Jorge Jesus e o seu ponto fraco | Relvado

Jorge Jesus e o seu ponto fraco

Jesus tem os jogadores para promover a rotatividade. Terá a coragem para a fazer no momento certo?
 
Jorge Jesus (Benfica-P. Ferreira)
Lusa

Jorge Jesus neste momento é o melhor treinador em Portugal. Fez com que o Benfica jogasse um futebol extremamente atrativo, muito ofensivo e com momentos que nenhuma outra equipa portuguesa consegue imitar. No entanto, tem um grande problema: a gestão dos jogadores, fundamentalmente no que toca à gestão física.

O Benfica parece ter soluções para todos os lugares do plantel. No entanto, jogam sempre os mesmos. Por vezes varia um pouco nas alas, mas há casos em que não há descanso. Javi García, Gaitán (que já está há muito estoirado fisicamente), Cardozo, Maxi, entre outros.

Ora, numa altura em que o Benfica em 13 dias vai realizar 4 jogos, dois importantíssimos para o campeonato e outro para a Champions, está na altura de Jorge Jesus começar a pensar numa gestão apropriada para os jogadores, que não estão habituados a tamanho ritmo competitivo.

A realidade, como sempre a constatei neste Benfica de Jesus, é que a equipa nos últimos 3/4 jogos de campeonato está sempre numa quebra física que começa já na primeira parte. Por isso, terá que pensar, e muito, caso contrário arrisca-se a perder uma eliminatória, um campeonato e uma final, tudo por falta de fôlego dos seus jogadores.

Ele tem os jogadores para promover a rotatividade. Terá a coragem para a fazer no momento certo, ou será movido pelo medo? Saudações.

(Nota da edição: artigo enviado pelo autor antes do Olhanense-Benfica)

Benfica:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

incoerências e inconfidências

A teoria da rotatividade só resulta no papel....isto porque como todos sabemos todos os planteis têm problemas....o do Benfica não é excepção, por exemplo Bruno Cesar, Nolito e Gaitan têm se revezado, ou seja, nenhum deles tem um exagero de jogos seguido, então porque não rendem?, simples porque existem problemas para alem da forma fisica, o maior problema do Benfica neste momento é que quem joga a extremo esquerdo tem de estar sempre em cuidados, porque o Emerson mostra que definitivamente não é jogador para o Benfica, depois tem outro problema, Aimar é so um e para aquela posição não existe mais ninguem logo quando falta aimar revira-se a equipa toda a procura de um melhor sistema para jogar "sem aimar", depois temos o Javi que esteve quase 15 dias parado e começou logo a jogar e actualmente está sem ritmo ainda (está perro) tal como o Gaitan que esteve praticamente 1 mês fora e que tarda a entrar em forma e ambos tardam porquê se já fizeram tantos jogos....porque a equipa mudou a maneira de jogar desde a 1 mês para cá, se anteriormente fazia um jogo mais cinico de espera até a altura certa em que saia em transições rápidas e com o bloco subido, actualmente a equipa do Benfica tenta fazer algo que não lhe está no "gene" que é tentar atacar ao estilo do que fazia em 2009/2010 mas não tem quem faça as diagonais nem as idas a linha de fundo que fazia Di Maria e Coentrão porque se Gaitan e Bruno Cesar são jogadores mais de zonas interiores já o unico mais parecido com o Di Maria é o Nolito mas que não tem um Coentrão atrás logo por ai todas e quaisquer iniciativas de ataque combinado pela esquerda saiem furadas porque o Brasileiro é um ZERO a atacar, já o unico que mostra estar em quebra fisica é o Witsel mas lá está para esse não à suplente, então como se faz a rotatividade, não se faz....

O JJ devia ter pensado em alternativas táticas no inicio da temporada, é que é por essa simples razão que a equipa quebra, porque toda a gente sabe que existem 2 ou 3 jogadores que se estiverem marcados a equipa perde-se e fica apática, eu para o jogo com o Olhanense nunca teria entrado com emerson e com o Nelson Oliveira, isto porque toda a gente sabe que aquela equipa tem bons extremos (apesar de não haver ponta de lança) e que os laterais tb sobem bem, logo seria importante o Benfica estabelecer o ritmo no meio campo, ou seja, obrigando os laterais a errar para que fosse possivel ganhar a linha e se o Nolito ainda ia conseguindo tornou-se evidente que não havia ninguem (nenhum avançado ou médio)que se chegasse a ele para tentar os lances de 2 para 1porque se o Cardozo é um jogador de Área o Nelson Oliveira tb o é (apesar de ter outra mobilidade) e não havendo Aimar a vir fazer essa ligação tem de ser o Witsel a tentar o fazer que jogando contra equipas como a do Olhanense nunca resulta, porque foi evidente que o witsel desgasta-se em dobro e acaba por nunca estar no sitio certo na altura certa porque...lá está a equipa defende em 4-2 (defesas e médios) e ataca em 2-3-1-3-1 (os laterais sobem para o meio campo defensivo fazendo linha com o Javi ficando o witsel a destinar a bola para o ataque) em situações normais mas acontece é que em olhão a equipa estava a atacar em 3-2-1-2-2 (o Javi estava demasiado recuado e o witsel só tinha apoio nas laterais ficando o centro do terreno entregue apenas a ele e a Cardozo/Nelson que não se conseguiam livrar das marcações), ou seja, o JJ tem de tentar arranjar uma vertente tática que funcione sem ter que por o witsel a fazer uma função tripla (médio defensivo médio centro e Nº10) porque se é evidente que ele tem qualidade para as fazer tb evidente que não tem pulmão para as fazer a todas, aguarda-se que Rodrigo tb recupere a forma pois só o Rodrigo em forma poderia ter feito o trabalho que estava destinado a Nelson no Sabado, porque são 2 jogadores que se complementam bem e até anseio o dia em que o JJ resolva por os 2 miudos a titulares deixando o Takuara para a 2ª parte, porque no Sábado pedia-se alguem que mexe a defesa adversária e não referências na área

rotatividade é como fáz o SRº FERGUNSON

não tem problema de colocar os titulares como suplentes como se vê , é um treinador que não quer , nos primeiros jogos fugir dos mais directos adversários , não procura ter logo 10 15 20 jogos pontos de avanço , que depois lhe permita dormir ,, não vái fazendo logo de principio para que a equipa depois não sofra derrotas em 3-4 -5 jogos seguidos ,, o jj é ao contrário , em 15 jogos parecem os melhores do mundo depois anda a cagar e a tossir

A rotatividade deveria ter começado há muito!

Peço licença para discordar que Jorge Jesus seja o melhor treinador em Portugal. Se lhe reconheço o futebol atrativo também vejo que tem muitas falhas que acabam por limitar o seu trabalho. Mas essas são contas de outro rosário.
Aqui pretende-se falar de rotatividade e em relação a ela eu diria antes de mais que para a rotatividade poder funcionar ela tem de ser preparada como fazia Mourinho. Ele ia começando a introduzir, logo no início da época, um ou dois jogadores nos encontros que disputava. Com isso, motivava os jogadores mas também os preparava de forma a que quando precisasse deles eles estivessem em condições de corresponder. Jorge Jesus não o fez e agora tem um fosso entre titulares e suplentes. Agora é tarde!

Oh caro Rampage,

futebol atractivo, ofensivo e inimitável? Pois é, por essas e por outras opiniões é que as coisas estão como
estão...É só elogios, fazer festas, deitar foguetes e ainda apanhar as canas! E exigências ? Nada! Não será
preciso pois aquilo é só festival...Já agora, permita uma pergunta: Futebol de competição é circo? E cabeça,
saber estar em campo, preparar os jogos e os jogadores para todas as eventualidades? Jogar sempre da
mesma maneira? Há dois jogos iguais?Nem merece a pena continuar pois terìamos para para mangas...
Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Este era bom para fazer

Corrida de marcha!