O que jogaram os emprestados do FC Porto em 2011/12 | Relvado

O que jogaram os emprestados do FC Porto em 2011/12

Análise à época dos atletas cedidos pelos três grandes. Meio campo portista muito "disperso".
 
Belluschi (Génova) festeja golo
Lusa

No terceiro e último artigo sobre a análise à prestação dos jogadores emprestados pelos três "grandes", centramo-nos agora no FC Porto, que manteve quase todo o plantel da época anterior.

O número de emprestados pelo campeão nacional é muito semelhante ao do Sporting: 25 "leões" contra 23 "dragões". E a meio-campo abundam as opções.

No início da época parecia que Castro iria ficar junto dos campeões nacionais, mas rumou a Gijón, onde é muito importante no Sporting local, embora tenha sido relegado nas últimas semanas. Terá um desfecho diferente na próxima pré-temporada? Em Gijón não vai ficar; Castro já se despediu da equipa que agora vai jogar na segunda divisão espanhola.

Guarín e Belluschi, peças fundamentais no tempo de Villas-Boas, foram cedidos em janeiro, rumo a Itália. A lesão prolongada do colombiano não permitiu ao jogador jogar muitos minutos no Inter, onde deverá continuar; o argentino não é titular indiscutível no "aflito" Génova, mas agrada aos responsáveis locais.

Souza saiu em janeiro para o Grémio e poderá ser um daqueles atletas que no Brasil funcionam bem, mas na Europa não. Ukra esteve parado meio ano, nunca foi titular em Braga, esta época, e não deverá entrar nas contas portistas.

Miguel Lopes aproveitou as várias lesões no Sporting de Braga para se impor no corredor direito da defesa e foi inclusive chamado à seleção nacional. No entanto, com Sapunaru e Danilo, o futuro deverá passar por novo empréstimo (veremos o que acontece no Europeu 2012). O mesmo acontece com Fucile, que foi emprestado também já este ano, e deve permanecer no Santos.

Abdoulaye tem-se relevado uma surpresa para muitos observadores. Com passada larga, poderio físico e bom sentido posicional, é um dos jogadores com lugar cativo na Académica e estará dependente de uma saída de um central portista (Rolando?) para se afirmar na equipa principal do FC Porto. Sereno foi sempre titular no despromovido Colónia, com exibições seguras.

Para o sector ofensivo, Walter era o "homem pesado" da equipa até ser emprestado ao Cruzeiro, em janeiro. Também não é titular no conjunto de Belo Horizonte e, apesar das poucas opções para a posição no plantel portista, não se prevê o seu regresso. Atsu é um dos jogadores mais influentes no Rio Ave, tem demonstrado capacidade física e técnica acima da média, e poderá ser uma boa alternativa para a posição de extremo.

Por fim, a baliza: Beto é o dono das redes no Cluj. Foi para a Roménia para jogar e ser opção para Paulo Bento - e vai mesmo estar no Europeu deste ano. Mas, depois da competição, poderá ser colocado no mercado para uma possível transferência.

Fora dos planos do FC Porto estarão vários nomes. Os guardiões Hugo Ventura e Kieszek, os defesas David Addy, Ivo Pinto, André Pinto e David Bruno, os médios Sérgio Oliveira, Edu, Soares e Pedro Moreira e o avançado Kelvin seguirão para novo empréstimo ou transferência.

FC Porto:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Melhor maneira de ganhar

Melhor maneira de ganhar dinheiro na internet. Eu já ganhei 400€!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! vê como é fácil: www.ganhas-dinheiro-online.blogspot.com

Abdoulaye no Porto

, vai sofrer um processo identico ao do Rui Jorge quando saíu do porto para o SCP, mas ao contrário :)

Os nossos emprestados ficavam em 2º na 1ª Liga

A isto chama-se qualidade.

É Maya?

a tipica arrogância portista -.-'

Há que aproveitar alguns!

Por mim, ficariam Abdoulaye, Castro, e Christian Atsu. Com hipóteses e dependendo de vários factores seriam opções Miguwl Lopes, Sereno, Souza e Sérgio Oliveira.

Cumprimento das regras da UEFA

Um ponto que o FCP tem que assegurar é ter um número minimo de portugueses no plantel para não ter que enviar uma lista curta para a UEFA.

Dos jogadores referidos Miguel Lopes, Sereno (4 central), Atso e Castro têm lugar no plantel do FCP.

Haja coragem de apostar em jogadores portugueses..

Quase isso

Não é um número minimo de Portugueses, mas sim um numero minimo de jogadores formados localmente. E entenda-se formados localmente, aqueles jogadores que jogaram pelo menos 3 anos entre os 15 e os 21 no país do clube que representam.

Pelo menos a época passada eram necessários 8 jogadores formados localmente, dos quais, pelo menos 4 deveriam ser formados no próprio clube. Tinha ideia que era uma regra a ser aplicada de maneira progressiva, pelo que se calhar este ano esse número minimo aumentou.

Ou seja, Atsu, embora seja Ganês conta como jogador formado no clube se integrar o plantel do porto, e conta como formado localmente em qualquer outro clube Português.

Melhor maneira de ganhar

Melhor maneira de ganhar dinheiro na internet. Eu já ganhei 400€!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! vê como é fácil: www.ganhas-dinheiro-online.blogspot.com

sapunaru por miguel

sapunaru por miguel lopes
c.rodriguez por atsu
bracalli por beto
otamendi ou rolando por ricardo carvalho
alvaro pereira por emidio rafael

e o regresso de castro.

se hulk sair,contratava o quaresma.

um dos erros do fc porto,teve a ver-se com a constituição do plantel. para as competições europeias,o f cporto so inscreveu 19 jogadores,visto os restantes jogadores, não terem o requisitos. 8 portugueses,dos quais 4 formados no clube.

Guarin e M.Lopes...

..claramente os que melhor aproveitaram a janela dos empréstimos. Atsu tb mas noutra prespectiva.

Fazia regressar Atsu,Castro e Sereno. Gosto muito do P.Moreira mas são quase minimas as suas hipoteses.

Castro sem dúvida!!! Sereno

Castro sem dúvida!!! Sereno para quê??? Não me parece que tenha a qualidade necessária...
Atsu ainda vai rodar mais um anito de certeza...

Porque não Sérgio Oliveira?

Nunca vi nada de especial....

..nesse Sérgio Oliveira. Sereno não é tão mau como o pintam,para o banco é uma excelente alternativa.

Não teria tanta certeza nesse empréstimo de Atsu. Apostava mais no Iturbe,

prefiro o Abdoulaye ao

prefiro o Abdoulaye ao Sereno, de longe... só tem de aprender a dar menos pau LOL

É o jogador...

..com mais expulsões na liga,não é?

Também aposto no Abdoulaye

É verdade que é o jogador com mais expulsões na Liga mas isso pode e deve ser trabalhado para bem do jogador e do clube. Creio que estou com o Sharp: é muito mais novo e tem muito mauior potencial que o Sereno.

eu que acompanho os jogos

eu que acompanho os jogos todos da Académica, posso garantir que está ali um belissimo central... só tem de aprender a ter mais cabeça! Tem apenas 21 anos

Souza

Tem estado muito bem no Gremio

Não surpreende...

...porque realmente é um bom 8. Teremos certamente novamente um plantel competitivo e ambicioso.

Em relação ao Souza

O Souza foi titular no início da temporada e esteve muito bem a jogar como 6. Foi mesmo o melhor do Porto no encontro da Supertaça Europeia no Mónaco onde fez uma exibição brilhante. Acontece que o nosso magnífico treinador, autor da "Teoria do Chiclete" esqueceu a sua própria teoria e meteu,. no jogo seguinte o Fernando a titular que, aliás jogou bem mal. E pura e simplesmente deixou de contar com o Souza e este claro,. perante uma tão grande manifestação de confiança do treinador afundou-se!

Fernando é muito mais jogador...

..tens razão quando realças a prestação de Souza contra o Barcelona,mas penso que não se pode comparar os dois jogadores.Ainda por cima se estivermos a falar da posição 6.

No jogo seguinte Fernando foi titular e ganhamos 5-2,em Leiria.Souza começa a perder espaço,quando em casa contra o setubal as coisas não estavam a funcionar.

Dizer que um jogador é um bom

Dizer que um jogador é um bom 6 só porque faz um jogo bem conseguido nessa posição parece-me claramente um exagero, já como 8 fez alguns jogos(aliás no Brasil jogava nessa posição ou em duplo pivot mas ele nunca rea o pivot mais defensivo)muito bem conseguidos, até porque é um jogador que remata bem.

Cumprimentos aos 2