De erro em erro, vai-se descobrindo a verdade | Relvado

De erro em erro, vai-se descobrindo a verdade

As declarações de Walter Casagrande abanaram a estrutura da verdade desportiva.
 
Vídeo: Casagrande revela doping no FC Porto

Abanaram a estrutura da verdade desportiva, as declarações de Walter Casagrande, que confessou em directo na TV Globo o que deixou escrito na sua polémica biografia.

Quando chegou à Europa, foi para o FC Porto onde jogou em 1986/1987. Segundo as suas palavras em direto no programa do Jô, foi nas Antas que se dopou pela primeira e única vez. "Quando cheguei à Europa, no dia em que me estreei pelo Futebol Clube do Porto, um jogador chegou ao pé de mim e avisou-me que ia jogar. Mas depois ele disse-me 'tens de passar ali atrás, que tem ali um negócio para usar'. Fui lá e usei. Usei umas quatro vezes".

Afirmou também ser uma prática comum os "atletas" do FC Porto injetarem-se com substâncias dopantes antes dos jogos. Só se referiu ao FC Porto, e a mais nenhum clube por onde jogou em 13 anos de carreira. Confessou que não se referia a cocaína ou maconha, que nunca usou antes dos jogos. Era mesmo uma substância dopante que aumentava a potência e que só era possível porque não havia controle anti-doping nas competições nacionais, nem nas internacionais, afirmou ele na entrevista.

Aqui não há espaço para cabalas. Arrependeu-se e deixou escrito. Assumiu ao vivo o erro e a vergonha.

Em 2004, o mundo do futebol nacional foi abalado pelas escutas que despoletaram o processo Apito Dourado. Essas escutas continham material que comprovava a manipulação de influências a nível interno, naquilo que ficou denominado como "os anos dos chocolatinhos e da fruta". Era todo um reinado interno de Pinto da Costa posto em causa. A argumentação do FC Porto foi que tudo era mentira (até as escutas aparecerem no YouTube), e que a comprová-lo não havia nada que pudesse beliscar o seu percurso a nível externo.

Em 1987, o FC Porto venceu a Taça Intercontinental, depois de ter sido campeão europeu batendo o Bayern de Munique por 2-1 na final. "Fiz a narração do jogo ao lado do Ribeiro Cristóvão e é um dia que nunca me vou esquecer, porque essa foi a minha estreia internacional. (...) Ao intervalo, o Artur Jorge fez uma lavagem ao cérebro dos jogadores e o FC Porto surge transfigurado, começa a acreditar que era possível virar o jogo". Miguel Prates, jornalista in "Correio da Manhã".

Walter Casagrande jogou 66 minutos nessa competição, esteve na final sentado no banco do FC Porto mas não entrou. Recebeu a medalha no final, tal como os outros "atletas". Não sei se irá devolver a sua medalha, como recentemente Lance Armstrong teve de devolver as suas taças. Mas foi todo um universo que se descobriu, porque um dia um homem admitiu que errou.

"De erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade" - Sigmund Freud.

FC Porto:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

oportunismo, demagogia barata e acéfala,

é o que escreveste... ainda por cima com o passado do Benfica. Fazer um caso, escrever de uma coisa, só porque um drogado à procura de dinheiro e fama para matar o vicio diz, já é lei contra o Porto... realmente, tudo serve para esconder as capelas, e a hipocrisia dos arautos da verdade desportiva.

Ui ...

... que temos madalena ofendida!

caniche???

pode ir a tosquia não tem problema até facilita quando hincha ,de facto gosta mesmo acaba por ser um bocado masoquista mas também não resisto gosto de comer um bom cu.
até da vontade de rir estes vermelhos sao mesmo rasteirinhos fazem de tudo para agradar os Azuis e Brancos.
Sao traumas nos não podemos fazer nada e se quiser vir para a semana ao Dragão não tem problema ai poderá escolher e também poderá ter um extra que é levar com BOLAS

De erro em erro, vai-se descobrindo a verdade...

...Eu diria, de "capela em capela" se vai construindo o campeonato...

Bom artigo ...

... só retificar que os estrunfes não negavam o conteúdo das escutas mas sim a legitimidade da sua utilização como prova em tribunal!

Ó CASA

foi o Joâo pinto que falou assim porque o treinador ainda não tinha chegado ao estádio das antas , nesse dia estava no verde no bulhão -- ó casa váis jogar sou eu que mando agora mas vái ali por tráz das paletes e toa uma injecção para poderes ter muita força , estai beei

VERDADE

É verdade está mesmo incomodado mas está visto quê não sabe nada de bola , mas está a falar de quem ???
Mozer ,Veloso , Assis ,v.Batista calado é mesmo havia de estar calado porquê ainda irei ver mais cedo do quê pensa o apito vermelho quem ri por último ri melhor .
Fico com este Nick para brevemente rire as gargalhadas
PS: CUIDADO COM OS INCÊNDIOS NOS CAMIÕES

Gostei ...

... particularmente do "rire", em cada comentário que escreves as pérolas sucedem-se, por exemplo "hincha".

Muito bom, continua a com essas performances fantásticas a trazer-nos boa disposição!

Cumprimentos