O grande desafio de Luís Filipe Vieira | Relvado

O grande desafio de Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica terá de tomar decisões já! Ou realmente quer um projeto com Jorge Jesus e an
 
Luís Filipe Vieira com um sapato na mão

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, tem talvez a partir de hoje o seu maior desafio desde que está no clube.

Nesta análise colocaria dois níveis de avaliação, a interna e a externa. Na avaliação interna apesar de não se poder contestar a enorme recuperação financeira e a obra que até hoje está a fazer no clube, bem como o enorme prestígio que o mesmo angariou nos últimos anos e, igualmente o facto de ter voltado à ribalta dos grandes palcos europeus, pelo menos os resultados desportivos em especial dos 2 últimos anos terão de ser bem analisados e discutidos pelos sócios e acionistas do SLB.

Na realidade o plantel que se construiu para Jorge Jesus, foi de enormíssima qualidade, e por tal se terá de questionar desportivamente o atual presidente. Será que toda a estrutura foi bem pensada? Será que todos os detalhes foram equacionados? Sabendo-se que Jorge Jesus é muito profissional em termos técnicos e táticos, e que que segundo a sua filosofia de futebol de ataque precisa de equipas com enorme poderia físico, analisou-se bem a questão do preparador físico? Será que Jorge Jesus pode ser a principal figura em termos de comunicação social do clube, sabendo-se as dificuldades que tem em determinadas áreas e matérias? Será que LFV pensou bem em tudo isto? Eu acho que não e por aqui estará uma das razões do menor rendimento da equipa nos momentos decisivos, e que lhe valeram 2 campeonatos perdidos, quando na realidade o SLB tinha, na minha opinião, melhor plantel que os seus adversários.

Depois o plano externo, e esse, sim dá muito que falar. Primeiro a questão da arbitragem e do apoio que LFV deu ao atual presidente da FPF. Mas será que o presidente do SLB pensava que por apoiá-lo iria ter isenção? Primeiro erro crasso. Depois a questão da bandeira da verdade desportiva que parecia ser algo que LFV estaria a levar até às últimas consequências e depois deu um passo atrás! Segundo erro crasso. Em seguida o processo Olivedesportos, este ainda em andamento, mas que ninguém compreenderá que seja abandonado, ou que LFV ceda às pretensões da mesma. Seria um enorme erro desta direção. Mas também a falta de, nos momentos certos, definir uma estratégia clara para o clube em termos de discurso, senão vejamos...

Quando o SLB perde em Guimarães, deveria ter imediatamente o presidente reunido "as tropas" e definir que o único objetivo da época era ser campeão nacional. E não o fez, e depois a seguir a Coimbra, um jogo em que o SLB foi completamente espoliado, nada fez igualmente. Ou seja, retirar pressão a Jorge Jesus, tranquilizar mas também responsabilizar a equipa, dizendo tão claramente que a Champions seria importante, mas verdadeiramente a conquista da Liga era o único objetivo da época, pois era aí que o clube tudo apostava, até porque o Benfica já tinha feito uma excelente prestação na prova milionária e que ninguém se atreveria a colocar em causa.

E aí para mim foi o erro maior de LFV. Não blindou Jorge Jesus, não se insurgiu muito antes do fatídico e mentiroso SLB-FCP, e a partir daí todos saberiam que com o clube nortenho na frente, seria impossível recuperar o que quer que fosse, pois a máquina é muito forte em termos de "forças" fora e dentro do campo.

Agora com a contestação interna a aumentar, com a sombra de Jorge Jesus a pairar sobre LFV, com um plantel que é preciso equilibrar, com vendas importantes para concretizar para realizar encaixe financeiro, LFV terá o maior desafio à sua frente desde que é presidente do SLB. A seu favor, a obra feita, o facto de o clube ter sido mais vezes campeão, ter mais prestígio internacional, maior presença na Champions, e este ano algo que lhe pode dar uma excelente oportunidade de planear bem a época, o apuramento direto para a Liga Milionária.

A desfavor o não travar a força do FCP e em especial de Pinto da Costa, não conseguindo fazer com que o clube ganhe 3 ou mais anos seguidos, o de não dominar ainda bem todas as áreas do futebol, o de ter deixado na sombra o importante Rui Costa, e por falhar por vezes no discurso certo no momento certo, para além de numa opinião muito pessoal, não ser mais enérgico em termos de exigência com o plantel do SLB.

Para que tudo possa ter um rumo positivo terá de tomar decisões já! Ou realmente quer um projeto com Jorge Jesus e anuncia esta semana ainda um novo contrato com o técnico por mais 3 ou 4 anos, e assim acaba com todas as especulações e dá uma enorme confiança a um projeto, fazendo os ajustes necessários que atrás referi, ou não o quer, e assim terá de desde já encontrar a solução da nova estrutura técnica para as próximas 3 épocas do SLB.

O desafio é enorme, mas LFV já demonstrou que não tem medo dos grandes desafios. Estaremos com expectativa à espera das suas decisões. Bem hajam.

Benfica:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O grande desafio de Luís Filipe Vieira

CORTAR AQUELE BIGODE RÍDICULO, CONTRATAR O RICARDO COSTA E VENDER MAIS PNEUS "COM AR" E "SEM FARINHA"!!! PURA DEMÊNCIA

LOL

que demência...

...