O lugar aos mais novos | Relvado

O lugar aos mais novos

O FCP terá forçosamente que começar a equacionar e a projetar um novo rumo ou figurino na sua estrat
 

Tendo como principal fundo ou imagem, a crise instalada que a atual sociedade global está a viver, que se configura e estima por um período bastante longo, e que todos nós somos testemunhas desta triste realidade, o futebol e todos os seus agentes desportivos associados à modalidade em causa, decerto que não poderão ficar imunes e desenquadrados de toda esta problemática.

Nesta base de raciocínio, o FCP apesar de se apresentar entre os clubes denominados de “grandes”, (onde faço incluir também o SCB por direito próprio), como o clube melhor posicionado em termos de sustentação económica, e principalmente pelos resultados desportivos que ao longo de várias décadas vem ostentando, terá forçosamente que começar a equacionar e a projetar um novo rumo ou figurino na sua estratégia de reforço da principal equipa de futebol, como tem sido apanágio no melhor clube português da atualidade, que nestas matérias de boa política desportiva costuma andar uns anos à frente de toda a sua concorrência, razão pela qual na minha perspetiva, consegue obter melhores resultados do que os seus opositores diretos.

Pese embora o paupérrimo rendimento da equipa B na disputa da 2ª Liga, onde se esperava uma melhor performance tendo em conta o projeto inicial do clube, parece-me ainda um pouco cedo para se fazer uma análise aprofundada sobre o assunto, pois certamente após a próxima abertura do mercado de transferências em janeiro, a equipa será objeto de alguns retoques que lhe darão um melhor posicionamento na tabela final do campeonato.

No entanto, julgo poder dizer com a certeza visível que a SAD do FCP nos tem obsequiado há vários anos, que já se afiguram algumas transformações no exercício da sua ação formativa e pró-ativa, através da introdução gradual na equipa de jogadores pertencentes às suas camadas jovens, ou jogadores promissores oriundos de outros mercados, onde se podem destacar os casos de, James Rodriguez, Danilo, Alex Sandro, Mangalá, Atsu, Quiñones, Abdoulye, ou Castro, conseguindo e reunindo um plantel de extrema qualidade técnica, e com uma média de idades a todos os títulos notável, tendo em conta os pergaminhos e a ambição sempre constante e evolutiva que o clube se propõe atingir, quer se fale em termos estritamente nacionais ou se projete no panorama internacional, o que faz do FCP um clube ímpar, temido, respeitado e copiado como projeto desportivo credível por todo o mundo.

FC Porto:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bom, os frutos das

Bom, os frutos das recem-criadas Equipas B, só serão visiveis no médio-prazo, isto é, dentro de 2/3 anos poderemos avaliar com razoabilidade qual a sustentabilidade que esses projectos irão ou não garantir ao Futebol Português, e aos 6 Clubes que apostaram nesses projectos.

Como bem sabemos, este projecto, foi iniciado no ano de 1999, mas todos eles abortaram (os Clubes voltaram à velha fórmula dos emprésimos), excepto o projecto Maritimo, e que frutos floresceram na Madeira: Desde Pepe, a Baba, Ruben Ferreira, Sami ou Weldon entre outros, assim como Treinadores Van Der Gaag e Pedro Martins começaram no Maritimo B. Porém, perante neste contexto económico desfavoravel, os Clubes, e a própria FPF ao ressuscitarem esses projectos, tentam os clubes lapidar jovens em casa, e a FPF defender o jogador Português.

Falando em Formação, creio que o Sporting foi, é, e creio que continurá a ser a melhor fábrica de talentos em Portugal, exemplos são mais do que muitos. Aliás, desde que me recordo de ver Futebol, é o Sporting que mais jovens lançou na sua equipa principal, e acrescento que no curto-prazo, essa deveria ser a aposta séria do Sporting, num modelo com afinidades com o Ajax, assim haja paciência para se deixar maturar os jovens de qualidade que o Sporting sempre criou. No curto-prazo estou atento à evolução de João Mário. creio que estará ali um médio de classe Mundial!

Relativamente ao Porto, e como o artigo salienta, Atsu ou Abdoulaye são produtos da Formação Porto, chegaram com 15/16 anos, e foi no Porto que cumpriram a etapa final dos seus processos de crescimento. Quanto a James, Danilo, Mangala, ou Alex Sandro, temos e devemos reconhecer o devido mérito ao scouting do Porto, mas não são produto da Formação Porto. Aliás, Castro, Atsu ou Abdoulaye são um óasis no deserto, e que nos surge este ano, finalmente chegam à equipa principal do Porto produtos da sua Formação. Porto que bem recentemente foi uma bela escola de centrais: Couto, Ricardo Carvalho, Jorge Costa ou Bruno Alves, eis uma boa prática que deveria ser seguida, isto sem descurar o excelente modelo que o Porto tem implementado, e com extraordinários resultados desportivos e financeiros!

Não era mal pesado não. Mas

Não era mal pesado não. Mas vejamos a diferença da equipa B do Porto para todas as outras: esta joga num "bota pra frente" igual aos juniores. Não é uma equipa B, é um talho. Por um lado serve muito bem (não serve resultados logo joga em apoio à "equipa A") por outro não há equipa em si. Pode ser por ser o 1º ano mas já leva uma bela diferença das outras "Bês". Por esse facto nem a vou comparar com o Barça B ou o Milan B de onde saiu o único Penta-Campeão Europeu pois aí é uma equipa e seja por onde for (e não é pelo valor de cada um em particular) está a jogar-se com uma equipa construida desde novinhos e que jogaram "ao meio" juntos por quase uma decada....

Quanto ao sporting: este é claramente o clube com melhores condições de formação, não só em fubebol de 11 mas de quase tudo, não tem é equipas profissionais a alto nível... o Porto tb não fica mal na figura mas tem falta de profissionais. E aqui lembro que a modalidade de PC nunca foi profissional no Porto......

filisteu , o braga é um grande por direito próprio ??

podias e devias ter escrito em mandarim que continuarias a ser um daqueles amestrados sem senso ... LOL

"lugar aos novos" ... , considerando que o belhote já não tem há muito saúde pra dar e vender ... eheheh

concordo

com o seu texto...a excepção do ultimo paragrafo...

dou valor ao porto no que toca a descobrir talentos e revende-los ao peso de oiro....essa virtude tem-se vindo a detriorar, quando comparado com a era Mourinho...

Mas deixe-me perguntar-lhe...

...James Rodriguez, Danilo, Alex Sandro, Mangalá, Atsu, Quiñones, Abdoulye, ou Castro,...

Chama a estes jogadores exemplos de aposta na formação, quando estao aqui mais de 40 Milhoes de Euros em contratacoes?

40 Milhoes nao é o orçamento do Braga, por exemplo...

e o exemplo da equipa B, ainda menos sentido tem, quando olhamos para o plantel dos B e vemos que o Porto a epoca passada foi buscar mais de 6 jogadores ao mercado sul americano, em detrimento dos Juniores, para atacar a 2 Liga...

nao queira abraçar um titulo, que por excelência, pertence ao Sporting, onde tem 2 bolas de oiro formados...caso talves unico a nivel mundial.

Isso que fala nao é formar jogadores caro Ctadeu....

Cumprimentos,

Obrigado pelo seu comentário.

Obrigado pelo seu comentário. Todavia só um reparo, quando afirma que eu digo que certos jogadores foram objeto da formação, se reparar bem no meu texto, eu digo o seguinte sic, "através da introdução gradual na equipa de jogadores pertencentes às suas camadas jovens, ou jogadores promissores oriundos de outros mercados, onde se podem destacar os casos de, James Rodriguez, Danilo, Alex Sandro, Mangalá, Atsu, Quiñones, Abdoulye, ou Castro".
cumprs.
Ctadeu

viva caro Ctadeu

eu nesse ponto concordo consigo..embora chame mais a esse processo de "adaptação" do que propriamente de "formação"...

Se o Ctadeu observar, esses jogadores que listou (exceptuando Castro) , antes de ingressarem no Porto, ja eram jogadores que jogavam nas equipas principais dos seus clubes...que me leva a crer que apesar da idade, eram já jogadores que estavam numa fase muito adiantada no processo de formação...dai o custo dos respectivos passes.

Julgo tratar-se mais em descobrir e potenciar jovens jogadores, adaptando-os ao futebol europeu, do que ser um feito de formalção do atleta.

Nao quero com isto invalidar o seu artigo, foi apenas um reparo que tomei a liberdade de lho manifestar.

cumprimentos

Estou de acordo consigo com o

Estou de acordo consigo com o termo "adaptação" em detrimento do que referi no meu texto "formação, tendo em conta que de facto jogadores com esse desiderato serão só os casos mais emblemáticos como Atsu e Abdoulye, como foram noutros tempos, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Jorge Costa, entre outros. Todavia, parece estar esclarecida a ideia inicial.
Cumprs.
Ctadeu.

...

...lixo...a parte do Braga então é risível, no mínimo...

Obrigado pelo cuidado que

Obrigado pelo cuidado que teve mais uma vez na análise do meu artigo e no tempo que lhe deu. Isso só me dá ainda mais vontade e força para continuar a expressar a minha opinião.
Ctadeu.

Expresse; expresse..., ainda sai no Expresso!!!

LOL

P.S. - Escrebinhando, na página da necrologia..., realmente só MERDA.

os 2 primeiros comentarios...

...vieram logo de um alcoolico Alentejano e de um Cão, com manias de Ninja...realmente so merda..XISPA...

Atrasadinho-Mentol, antes tal que acólito BIMBO!!!

LOL

P.S. - Enxerga-te PUTO BIMBALHÓMETRO, ainda te falta muito, para te pores em bicos dos pés com os homens..., PUTO tansinho dos mansinhos e dos tenrinhos, nãon tens substrato/substância para entrares em tal..., tenho pena de ti!!! És pura MERDA, os teus pais já te disseram tal, pois eu escutei (bai trabalhar meu malandro nãon sei como pari este morcão).

POIS..., fcp um clube ÍMPAR, TEMIDO, RESPEITADO e COPIADO como

projeto desportivo CREDÍVEL por todo o mundo ("ali para os lados da ribeira e no estrangeiro Gaia").

P.S. Judas Tadeu olha o "MEU"..., LOL, realmente desta alminha só sai MERDA!!!

Esta propaganda ...

... é inacreditável. Mais uma bela porcaria de artigo.