Formato de competições | Relvado

Formato de competições

Não faria um certo sentido disputar as competições nacionais durante 2/3 ou 3/4 da época e depois a
 

Existe a sensação de que, por vezes, nem sempre as melhores equipas do ano disputam as provas internacionais mais importantes desse mesmo ano, por exemplo: Benfica da época passada, que dava espetáculo; Porto desta época, que deu ideia de ser equipa de Liga dos Campeões.

Este "lag" entre as prestações de uma equipa e colocação correspondente numa prova europeia faz com que, muitas vezes, uma equipa que teve uma época de sonho e que "parecia" poder competir com as "melhores das melhores" seja, na época seguinte, uma equipa bastante menos "capaz" e acabe por desiludir.

Por isso, o formato competitivo atual, apesar de ser o que temos, pode ser melhorado, que acham? Por exemplo: Imagine-se a extensão de uma época competitiva, que tem a duração de aproximadamente 9 a 10 meses. Não faria um certo sentido disputar as competições nacionais durante 2/3 ou 3/4 da época e depois a classificação final servir para que a restante época fosse disputada a nível internacional, fazendo assim com que os melhores daquela temporada fossem disputar as melhores competições europeias?

Este é um exemplo, mas poderão haver mais até. Muito provavelmente é apenas um "pensamento doido"...

Cumps

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Liga dos Campeões:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Boas ideias

Depois de ler o artigo, as respostas e o seu esclarecimento relativo à solução possível para as equipas que não se qualificariam para as competições europeias devo admitir que seria aliciante um modelo como o proposto. Há no entanto várias reservas:

- teria que se normalizar a duração das competições nacionais, como nota o user sonicprocess. E até acho positivo que o campeonato português dure também entre Junho a Agosto, entre férias e retorno dos imigrantes acho que a festa do futebol nacional beneficiaria com haver competição nesses meses.

- teria que se garantir um desenho competitivo de tal forma que assegurasse o interesse das ligas maiores, actualmente, e sem demérito para ninguém, é a CL que mexe com os números da publicidade, e desde que equipas inglesas, espanholas, italianas e alemãs assegurem os lugares das meias. Teria então que se garantir o que existe agora, lugares cativos para as ligas principais com os campeonatos periféricos a batalhar todas as épocas por mais ou menos uma vaga de acesso.

- finalmente, e o ponto mais problemático, é perceber o que aconteceria ao se transformar uma competição extensa como a CL numa competição intensiva. Seria realmente tão ou mais competitiva como o autor do artigo pretende? Ou resultaria num playoff entre as equipas das principais ligas a disputarem entre si de forma a garantir as receitas da China e do Japão? Seria a qualidade do futebol melhor, ou sendo uma competição intensiva não haveria a tentação dos clubes adoptarem estratégias mais cuidadosas? E finalmente, e mais um ponto sensível, sendo uma competição intensiva como se minimizaria o efeito (e prejuízo!) de ter jogadores nucleares a enfrentar lesões nesses periodos?

Resumindo, acho que é uma boa ideia para entreter e debater, tem-se é que abordar questões fulcrais como garantir as mesmas ou mais receitas para a UEFA e os clubes envolvidos (e digo isto sem ironia nenhuma, porque a questão será mesmo essa!).

aí está

Tocaste no ponto fulcral, em que medida passar-se para um modelo de competição intensiva iria influenciar nas receitas dos clubes e UEFA. Esta seria a grande dúvida e, talvez, o maior entrave para a aceitação de um modelo como o que proponho.

Quanto as tuas questões:
A normalização é algo que tem vindo a ser "tentado" parece-me ao longo dos últimos anos. Mais cedo ou mais tarde irá concretizar-se acredito, bastando para isso convencer-se a Liga Inglesa e/ou Espanhola. Cedendo uma, ou ambas, então o resto da Europa seguir-se-á.

Para as maiores ligas julgo que o interesse seria grande, porque não raras vezes tens equipas que se desligam de uma ou outra competição consoante as suas necessidades. Se as equipas têm apenas uma prova para se focar, então certamente irão competir na sua força máxima, aumentando as suas hipóteses de sucesso frente a equipas de menor qualidade.

duvido muito que esta "ideia" fosse algum dia implementada, serve no entanto para mostrar que os modelos de competições existentes podem, e devem, ser analisadas. Se mudam jogadores, treinadores, esquemas tácticos, regras, etc etc, então porque motivo não se podem mudar os próprios modelos de competição caso se encontrem outros mais vantajosos?

Cumps

Não teria sentido até porque

Não teria sentido até porque o problema seria o mesmo. Nota-se a tua cor clubistica, mas não indo por aí, o SLB foi o melhor em 2009/2010 e o mercado de transferências é que modificou a equipa, algo que também pode acontecer ao FCP ou ao SCP. As equipas têm ciclos e o FCP em 2009/2010 falhou, o SLB este ano falhou não é por causa disso que querias por o FCP na liga dos campeões, não teria seker sentido.

desculpa, mas...

Desculpa, mas... julgo que não percebeste o sentido do meu texto, aconselho-te a ler novamente pf.

E se leres atentamente, poderás notar que refiro expressamente o exemplo do Benfica e do Porto, não tem nada a ver com preferências clubísticas.

Mas pergunto-te:
Não teria lógica que no ano em que o Benfica foi campeão tivesse ido à Liga dos Campeões, com a mesma equipa com que foi campeão? Se a LC fosse a seguir ao campeonato nacional isso teria sucedido.
Como tu próprio dizes, o mercado de transferências modificou a equipa, mas não só, é frequente que as equipas sofram mudanças de um ano para o outro e que se tornem + ou - competitivas.

boa ideia

Antes de mais parabéns pois é um artigo muito interessante e que fala de algo em que eu por exemplo nunca tinha pensado.

Parece-me sem dúvida nenhuma uma boa ideia pois daria mais justiça às equipas. Por exemplo os jogadores que conquistassem a presença na champions iam usufruir disso. Algo que muitas vezes não acontece porque os jogadores na época seguinte já não estão no mesmo clube.

Penso que ao longo de grande parte da época se deveriam disputar os campeonatos nacionais, deixando então para o final as competições europeias. Relativamente às outras competições deveriam ser feitas durante as competições europeias, permitindo assim a continuação da época aos clubes que não estivessem na europa. No caso de Portugal por exemplo acho que traria interesse à taça da liga e ainda mais à taça de Portugal. No entanto estas taças já não poderiam dar acesso a competições europeias. Mas podia dar azo a que os clubes mais pequenos e que estivessem fora das competições europeias pudessem conquistar títulos, porque haveria da parte dos clubes maiores uma evidente aposta na europa em detrimento dos jogos das taças.

No entanto estas coisas se fossem assim tão boas e fáceis se calhar já estavam feitas digo eu :D

Saudações desportivas e um abraço

obrigado

Obrigado :)

O facto de as equipas mais pequenas terem mais hipóteses de lutar por títulos, embora menores, seriam importantes por vários motivos, entre os quais destaco:
- maior visibilidade mediática que lhes traria mais benefícios económicos;
- permitiria aumentar o apoio dos adeptos à equipa local, é pena que a maior parte dos adeptos seja dos 3 grandes. Exemplos como o de Guimarães são um orgulho e deveriam ser seguidos por todo o país. Só que já se sabe, as pessoas são de quem "ganha", por isso aumentar as hipóteses de vitória para clubes pequenos pode ser um factor de fixação de adeptos;
- jogos mais competitivos. A 2ª liga é super-competitiva, o campeão é frequentemente decidido na última(s) jornada(s), nunca há um vencedor adquirido. Os jogos são aguerridos e disputados, só lhes falta público.

Julgo que outras razões se poderiam arranjar.
Não é uma má ideia, mas também não me acredito que algum dia seja possível.

Cumps

Acho uma ideia muito

Acho uma ideia muito interessante por acaso, e nunca me tinha ocorrido tal coisa no pensamento.

Mas se por um lado seria interessante pois a ideia vai no sentido de ser o mesmo plantel a disputar a prova e não o plantel da época seguinte, teríamos um problema que seria o das equipas não apuradas para as competições Europeias que teriam de gerir o resto da época em condições amigáveis que não trazem o mesmo índice competitivo das provas oficiais.

Outra coisa que eu gostava de ver a ser disputado era competições semelhantes ao campeonato do Mundo e da Europa mas com os grandes clubes Mundiais, 1 mês de futebol, num país organizador com os melhores do Mundo presentes.

pf

vê resposta que dei ao comentário do dragão13, julgo que poderá ser pertinente ao teu comentário também :)

Cumps

Não parece que seja essa a soluçãi!

Dentre os artigos de opinião que aprece hoje no relvado, este é de longe aquele que tem algum conteúdo e que faz aquilo que verdadeiramente deveria interessar: discutir futebol! Por isso, é o único a merecer algum interesse para comentar com seriedade!
Poderia ser uma solução interessante, esta de colocar as equipas a discutir, no último terço da temporada as grandes competições internacionais enquanto na restante parte tinham competido nas nacionais para se apurar para essas mesmas provas. Os grandes problemas residiriam no facto de que, por um lado, elas iriam discutir as competições internacionais depois de terem passado a melhor parte da temporada a discutir as nacionais e, seria muito negativo para as equipas que não se pudessem qualificar e mesmo para as que fossem eliminadas precocemente já que terminariam a temporada muito cedo e ficariam sem receitas no resto do ano.
Não creio que seja esse o caminho! Como já muitas vezes for pensado e referido, talvez que, mais tarde ou mais cedo, se crie uma Liga fechada, ao estilo da NBA, com regras muito estritas que disputem uma competição entre si, deixando de competir nas Ligas nacionais. Garantiria uma receita enorme e ficariam ao abrigo de, numa temporada menos conseguida, deixarem de entrar nas provas maiores, Foi um pouco com esse fim que foi criado o G14, agora alargado, que tem vindo a pressionar a UEFA e a FIFA que têm feito tudo para evitar que esse projecto vá avante!

obrigado

Não me recordo se no texto teria abordado o aspecto das equipas que não se teriam qualificado. Se não abordei então foi uma grande falha minha.
De facto colocam-se algumas questões ao modelo acima proposto, principalmente a nível de receitas.

Acabaria a época para as equipas que não se qualificaram? Julgo que não, poderia até ser uma hipótese para os campeonatos internos promoverem competições alternativas, e dando a "hipótese de afirmação" para clubes tradicionalmente mais fracos. Essas competições "internas alternativas" que, ou não contariam com as equipas qualificadas para taças europeias, ou então poderiam contar com essas equipas mas com "algumas restrições" como por exemplo, apenas com jogadores sub-23 podendo usar até ao limite de 3 jogadores "over 23".
Estas competições internas podem ser até um factor de "alavancagem" para afirmação de novos projectos que, com a "sombra" dos 3 grandes raramente têm hipótese de ter sucesso.

A questão que poderia se revelar mais "complexa" seria até a questão dos patrocínios à UEFA, que veria limitado o "time-frame" das competições europeias para sensivelmente 2 ou 3 meses ao ano, tendo no entanto a "compensação" de não ter qualquer tipo de "concorrência" dos campeonatos nacionais durante esse período.

Com este modelo poderiam os campeonatos ser uniformizados, o que seriam boas notícias para a UEFA e para a FIFA pois facilitaria o agendamento de competições internacionais.
Também seria mais fácil a uniformização do período de transferências, e também a sua clarificação. Passando apenas a ser possível a contratação de jogadores no período imediatamente antecedente ao início das competições europeias.

Enfim, isto são apenas "ideias".

Relativamente à "liga fechada", isso seria terrivelmente injusto as centenas de equipas que não têm hipótese de entrar, e fechar-lhes as "portas" vai contra o espírito das competições europeias. Admira-me até que, num país assumidamente capitalista se tenha uma visão de desporto tão "fechada e monopolista", pois as equipas da NBA simplesmente não permitem a entrada de novas equipas a "bem da "competição.... não parece um contra-senso?

Cumps

é diferente

Admira-me até que, num país assumidamente capitalista se tenha uma visão de desporto tão "fechada e monopolista", pois as equipas da NBA simplesmente não permitem a entrada de novas equipas a "bem da "competição.... não parece um contra-senso?

Lá, além de haver equipas novas (pontualmente claro) , até porque seria dificil haver muitos mais jogos, é dificil haver mais competitividade, mas lá as equipas-ou franchisisngs (o nome já diz tudo)- podem por exemlo mudar de sitio...

imagina agora o slb ir para parois, ou o united ir para a Alemanha.... É muito diferente, e não há por exemplo formação (lá são as universidades que a fazem e não os clubes)...

point taken

São formas completamente aparte de "ver" o desporto.
Também têm o sistema do draft de jogadores.
Honestamente fazer isso no futebol europeu seria uma autêntica revolução, não sei como é que conseguiriam fazê-lo porque temos centenas de equipas que não deixariam de existir.

E quem

ficava com a formação? isso implica uma mudança que demorava uns bons 10 anos, seriam clubes equivalentes às universidades...
que não recebiam dinheiro por transferencias, ou seja, tinham que se auto financiar como as universidades lá... eras quase impossivel

Repara bem...

Uma liga fechada como a NBA ou qualquer das grandes ligas profissionais americanas tem como objectivo ser competitiva e dar lucro. Por isso tem regras muito estritas e penalizações muito severas que ninguém se atreve a desrespeitar. Por exemplo, não há verbas em dinheiro nas transferências, apenas trocas de jogadores e direitos no "draft". Mas com isso conseguem ser competitivas e que as equipas não dependam de um ou outro patrocinador para se imporem!
Uma coisa destas na Europa seria uma revolução, mas uma Liga fechada, com as equipas mais interessantes geraria receitas de tal ordem que mais nenhuma das outras poderia ambicionar e o fosso entre elas e todas as outras seria muito maior. Nos USA também há outras ligas profissionais de basquetebol ou de futebol mas ninguém as conhece fora do país.
Quanto às competições nacionais que existiriam para "ocupar" as equipas que não obtivessem a desejada qualificação para as provas europeias, sem as equipas principais que interesse teriam? E se o tivessem lá se acabava com o período em que as internacionais não tinham concorrência!

Uma ideia interessante, seria

Uma ideia interessante, seria porreiro poder assistir a uma Liga dos Campeões com um formato parecido com os dos europeus e mundiais , com uma duração de dois meses. O único problema com esta ideia é o facto de haver campeonatos que começam em Fevereiro, como por exemplo o da Rússia. Neste caso, e só neste caso, até talvez fizesse sentido passar o calendário de todos os campeonatos para um começo em Fevereiro, como a FIFA pretende fazer.