UEFA: Exclusão do FC Porto da Champions «é opção em aberto» | Relvado

UEFA: Exclusão do FC Porto da Champions «é opção em aberto»

 


UEFA: Exclusão do FC Porto da Champions «é opção em aberto»
Continuam as dúvidas relativamente à participação, ou não, do FC Porto na próxima Liga dos Campeões. Quem o revela, esta sexta-feira, é o director de comunicação da UEFA, William Gaillard, que explicou que a eventual exclusão dos "dragões" da Champions «é uma opção em aberto» que apenas o Comité Executivo pode avaliar, «se eventualmente se justificar levar o caso até essa instância», explicou o responsável à agência Lusa.



Baseando-se em informações recolhidas, «ainda informalmente», William Gaillard esclarece que «a normal em causa não pode ser activada automaticamente» e que «a última palavra competirá sempre ao Comité Executivo», caso se justifique «levar o caso até essa instância».

O director de comunicação da UEFA explicou que o organismo terá primeiro de esperar por toda a documentação relativa à condenação do FC Porto que será enviada pela Federação Portuguesa de Futebol.

«Neste momento, esperamos que a Federação Portuguesa de Futebol nos informe oficialmente do que se passa», afirma, garantindo, no entanto, que «é claro que a UEFA já conhece o caso». E ironiza: «nós lemos os jornais».

Em causa estão as conclusões do "Apito Final", das quais saiu a condenação do FC Porto por dois crimes de tentativa de corrupção, uma sentença da Comissão Disciplinar da Liga que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais e que pode colidir com um dos critérios de admissão da UEFA para as competições europeias de clubes.




Liga dos Campeões:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sobre a "opção em aberto"

Não tenho tido grande tempo para isto, mas de qq forma cá deixo a minha opinião (vale o que vale...) Em primeiro lugar o regulamento UEFA/CL é propositadamente ambíguo. Os gurus da UEFA quando o conceberam estava escaldados com o caso do AC Milan e, então, mais vale prevenir do que remediar: para isso mais vale colocar um texto que dá para tudo, que é assim que a justiça uefeira gosta de funcionar - baseada em princípios vagos e sujeita à pressão dos "lobbies". O que se decidir está decidido, não há na prática recurso possível. Depois, a questão da retroactividade de que tanto se fala não tem a ver com a data dos actos ser ou não anterior à época agora transacta. Tem a ver, sim, com o facto de, em 2004, a UEFA não ter previsto a eventualidade "corrupção" nos seus regulamentos. Daí a bronca com o Milan, dado que a UEFA não tinha meios legais para travar a sua participação na prova. Ou seja, se o princípio da não retroactividade for prevalente (não punha por aí as mãos no fogo) o fêcêpê talvez esteja safo. A este propósito o depoimento de um advogado no Record de ontem, 15/5/08, (peço desculpa, folheei a folha num café e não retive o nome do senhor) até me pareceu bem articulado. Tudo isto não deveria deixar a rapaziada da SAD portista muito descansada... E o problema nasce todo, de facto, da bacoca decisão de não recorrer da pena da liga congeminada pela direcção do fêcêpê. Com efeito, este bando de videirinhos, chico-espertos ou lá como queiram ser apodados, entusiasmados com a insignificância da pena atribuída e quiçá convictos de impunidades futuras trocaram a eventual perda de 6 pontos no campeonato vindouro por, entre outras coisas: - a destruição do prestígio acumulado pela instituição, principalmente em termos internacionais. - o reconhecimento de facto da veracidade dos crimes desportivos imputados ao PêdêCê. Ou seja, por absurda que seja a história do Beira Mar-Porto, ponto final, é tudo verdade, não há mais nada para discutir. - o incriminar de facto do PêDêCê nos factos que lhe são imputados - isto é, não será de espantar que esta admissão de culpa no foro desportivo venha a ser aproveitada pela acusação em sede de tribunal civil. É afinal uma espécie de confissão. Daí que até me pareça até correcta a atitude benfiquista e demais concorrência de malhar no fêcêpê em todas as frentes (e olhem que para eu dizer bem do Éle-Éfe-Vê, isto quer dizer alguma coisa). Os apaniguados portistas, em vez de recorrerem a argumentos de "falta de desportivismo" talvez devessem olhar melhor para a qualidade dos seus dirigentes - bons, sem dúvida, em matéria de gestão e organização desportivas, mas totalmente destituídos de carácter e formação desportiva...

Deviam era tirar o titulo de campeão europeu

O caso de corrupção aconteceu esse ano!

Re: Deviam era tirar o titulo de campeão europeu

E atríbui-lo a quem? Opção 1: Sporting Opção 2: Benfica Opção 3: Moedinha ao ar entre os 2 clubes anteriores

Re: Deviam era tirar o titulo de campeão europeu

E o que é que o cu tem a haver com as calças? O Porto não foi condenado por corrupção em nenhum jogo da Champions.

Re: Deviam era tirar o titulo de campeão europeu

Marselha

Re: Deviam era tirar o titulo de campeão europeu

Finalmente começam-se a equiparar a eles. Progressos... Já vos comparamos ao Marselha já lá vão uns aninhos, afinal até tínhamos razão. ;)

Re: Deviam era tirar o titulo de campeão europeu

http://www.uefa.com/competitions/ucl/history/index.html

Re: Deviam era tirar o titulo de campeão europeu

O marselha ainda e um dos campeoes europeus!!

Uma dúvida...

Essa punição ao Porto seria pela tentativa de corrupção na Liga de 2003-2004, ano em que fomos Bi-campeões. Ora, nesse mesmo ano fomos campeões da Europa, o que pelo precedente da Uefa aberto ao Liverpool, dá acesso, pelo menos à 3ª pré eliminatória. Assim, mesmo que fosse anulada a presença na Champions pelo tentativa de corrupção na Liga penso que o precedento aberto pela Uefa terá que dar esse mesmo acesso ao FCP. Ou então não, que eu não percebo nada de Direito...

A Exclusão do Porto

Esta noticia indicia, que o porto, vai mesmo ser excluido da LC.Se eu fosse portista, e accionista da SAD do porto, pediria justificação do erro crasso, que foi não ter recorrido da decisão. Esse erro, e caso, esta exclusão acabe por vir a ser tomada, acarretará, enormes prejuizos financeiros e outros ao FCP. Eu digo seguinte, e com base nesta noticia se não houvesse motivo de exclusão, a uefa, diria logo que não a lei aprovada em 2007, não se aplicava. Cumprimentos

se for excluido...

Deve recorrer aos tribunais civis..

Re: se for excluido...

vai recorrer... a UEFA não vai ser a FPF que andou até a ultima a ver o que decidia no caso do gil vicente. É um organismo maior, caso o FCP recorra a esses tribunais, pode ter razão no caso mas leva com as consequências de ter recorrido a tal instancia...

Re: se for excluido...

esta tudo dito. A minha grande desilusão foi a decisão do clube em não recorrer. Um abraço,

Re: se for excluido...

Não te esqueças do caso Gil Vicente e da descida de divisão.

Re: se for excluido...

Sou daqueles que acha que o F.C.Porto deveria ir até as últimas consequências..

Re: se for excluido...

Mas basta recorrer para os tribunais civis para se descer automaticamente! Achas que vale a pena?

Re: se for excluido...

acho que deveria ter recorrido na liga e caso fosse necessário nos tribunais civis.. Optou-se pela táctica de não colocar o próximo campeonato em risco com a possivel perda de 6 pontos, mas para mím e para todos os Portistas, mais importante que os 6 pontos e que a champions é o bom nome do clube..

Re: se for excluido...

Claro, mas também vejamos a coerência... Sai uma decisão do CD da Liga que dá o Porto como culpado. O Porto poderia recorrer da decisão e não o faz por vontade própria, acata a decisão. E de repente recorre para tribunais civis porque se vê entalado, por uma decisão que tomou (neste caso, não tomou)? Na minha opinião seria o cúmulo da incompetência por parte da SAD portista.

É de mim

Ou esta noticia ja saiu aqui no relvado.com.

Exclusão do FC Porto da Champions

Como Benfiquista penso que seria uma pena que uma equipa tão boa como esta que o FC Porto teve este ano não possa poder disputar a Champions. Que culpa tem os jogadores e até os adeptos de alguém ter "tentado" corrumper a verdade desportiva? Que culpa tem o futebol em si, que vê as melhores equipas afastadas por que alguém é corrupto. A menos que a equipa tenha sido construida com base nessa mesma corrupção. Então ai, comei merda.

Re: Exclusão do FC Porto da Champions

Totalmente de acordo. Cps,

Não concordo,

as punições relativas a corrupção (ou tentativas) deveriam ser sempre atribuidas às pessoas e não aos clubes. Não se justifica punir um clube e depois deixar o prevaricador continuar a ser presidente do mesmo.

Re: Não concordo,

os dirigentes são quem representam os clubes e fazem esse tipo de infracções em nome do clube e pelo clube, obviamente que os clubes em causa têm de ser punidos.

nessa optica,

quando um jogador é apanhado dopado o clube também devia ser prejudicado.

Re: nessa optica,

Se se provar que foi dopado por alguém do clube ou com autorização do clube é claro que sim.

Re: nessa optica,

não é isso que acontece. só os envolvidos são punidos e na minha opinião bem. já viste o benfica descer de divisão porque um portista (LFV)tenta corromper um arbitro? Não é justo. :P

Re: nessa optica,

Se for provado que corrompeu só têm é de se respeitar as leis, seja o Benfica ou qualquer outro clube, mas concordo contigo que os dirigente deviam ter um castigo muito maior.

RE

Até aqui nenhuma novidade, depois o Comité Executivo é que irá avaliar ou não se há motivos para excluir o Tri-campeão da Champions. A mim, parece-me inconcebivel que se aplique um regulamento que à data dos factos não existia, mas da UEFA podemos esperar tudo. Quem não se lembra da famosa repescagem do Liverpool depois de ter ganho a champions? Relativamente a esta matéria, vai-se especular bastante até haver uma decisão final, sendo que os argumentos irão balançar conforme a preferência clubística. Quanto a mim, acho que o FC Porto demonstrou cabalmente dentro do campo o título e desse modo o acesso directo à Champions. Cps,

Eu já li, tu já leste?

"o organismo terá primeiro de esperar por toda a documentação relativa à condenação do FC Porto que será enviada pela Federação Portuguesa de Futebol" Se a FPF mandar o acordão na totalidade para a UEFA, ou se não enviar alguém o fará se é que não o fez já, vai ser interessante ver a deliberação da UEFA.