Cruyff avisa Barcelona: cuidado com o FC Porto | Relvado

Cruyff avisa Barcelona: cuidado com o FC Porto

Antigo treinador do Barça não tem dúvidas: dificuldades vão aumentar na próxima temporada.
 

Johan Cruyff alertou o 'seu' Barcelona para a dificuldade que a equipa vai encontrar na próxima temporada - e logo no início com Real Madrid e... FC Porto pela frente.

"De entrada, haverá dois jogos maiúsculos da Supertaça de Espanha [Real Madrid]; e a Supertaça da Europa será frente ao FC Porto, muito melhor que o Shakhtar Donetsk [adversário de 2009]", escreveu o antigo treinador dos culés, na sua crónica das segundas-feiras no jornal El Periódico.

Cruyff acredita que na próxima época o Barcelona vai defrontar um Real Madrid mais forte. "Ao Real Madrid falta muito pouco para encontrar a sua equipa. Fora do campo a sua conduta deixou muito a desejar, mas dentro dele subiu muito: esteve nas meias-finais da Champions, ganhou a Taça e teve papel mais do que digno na Liga", realçou.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Claro

que o Barcelona tem que ter cuidado com o Real e o F. C. do Porto, pois são as 3 melhores equipas da Europa.

Saudações (des)portistas

____________
Dragãoport

.

(duplicado)

E, de repente, após ter sido metralhado com críticas

quando falou sobre o futebol do Real de Mourinho, Cruyff será agora um tipo que sabe do que fala.

Claro que sabe do que fala.

Apesar de o futebol do Real de Mourinho não ter tido "vida" para o futebol espetaculo do Barça, o Real continua a ser uma grande equipa, dificil de bater e o que o Cruyff disse foi o obvio. O Barça terá logo no inicio da temporada dois jogos dificeis: Contra o Real e contra o Porto.

Agora, só não percebi se o teu comentário foi uma tentativa de "colar" o Porto nesta história Cruyff vs Real/Mourinho.
É que se foi, não faz sentido...

Repara

Para mim, Cruyff constatou o óbvio em ambos os casos. Mas, num deles, foi acusado de tudo e mais alguma coisa, enquanto que no outro já tinha plena razão, visto que, lá está, constatava o óbvio.

A diferença é que, num caso, Mourinho não ficava tão bem assim na fotografia. No outro, o Porto ficava bem. A colagem, a existir, é essa, mais nenhuma. Mas, lá está, eu é que acho que o Cruyff teve plena razão em ambas as intervenções.

Percebo...

Nesse aspecto estou á vontade. Respeito Mourinho por tudo o que deu ao Porto, mas Mourinho é uma coisa o meu clube outra...
Mourinho nunca teve um adversário tão forte durante tanto tempo (uma epoca inteira) como este Barcelona e, ou muito me engano, ou esta epoca Mourinho vai continuar a penar.
A menos que haja algum deslumbramento no Barcelona e vacilem aqui ou acolà. De resto, será muito dificil.

ps: tenho um feeling que o Porto fará melhor figura contra o Barcelona do que fará o Real de Mourinho...

porquê?

por ter constatado o que qualquer mongolóide constataria? Ter atenção ao Porto porque vão jogar com eles na Supertaça Europeia, e que o Porto é melhor do que o Shaktar Donetsk?

Quando constatou o que qualquer mongolóide constataria

sobre o futebol do Mourinho/Real de Mourinho, o mongolóide era o Cruyff. Agora já diz verdades, pelos vistos.

constatou o quê?

?

Isto

constatou ou criticou?

um comentário ultra tendencioso, e basta ler a 1ª frase do texto para percebermos o porquê: "Johann Cruijff não morre de amores por José Mourinho, como se sabe."

Gostava que me explicassem como é que um treinador como Mourinho, aos olhos deste holandês estrábico "É um treinador de títulos, não de futebol. Não é um treinador de futebol se entendermos este desporto como espectáculo ou divertimento para os que ele assistem" consegue acabar o campeonato com o Real a ter marcado 102 golos, contra 95 do Barcelona.

deve ter sido por causa das equipas com 7 defesas, creio eu.

Para mim, constatou

Ou, para ti, Mourinho alinhou com um Real Madrid não-medroso e defensivo? Da mesma forma que, numa constatação, criticou Mourinho, Cruyff, no que disse do Porto, elogiou, ao constatar. Parece-me evidente.

E, para ti, Mourinho é um treinador de futebol-espectáculo ou um treinador de títulos? Mas Mourinho é, para alguém neste planeta, um treinador de futebol-espectáculo?

Quanto ao Porto

Não, não elogiou. Constatou. Apenas e só. Elogiar seria se tivesse dito que o Porto fez uma campanha fantástica este ano em todas as vertentes e que jogou um grande futebol, que tem um grande modelo de jogo e que tem jogadores de grande calibre e uma direcção fenomenal. E não foi nada disso que ele disse. Apenas "avisou" o Barça para ter cuidado.

Para mim, Mourinho é um treinador de um futebol camaleónico, que se adapta a cada tipo de situação em específico. Já foi ultra ofensivo com o Porto de 2003, já foi controlador, com o Porto de 2004 e o Chelsea de 2005 e 2006, já foi de coesão e contra ataque, com o Inter, e agora com o Real consegue 102 golos ao cabo de 38 jornadas.

O problema, é que pessoas como tu, esquecem-se de 37 jogos no campeonato, para dar ênfase a 1. O caso com o Barça, foi muito peculiar. E não creio que voltará a acontecer. Mourinho só fez o jogo que fez na 1ª meia final da CL com o Barça por ter sido surpreendido no 1º jogo do ano com o Barça no Barnabéu. Ficou escaldado, acusou o toque, ficou desorientado. Não acertou na abordagem.

De resto, de Mourinho já vi todo o tipo de futebol. E sim, sempre de espectáculo. Mesmo na abordagem defensiva, como por exemplo o jogo da meia final do Inter contra o Barça, foi dos melhores jogos que vi nos últimos anos. Uma lição táctica de futebol.

Por isso, e concluindo, o estrábico enquanto fala, espuma-se pelo nariz.

Hã?

Pessoas como eu? O Real do Mourinho foi ofensivo contra equipas que ficam a milhas da sua. Ninguém fala apenas de um jogo isolado, quando diz que o Real de Mourinho foi medroso, mas sim de todos os jogos contra o Barça - que, como bem sabemos, é onde se decidiriam as coisas.

Tens epíteto para todas as equipas do Mourinho, mas, para o Real, em vez do título, tens um dado estatístico, o dos golos. O que foi este Real do Mourinho, então? O Cruyff refere-se aos jogos com o Barça (jogar com 7 defesas) e ao historial do Mourinho (que 2003 que não procura um futebol ofensivo, dê por onde der). O que não tem isto de constatação?

E, porra, desculpa lá, mas onde é que aquele Barça x Inter foi um grande jogo, uma lição táctica? Acho piada que, se for Mourinho, é genialidade táctica, mas, se for o Vítor Urbano com o Beira-mar em Alvalade, já é autocarro (expressão que, curiosamente, foi o próprio Mourinho a inventar, quando outros clubes iam ao terreno do Chelsea defender ou, por outra, "dar banhos tácticos").

Já agora, quem raio é o estrábico?

não, não!

"É um treinador de títulos, não de futebol. Não é um treinador de futebol se entendermos este desporto como espectáculo ou divertimento para os que ele assistem"

Nesta frase em cima por si proferida, Cruyff não particularizou! Não se referiu apenas aos jogos com o Barça!

Digo-te e repito: o jogo em Milão foi uma lição de futebol ao Barça. Aliás, os 2 jogos da eliminatória. O Inter nem por sombras tinha valores individuais para o Barça, mas por força de uma grande estratégia do seu treinador, rebentou com eles.
Não nos esqueçamos que estamos a falar da equipa que provavelmente será das melhores de todo o sempre na história do futebol, e que tem no seu plantel os 3 eleitos melhores jogadores do mundo, Xavi, Iniesta e Messi. Não estamos a falar do Vítor Urbano na luz contra o benfica!

Quanto à estatística dos golos do Real, "só" deitam por terra quem quer fazer passar a mensagem que o Real de Mourinho é defensivo. "Só" marcou mais de 100 golos na prova e, imagine-se, marcou mais 7 golos do que o todo poderoso e ultra ofensivo Barça!

Volto à carga

Mas alguém tem dúvidas de que o Mourinho é, como disse Cruyff, um treinador de títulos e não um treinador de futebol-espectáculo? Ou o mundo inteiro se distraiu e o Mourinho tornou-se, entretanto, no Telé Santana?

O Sacchi também foi um treinador de títulos, nunca de futebol espectáculo, e isto apesar de ter orientado equipas que, apesar de tudo, jogavam bem à bola. E então? Alguém tem dúvidas de que o Sacchi não era um treinador de futebol-espectáculo? Que tem isto de pejorativo, se o que os clubes querem, no futebol, é ganhar títulos?

O Cruyff falou com maldade

e tu sabe-lo.

No mesmo discurso fala num Real de Mourinho com 7 defesas, fala de "ter muito medo", fala de não ser um "treinador de futebol" e ainda se arma em zandinga ao prognosticar «E pergunta: "Se ele fez o que fez no Bernabéu, como será na quarta-feira, na final da Taça do Rei?»

há dúvidas?

Se falou com maldade na altura

- eu, se fosse adepto do Real, ficaria mais envergonhado com aquela postura em casa, num jogo em que era imperioso vencer, do que com os 5-0 -, quer dizer que falou agora com bondade, no que disse sobre o Real?

Com maldade parece-me que fala o Mourinho, ao reduzir os títulos do Barça a arbitragens, doping, teatro e uns quantos "Porquês?".

isso já não faz parte da nossa conversa.

penso que a nossa ficou clara.

Cruyff não é burro, anda no

Cruyff não é burro, anda no futebol à muito anos e tem uma noção clara de quem são as maiores equipas da actualidade, para mim não será surpresa nenhuma o Fc Porto vencer a Super-taça Europeia apesar de reconhecer algum favoritismo ao Barça e grande dificuldade.

Neste momento desejo apenas uma coisa, que a Colômbia sofra três derrotas na copa América(desculpem James, Guarín e Falcao) e que a Argentina chegue à final...

o james vai estar no mundial..

..de sub 20 e não na copa america. Aliás onde vai estar o iturbe.

Ao desejo de ver a colombia arrumar cedo, junta-lhe o uruguai ;)

Referia-me mais ao facto de

Referia-me mais ao facto de James ser Colombiano... Já estive a ver os grupos e não vai ser fácil, o do Uruguai é fodido mas ainda assim parecem-me favoritos.

Depende dos jogadores, o

Depende dos jogadores, o Álvaro esta época nem parecia que tinha estado no Mundial, grande máquina.
Confesso que só partilho a 50% do teu ponto de vista, dá sempre um gozo especial ver jogadores do FCP em grandes competições mas também há sempre o risco de chegarem cansados ou até lesionados.

Abraço

Claro que sim! É o meu

Claro que sim! É o meu coração de uma côr apenas, o "azul-e-branco", a falar pois pessoalmente o que desejo aos atletas que pertencem aos quadros do Fc Porto e também dos outros clubes Portugueses é muita sorte e muito sucesso.

Espera aí...

...que vem já aí o outro mandar o bitaite!

Quem o Mourinho?

:D

...

O profeta...