixarão de estar atentos ao que se passa com mais um jovem treinador português de sucesso. Como ele disse e muito bem, com excepção de Mourinho, qualquer treinador português gostaria de treinar o FCP. E eu acrescenteria: E quando o treinador é jovem, então o FCP é de longe o clube mais "interessante" para treinar em Portugal. É como concluir a licenciatura e ser chamado para assistente em Harvard. Se vai ou não passar a catedrático cabe-lhe a ele provar. Boa sorte, Couceiro!

táctica do zé do boné...


concordo com o mongoloide sexy,

José Couceiro só triunfará no FCP se abandonar a postura digna apresentada até hoje ( e não me levem a mal)

terá de ser um arruaceiro que, não podendo usar os cotovelos no campo deverá usar a lingua nas conferências de imprensa..

Não acredito é que Couceiro eseja disposto a tão grande transformação...a ber bamos

Re:táctica do zé do boné...

Arruaceiro????

Arruaceiro estas a ser tu mas é na escrita?

Pelos vistos, e segundo a tua ideia até darias um excelente treinador no FCP...

Caminho dificil

Vai ser muito dificil a tarefa de José Couceiro á frente do F.C.Porto porque recebe uma equipa completamente descaracterizada,intranquila,pertubada e saturada mentalmente
e ainda muito indisciplinada.

Para além disso vai ter que lidar com a pressão de ter que ganhar algo esta época quando poderia começar a preparar tranquilamente a próxima época como fez José Mourinho por isso será sem dúvida muito importante o apoio de Pinto da Costa quando os resultados negativos surgirem.

Este F.C.Porto tem bons jogadores mas está longe de ser uma equipa porque não tem entre outras coisas um sistema definido o que pode ser bom para Couceiro porque cria espaço para ele colocar a equipa a jogar como quiser.

Vamos assim talvez começar a ver do que é capaz o treinador José Couceiro em termos de gestão de um bom plantel mas dificil,capacidade de liderança e de sistemas de jogo.

Por outro lado já parece que começa a desenhar-se um novo F.C.Porto para a próxima época com as possiveis entradas de Jorginho e Sandro do Setubal,mais Sokota,Lucho González e certamente mais alguém o que significa que vão haver várias saidas,falta é conhecer quantas e claro quais vão ser,mas uma coisa tenho a certeza o próximo verão vai ser novamente agitado no reino do Dragão.
 
       

Couceiro e o Porto

Claro que a aposta do Porto em Couceiro é arriscada e também é óbvio que este pode ver estragada a sua carreira de treinador se não for capaz de conseguir alguns resultados ao leme da formação dos dragões.
Mas a vida é feita de riscos que se assumem e que se vencem.
Parece que todos estão esquecidos de que Artur Jorge, quando chegou ao Porto pela 1ª vez também não tinha curriculum ou que mesmo José Mourinho, como treinador principal, tinha cerca de 3 meses de Benfica e menos de um ano de Leiria, masambos foram campeões europeus!
Por outro lado, Fernandez, com curriculum, não conseguiu nada mais que estragar o belo trabalho de Moyurinho, ajudado por uma política disparatada da SAD do Porto!
Vamos mas é apoiar a equipa e já no Estoril!

Re:Couceiro e o Porto

Mourinho, para alem de ter sido concebido por um treinador de futebol, esteve no Setubal, Estrela, Porto e Barcelona...

Artur Jorge mesmo fazendo o Belenenses descer de divisao, fez do Portimonense um clube europeu...

Agora Couceiro, foi presidente do sindicato dos jogadores, andava a bater de porta em porta a pedir oas jogadores para pagarem as quotas, esteve como "comandante" do futebol leonino, mas atras de uma secretaria, chega ao Alverca nessas funcoes e so assume o comando do futebol dos touros, porque houve um renomado treinador russo que deu o dito por nao dito...subiou de divisao e depois desceu...
Nao gosto dele, porque sempre se queixou dos jogos com o Boavista...na epoca passada foi expulso em Alverca e depois no Bessa - onde mais uma vez se ganhou nos instantes finais - veio queixar-se da arbitragem e dos minutos de desconto...para alem de nao se saber bem em que funcoes estava investido nos fundos de jogadores...

Mas uma coisa e certa, se JNPC o escolheu e porque qualidades deve ter...basta cair nas gracas da massa associativa azul e branca...

off-topic

Cristiano Ronaldo bisa na vitória do Man united em Highbury park frente ao Arsenal por4-2.
brilhante.

Mandei um artigo sobre Couceiro em Maio de 2004!

Podem ler aqui a minha opinião sobre ele desde essa altura, a qual aliás mantém-se. Mas curiosa mesmo, é a opinião de muito relvas que duvidaram, do facto de eu o apontar como um treinador de sucesso.

Só tenho pena de não terem existido mais respostas ao artigo, aposto que hoje me ria ainda mais um bocadinho...

Não respondi na altura

Não respondi na altura, mas respondo-te agora e guarda esta na algibeira com carinho até à altura em que o PC o mandar embora:

O Couceiro não vai fazer nada de especial no FCP, pelos seguintes motivos:

1 - É um "romântico" do futebol(onde é que eu já ouvi isto?);

2 - Da maneira como está aquele balneário (o FCP deve ter uma média de 1 agressão por jogo), só um treinador marca filho da puta conseguiria segurá-lo. A hipótese ideal seria Camacho, um disciplinador, com tomates para pôr aquela merda no sítio (se conseguiu no Benfica, no FCP deveria ser canja...).

3 - Inexperiente quanto baste... e não me venham com o exemplo do Mourinho, que gajos como o Mourinho não aparecem a todo o momento ao virar de cada esquina.

4 - No FCP está a faltar alguém que ponha um travão nas contratações ao pacote... não me parece que o Couceiro esteja em condições para o fazer.

Treinador de sucesso? Acho é que vai ser ele a bater o record de treinadores despedidos na mesma época no FCP.

Re:Não respondi na altura

Ainda bem que tens essa fé toda, Deus te oiça!!!

Eu por acaso até acredito no homem, mas eu também apostava no Fernandez e sempre apostei no Peseiro...

O caminho é só um: o da vitória!

Couceiro só tem um caminho: o da vitória!

Não é o FCP o actual Campeão Nacional e Europeu? Então?!...

O primeiro jogo do Porto "de Couceiro" vai ser com o Estoril! Parece fácil...

... mas eu recordo aqui o resultado do jogo da primeira volta...

:P

incognita

O que sabemos caerca do Couceiro enquanto treinador é que desceu com o Alverca e Estava a fazer uma boa epoca com o Setubal, mas será que isso chega para treinar o porto? Eu duvido.

De qualquer maneira acho que é um treinador inteligente e que conhece bem o nosso futebol, a ver vamos...

Não esperem milagres.

Depois deste espanhol...

As espectativas da massa associativa ficam se pela disciplina e fio de jogo.

Quanto ao seu curriculo não sei mas no futebol os curriculos são como os melões "vide il trap",teremos de aguardar para ver.

Quer me parecer que o seu perfil de dirigente e manager foi preponderante para a escolha.

No final da época vai haver muito brazuca vai sambar para outras paragens!

O ponto fulcral quanto a mim será a capacidade de manter o grupo de trabalho estanque ás investidas dos empresários sanguessugas e tome a seu cargo o papel das contratações e dispensas, fazendo o sempre em prol do grupo.

triturado acho que não vai ser

e talvez consiga ser ele a escolher os jogadores, e não os bolsos dos meninos da sad. mas os portistas é que se devem pronunciar quanto a isto.

o couceiro é um tipo inteligente.

O sindicalista

Com a experiência do sindicato o Couceiro é a pessoa indicada para operar uma revolução no FCP.

      Se fosse para o Benfica o Sokota ficava todo contente, pois poupava dinheiro nas deslocações ao sindicato de jogadores.

LOL

Beneficio da dúvida

Penso que o historial de treinador do Couceiro não indicaria uma mudança para o Porto, no entanto, temos de dar o benefício da duvida ao treinador que eu espero seja o ultimo da época a entrar no clube. Só espero que o Porto mostre de facto um melhor futebol do que aquele que mostrou até agora porque jogadores não lhe faltam quer em qualidade como quantidade.

Já agora não devemos estar sempre a falar mal dos brasileiros e dar-lhes uma hipotese. Senão o Deco e outros nunca teria tido exito no clube.

Vamos isso sim pedir atitude em campo.
Atitude que falta a alguns jogadores portugueses tambem, nomeadamente o Quaresma, o qual tem muita qualidade mas fraca atitude.

Re:Beneficio da dúvida

Concordo contigo. Já tivemos muitos brasileiros que fizeram e honraram a história deste clube. Casos de Branco, Aloísio, Celso, Geraldão, Emerson, Jardel, Doriva, Deco, Derlei, Juary, entre outros.

Porém, acho que há brasileiros a mais. Ao todo são sete! E eu faço apenas uma pergunta: proque será que os jogadores assinam sempre por 4 épocas e meia?

E para a mesma posição, para o lugar de número 10 temos nada mais nada menos do que 4 brasileiros: Diego, leo Lima, Ibson e Leandro do Bonfim!

Isto chega a ser ridículo!