Porto vs Benfica: Jesus numa encruzilhada | Relvado

Porto vs Benfica: Jesus numa encruzilhada

Terá Jorge Jesus coragem de jogar à "equipa pequena" no Dragão?
 
Jorge Jesus preocupado, outubro 2013
Isabel Cutileiro / SL Benfica

Depois de uma eliminação precoce nas competições europeias, Jesus caminha sobre brasas. Os adeptos, que raramente estiveram "apaixonados" por ele, tornam a contestá-lo; os dirigentes exigem-lhe o bicampeonato nacional; e até o Presidente parece um pouco cansado destes desaires e desmandos - lembro os recados de Vieira sobre a formação - do treinador que levantou o Benfica.

E é neste quadro que Jesus terá que jogar no Dragão, onde o seu histórico tem sido paupérrimo. Vítor Pereira, ganhando os jogos ou não, dominou Jesus taticamente com menos opções que o técnico encarnado. É uma questão de estilos de jogo, e claramente o futebol rotinado de JJ geralmente não singra contra equipas de valia equivalente ao Benfica; pois bem, os jogos em que teve mais perto de garantir um resultado positivo foram jogos em que JJ aceitou a superioridade tática do sistema portista em relação ao seu sistema em confronto direto, jogos em que aceitou colocar os extremos colados aos defesas-laterais, em que aceitou jogar longo no ponta de lança, jogos em que abdicava do meio-campo, jogos em que aceitava jogar à equipa pequena – e isto não era cobardia, era simplesmente pragmatismo.

Olhando para o próximo jogo, entre os dois grandes clubes, o Porto torna a ter um estilo de jogo com muita posse de bola, um estilo de jogo dominante, não tão assertivo como no tempo de Vítor Pereira mas com melhores opções na frente de ataque. No entanto, também estão presentes no seu futebol algumas dificuldades contra equipas muito fechadas; por seu turno, o Benfica tem melhores jogadores que essas equipas, tem jogadores muito rápidos que podem em transições ganhar o jogo a um Porto muito avançado no terreno. Por isso, jogar à equipa pequena pode mesmo ser a melhor opção para Jesus, olhando até para as dificuldades de adaptação de muitos dos seus jogadores.

A encruzilhada em que JJ está neste momento é essa mesma. Terá ele espaço de manobra para ir ao Dragão jogar à equipa pequena, mesmo que dessa forma esteja mais perto da vitória que o Porto?

Benfica:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É só rir..

...tanta conversa antes do jogo; bocas par a esquerda, bocas para a direita, mas ia tudo dar ao mesmo: o JJ é um incompetente face à vara, joga só lá atrás, só faz substituições que prejudicam o desempenho da equipa, enfim, segundo a vara, só faz mmerda!

Pois bem, NÃO VEJO AQUI NINGUÉM DESSA VARA, depois do jogo, a mandar as mesmas bocas!

Uma lição de cátedra do JJ durante todo o jogo!

Estratégia e tática exemplares!

Desempenho de todos os jogadores do GLORIOSO, durante todo o jogo, apenas ao alcance de jogadores de elevado nível!

0-2 , em plena casa dos basófias!!!

Sem espinhas, limpinho, limpinho!!!...

Vamos vara, continuem aí a correr atrás do prejuízo!

Deliciem-se chupando o vosso novo número mágico!

6 6 6 6 6 6

6 pontos de atraso!

Dois golos aos 36 e 56 minutos!

E, VINGANÇA!

36 + 56 = 92 !!!...

Rapaz, eu sei que ler ou pensar não são os teus pontos fortes,

mas tudo o que disse neste artigo, aconteceu... aliás, deixo-te com este parágrafo que resume tudo:

..."Terá ele espaço de manobra para ir ao Dragão jogar à equipa pequena, mesmo que dessa forma esteja mais perto da vitória que o Porto?" Ou seja, considerei que jogando dessa forma, o Benfica estaria mais perto da vitória que o Porto, e sim, JJ teve coragem para colocar o Benfica a jogar à equipa pequena, mesmo que se a coisa corresse mal, tivesse os adeptos todos contra ele...

Erro muitas vezes, mas desta vez acertei mesmo no centro do alvo, sabes é o que acontece, quando as pessoas não ficam cegos com a clubite e fazem as figuras que tu fazes...

Ó andrade......

...,não sabes ler>?

...quem é que falou contigo, palhaço?

Só dizes disparates!
Nem ler sabes!

Basófias de merda!

Quem é que falou comigo? Bem rapaz, foste tu,

ao não saberes responder a quem queres, direcionaste-te para quem escreveu o artigo, vê lá, no canto inferior direito, está um quadradinho com a palavra responder, que para responderes a quem queres responder, se atiras um comentário num determinador artigo de opinião para o ar, estás a responder a tudo e a todos, e neste caso concreto a mim... continuas o mesmo rapaz, sempre ao lado...

Então vara...

...como vão aí na pocilga?

Agora arranjaram um número mágico!

VINGANÇA!

36+56=92 !!!

Os lagartos já tinham o "7" como número mágico e vocês agora passaram também a ter um: o " 6 "!

36

56

...6,

o número mágico do f6p !!!

36 e 56

os minutos em que Lima ajoelhou o dragão!!!

Então vara...

...como vão aí na pocilga?

Agora arranjaram um número mágico!

Os lagartos já tinham o "7" como número mágico e vocês agora passaram também a ter um: o " 6 "!

36

56

...6,

o número mágico do f6p !!!

36 e 56

os minutos em que Lima ajoelhou o dragão!!!

Vitó

Inside, os anos do Vitó, são anos completamente atipicos, e não concordo que o Vitó dominou tacticamente o JJ.

Nem vou falar do lance do Maicon no Benfica x Porto, que já está mais que esmiuçado.

O jogo do Porto x Benfica, do 90+2, e lembro-me infelizmente muito bem desse jogo.
O Porto tinha obrigatoriamente que ganhar para ser campeão nacional, se te lembras do jogo, o Porto teve 1 lances de perigo os 90 minutos, o primeiro golo do Porto , é um auto golo do Maxi!Que por acaso do destino, deu em golo! Não houve uma supremacia, porque até aí o Benfica tinha abafado todo e qualquer futebol que o Fcp tentou em praticar.O que determinada o jogo são três substituições, a do Roderick forçada, e a do Liedson e Kelvin, todos intervenientes no golo.De outra maneira, o JJ de forma bastante genial, e organizada, tinha anulado o FCP em casa e seria campeão nacional, por esta altura estavamos a procura do tri campeonato.

Uma coisa concordo, é claro que o sistema do JJ , desfavorece o Benfica em jogos de maior exigência, então se jogar com Talisca............é melhor não continuar.

Tenho perfeita noção que o Porto tem graves dificuldades em recuperar , quando perde a posse de bola.Ele pode tirar conclusões de jogos com o Paços de Ferreira, Sporting, Rio Ave, onde o Porto apesar dos resultados passou muitas dificuldades.Apesar de como já disse várias vezes, o Porto do inicio da época, tem muito pouco a haver com o Porto de hoje.

Uma equipa arrojada, recheada no meio campo, com jogadores capazes de fazerem transições rápidas, podem matar o jogo do dragão, a favor do Benfica.
Não tenho qualquer duvida, que o Benfica da época passada, não pela forma em que estava, mas pelo leque de jogadores que tinha para jogar em transição, como por exemplo Siqueira e Rodrigo, matava este Porto em dois tempos, ainda por cima com um Porto com Casemiro em vez de Fernando.

E como já disse também, espero que Lopetegui não coloque Brahimi no lado do André Almeida, e que coloque antes Tello, que geralmente, mesmo passando o adversário, tem definições mais deficientes dos lances.

Em suma, concordo com quase tudo que dizes, menos com um Vitó superior a JJ tacticamente, porque acho que tas a fazer uma avaliação de resultados e não de exibições.Para mim o futebol é ganhar, mas nem sempre ganha o melhor.

»Vitó superior a JJ

»Vitó superior a JJ tacticamente, porque acho que tas a fazer uma avaliação de resultados e não de exibições.Para mim o futebol é ganhar, mas nem sempre ganha o melhor»

Ora vamos lá desmontar essa tese, e nem refiro o balanço de VP versus JJ em Classicos, com um saldo positivo de VP.

Um exemplo, o Clássico de 2012/13 jogado na Luz, com empate a 2 golos, com 4 golos marcados nos 17 minutos inciais, e com Godinho o auxiliar do Paixão a ser protagonista na primera meia hora.

Vejamos o onze do benfica : Artur, Maxi, Luisao/Garay e Melgarejo; Matic/Enzo; Salvio, Gaitan, Lima e Cardozo. No banco JJ tinha : P Lopes, Jardel, C Martins, Aimar, B Cesar, Ola Jonh e Rodrigo.

O FC Porto de VP jogou assim: Helton, Danilo, Mangala/Otamendi e Alex Sandro; Fernando/Lucho/Moutinho; Varela, Defour (no lugar de James) e Varela. Banco do FC Porto nesse Classico: Fabiano; Ba, Castro, Tóze, Izmailov (com 2 semanas de Porto), Kelvin e Sebá, No banco estavam 4 suplesntes oriundos da B.

Vislumbra as opções de Jesus e de V Pereira nesse Classico, e consideras que Jesus foi superior tacticamente a V Pereira?

Sobre o golo de Maicon, repito, todos os Portistas assumem o golo irregular, mas poucos benfiuistas assumem que Cardozo jogou duplamente a bola com a mão. Curioso, nesse ano, nessa area, em Fevereiro no Classico Cardozo jogou duplamente a bola com a mão, e nunca é GP, em Março desse ano, num benfica Chelsea, Terry naquela area jogou a bola com a mão uma unica vez, e aí já seria GP. Será esta a coerencia dos benfiquistas?

Voltando ao golo irregular de Maicon, recordo que no jogo dos Tuneis, o golo da vitória de Saviola é irregular, e não andamos 4 ou 5 anos a recordar esse lance. Enfim, quando a maquina de propaganda do benfica alimenta essas polémicas, o que dizer? Ontem o "paineleiro" Cervan na Bolha, assumia que ia derrotado para o Clçassico, pela nomeação do Sousa, perante isto, o que dizer? Provavelmente o benfica já foi mesmo extinto...

Daniel, eu também não vou falar do jogo de andebol de Cardozo

na área... :)

Mas, vamos lá falar de bola, e estou a falar de memória: Benfica 2-2 Porto um jogo em que VP não teve James e jogou com Defour a extremo!!! tivemos sempre a controlar o jogo, lembro-me de alguns lances de Defour que ia isolado para a área, lembro-me de um POrto a dominar.

Benfica 2-3 Porto: Outro jogo em que o Porto conseguiu impor-se ao Benfica, e quando o Benfica tentou controlar o jogo, quando estava salvo erro 2-1, lembro-me de JJ não ter conseguido dar calma aos seus jogadores.

Nesse jogo do Kelvin, é certo que VPnão conseguiu, mas aí está porque digo que o Benfica tem que jogar contra o Porto como equipa pequena, porque esse abafar do Porto de VP, foi conseguido através de extremos a colarem ao laterais, foi conseguido através do autocarro, e com um James em sub-rendimento, com Varela do outro lado e sem um verdadeiro 10, o Porto teve algumas dificuldades para lançar incerteza, agora, essa é a única forma que vejo este Benfica de JJ a conseguir bons resultados contra equipas de idêntica valia.Ehonestramente falando, acho que concordarás, que mesmo não jogando bem, nesse jogo do Kelvin, acabou por ser justo, porque o Benfica só existiu na defesa, lembro-me de Ola John ganhar a bola, e ter ainda vários metros à sua frente para a linha de meio campo!!!

Cpts.

Jesus

é o esteio do SLB e quem o quer ver pelas costas são os adversários. "Semos" CAMPEÕES e fomos agora eliminados da Europa pela primeira vez em quase 3 anos. Somos detentores da TP e da TL. Ganhámos a Supertaça. Se isto causa contestação, não sei...

Se lhe exigem o bicampeonato ou não, também desconheço. Mas se exigem são estúpidos pois o SLB não joga sozinho, contra si próprio. No desporto ganha-se e perde-se e os bimbos corruptos são adversário extremamente complicado, ainda mais a jogar no Dracona. Têm bons jogadores e boa influência no campo da fruta de dormir e afins. Por isso, não é fácil e acredito que o SLB perde no Dracona no domingo.

Mas daí a contestar Jasus? Fdx, haja decoro.

Estás a bater à porta errada, e de forma patética...

Primeiro, eu defendo que JJ é o homem que levantou o Benfica.
Segundo, não foi eliminado da Europa nos outros anos, achas que os orçamentos de Porto e Benfica, são para irem para a 2ª divisão europeia? Ok...
Terceiro, se não lhe exigem mais, meu caro, é a vida...
Quarto, tu tens Vieira como presidente, e tiveste Vale e Azevedo... :)

É claro

que foi JJ que levantou o Benfica e não o vejo a andar sobre brasas nem adeptos a contestá-lo nem dirigentes a exigir-lhe o bicampeonato nacional em maior medida do que seria normal. O que vejo é que o Benfica é CAMPEÃO e detentor da TL e da TP e foi a duas finais da L.Europa nos últimos dois anos. Neste quadro, quem contesta "Jasus"? Só se forem os adversários.

Sim, saímos precocemente da Liga dos Campeões. Mas é preciso não esquecer que Jesus perdeu meia equipa, incluíndo Oblak, Siqueira, Garay, Fejsa, Markovic, Rodrigo e Cardozo. Era melhor ter passado aos 1/8? Era. Mas isto é futebol e não se joga sozinho.

Também é claro que o Benfica não devia ser clube da L.Europa mas ir a duas finais seguidas é mau? No meu entender, não é. Preferia os oitavos da Champions? Sim. Mas 2 finais da L.Europa seguidas não é feito de se deitar ao lixo. Exige-se mais? Sim. Mas é preciso não ser estúpido e perceber que o futebol não é só ganhar.

Vale e Azevedo roubou o Benfica. Vieira cometeu que crime mesmo? Já o teu clube corrupto foi julgado corrupto e nem recorreu da decisão... :)

Independentemente dos méritos

Independentemente dos méritos de cada um, das tácticas idealizadas e dos jogadores utilizados, creio que a melhor forma de bater o porto é apostar nas transições rápidas, ou seja, jogar com um bloco mais baixo e apostar nos contra-ataques, já que os laterais do porto dão muito espaços nas costas, o meio-campo defensivo do porto é macio (com excepção de Herrera) e os centrais são lentos.

No lado do porto, convirá manter um ritmo mais lento, um futebol mais pausado, aproveitando a maior valia individual dos seus jogadores para desequilibrar, especialmente nas alas.

Não poderia estar mais de acordo,

Mas, a questão não passa só por Casemiro, passa principalmente por Oliver, que está a fazer a posição de Moutinho, ou seja, é aquele organizador de jogo mais recuado... e não sei, se ele conseguirá ser tão agressivo neste tipo de jogos, vamos ver...

Benfica

O Benfica tem de aproveitar isso mesmo, e o facto de Casemiro não ser de longe o Polvo Fernando.

Inside, não é verdade que Jesus esteja

para já sobre brasas. Ninguém está contente por termos ido de vela na Champions tão ignobilmente, mas muitos benfiquistas ficaram aliviados por termos falhado a Liga Europa. Jesus estará numa situação comum a quase todos os treinadores de grandes clubes, que é o clássico ou-és-campeão-ou-põe-te-no-caralho, e enquanto estiver à frente no campeonato - e aconteça o que acontecer no domingo, não deixará de estar - poucos benfiquistas o colocarão em causa.

Quanto ao resto do artigo, lá está, tudo depende do resultado: se jogar à equipa pequena e ganhar ou empatar, tudo bem. Se se acagaçar e perder na mesma, como nas "genialidades" Roderick aos 60 mts e David Luiz na esquerda, aí sim, estaremos mal. Esperar para ver o que acontece.

Não sei Dados, imagina que ele vai ao Porto, e joga

tudo cá atrás, e perde... depois, das provas de incapacidade contra equipas idênticas, achas que os adeptos não vão "chatear", não estou a dizer que o lugar fica em perigo, isso tenho quase a certeza que não, contudo, é complicado perder nesta altura do ano os adeptos, já chegar ao Dragão, bater-se olhos nos olhos e perder, até pode ser melhor, a questão fundamental, é que se ele joga olhos nos olhos, muito provavelmente leva um banho de bola, e aí seria ainda pior...

Por isso, falei no dilema de JJ... mas, sinceramente acho que ele vai jogar com os jogadores colados uns nos outros cá atrás a espreitar o contra-ataque, jogar com Pizzi e Enzo mais Samaris, poderia dar à equipa transições ainda mais rápidas que o habitual, mas aí, lá teria ele que mudar o sistema, e ele não gosta muito disso...

Pá, ele é que ganha os 4M€, bem pode perder uns cabelos a pensar nisso :)

O Porto sempre foi o macho

O Porto sempre foi o macho alfa da Liga. O Porto nunca se sujeita na sua matriz de jogo por causa do adversário, seja ele quem for. Do lado oposto é factual que JJ caga-se todo quando defronta o Porto, mas penso que depois da humilhação môr que foi o ajoelhar aos 92mn, já ultrapassou esse medo. Continua é a inventar nos grandes jogos. Então na champions estava mesmo confuso!

Arnaldo, Os jogos da Liga tem

Arnaldo,

Os jogos da Liga tem contornos diferentes de jogos a eliminar.

Vejamos os 5 resultados de Jesus no Dragão em jogos para o Campeonato:

2009/10 FC Porto 3 benfica 1!
2010/11 FC Porto 5 benfica 0'!
2011/12 FC Porto 2 benfica 2!
2'012/13 FC Porto 2 benfica 1!
2013/14 FC Portio 2 benfica 1!

Foram 4 derrotas e 1 empate, e entretanto lemos isto : "É uma questão de estilos de jogo, e claramente o futebol rotinado de JJ geralmente não singra contra equipas de valia equivalente ao Benfica; pois bem, os jogos em que teve mais perto de garantir um resultado positivo foram jogos em que JJ aceitou a superioridade tática do sistema portista em relação ao seu sistema em confronto direto, jogos em que aceitou colocar os extremos colados aos defesas-laterais, em que aceitou jogar longo no ponta de lança, jogos em que abdicava do meio-campo, jogos em que aceitava jogar à equipa pequena – e isto não era cobardia, era simplesmente pragmatismo. "

Resume-se ao jogo Kelvin essa avaliação? O onze desse jogo: Arur; Maxi, Luisão, Garay e Almeida; Matic, Enzo, Salvio, Gaitan, Ola John (sim a acompanhar Danilo), e Lima, será que JJ abdicou do meio campo, seria este um benfica tracção atras? Vislumbro 4 unidades de tracção á frente, Gaitan a apoiar Enzo e Matic no miolo.

Será o unico empate de Jesus na época 2011&12 no Dragão, ele abdicou do meio campo? Eis o onze desse empate a 2: Artur, Maxi, Luisão, Garay e Emerson; Javi e Witsel; Gaitan, Aimar, Nolito e Cardozo, nesse jogo a 20 minutos do fim perde 1.2 e lança Saviola e B Cesar, em detrimento de Aimar e Nolito. Abdicou do meio campo nesse jogo? Javi, Witsel e Aimar? Também nao me parece...

O que Jesus faz recorrentemente é alterações estapafurdias, que alteram a dinamica da equipa, por ex D Luis a Lateral, ou a entrada do prodigio Roderick no Campeonato Kelvin, e o banco para o até então lateral Melgarejo. Aliás, não descarto no Domingo JJ lançar Pizzi, e retirar Talisca, e jogar com Enzo e Pizzi, com Samaris atras de ambos!

Creio que Pizzi acabará por jogar no Domingo,

assim como Lima, mas duvido que seja a titular. Jesus dará certamente ordens a André Almeida para não subir, porque Tello vai ser um perigo constante.

De resto é jogar o jogo pelo jogo, e sim, penso que será mais avisado JJ dar-vos a iniciativa do jogo nos primeiros minutos.