"Na Europa treina-se o passe, no Brasil o drible" | Relvado

"Na Europa treina-se o passe, no Brasil o drible"

As diferenças entre dois dos semi-finalistas do Mundial 2014 analisadas por um brasileiro.
 

A Alemanha levou claramente a melhor sobre o Brasil quando os dois "gigantes" do futebol mundial se encontraram no campeonato do mundo deste ano. Uma vitória por 7-1 que evidenciou a diferença de qualidade e de preparação entre europeus e brasileiros.

Juliano Haus Belletti, antigo internacional brasileiro, esteve atento ao percurso das duas seleções no Mundial 2014 e aponta uma grande diferença nos dois conjuntos: o passe e o drible.

Num programa da SporTV brasileira o antigo lateral começou por caracterizar a escola atual europeia: "É a matéria-prima mesmo. Lá, como eles não têm o talento que o brasileiro tem para drible, treinam mais o passe, o posicionamento, o lançamento, outras opções excluindo o drible. Tanto no Villarreal, como no Barcelona ou no Chelsea (onde Belletti jogou), via aquecimentos só com passe, lançamento; e desde criança".

No Brasil é diferente: "Aqui, quando um pai vem falar aos treinadores ou responsáveis sobre o filho ou o filho do amigo, no que ele é bom? No drible, marca golos, muitos golos. Mas sabe fazer um passe, sabe posicionar-se? Então eles vão mais para este lado. A Espanha, que foi campeã do mundo em 2010, tinha como principal recurso o passe, a Alemanha a mesma coisa. Todos já estão a assimilar isso. O Brasil, ainda não", completou Juliano Belletti.

Internacional:

Comentários