A benfiquização do Porto | Relvado

A benfiquização do Porto

 

AS CAPACIDADES DE PINTO DA COSTA
Dentro desta mesma onda Andebol é que
é! salienta: "Pinto da Costa, que a maioria apelida de supra-sumo do
dirigismo futebolístico português, parece estar em má forma neste defeso.
Como explicar a venda por 3 milhões de euros de um jogador que neste momento
é titular indiscutível da Premier League e uma das pedras basilares do
Tottenham? Como justificar os milhões investidos num jogador emprestado ao
AEK? Qual a razão de uma das principais contratações do defeso ser vendido à
Real Sociedad?
Estará o grupo Amorim satisfeito com a forma como a SAD tem gerido estes
negócios? Será normal contratar um treinador
do qual se dizem maravilhas para, passado pouco tempo, se dizer que afinal não
era aquilo que estavam à espera? Será normal contratar um treinador, mesmo que
isso implique sacrificar o melhor marcador da Superliga, e provavelmente
desvalorizá-lo? Serão normais tantas mudanças num campeão europeu?"

Já FcPorTo The Best desabafa:
"o que as pessoas não questionam é o facto de o Benfica, sem condições
nenhumas financeiras, ir buscar um treinador como o «Trap» que certamente não
vem para Portugal treinar de graça!"

FC Porto:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Este Porto é mesmo igual ao Benfica de A. Jorge!

A única diferença, reside que o nº 10 do FCP é o Quaresma e o organizador de jogo é o Diego; no tempo do Artur Jorge no SLB, o nº10 era o Nelo e patrão do meio campo era o Tavares...

bocas foleiras

Re:Este Porto é mesmo igual ao Benfica de A. Jorge

O Nelo!!! Ahahahahah. Esse gostava era de ir à linha...

Re:Este Porto é mesmo igual ao Benfica de A. Jorge

Assim tipo Maradona?!

Re:Este Porto é mesmo igual ao Benfica de A. Jorge

E não só. Podias ter escolhido um outro exemplo da casa, que por acaso também é argentino, não ?

Cumps.

Re:Este Porto é mesmo igual ao Benfica de A. Jorge

Mas o Claúdio já era conhecido!
Digamos que nem todos têm a sorte, que o Andersson teve, de encontrar em paranhos um médico especialista em desintoxicação...

Re:Este Porto é mesmo igual ao Benfica de A. Jorge

E será que esse especialista teve sucesso absoluto ? Se calhar a magia vem daí.

O Porto segue por caminhos próprios

Não vale a pena estar a fazer a analogia com o Benfica.

Os supostos erros propalados ecoam ainda o campeonato não começou para o Porto. A equipa foi obrigada a vender quem vendeu, porque o fez em condições excepcionais de mercado. Com uma excepção: com Deco podia ganhar ligeiramente mais dinheiro, mas o clube deixou-o escolher o seu destino. Mas desta forma veio Quaresma e ficou-se a ganhar e muito em qualidade, como se vê já neste início de época.

O caso de Rossato poderá ser visto como o de Paulo Assunção - não o vejo jogar nos rivais, e o clube joga com quem pensa que lhe dá mais jeito.

Em relação a Pedro Mendes, é um óptimo jogador, mas o Porto queria mais o Postiga. Depois de uma experiência pouco feliz em Inglaterra, o Porto vai recuperar um jogador de provas dadas, muito jovem e português na difícil posição que é a de ponta de lança de sucesso.

Depois de mudar de jogadores e de treinador, a equipa vai ter de trabalhar o entrosamento. É uma nova equipa que está a ser construída, mas de qualidade inegável. A contratação de Fabiano, melhor marcador brasileiro em 2002, melhor marcador paulista em 2003, e melhor marcador da Copa em 2004, por 1,875 milhões de euros, é uma pechincha!

Mudanças

É normal haver mudanças nos clubes, nos dirigentes, nos jogadores, são ciclos que terminam e impoem-se essas mudanças.
Falamos do campeão europeu e das suas mudanças como factor negativo.
Mas alguém acredita que o futebol português sobrevive sem mudanças, ainda para mais valorizando jogadores conquistando algo internacionalmente.
Quando leio um artigo em que se afirma que clubes da 2 liga espanhola com mais orçamento que os da nossa "super liga", que podemos esperar nós dos nossos clubes quando não há "pasta" para os segurar!
Este ano houve ambundancia de $$ para o F.C.P. coisa rara e que dificilmente se repetirá, creio que a politica está a ser coerente na contratação e venda, e estes brasileiros que agora veem podem ser uma mais valia em futuras transferencias do F.C.P.
O meu receio está no treinador, no seu conhecimento da nossa liga..dos jogadores e clubes, ao contrário Mourinho tinha e tem um enorme conhecimento do que cá se passa e creio que o Victor conhecerá o Benfica o Sporting algo mais, mas jogando nas duas competições e gerir esses esforços exige um grande conhecimento dos adversários...mas para isso que tambem existem os adjuntos...ora vendo bem, não vejo problemática neste inicio de época, nem benfiquização nenhuma, vejo um fim de um ciclo..o melhor de todos e o principio de outro que se espera ser tão bom como os anteriores...porque se a esperança é verde a Fé é azul...e branca!!

bi-campeao europeu

bem:

* artur jorge nao é victor fernandez e fernandez nao é mourinho; como sempre disse, o fcporto so ficou a perder com a saida do zé...

* o fcporto so deixou sair 5 jogadores importantes (ferreira, carvalho, deco, mendes e alenitchev), e o aleni nao foi assim muito utilisado;

* deixou sair outros jogadores poucos utilisados: secretario, mario silva, marco ferreira, jankauskas, ricardo fernandes, conceicao, bruno moraes...

* emprestou ou vendeu ainda ferreiraII, tonel, bruno alves, rubens junior, hugo luz, tiago, bruno, pena, fredrick soderstrom...

* o fcporto contratou entam jovens jogadores, profissionais e com talento indiscutivel:
SEITARIDIS
PEPE
(areias)
RAUL MEIRELES
HUGO LEAL
DIEGO
QUARESMA
POSTIGA
ALMEIDA(depois do emprestimo)
LUIS FABIANO

*ficou ainda com uma base excelente: baia, nuno, vale, costas (j e r), emanuel, valente, costinha, bosingwa, maniche, alberto, mccarthy, peixoto, maciel, derlei.

onde esta entao o problema?
o benfica alguma vez teve um plantel destes?
o fcporto tem agora um plantel jovem, com talento indiscutivel e que pode continuar a manter o bom nivel europeu dos bi-campeoes europeus...

o problema do benfica é que nunca soube fazer transferencias. ha esse problema nos bi-campeoes europeus? contratar os melhores sub21 do mumdo é um problema?
acho que nao.

boa tarde.

bi é duas vezes seguidas ignorante..

e o benfas é que foi na epoca de eusebio ..ganhou as duas taças do campeões seguidas para o serem têm que ganhar a proxima ...rapaz

Ai sim?

O Brasil então é só campeão do mundo e não penta-campeão porque não ganhou os Campeonatos do Mundo consecutivamente...

Sei que se "mede" de forma diferente mas cada um entende à sua maneira.

Tu arranjas tudo e mais alguma coisa para atacar os Portistas e o FCPorto!

assim o real madrid que foi 11 vezes é o que?

tem juizo sobe o proximo degrau evolutivo

Re:bi-campeao europeu

"* o fcporto so deixou sair 5 jogadores importantes (ferreira, carvalho, deco, mendes e alenitchev), e o aleni nao foi assim muito utilisado;"

Só? E achas pouco tirar 5 jogadores importantes?

"o benfica alguma vez teve um plantel destes?"

Esta é concerteza a piada do dia!

No restante até concordo contigo, a equipa está pejada de talento, mas atenção, não basta isso para formar uma EQUIPA!

Só mais um reparo e espero que não leves a mal "* o fcporto contratou entam jovens jogadores, profissionais e com talento indiscutivel:".
Escreve-se então e não "entam"

casos diferentes

A benfiquização do Porto.

Artur Jorge foi despedido à 3ª jornada da segunda éopca como treinador do SLB. Eu fui contra, apesar de todos os disparates que ele fez. Das dispensas de bradar aos céus de Isaías, Iuran, Kulkov, César Brito (que deopis fez 15 golos no Belém e um hat-trick ao barça), Abel Xavier(AA) e ainda por cima Paneira. Mesmo assim não devia ser despedido à 3ª jornada. No fim da éopca se os resultados fossem maus, talvez.
Não gosto da lei do chicote, é um sinal de fraqueza dos dirigentes.

Recuemos no tempo. Após a primeira experiência francesa, no matra racing - o rei artur regressa ao FC Porto. E dispensa apenas estes: Jaime Pacheco (AA com 31 anos), António Sousa (idem), Bandeirinha, Frasco. Daquele núcleo antigo ficaram André, Semedo e poucos mais. Isto foi em 88/89. O porto acabou por ficar em 2º. No ano seguinte foi campeão, apesar dos 31 golos de magnusson no benfica. E nesse ano só não foi campeão porque o Benfica teve uma das melhores equipas de sempre: 32 vitórias 5 empates e 1 derrota (ainda no tempo das 20 equipas). Se a vitória valesse 3 pontos nesse tempo eram 101 pontos! O porto foi segundo mas fez 31v, 5e e 2d, uma performance fabulosa ainda assim.

Este ano houve muito bago e rossato e assunção foram contratados para desviar dos rivais. são opções, cada um faz com o dinheiro o que quer.

Benfiquização do Porto?

lol?

O Porto fez de facto uma pequena revolução no plantel, e contratou excelentes executantes. O mais dificil, agora, é o treinador fazer um colectivo.

Uma tarefa complicada, visto que o Fernandez entrou muito tarde, e o conhecimento ao plantel é efectuado ja com o comboio em andamento.

Nao é muito normal comparar com o tempo do Artur Jorge, pois as revoluções foram efectuadas de forma bastante diferente. O Porto foi "obrigado" a vender, por força das quantias astronomicas em jogo, e foram embora alguns bons jogadores por muito pouco dinheiro, também é verdade.

Com o Artur Jorge, houve pura e simplesmente um chorrilho de disparates do treinador ao dispensar muitos jogadores da casa, e com qualidade, e contratou Nelo's, Tavare's, Nogueira's, etc, etc...enfim, so vedetas.

Sao situações distintas, com maior proveito por parte do Porto.

Re:Benfiquização do Porto?

eh...

nogueira? não exageremos

Re:Benfiquização do Porto?

Vá lá, não se lembrou do Bóbó. É que o Nogueira até foi internacional A.

Re:Benfiquização do Porto?

era capaz de jurar que o Nogueira tb jogou no benfica, mas afinal enganei-me.

ja agora, que estamos a falar de craques, visita esta pagina e ve alguns jogadores que o Artur Jorge é admirador

http://author.senescence.info/hobbies/comedy/piores.html

Lembro-me

Do Benfica de Artur Jorge e do Sporting de Inácio que depois de ser campeão venderam os jogadores mais importantes.

Mas julgo que será um campeonato muito interessante este ano. Pelo menos muito mais equilibrado que em anos anteriores. Pra mim, e repito PRA MIM, Victor Fernandez não é 1/3 de Mourinho. Mas o tempo o dirá.

Novidades..

São a entrada e saida de jogadores no Porto, que mais parece um Entreposto de jogadores.
A dispensa de um treinador ainda sem a época ter começado.

A maior novidade parece ser o facto do Benfica não ter nenhuma capacidade financeira, o que ninguém diria...

Motivo da Dispensa de Rossato

Realmente por muito estranha que pareça a dispensa de Rossato aqui está a explicação. Passo a citar o artigo nº 37 dos regulamentos da liga Portuguesa de futebol profissional : "
  Poderá ser inscrito o seguinte número máximo de jogadores estrangeiros não comunitários ou jogadores estrangeiros sem estatuto de igualdade:
a) Seis (6) jogadores para os clubes da Primeira Liga e para os da Segunda Liga que sejam apurados para participar na respectiva época em competições da U.E.F.A "

Visto que antes da saída de Rossato estavam no plantel:
Maciel
Carlos Alberto
Pepe
Diego
Benni Mccarty
Rossato

Com a vinda de Luis Fabiano, alguém dos extra comunitários teria de sair. Depois do que veio na imprensa sobre benni mccarty e Everton,penso que ele foi a primeira opção, porém, por qualquer motivo a transferencia não se concretizou e tiveram de se virar rapidamente para outro extra-comunitário, que foi o Rossato.
  Convém mencionar que tudo isto teve de ser feito em contra-relógio, pois a época do fecho de inscrições foi até terça feira.

Sabendo que Maciel é extra-comunitário, ao contrario de marco Ferreira, Será que se o Luis Fabiano tivesse vindo 4 dias antes, o Maciel não estaria no lugar de marco Ferreira no Guimarães?
 
Cumprimentos a todos

Benfiquização do Porto

Parece-me que se está deliberadamente a querer confundir as coisas! Quando Artur Jorge pegou no Benfica que tinha sido campeão (e só tinha sido por um erro de Pinto da Costa chamado Tomislav Ivic) os dirigentes tinham vendido os melhores jogadores equipa e não tinham dinheiro para comprar novos e bons! Aqui, no caso do Porto, a situação é muito diferente já que o Porto teve de vender porque os atletas queriam sair em busca de salários muito mais altos, mas comprou o que de melhor havia no mercado, restando agora ver se todos eles se dão bem no Estádio do Dragão!
A propósito: nada de estranho que um jogador do segundo plano do Porto seja titular do Tottenham! Estranho seria o contrário já que os dragões, futebolisticamente, estão a anos-luz da equipa de White Hart Lane!
O treinador foi obviamente um erro de casting (mais um do PC) mas tem tantos títulos ganhos que pode sempre cometer alguns! O pior é aqueles que criticam mas nunca ganharam nada!

Benfiquização ?

Até pode fazer lembrar a revolução feita pelo Artur Jorge no Benfica, mas há grandes diferenças. O Mourinho há 2 anos também fez uma pequena revolução com os resultados que se conhecem.

  O Porto foi uma equipa que ganhou practicamente tudo nos 2 últimos anos, o que motivou a cobiça aos seus jogadores por parte dos grandes clubes estrangeiros, para além de provocar necessidade de renovar a ambição no seio do plentel. Dos jogadores que saíram, 3 foram vendidados por quantias inéditas em Portugal(Deco, P.Ferreira e R.Carvalho). O Secretário já se previa que fosse dispensado ou acabasse a carreira. O Alenichev, mesmo podendo vir a ser útil, o clube aceitou cedê-lo por vontade própria do atleta por um preço simbólico. O M.Ferreira, Jankauskas(2 jogadores que em 2 épocas não se impuseram como era desejável) e R.Fernandes(depois do Sporting, também no Porto não agarrou um lugar), estes sim, foram dispensados. O Pedro Mendes, que era daqueles jogadores em quem se poderia ter confiança absoluta, foi envolvido no negócio do Postiga, pode dizer-se que valia mais que 3 milhões, mas a verdade não é bem essa. O Pedro Mendes tem imenso talento mas nunca se impôs como titular indiscutivel(também só teve 1 época), foi mais importante a nível interno do que propriamente na Liga dos Campeões, ficou de fora do Euro, os jogadores titulares com funções identicas à sua permaneceram no clube(Costinha e Maniche) e o salário que auferia nunca poderia inflaccionar demasiado o seu preço.

  O Paulo Assunção não custou milhões, mas antes cerca de 1,5 milhões de euros por 50% do passe.

  O Grupo Amorim deve estar tão euforico pelos resultados desportivos e sobretudo financeiros da época passada que os seus administradores nem sequer devem ter cara-de-pau suficiente para exigir o que quer que seja, muito menos antes de se poder fazer uma avaliação de resultados.

  O melhor marcador da Superliga, também já foi o Pena, e depois disso foi o que se viu. Apesar de não haver grandes comparações entre o Pena e o MCarthy, o clube tem que olhar essencialmente aos seus próprios interesses e não aos dos jogadores, por isso mesmo, se houver possibilidade de reforçar a equipa em qualquer posição que seja, esse reforço é sempre bemvindo.

  Realmente não é muito normal haver tantas mudanças num Campeão Europeu, mas é ainda muitíssimo menos normal o Campeão Europeu ser português.

  Na minha opinião, para já há apenas uma falha, a contratação do Del Neri que parece não ter sido bem ponderada, mas foi solucionada a tempo e muito bem, mas os resultados é que vão ditar o veredicto final.

  Quanto à situação do Rossato, desconheço o que se passou na realidade, mas era um dos meus jogador predilectos. Não sei se o treinador não contava com ele, mas pareceu-me muito estranho ele não ter jogado nos 2 jogos oficiais realizados, de qualquer forma, pelas palavras dele, apesar de desejar ficar no Porto, não se mostrou muito indignado com a transferência.

  Se calhar quem tem direito a justificações é mesmo o Grupo Amorim, mas ou não se sentem no direito de pedi-las, ou elas já foram dadas e aceites, e a politica tem prosseguido mesmo que incomode muita gente. Afinal, nem todos se podem dar a determinados luxos.

Cumps.

a diferença é grande!!

artur jorge foi com a missão de destruir o benfica ...pinto da costa a quando da eliminação do benfica da liga dos campeões jantou com manuel damasio e indicou-lhe artur jorge para ser o treinador ,este manda todos os jogadores embora menos joão pinto porque os adeptos não deixaram ...e foram busca jogadores desconhecidos por verdadeiras furtunas a empresarios brasileiros que têm relações muito boas com o fcp ...logo durante esse campeonato nunca mais pinto da costa se relacionou com damasio nem mais nenhum outro presidente do benfica ...pelo contrario propagando o odio ...damasio foi levado pelo canto da cegonha ... não é preciso ser.se muito esperto para entender o que se passou .... até 92/93 o benfica controlou as competições nacionais todas ...depois da operação artur jorge foram.se as finanças pintinho presidiu a liga infiltrou varias pessoas em organismos essenciais da makina futebolistica ..a mafia impregnou o futebol portugues e a comunicação social tb...estamos entregues há bicharada

Re:a diferença é grande!!

Finalmente está descoberta a razão do jejum de 10 anos do benfica...
De certeza que não és um cyborg do sistema solar nº 324098712390986?
caiste de para-quedas e aterraste de cabeça.... vê lá se te curas...

Viva o porto

O porto é uma equipa que apesar de ainda n estar a jogar um futebol vistoso, da-me esperança que seja campeao portugues

VIVA O PORTO

Substitutos...

Em equipa que ganha não se mexe. Sou apologista desta velha máxima e tem-se provado ao longo dos tempos que ela é verdadeira.
O FCP que tudo ganhou nas duas últimas temporadas, por motivos financeiros, foi obrigado a mudar e perdeu a equipa técnica mais cobiçada internacionalmente e alguns jogadores de top como Ricardo, Deco e Paulo Ferreira e dois "suplentes" de excelente nível Aleinichev e Pedro Mendes.
A lógica recomendava a contratação de uma equipa técnica jovem e ambiciosa. Contratou-se Del Neri e emendou-se para Fernandez. Não creio que estejam ao nível do antecessor e acho que existiam outros capazes de colmatar melhor a lacuna (Vitór Pontes, Couceiro ou Carvalhal).
Quanto aos jogadores, o FCP necessitava de um lateral direito (apesar de Secretário também ter saido), um lateral esquerdo (Mário Silva nunca foi opção convincente), um defesa central, dois médios (um organizador e um ala) e um avançado (a grande lacuna da equipa nas últimas épocas).
Visto e revisto, concluo, tal como muita gente, que bastavam Seitaridis, Pepe, Rossato (claramente superior a Areias), Diego, Quaresma e Luis Fabiano. Pelos vistos não bastavam e contrataram-se jogadores para emprestar ou vender, desvirtuando totalmente o plantel campeão europeu e impedindo a estabilidade que nesta altura era de exigir, o que já custou uma supertaça europeia e quase ia custando uma supertaça portuguesa. Del Neri não é o culpado, nem pode ser, pois não foi ele que se ofereceu ao FCP, nem que indicou Rossato e Paulo Assunção.
Parece óbvio que se o FCP continuar a ganhar, toda a gente se esquece destas asneiras, mas se perder é bom que alguém assuma os erros. Achei graça ao timing da abordagem do Sr. Pinto da Costa ao despedimento de Del Neri: após a vitória na supertaça. Se calhar só vai falar destas contratações/dispensas/empréstimos após a vitória no campeonato (ou quando tiver 9/10 pontos de vantagem).

Comparar esta mudança com a que se operou no SLB, só pode ser para rir. o FCP mudou muito, mas contratou excelentes jogadores e manteve uma base forte. O SLB contratou Kings, Nelos, etc.

FCP é o favorito nº 1?

Neste impressionante rol de saidas e entradas com 3 de rompante:
  Del Neri- Por imcompetencia de quêm ?
  P.Assunção - Por imbirrice do PC
  Rossato-Sabe-se lá porquê ...( pelo menos não foi para Sporting nem Benfica)

Mais Alenitchev ; S.Conceição - Por velhice

Mais Jankaukas- Finalmente decidiram que o jogador " roubado" ao Benfica era mesmo coxo

Mais M.Ferreira e os 3 ilustres filões:Ricardo Carvalho;P.Ferreira e Deco.

Finalmente saiu o principal obreiro..Mourinho.

Entradas sonantes ou nem por isso...temos 4:
Seitaridis;Diego;Quaresma e L.Fabiano.

Quaresma ainda à uns artigos e comentários atrás era um flop, um jogador em decadencia...agora já é o melhor outra vez.

Diego...uma incógnita

L.Fabiano...idem

Continua a faltar um substituto de Seitaridis ( um d.l.direito)
Um substituto de N.Valente ( d.l.esquerdo) , não me acredito que o inusitado Areias seja titular um jogo.

Sera o Porto tão francamente favorito?

Re:FCP é o favorito nº 1?

Eu acho que o fantasma do Mourinho vai morar nas Antas por muitos anos.

Como disse e bem o Mourinho foi o obreiro das conquistas Portistas e eu sinceramente nao vejo o Porto a repetir estas conquistas com ou sem Diegos e Fabianos.

Nao sao os nomes que fazem as equipas e isso ficou provado nos dois ultimos anos.

Afinal o PC alinhou por um outro diapazao que a pouco tempo era inemaginavel, ja que o que se passou este ano nas Antas nunca se viu, mas quem tem unhas toca viola.

Deves estar a brincar !!!

Quanto às saídas de Deco, R.Carvalho e Paulo Ferreira, eram inevitáveis e já estavam programadas. Não é possível ser campeão europeu e resistir às ofertas daquele tipo(vê o caso do Mónaco que foi vice e perdeu Giuly, Prso, Morientes).
Quanto ao Alenichev a oferta era irresistível: 1,5 Milhões de € por um jogador de 32 anos e que não jogava na super-liga!
Estranho é caso do Pedro Mendes. Não sei o que se passou mas, segundo dizem, a oferta era irresistível.

Agora reparem quem ficou:

Vitor Baia
Jorge Costa
Nuno Valente
Costinha
Maniche
Derlei
Carlos Alberto
Maciel
McCarti

Bonzinhos, nao? Com lugar em qualquer equipa.

E entraram:
Quaresma: Internacional Português
Diego: Internacional brasileiro
Luis Fabiano: Idem e melhor marcador do Brasil.
Seitaridis: O melhor defesa direito do Euro 2004.
Pepe: Um dos melhores centrais da Liga 2003.
Hugo Viana: Internacional português
Helder Postiga: Idem

Só por maldade se pode comparar isto a Nelos,Tavares, etc.

O problema é o treinador? Dá-lhe tempo.Lembra-te que ele é o homem que pôs o Celta a jogar um futebol espectacular (sete a zero...)

Não se preocupem.
Ainda não é este ano.
Nem sei quando será...