Manchester United campeão europeu | Relvado

Manchester United campeão europeu

 


Manchester United campeão europeu
O Manchester United conquistou, em Moscovo, a Liga dos Campeões, ao bater na marcação de grandes penalidades, após o empate a uma bola no tempo regulamentar e prolongamento, o Chelsea. Nesta final inglesa com toque português, os "red devils" adiantaram-se no marcador com um golo de Cristiano Ronaldo que voltaria a estar em destaque nos pénaltis, desta vez por falhar, erro compensado por John Terry. O Manchester United conquista assim mais uma Liga dos Campeões e a Inglaterra iguala Itália e Espanha em número de conquistas europeias (11).


O Manchester United conquistou esta noite o título de campeão europeu. Glória para os portugueses Nani e Cristiano Ronaldo, que terminou o jogo no relvado a chorar de felicidade. Apesar de ter marcado o único golo dos "red devils" durante o período regulamentar, o número 7 falhou depois uma das grandes penalidades.



Durante a primeira parte do jogo, o Manchester United revelou-se superior, a jogar melhor futebol, assumindo, pouco a pouco, o controlo da partida. E, aos 26 minutos, golo português, com a cabeça de Cristiano Ronaldo a dar vantagem aos "red devils". O Chelsea, com Ricardo Carvalho no "onze", parecia disposto a reduzir a vantagem, algo que se viria a concretizar já muito perto do intervalo. Um golo de Lampard coloca os "blues" novamente na corrida pela Liga dos Campeões.

Na segunda parte, as equipas surgiram mais fechadas e mais calculistas, tentando não cometer qualquer erro. O Manchester United dava, no entanto, muito espaço para que a formação do Chelsea chegasse mais vezes à baliza adversária. Este foi, aliás, o melhor momento dos "blues", a dominar muito bem o jogo, principalmente a nível táctico. Nesta altura, o português Cristiano Ronaldo tinha pouco espaço para se movimentar, sempre muito bem marcado. Apesar disso, sempre que tocava na bola, o número 7 presenteava os adeptos com excelentes pormenores.

Alex Ferguson, que está há quase três décadas no topo do futebol europeu, foi o primeiro a fazer substituições, fazendo entrar, para o lugar de Scholes, Ryan Giggs que, assim, passou a ser o jogador com mais jogos com a camisola do Manchester United.



No prolongamento, notou-se algum cansaço dos atletas de ambas as equipas que davam sinais de uma época desgastante. Apesar disso, continuava o bom jogo entre as duas formações, perante os nervos e a emoção nas bancadas. Já no segundo tempo, Nani entra na equipa dos "red devils" e, poucos minutos depois, altura para uma situação escusada que resultou na espulsão de Droga. O Chelsea fica reduzido a dez elementos, o que não iria alterar em nada o resultado, levando a decisão para a marca de grandes penalidades.

Cristiano Ronaldo falhou mas Terry escorregou no quinto pénalti, num momento de grande infelicidade, e perdeu a hipótese de levantar a taça. Na sétima série, Anelka permitiu a defesa de Van der Sar e o Manchester United conquistou o título europeu. De um lado via-se a felicidade revelada das mais diversas formas, do outro a desilusão e frustração.




Imagens: Lusa



Liga dos Campeões:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ronaldo

.........tanta paneleirisse pa bater 1 penaltie ...tanto quer dar nas vistas que se lixou ,ai que soudades eu tenho de ver as paradinhas do figo ^^ Figo > C.ronaldo

Re: ronaldo

Va-la, foi preciso ele marcar um golo para poder falhar este penaltie... So acontesse à quem la esta...

Re: ronaldo

pois eu ainda sou um atentado...lol

Impressionante

Fiquei impressionado com John Terry. Após o penalty falhado, após o jogo terminado parecia... um fantasma. Fiquei a pensar que, se marcasse, quem estaria com aquele semblante sería certamente Cristiano Ronaldo. Parabéns ao ManUtd embora me tenha ficado a sensação de queo Chelsea tivesse feito mais por merecer o caneco. PS: Quem falou mal da final Porto-Mónaco olhe bem para as finas depois dessa. Tirando a recuperação do Liverpool com o AC Milan, têm sido finais de caca. APS

Um jogo muito atractivo...

... esse porto-mónaco. Especialmente para que gosta de ver bater em ceguinhos!

Re: Um jogo muito atractivo...

Consideras uma equipa que se qualifica para uma final da LC ceguinhos???

Claro que não...

...o mónaco é um colosso do futebol europeu!

depois

desta época e quando ainda falta um Europeu acho que é justo dizer: Deem a bola dourada ao miudo que bem a merece. Parabéns Cristiano Ronaldo e Alex Ferguson!

Destaques:

  • Cristiano Ronaldo: marcar na final é importantíssimo para ser considerado dos melhores do mundo. Relativamente ao penalty falhado, creio que faz-lo entrar pela porta grande para o rol de excelentes jogadores que foram os melhores do mundo e que já falharam nestes momentos. Creio que no futuro o CR não falhará, quiçá na final do Europeu? É mais uma lição do "Sabes porque é que a gente cai? É para sabermos levantar!" Ser o melhor marcador da Liga Inglesa e da Champions League, para além de ser dos melhores marcadores na fase de qualificação para o Euro 2008, não é de grande avançado, então já não sei nadinha de nada de futebol!
  • Nani: Penalty importantíssimo! Não falhou! Acaba por ter sido um prémio do Alex Fergunson para este jovem humilde! Os meus parabéns Nani!
  • Terry: Será que fui o único a ver as olheiras que este jogador tinha? Este deve ter sido daqueles que pouco dormiu tal a ansiedade que deve ter vivido os últimos dias... Teve azar, mas creio que vai ser forte. Mais uma vez, este ano foi o MU, quem sabe se para o ano não é o Chelsea?
  • Abramovich: Tem-se falado demasiado mal aqui sobre o russo, mas eu não posso de deixar de recordar as imagens que eu vi do russo, após o Terry ter falhado o penalty. Não o vi fulo, nem por sombras, apenas o vi ele numa figura cómica, digna do mais puro adepto de futebol que está a sofrer com as emoções dos penalties. Ele olhou para o lado com a mão no coração e com o olhar de quem está quase com um ataque cardiaco... É injusto que estejamos a dar-lhe o "Toma! Toma!" só porque despediu o José Mourinho... Enfim... eu gosto de alguns Abramovichs que existem no mundo, pois podem ter a certeza que são as visões destes senhores que fazem o mundo não ficar estagnado...
  • Parabéns a ambas as equipas. Foram muito boas! Cumprimentos Futebolísticos!

    É preciso não esquecer...

    ... que o sr. abramovich construiu o seu império de forma honesta e com muito suor, por conseguinte todo o dinheiro que ele injecta no chelsea está limpinho!

    Re: Destaques:

    « Enfim... eu gosto de alguns Abramovichs que existem no mundo, pois podem ter a certeza que são as visões destes senhores que fazem o mundo não ficar estagnado... » Só se for a visão do que não devemos fazer... Aí sim, concordo contigo! P.S.: Ninguém paga a um treinador o que o Roman pagou ao Mourinho apenas para este não ir para um rival. Que a história está suja, está!

    MU campeão com mérito

    Mas o Chelsea teve algum azar com as bolas no poste e a inglória de Terry, que bem merecia outra sorte. Piores em campo: Anelka ( que nao dá uma para a caixa desde os tempos do real madrid) e CR, o maior brinca-na-areia da europa, é só fintas e torna-se quase sempre inconsequente.

    Re: MU campeão com mérito

    O Sr acha que um jogador que marca 42 golos e faz outras tantas assistências é um jogador inconsequente, peço desculpa mas vc está a ver muito mal as coisas a não ser que não tenha simpatia pelo CR. Saudações desportivas.

    Re: MU campeão com mérito

    Dass, na primeira parte TODO, digo bem TODO o perigo que o Man U criava vinha do Ronaldo... Claro, se fosse um jogador esrangeiro nao teriam tanta exigência para ele... Ridiculo!

    Re: MU campeão com mérito

    dasse depois de hoje como podes dizer mal do puto? Devias ter orgulho em ter aquele miudo a representar as nossas cores!

    Começa-me a parecer que este C.R., depressa...

    deixará de ser o melhor do Mundo, (pois se não lhe derem o galardão esta época dificilmente lá chegará no futuro), qual Ronaldinho Gaúcho (que parece estar no mercado, pois o Barcelona já se fartou de tanta merdice do Dentuças). Estes jogadores (pensei que o Cristiano Ronaldo fosse mais adulto), os tais fazedores de ídolos de pés, vão sempre na dianteira dizem-me que é Marketing, admito que sim, mas o caír no ezagero é por culpa própria e o nosso C.R., está a provar que é uma marioneta nas mãos dos ditos... Vejamos a marcação do pénaltie, aquela arrancada para fazer uma paradinha e depois nova arrancada para chutar para defesa do Cech, pior só seria se tivesse tentado um pontapé à Panenka (Helder Postiga também o fez num pénaltie decisivo da nossa selecção.) Depois mais uma cena rídicula, no Relvado a chorar, alguém viu outro dos enormes player´s que lá estavam ter tal atitude... Vai atrás dessas iluminárias do Marketing, que depressa, passas a ser um desgraçado qualquer!!! Jadscl

    Agora queres impor sentimentos aos jogadores?

    Epá, alguém que dê um telecomando ao... whatever... Cumprimentos Futebolísticos!

    Re: Começa-me a parecer que este C.R., depressa...

    Tambem reparei isso e comentei no momento o mesmo q alguem o tinha mandado fazer isso Leiria Papa

    Parabéns

    ao United pelo caneco e tambem ao Chelsea que bateu tambem para vencer. Chelsea teve grandes hipoteses de levar o caneco mas os pés foram ratoeira para Terry. ele que foi o bode expiatorio da saida do Mourinho,levou com a armadilha. Jogo tactico de ambas equipas onde Chelsea merecia algo mais mas a estrelinha da sorte esteve do lado do United.

    A minha análise

    À entrada para o jogo já se podia adivinhar de certa forma o decorrer do jogo. Frente a frente estavam as duas melhores equipas do Mundo, e já se sabia que era muito difícil o jogo decidir-se por erro de algum jogador. Ambos os treinadores também prepararam o jogo com todo o seu conhecimento futebolístico e dificilmente seria a táctica de qualquer uma das equipas a decidir o jogo. Poderia sim ter sido um pormenor táctico ou um pormenor de um jogador. Surpreendemente, o jogo não começou fechado, e por isso a equipa que entrasse melhor na partida assumiria o controlo do jogo. Foi o que aconteceu com o Manchester United, que pôs em prática a sua mentalidade ofensiva e defensiva, com Scholes e Carrick a actuarem a médios defensivos, sendo o primeiro quem distribuía o jogo. Alex Ferguson não precisava de muitos trabalhos, devido à qualidade do trio de ataque e a um dos projectos que se fizeram esta época em Old Trafford que foi a consistência defensiva. De modo que aos 20' do jogo apareceu o golo dos "red devils". Tinha que ser Ronaldo, com uma boa visão de jogo. Com este golo, obviamente que o Chelsea iria atacar mais, mas Ferguson fez uma alteração táctica que foi importante: pôs Carrick e Scholes a irem pressionar à linha do meio campo, mas não iam à bola. Entretanto, o Chelsea trocava de posições, confundindo as marcações, e aliado a isso, Joe Cole participou mais na função de "playmaker". O jogo estava equilibrado a jogar-se no meio campo do Manchester. E foi nesta altura, que numa recuperação de bola, apareceu Essien (por vezes os jogadores têm que improvisar), que rematou, e, com sorte pelo meio, a bola sobrou para Lampard que facilmente facturou. 1-1 ao intervalo, o Manchester podia sentir-se um bocado injustiçado com o resultado. As equipas entraram na 2ª parte com a mesma táctica e jogadores. O intervalo trairia de novo uma equipa que fosse assumir o jogo. E foi o Chelsea, muito por causa das palavras que Grant deu no balneário. Alex Ferguson apresentou um novo trunfo: a ajuda de Evra no ataque. Mas esse trunfo foi insuficiente para um Chelsea poderoso e com potencial para marcar. Tentaram, com ataques fluidos e criativos (só uma grande equipa para fazer os ataques que o Chelsea fez), mas a defesa também estava bem (esteve sempre bem no jogo) e com dois centrais altos, seguros e muito bons, era muito difícil para o Manchester marcar nos contra-ataques que fez. Daí que Scholes livrou-se um bocado do trabalho defensivo e Giggs entrou, mas nem assim o United marcou. Também o Chelsea, que bem tentou, não conseguiu pôr a bola nas redes de Van der Sar. Fim dos 90 minutos com um 1-1. O Chelsea apresentava mais razões para vencer, mas para o jogo que era se calhar foram insuficientes para mudar o resultado. Com o prolongamento, ambos os treinadores devem ter dito por exemplo (na pele de Avram Grant): " eles podem ter ganho o campeonato, podem ser um osso duro de roer, mas nós somos o Chelsea e nesta altura somos a única equipa que tem capacidade para os vencer. Só depende de vocês, por isso quero ver um Chelsea agressivo e com vontade de ganhar." E foi assim que as duas equipas entraram abertas no prolongamento. Como o Chelsea estava melhor, foi Van der Sar que esteve que estar atento. Joe Cole não aguentava mais e teve que sair. A qualidade de jogo do Chelsea diminuiu ligeiramente, mas mesmo assim continuava muito bem frente a um Manchester sem armas para combater esta equipa. Troca de campos com o empate que já merecia cair para o lado do Chelsea. A 2ª parte do prolongamento continuou a justificar isso, já que o MU soltou-se, mas não deu muito esforço aos blues. Acaba o prolongamento e entra-se na lotaria. A paradinha de Ronaldo pareceu-me transmitir muito nervosismo. Vá lá que não vai dar assim tanto que falar, já que Terry falhou com muito azar o penalty. Com a morte súbita, acabou por ser o único jogador do Chelsea que não foi contratado pelo Mourinho (não estou a criticar o Avram Grant, apenas a dizer que é coincidência). Acabou o Manchester por ser campeão, num jogo que poderia ter sido ganho por qualquer equipa. Para finalizar, apenas a destacar algumas coisas do jogo: . boa exibição do Joe Cole . coitado do Terry (só quem passa por aquilo é que sabe como é) . esperava-se mais do Drogba e Anelka (não que o Drogba tenha feito um mau jogo) . excelente táctica do Ferguson (a do Grant também foi muito boa) e alterações tácticas ao longo do jogo . muita garra demonstrada pelo Evra P.S: não ponham segurança no sítio onde erguem a taça que algum dia um jogador vai cair dali.

    A loteria dos penalties...

    ...É cruel. O MU, alem de ser um supertime, tem, também, muita sorte. Aqueles dois lances, na trave, demonstram isso, apesar do time ter jogado muito bem, no primeiro tempo. O segundo foi todo do Chelsea. Outra observação, vai para o árbitro. Inseguro, desmoralizado, com os jogadores quase que apitando o jogo. Como é que um árbitro desses, é escalado para um jogo tão importante? Fala sério! Paulo Araujo.

    Chelsea

    Depois da época que fez a jogar mau futebol e a ganhar sempre à conta... O Chelsea esteve na luta pelo titulo e pela Champions. Terminou a perder as duas competições mas em ambas para um vencedor justo.

    Mérito ou macumba?

    Cá para mim foram as macumbas do "special one"

    Oh Ronaldo!

    é favor mudar a forma de tirar os penaltis porque aquela paradinha é do mais ridiculo que ha!

    Entrega da Taça

    Sou só eu que acho horrível este modo de entrega da Taça?! Andaram de buro para cavalo no passado e agora fizeram o percurso inverso. Acho muito melhor, e ideal, a entrega da Taça naquele palco montado no relvado ... assim, este momento é muito menos vibrante e memorável. Cumprimentos.

    Mourinho

    Sera que ele torcia para o Chelsea ou para Fergusson?

    ainda bem que o CR falhou

    ainda não sei bem por quem estava. é sempre triste ver os derrotados neste jogo e ninguém o merecia. se o MU tivesse perdido tinha-me custado isso arcar sobre as costas do CR. de qualquer forma penso que aquele falhanço e consequente descida ao inferno só lhe terá feito bem, e acredito que possa evitar dissabores no europeu. Além de que só lhe vai dar mais alguma humildade, que na selecção alguma falta lhe tem feito. além disso o Scolari é a melhor pessoa para tratar disso e fazer dessa força fraqueza. Cumps

    Malditos penalties!

    Quando acabará esta merda do desempate através "de pontapés da marca da grande penalidade" (como gostam de dizer alguns "licenciados" em futebol cá do burgo)? Estava a torcer pelo Manchester mas senti uma pena muito grande de joagadores como Terry e Lampard (Essien e outros merdas como este que só têm físico que se fodam). Isto dos penalties tem de acabar. É desumano tanta pressão em cima de um jogador. Um jogo de equipa não pode ser decidido desta maneira. Ainda se houvesse a certeza de que quem falhava era o pior jogador em campo... E o que me irrita é que me parece é que tudo isto até tem a ver com a falta de datas que o futebol actual tem senão não acredito que a UEFA perdesse a oportunidade de facturar mais um jogo. Tem de haver outtra solução e acho que esta para sempre por novo jogo até haver um vencedor nos 90 minutos. Parabéns aos vencedores e honra aos vencidos.

    Uma nota...

    "Essien e outros merdas como este que só têm físico que se fodam". Mas ja viste um jogo do Essien na sua real posição, médio centro? Penso que não. Alias, de certeza que não!

    Vi vários!

    E por ter visto vários estou de acordo com a alcunha dele: Bisonte! E por isso Ronaldo passava por ele como faca quente em manteiga.