Spartak vs FC Porto: os czares de Moscovo já avistam Dublin | Relvado

Spartak vs FC Porto: os czares de Moscovo já avistam Dublin

O FC Porto está nas meias-finais depois de mais um resultado folgado, voltou a vencer na Rússia e ma
 

“Chapa cinco”, capítulo 2

Com golos sul-americanos – Hulk, Rodríguez, Guarín e Falcao – e um português – Rúben Micael –, o FC Porto passeou classe – outra vez – em Moscovo, garantindo a passagem às meias-finais com um resultado à moda antiga: 10-3 na eliminatória.

O Spartak tentou, quase sempre por McGeady, chegou ao golo numa grande jogada de Dzyuba, suplente na primeira-mão, mas não teve resposta para a velocidade de Hulk nem para a concentração e eficácia portistas, que marcou por cinco vezes sem grandes dificuldades. Ari ainda veio agitar o ataque moscovita, mas nada havia a fazer para controlar o ímpeto dos azuis-e-brancos.

Na Rússia… manda o dragão

Karpin surgiu no Luzhniki com algumas alterações relativamente ao “onze” que jogou no Porto – Ibson, por exemplo, ficou de fora. André Villas-Boas, por seu turno, fez regressar Helton, Otamendi, Álvaro Pereira e Fucile, ausentes na última jornada da Liga Zon Sagres, e tratou de chamar Cristian Rodríguez ao onze. O técnico portista passava assim a mensagem: o jogo era para ganhar, apesar dos quatro golos de vantagem.

A turma portista percebeu. Entrou pressionante e disposta a concentrar o jogo no meio-campo ofensivo. Também por isso lhe pertenceram os primeiros lances de perigo no jogo. McGeady, o elemento mais ameaçador da equipa moscovita, testou os reflexos de Helton logo aos 7’, com um remate potente já dentro da área. O Spartak empolgou-se e cresceu a partir desse lance, mas nem por isso foi capaz de criar oportunidades de golo.

E já depois de Dzyuba lesionar Fucile com um empurrão que doeu só de ver, Hulk descobriu uma nesga de espaço para arrancar no meio de vários jogadores do Spartak, que não puderam fazer mais do que assistir à correria do brasileiro, que não perdoou no frente-a-frente com Dykan.

Hora das despedidas para o Spartak

Se dúvidas houvesse, o momento de Hulk confirmou o que já se sabia: o Spartak não tinha a mínima hipótese de chegar às meias-finais. E o FC Porto abria caminho para mais um capítulo na tradição de ganhar na Rússia e de vencer todos os jogos fora nesta Liga Europa 2010/2011.

Ainda assim, os comandados de Valery Karpin não atiraram a toalha o chão e, através de transições rápidas de McGeady, Yakovlev e Alex, principalmente eles, andaram bem perto da baliza de Helton e do golo que daria o empate. Aos portistas valia a pontaria desafinada.

Quem não quis nada com a falta de pontaria foi Rodríguez, que num pontapé de canto, em cima do intervalo, atacou a bola ao primeiro poste e fez o sétimo golo portista na eliminatória, o segundo em terras russas.

Entrar a matar e acabar a sofrer

Ora, se a primeira parte acabou com o golo do uruguaio, a segunda começou com um colombiano. Rúben Micael, que entrou para o lugar de Moutinho – em risco de suspensão – encontrou Falcao num passe brilhante. À segunda, o 9 serviu Guarín, que voltou assim a marcar em Moscovo.

Pouco depois, o gigante Dzyuba passou de forma fantástica Otamendi e Rolando e o FC Porto sofria assim o primeiro golo na Rússia. Mas não passou muito tempo até Falcao, em novo canto, voltar a bater Dykan, de cabeça, após desvio de Rodríguez.

Os azuis-e-brancos baixaram a intensidade e desconcentraram-se atrás. Acabado de entrar, Ari, isolado, contornou Helton e reduziu o resultado. Podia ter repetido a façanha, mas seria Rúben Micael a fechar as hostes, depois de uma jogada confusa.

Contas feitas, dez golos marcados contra três sofridos, o melhor ataque da Liga Europa (29 golos) e o melhor marcador, Falcao. André Villas-Boas não gosta do rótulo de favorito, mas há que dizê-lo: assenta-lhe bem.

As figuras:

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que grande eliminatória

Que entrada madura e brilhante do FCP... Posse de bola, pressão e não se deixou adormecer com a vantagem de cá...

Pouco há a dizer deste Porto na UEFA... imperial, dominador e goleador... Vem aí uma eliminatória decisiva e muito complicada... Faltam 2 jogos para nos encontrarmos com uns vermelhos portugueses em Dublin

Já se sente...

O calor no ar...

Vai dar faísca

um Benfica-Braga e um Porto-Villareal ... grandes jogos em perspectiva!

Portugal,pelo menos na Liga Europa...

Está no topo da cadeia alimentar este ano...São entre 70% - 80% de hipóteses de um clube português conquistar o troféu de grande prestígio este ano...Além do que este Villarreal está muito verdinho nestas andanças e em termos de plantel...

re

eu não dou para esse peditório.. o Villareal tem uma equipa com grandes nomes! Será um osso duro de roer.
Se quiseres comparar com o Sevilha parece-me mais equilibrada entre sectores, com um meio campo de muito valor e um ataque endiabrado que requer todas as cautelas dos nossos campeões.
O Porto é favorito mas terá que jogar para o comprovar dentro do campo e espero que com uma pontinha de sorte também passe sem sobressaltos à final. os espanhois são seguramente o adversário mais difícil de bater dos 3 restantes, sobretudo em 2 mãos.

Cumprimentos

Sim,no entanto contam com alguns jogadores de

renome,como um grande redes Diego Lopéz (com 1,96m e a sua qualidade),impõe respeito,Têm tambem Cicinho,Gonzalo,Marchena,Santi Cazorla,Marcos Senna,Borja Valero,Bruno Soriano,Nilmar,Rossi,etc,no entanto parece-me uma equipa recente,com muitos B´s do Villarreal,teve a saída de bastantes craques no ínicio da época devido a alguma contenção financeira,não são uma equipa habitual na luta ao título em Espanha,por isso acredito que a superior organização e qualidade/consistência dos jogadores do FC Porto,poderá valer a eliminatória,mas sem dúvida será dos maiores obstáculos até ao momento pela luta pelo troféu da parte do Porto...
Cumps

Não vou dizer

que temos um longo caminho a percorrer até chegar a Dublin porque só faltam 2 jogos mas, não vai ser fácil pois o Villarreal é uma grande equipa só aquele ataque mete medo, a defesa é o sector mais frágil é a defesa com a lesão de Gonzalo Rodriguez(não fiquei contente com a lesão dele, não se trata de jogar contra os melhores mas sim por nunca ficar contente com a lesão de alguém que faz do futebol a sua profissão, preferia que estivesse suspenso por 2 jogos).

Estou optimista, mas cauteloso um ponto que nos pode ser favorável é que o Sevilla ainda pode apanhar o Villarreal no quarto lugar e isso pode fazer com que não façam gestão do plantel, o Porto nisso está mais à vontade.

Nisso da gestão do plantel, sim,

o Porto levaria vantagem. Mas não me parece que vá haver muita. Por uma razão muito simples: no Porto, ninguém me parece que vá abdicar de terminar a liga sem derrotas (igualar ou bater um recorde do Benfica é sempre um objectivo, como bem sabemos). Logo, não acredito em grande rotatividade.

No resto, acho que o Porto é tão favorito frente do Villarreal como o Benfica o é frente ao Braga.

Não sei Killer, fosse eu

Não sei Killer, fosse eu Villas-Boas e não pensaria duas vezes qual seria o objectivo principal até porque o FCP tem provado que até tem bom banco para algumas posições.

No outro jogo passa-se o mesmo, o Braga ainda luta por um lugar europeu se bem que dificilmente Nacional chegará lá e Sporting e Braga ficam com lugar garantido na Liga Europa, já o Benfica só tem a meia-final da Taça de Portugal.

O Braga

tem a Europa garantida. Seja de forma directa, seja com pré-eliminatória, a presença na Liga Europa da próxima época não foge. Até te digo mais: das 3 equipas portuguesas em prova, aposto que será no Porto que haverá menos rotatividade.

só é pena o Sporting não ser

só é pena o Sporting não ser a quarta equipa nas meias-finais senão seria algo completamente surreal, é pena quem sabe com o Domingos na próxima época mas é preciso que os adeptos também ajudem um pouco, como li hoje e concordo se o Domingos tivesse feito hoje o que fez em Braga(jogar à defesa) mas ao serviço do Sporting certamente era assobiado, não digo por todos os adeptos mas por aqueles que são sempre os primeiros a mostrar os lenços brancos à primeira coisa má que acontece.

Não dava

porque a) o Sporting tem uma equipa com alguns elementos miseráveis (basta ver que a principal referência ofensiva da equipa é aquilo que sabemos) e b) eliminando Rangers, e depois PSV, o Sporting apanhava o Benfica, o que invalidava desde logo a hipótese das 4 equipas portuguesas nas meias.

E, sinceramente, o futebol do Domingos não me agrada minimamente. E, sendo do Sporting, jogar à bola é o que nos mais importa.

O braga na época passada

O braga na época passada jogou bom futebol, ok não é futebol bonito como o Benfica joga por exemplo mas também tem jogadores mais talhados para esse tipo de futebol rápido e em velocidade, mas jogou futebol agradável, esta época a equipa está muito mais fria e pragmática na forma de jogar, também fruto de algumas saídas principalmente em Janeiro, Matheus e Luis Aguiar davam um toque diferente à equipa.

Sim o Sporting tem muita merda mas também tem jogadores que a meu ver têm potencial e estão a ser mal aproveitados(ou estavam) como Zapater ou Torsiglieri que não são os cepos que fizeram deles.

O Sporting

tem várias falhas, mas é claro que tem equipa para não estar a 500 pontos do 1º lugar. Tivemos, também, um péssimo treinador. Mas, com Abéis, Grimis, Postigas e afins, não dá para mais do que o 3º (se der, vamos ver). Também já se parava de fingir que o Patrício é guarda-redes para o Sporting, mas parece que dá jeito (vende-se a ideia, por exemplo, de que o Postiga está a fazer uma época sublime).

Pode ser que com Carlos

Pode ser que com Carlos Freitas muita coisa mude também, ele no Braga fez um excelente trabalho mas...está provado que tinha uma estrutura muito forte por detrás e que continua a ganhar depois da sua saída e depois da saída de "n" jogadores.

Eu também sou daqueles que acha que o Patricio tem um imenso potencial mas há alguma coisa que o impede de estabilizar, a imagem que fica é que ele está sempre sobre brasas na baliza, é só veres a forma como ele festeja uma defesa normal, como se tivesse defendido um penalty, nota-se que tem muita pressão sobre os ombros, mas este Patricio não é GR para o Sporting nem dá pontos ao Sporting, também é verdade que esta época não comprometeu tanto como em épocas passadas.

Eu curiosamente gosto de Abel, não é nenhum jogador fantástico mas é um gajo que dá o litro dá o que tem e o que não tem e esses gajos também são precisos no plantel agora se me perguntares se eu prefiro ter o Abel como segundo lateral direito ou o Cedric(que já o vi jogar algumas vezes ao vivo e acho-o absolutamente fantástico) prefiro claramente o segundo mas lá está Cedric está numa idade que precisa de jogar(rodar) já que no Sporting o lugar é de João Pereira.

a nível de centrais Polga tem claramente que sair, Nuno André não desiludiu mas também não deslumbrou, Torciglieri parece-me um bom jogador, se entrarem Rodriguez e Alex Silva vão ficar muito bem servidos.

No meio campo era correr com o Maniche(que eu acho que ainda tem alguma qualidade mas cabeça 0) e trazer 2 ou 3 jogadores Luis Aguiar, João Ribeiro por exemplo seriam jogadores interessantes para o Sporting.

No ataque se vier Jô ou Vagner Love como se fala só posso dizer que de um ataque de sopa de pobres vão ficar com caviar, a ser verdade claro.

Um jogador

para suplente ou não, não pode ter a relação que Abel tem a bola. Aos 33 anos, tem carências de passe e recepção gritantes. Além das notórias carências tácticas, de posicionamento e marcação. É um gajo porreiro? Pá, parece que sim, mas não podia ter sido titular em tantos jogos do Sporting nos últimos anos.

Quanto ao Patrício, enfim, sei bem o que pensa a maioria dos sportinguistas. Porque se percebe no estádio. Há quem o defenda, dizendo que a defesa é má, mas o que se aponta ao Patrício não é o número de golos sofridos, mas sim o número de golos mal sofridos (que é absolutamente incrível, para um jogador com apenas 23 anos!). E, além do mais, tem várias deficiências no seu posicionamento e muito pouca coragem perante qualquer cruzamento (às vezes passa 3 e 4 jogos sem interceptar um único cruzamento).