Adriaanse, um perfume de Yustrich | Relvado

Adriaanse, um perfume de Yustrich

 

Heleniko diz: "Yustrich, treinador brasileiro, levou o Porto ao título em 1958 após jejum de 16 anos. Tinha feitio polémico, mas era grande condutor de homens, e diz-se que enchia sacos de areia e fazia os jogadores correrem com eles às costas pelas bancadas do antigo Estádio das Antas acima. E o FCP dessa altura era temível. Pinto da Costa apresentou Co Adriaanse realçando a disciplina que sempre impõe nas suas equipas. Após uma
temporada onde se verificou uma certa falta de pulso e liderança, ter-se-á Pinto da Costa inspirado nos tempos de“mão de ferro de Yustrich para tentar reconquistar para o seio da equipa a garra e a
mística únicas dos dragões?

FC Porto:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

que venha

Que venha com vontade de trabalhar e que tenha pulso na equipa e no presidente. "Quero este jogador.. não quero este" "Se quer o porto campeao deixei-me trabalhar...meta-se no seu trabalho e deixe-me treinar".

Fico com pena que COuceiro tenha ido embora penso que seria uma Boa escola ele ser Adjunto de Co Andreense. Espero que dentro de 2/3 epocas volte a cumpra o que prometeu.

Obrigado COuceiro. Obrigado Pinto da Costa.

Não tem a nada a ver um com o outro

Os tempos são incomparáveis.
Na década de 50 estava a começar o profissionalismo no futebol em Portugal, quando no Brasil ele já existia desde a década de 40.
Dorival Yustricht, Otto Glória, Flávio Costa e outros, trouxerem para Portugal a organização que já havia no Brasil e não existia ainda no nosso País. Nos tempos da ditadura, as coisas novas (as novidades) chegavam a Portugal com uma década de atraso. O futebol não era excepção.
Yustricht trouxe para o F.C.Porto não apenas a disciplina mas a organização. José Maria de Carvalho Pedroto, na altura jogador, "bebeu" muito desses contactos para ser o treinador que foi.
Nos tempos de Yustricht, quando ele chegou cá, os jogadores treinavam apenas ao fim da tarde e de manhã cedo antes de irem trabalhar. E normalmente os treinos eram 2,3 por semana quando ele chegou cá. Os jogadores a seguir aos jogos iam para os tascos beber uns copos. A deslocação para o Estádio era feita de autocarro público, cada jogador estava por sua conta.
Ele acabou com esse estado de coisas. Ele e não só, outros que referi e um célebre Bella Guttman que veio para o F.C.Porto e levou depois o Benfica a ser campeão europeu.

Re:Sempre as moderações sem critério

Enfim, é apenas mais um exemplo entre muitos neste forum, onde se fazem moderações por "ressabiamento", sem critério ou pura e simplesmente não se sabe aceitar uma opinião contraria.

Andam muita gentinha aqui que não merecia um misero ponto para moderações!

Um abraço Devenish.

clubite aguda duas vezes isto?

Ao menos houve coragem em moderar num comentário de hoje...estás a ser mais corajoso!

Re:clubite aguda duas vezes isto?

lol não dá para perceber realmente ! Estão a ficar corajosos estão ..

Mensagem aos moderadores .. Pah se têm discussões num determinado comentário esqueçam isso nos outros ! Net , lembram-se ? No hard feelings ?

Adriaanse - A saga continua...

A procura do treinador ideal prossegue para os lados do Dragão.

Já se experimentou de tudo. Ao modernismo de Del Neri, ao romantismo de Fernandez, à gravata de Couceiro, segue-se a disciplina de Adriaanse.

É curioso que apesar de rodarem os treinadores, o discurso do "este é que é" de Pinto da Costa mantém-se inalterado. Na minha opinião já deveria ter aprendido a não criar demasiadas expectativas nos adeptos.

Primeiro, foram amigos italianos que lhe garantiram que Del Neri era fabuloso. Depois, o treinador que goleou o Benfica anos antes é que afinal era o ideal. Depois, numa tentativa pobre de reeditar Mourinho, contratou-se Couceiro, de quem o PC tinha a certeza que ia treinar o FCP, só não sabia quando (nem durante quanto tempo, acrescento eu). Adriaanse... o rei da disciplina... agora é que é...

Se fosse portista não estaria tão optimista quanto isso. E não pensem que é por clubismo. Senão vejamos... Octávio é o rei da disciplina e no FCP não fez nada. Porquê? Não que seja mau treinador, mas sim porque quis impor um estilo que já não se usa, principalmente com vedetas e jogadores influentes no plantel (o Jorge Costa que o diga). Dentro da mesma linha, J. Pacheco também falhou em Espanha.

Tenho ouvido bastantes elogios relativamente a este treinador (e de certo terá as suas qualidades) sobretudo pelo que fez na Europa com uma equipa modesta como o Alkmaar. E essa é a palavra-chave: modesta. Com jogadores jovens, desconhecidos, a mão-de-ferro funciona bem. Veja-se o sucesso de J. Pacheco no Boavista.

Tenho muitas dúvidas sobre o que Adriaanse poderá fazer com um conjunto de bons jogadores, mas que têm requintes de vedetismo. Na minha opinião os primeiros jogos da superliga serão fundamentais. A ver vamos...

Calma

Se adrieense não tiver mão neles quem terá?

O Holandês é conhecido por ser um treinador muito rigido e duro por vezes, eu desconfio que no inicio não será um mar de rosas, até porque Co Adrieense parece-me um treinador com muita personalidade, teimoso, como deve ser para aguentar e disciplinar tanta "vedeta". Parece-me que se João Pinto for treinador adjunto eles vão ter de correr e muito.

Alguém tem que dar aos jogadores do Porto de novo garra e faze-los perceber que teem de honrar a camisola que vestem. Se o treinador holandês não servir, quem servirá?

Não quero adiantar muito mais, vamos dar tempo ao tempo, deixa-lo trabalhar para ver no que dá. Esperemos que seja desta. Eu estou confiante e tu?

O homem ainda nem aqueceu o lugar...

... e já lhe chamam mago. Del Neri, Fernandez e Couceiro também era visionários...

Ké isto pá!

what the fuck?

Re:Ké isto pá!

fuck u

Para isso

temos cá treinadores melhores e um deles já foi campeão nacional - Jaime Pacheco.
Esse sim acababa de uma vez por todas com vedetismo só que...

Será?

Será que Adriaanse tem pulso suficiente para disciplinar o grupo de "vedetas"? É que disciplinar os jogadores do Alkmaar não é bem a mesma coisa que disciplinar miúdos com tiques de estrela que recebem balúrdios ao fim do mês!

E se ele decidir organizar uma lista de dispensas (tal e qual Del Neri) que não vá de acordo com o que Pinto da Costa pensa? Será que Adriaanse está disposto a trabalhar com a constante intromissão do presidente?

O futuro o dirá...

Sem motivos para questionar as qualidades de Andriaanse, acho que é um perfeito caso de "prognósticos só no fim".

Esta época vimos um FCP, recheado de 'estrelas', jogar um futebol sofrível.

A única comparação que me ocorre é o 'Complexo Galáctico'; precisamente o mesmo que aconteceu ao Real Madrid.

Adriaanse chegou logo a prometer um Porto Campeão (será que esta afirmação é cláusula no contrato?). A ver vamos... no início.

Re:O futuro o dirá...

tem que se acreditar, isto é futebol não!

Have fun

www.tripanario.com

mão de ferro não chega

isso também o octávio tinha.

adriaanse promete algo mais no sentido de uma filosofia de jogo atraente e empreendedora, impositiva

On Topic: O artigo completo

Visto o artigo que foi colocado pela edição não estar completo, resolvi coloca-lo eu aqui, obrigado.
---------------------------------------

Estávamos em 1958, o FC Porto discutia com grande expectativa o título de Campeão Nacional desse ano, que acabaria por alcança-lo, estando 24 jogos sem perder e juntando ao Campeonato a Taça de Portugal.
Num dos encontros dessa temporada, Dorival Yustrick, treinador dos Dragões nessa época, e Hernani , jogador do Porto, andavam às avessas havia muito. De uma vez, saltando, cego, do banco, para insultar um árbitro (naquela altura ainda não havia o Apito Dourado), o treinador albarrou e espezinhou o avançado que fora expulso.
Yustrich , era um treinador Brasileiro que levou o FC Porto ao título nacional, após um jejum de 16 anos. Era um treinador de feitio polémico e um grande líder de homens.

Consta-se que entre a “ementa” da preparação física da sua equipa, Dorival Yustrick enchia sacos de areia e fazia os seus jogadores correm bancadas acima do antigo Estádio das Antas com eles as costas. De facto, o FC Porto dessa altura era visto como equipa temível, principalmente pelas suas entradas nos jogos arrasadoras, resolvendo quase sempre as partidas a seu favor nos primeiros minutos.

Pinto da Costa, tem vindo ao longo desta temporada, criticar algumas posturas menos dignas de alguns atletas do FC Porto, pouco condizentes com a actividade que exercem. Perante isso, o Presidente Portista decidiu apostar, no até há bem pouco tempo desconhecido, Co Adriaanse.
Jorge Nuno Pinto da Costa referiu na apresentação do novo técnico dos Dragões que a escolha "Foi motivada pelo perfil que pretendíamos para o FC Porto tanto no aspecto de concepção de jogo - pela forma como a sua equipa jogava - e também, e muito importante, pela disciplina que sempre impõe nas suas equipas e jogadores, dentro e fora do terreno de jogo” mencionou ainda que “o comportamento, felizmente de uma minoria, fora dos relvados, não foi compatível com o facto de serem jogadores do FC Porto. Nesse aspecto, entendo que vai haver uma mudança radical".

Ora a fama de disciplinador de Adriaanse na Holanda tem alguns capítulos curiosos, entre eles, consta-se que numa das derrotas, num jogo amigável que o Willem II (dirigido por si na altura) realizou contra o Gent, o treinador não digeriu muito bem o resultado: 6-1. Vai daí, calculou a distância a que estavam os carros dos jogadores e achou por bem que eles lá chegassem... a pé. Se a história estiver com as medidas certas, foram muitos os quilómetros palmilhados. Será? Pelo sim pelo não, o melhor é ter o carro perto. Ou, então, não perder.

Numa temporada, como esta que agora termina, onde se verificou por diversas vezes uma certa falta de “pulso” e liderança de balneário, com alterações constantes de técnicos e alguns actos de indisciplina de alguns jogadores, será que Pinto da Costa terá se inspirado nos tempos de “mão de ferro” de Dorival Yustrick, apostando em Co Adriaanse, para tentar reconquistar para o seio da equipa Portista, a garra, a atitude e a mística únicas dos Dragões?

Devia ter sido mais cedo

Para os jogadores ajudarem a construir o estádio do Dragão :)

Re:Devia ter sido mais cedo

divertido virtual hehe