Portugal na UEFA: cinco vitórias em... 30 jogos | Relvado

Portugal na UEFA: cinco vitórias em... 30 jogos

Fase de grupos para esquecer, em relação aos pontos atribuídos pela UEFA.
 

Jornada após jornada começou a desenhar-se o cenário pouco simpático para Portugal, no que diz respeito à tabela de países da UEFA. Basta recordar que, no início de novembro, registou-se a terceira jornada consecutiva sem qualquer vitória portuguesa, quer na fase de grupos da Liga dos Campeões, quer na fase de grupos da Liga Europa. O total não foi muito diferente: em 30 jogos, apenas cinco vitórias.

Nenhuma equipa portuguesa conseguiu manter-se na prova em que estava colocado. Benfica e FC Porto continuam na Europa, mas na "divisão" inferior. E foi o Benfica a juntar mais pontos para Portugal: três vitórias, um empate e 10 pontos no Grupo C da Liga dos Campeões - que costumam ser suficientes para o apuramento mas os 10 pontos do Olympiacos levaram a melhor.

No Grupo G da mesma competição o registo caseiro do FC Porto (zero vitórias e apenas um ponto) foi fundamental para o campeão nacional terminar apenas no terceiro lugar, com os mesmos cinco pontos do modesto Áustria Viena. O FC Porto conseguiu vencer apenas um jogo, precisamente em Viena, logo na estreia.

Ou seja, na Liga dos Campeões, juntando os números de Benfica e FC Porto, "conseguimos" quatro vitórias em 12 jogos. Um terço de aproveitamento. As duas equipas vão jogar na Liga Europa em 2014.

Um triunfo em 18 jogos - A fase de grupos na Liga Europa foi pior. Já se esperava que, com a representação de Paços de Ferreira, do estreante Estoril e do Vitória de Guimarães, Portugal não iria contar com o sucesso de épocas recentes. Mas poucos previam este resultado final: em 18 jogos realizados, apenas uma vitória.

O Paços de Ferreira contabilizou três empates e três derrotas no Grupo E; ficou atrás dos favoritos Fiorentina e Dnipro, superando por um ponto o Pandurii (que havia afastado o Sporting de Braga na pré-eliminatória). E o Paços marcou apenas um golo em seis encontros.

O Estoril, na sua primeira participação na Europa, foi - apesar do balanço global negativo - a única turma portuguesa a ficar no último lugar do respetivo grupo. O Sevilha e o Friburgo apuraram-se no Grupo H, o Slovan Liberec ficou pelo caminho e o Estoril "imitou" o Paços: três empates, três derrotas.

A equipa que parecia ter mais possibilidades de seguir em frente era o Vitória de Guimarães, que conseguiu o único triunfo luso na Liga Europa, na estreia frente ao Rijeka. O Grupo I contou com o Lyon e o Betis nos dois primeiros lugares e os minhotos não foram além do terceiro posto, com cinco pontos. Atrás ficou apenas o Rijeka.

O objetivo, à partida para 2013/14, seria afastar a França e chegar junto da Itália, que é quarta classificada na UEFA. Mas com estes resultados...

Liga dos Campeões:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Solucao

e a colaboracao dos clubes portugueses para podermos ser melhores na Europa.
Em vez disso andamos sempre em guerra uns clubes com os outros.

É mau sim mas,

será assim tão surpreendente?
Na época passada,
Liga dos Campeões
Porto 4V 1E 1D
Benfica 2V 2E 2D
Braga 1V 0E 5D

Liga Europa:
Académica 1V 2E 3D
Marítimo 1V 3E 2D
Sporting 1V 2E 3D

Ou seja, no total 10 vitórias com mais uma equipa em prova. E, sem sobranceria, podemos dizer que grande parte da avaliação do sucesso europeu das equipas portuguesas se indexa ás prestações de Porto e Benfica (já que recentemente a Liga europa dizima todos os participantes nacionais durante a fase de grupos).

Quer isto dizer que, sem dúvida que a época europeia foi um fracasso, tal como foi a época europeia passada apenas amenizada pelo facto de o Benfica ter chegado á final da Liga Europa, acho que se os dois clubes ainda em prova tiverem, finalmente, prestações de acordo com o valor dos seus plantéis, esta época europeia ainda poderá ser salva.

Basta vermos, que tirando a juventus (que joga muito ou nada dependendo do alinhamento astral), todos os clubes ainda em prova estão ao nível das nossas equipas.
Infelizmente, no futuro próximo Portugal terá de se contentar com a segunda linha do futebol europeu.

Muito fraco...

...em ano de FC Porto mediocre, temos poucos pontos na UEFA e campeonato tuga competitivo.

Quem está à frente de FC Porto e benfica (principalmente estes dois clubes) devia meditar muito, sobre estes seis meses.

Realmente, se não fossem...

Cristiano Ronaldo, José Mourinho e, mesmo aos repelões, a Selecção Portuguesa, era a depressão pura e dura.
Será que em 2014 ainda vai ser pior, como tudo indica?