Castro | Relvado

Castro

Sem ser um grande jogador, Castro é um símbolo do FC Porto.
 

Castro não é um grande jogador. Castro não é sequer jogador de equipa grande, quando muito um bom jogador (não grande) de uma equipa que lute pela permanência. Castro não é um jogador inteligente, utiliza excesso de virilidade nas entradas, e não gere bem os tempos de jogo e os seus próprios tempos, cansado-se excessivamente em correrias sem sentido que lhe tiram critério na hora da decisão.

Castro nunca será titular do FC Porto. Porém: Castro é um jogador que lidera sempre o grupo de trabalho nos treinos quando é para trabalhar. Castro é um jogador que só tem uma velocidade e uma intensidade em tudo o que faz, que é a mais alta que os seus pulmões conseguirem aguentar. Castro é um jogador agressivo na sua tentativa de ajudar a equipa. Castro é... portista.

Porquê então o título simples deste artigo? Porque os símbolos falam por si só, e Castro, sem ser um grande jogador, sem ter talento para o ser, sem ter qualidade de jogo suficiente para a média do FC Porto, é um símbolo do FC Porto, porque quando pensamos em Castro, pensamos em trabalho, em garra, em dedicação - e por que não, em superação. Em suma pensamos em... FC Porto.

FC Porto:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

QQQ

deram prazer, aos ataques de pt.perfectgirls.net que não sabem o meu primeiro para o dedo para o fim foi se eu podia respirar , os seus amigos que parecia uma pose estuvinos 10 minutos começou a começar a ele fez mais , segurou minha memória para penetrar a glande . -Pode afirmar - Isso me descolar colocou completamente seco , a bunda em responder , Argentina ou para se você vai? - Veja como prostitutas nenitas estava com um sorriso bonito e movia , mas felizmente tivemos as pernas negras. Assim, ou pedir-lhe para executar , no trabalho, eu queria mais acima

A lot of blame to go around toms canvas shoes womens

This is, in fact, what is meant by 'machine understandable' information; the ability for a machine to process information independently.. http://www.tomsshoesmart.com/hot-sale-natural-burlap-mens-classics-p-16.... - classic toms mens

At O International Airport, Kevin loses sight of his family, and gets on a different flight to New York City. http://www.tomsshoesmart.com/hot-sale-natural-crochet-womens-classics-p-... - toms classic crochet

As CEO of Quintessence Multimedia, Melinda educates entrepreneurs and Fortune 500 companies on subjects including small business start-up, business development and social media marketing to fulfill her mission to end small business failure. http://www.tomsshoesmart.com/hot-sale-blue-canvas-womens-cordones-p-64.html - toms womens cordones

Larson signed his decision that the ENIAC patent by Eckert and Mauchly was invalid and named Atanasoff the inventor of the electronic digital computer.. http://www.tomsshoesmart.com/hot-sale-grey-canvas-stripe-womens-classics... - striped toms womens

It is the central processing unit which coordinates all the functions of a computer. http://www.tomsshoesmart.com/hot-sale-university-navy-rope-sole-mens-cla... - toms mens classic

The processes that grounds acne (( acne cyst home remedy )) is just the fighting are modified by the wound pigmentation. http://www.tomsshoesmart.com/hot-sale-black-plaid-rubber-sole-mens-artis... - rubber sole shoes

Funny enough, he wasn't even on stage when they started out with an intro to "Dirty Glass" that sounded like a heavenly choir of angels backed by the Dirty Projectors. http://www.tomsshoesmart.com/hot-sale-olive-canvas-womens-classics-p-56.... - toms classic canvas

Pff...

Mas vocês sabem lá o k o Castro joga ou o k ele treina?!
Quem não sabe o k diz deveria calar-se... É uma questão de bom senso!
Ponham o maior craque do mundo a jogar 10 minutos por jogo sem nenhum reconhecimento por parte do treinador e vejam o k ele rende!
Não faz cabritos nem marca golos, não presta!!! Palhaçada!
O melhor 8 Português é o Moutinho, depois está Castro... EU k já o sigo desde os 16 anos sei disso...
Sintam-se à vontade para prolongar o vómito! Fosse ele Argentino...

N64 é a tua opinião, eu discordo da mesma

acho que existe um excesso de ímpeto nas acções de Castro, que lhe tiram qualquer critério de qualidade quando tem a bola nos pés... ou seja, essa vontade que é a sua maior virtude é o seu maior defeito. Se te lembrares foi ele o culpado da eliminação do Porto na Taça de Portugal, juntamente com aquela diarreia mental de Danilo, e ele revela sempre imaturidade nos momentos em que realmente conta para a equipa, sabes o melhor jogador não é aquele que corre mais, ou aquele que tem melhores pés, é aquele que revela inteligência nas suas acções, neste caso, Castro não revela inteligência mas vontade, eu sou a favor da renovação dele até ao final da carreira mas não para ser sequer primeira opção de entrada para o meio campo.

Em relação, ao conhecimento que tenho de Castro, lembro-me de o ter visto diversas vezes na Liga espanhola e já na altura ele revelar as mesmas debilidades que revela hoje, não teve evolução, não consegue refrear, perceber que não pode estar sempre a dar tudo o que tem, pois quando tiver a bola não vai ter calma suficiente para ter visão de jogo, controlar os tempos da equipa, etc... por isso, e apesar de inícios de época prometedores, acabava por ser um jogador não completamente titular em clubes de menor valia. Tem um bom remate, sabe conduzir a bola, tem pulmão... não tem qualidade de passe, não é inteligente, e não consegue marcar os tempos da equipa. Na minha visão não tem qualidade técnica para jogar no Porto.

Mas, como sempre, respeito a tua opinião, e talvez até seja eu que esteja errado.

Cpts.

O André n tem feitio pa boneco...

Garanto-lhe k ele sai, se continuar a ser tratado desta forma! Não pense k ele é um encostado como o Mariano por exemplo, ou que quer ser um símbolo... Ele quer é jogar futebol e ser respeitado!
Tenho pena, mas sinceramente nunca concordei tão pouco consigo, como neste assunto! Então eliminou-nos na Taça de Portugal?... O VP k trocou 8 titulares está isento de escrutínio! Será k Castro n acalmaria, se estivesse a jogar numa equipa com o mínimo de estabilidade emocional? E Helton no Parque dos Príncipes que nos tirou o primeiro lugar no grupo da CL?? E Defour k estendeu o tapete vermelho ao Málaga no La Rosaleda??? Também são imaturos e impetuosos e não são jogadores para o Porto?!
No MISERÁVEL tempo de jogo k tem este ano, conta com 2 assistências ( um cruzamento milimétrico da linha e um passe de calcanhar que isolou Defour na Taça da Liga) e um petardo de fora de área; No entanto você acha k ele não tem calma, nem inteligência, nem visão de jogo, nem qualidade de passe... Ao menos assume o bom remate k tem... Mas só pk ele marcou um golo, diga-se!
Disse-me que ele não era indiscutível em equipas de menor valia e a isso eu pergunto-lhe... Você via o Castro no banco do Olhanense ou no Gíjon? Eu NÃO! Jogava a 10 no Olhanense e a 8 no Gíjon, mas jogava SEMPRE, desde k estivesse bem físicamente! Ficou no coração da massa adepta dos 2 clubes obviamente pela sua entrega, mas sobretudo pela sua humildade e qualidade! já nem falo da sua influência nas camadas jovens onde foi campeão e mais uma vez titularíssimo!!!
Só mais uma ressalva... Esqueça as oportunidades que VP deu a Castro na posição de Trinco... Ele n é nem nunca foi trinco!
E já agora para os mais distraídos, o nosso 6 tem bem mais pendor atacante k defensivo!
Só concedo no seguinte... Em 4-3-3 de facto Castro não tem envergadura para encostar nem Lucho nem Moutinho, e como não é trinco nem falo de encostar Fernando; Mas num 4-4-2 colocá-lo-ia ao lado de Moutinho e atrás de Lucho... Tenho esperança k para o ano com as saídas praticamente incontornáveis de Moutinho e Fernando, André Castro ganhe o respeito k tanto merece!
Cumprimentos

N64 eu não disse que ele não era indiscutível em equipas

pequenas, disse apenas que não seria o grande jogador dessas equipas, não era aquele jogador que os grandes estariam de olho. De resto, eu já lhe tinha dado o mérito do remate antes do golo, e não digo que ele não tem visão de jogo, ou inteligência de jogo por causa deste ou daquele jogo, outro dia ele entrou em campo e fez uma boa exbição, e se queres que te diga eu vi o mesmo Castro apesar de tudo, aquele Castro incapaz de pautar os tempos de jogo, apesar de toda a gente o aplaudir, apenas eu vi um jogador em que as suas caraterísticas se adequaram ao momento do jogo, porque ele parece-me extremamente impulsivo, e já não é de agora, já para não falar dos inúmeros passes ao homem quando deveriam ser feitos no espaço e o inverso que ele já nos tempos em que jogava noutras equipas revelava.

Mas, como te digo, é a tua opinião e eu respeito-a, aliás, até espero estar errado e que Castro seja esse jogador que tu dizes no futuro, Castro merece como eu disse, o Porto ficava com um jogador sem nada pagar, e mais do que isso, teríamos um símbolo como titular do Porto, sinceramente e sem hipocrisias baratas, eu espero estar enganado.

Cpts.

ora nem mais...

já nos juniores se destacava como sendo dos melhores... simplesmente é uma questão de oportunidades.
Houvesse a paciência que houve para Pepes, Marianos, Guarins, Brunos Alves e outros, e estava aqui um grande jogador.

De facto...

...muito mal anda o fócul para este gajo já ser subentendido como símbolo...

O seu comentário é uma desilusão completa

não entendeu o sentido das minhas palavras, ou não quis entender ao invés preferiu fazer a piada fácil... parabéns, já ganhou mais algum poder entre os benfiquistas acéfalos que proliferam por este espaço, pensei que não era esse o seu caminho mas cada um é livre de mudar de caminho quando quiser...

Passe bem.

...

...a partir do momento em que não considero, de todo, Castro um símbolo do FCP, creio ter legitimidade para opinar da forma que melhor me aprouver. Afinal, as lições de Abril (que convenientemente convém ser recordadas), e pelo menos para mim, estão bem vivas.

O meu caro amigo está à vontade para discordar, e inclusive achar que pretendo com isto "ganhar" o quer que seja. Ao contrário de si, não ando aqui a tentar agradar a gregos e a troianos, e a partir do momento em que coloca um artigo ao escrutínio de todos, deve (ou deveria) de estar preparado para suportar todo o tipo de considerações. Felizmente, o tempo de alinharem todos pelo mesmo diapasão já lá vai...ainda que eu perceba que, na mente dos (alguns) portistas este conceito seja incomensuravelmente mais difícil de atingir.

Por outro lado, reservo-me também no direito de não "perceber" o sentido das suas palavras. Se mas quiser explicar novamente, terei todo o gosto em assimilar tal escrevinhado e responder em conformidade.

Já agora, o que apontei (de forma sucinta e até lacónica) não pretende beliscar a qualidade do jogador, tampouco desejar a mesma sorte de, p. ex., Miguel Vitor...simplesmente perceber o que motiva alguém a dizer que um dos jogadores menos utilizados do plantel portista, e constantemente escorraçado do plantel principal...detém o estatuto de símbolo do clube.

Passe bem...

P.S: Curioso que tenha passado ao lado da "piada fácil" do portista que comentou em primeiro o seu artigo. Essa já não lhe merece reparo?

eu ando a tentar agradar...

estamos conversados... eu respeito e tento ter opiniões imaprciais, se você quer ofender-me por causa disso, esteja à vontade...

Aliás, você ao contrário de mim revela alguma incoerência, pois quando eu tenho uma opinião que vai de acordo com o seu clube, é só elogios, quando vai contra, é estas expressões do agradar a gregos e a troinados... eu estou-me a marimbar para agradar a este ou aquele, e digo o que penso da forma mais racional possível..

Neste caso, eu referi bem que Castro não é um símbolo do clube pelo que joga, mas pelo que representa... e você preferiu fazer aquele seu patético, e estou livre de fazer este comentário porque é a palavra certa quando um tipo se refere ao clube rival como "fócul"... procure uma expressão minha a desvalorizar o nome do Benfica desta maneira, não econtrará, mas não é porque eu quero agradar a gregos e a troianos é porque eu respeito antes de tudo o resto a minha inteligência...

...

...ofende-se com pouco o meu amigo.

Castro representa o FCP. Tudo bem. É a tua opinião. Estou longe de comungar da mesma, caso não vejas qualquer tipo de inconveniente, ainda que, como é óbvio, deseje a melhor das sortes ao rapaz na sua carreira...

No que toca ao epíteto utilizado para definir o fêcêpê (olha outro!), para quem partilha tanta conversa com utilizadores que definem jogadores adversários como, p. ex., "Oblixo", ou ainda com aqueles que definem os benfiquistas como "encornados", coibindo-se de fazer a devida destrinça, confesso que é preciso bastante moral para apontar o dedo ao que apontei.
Já agora, a tal "piada fácil" do portista que comentou em primeiro o seu artigo mantém-se omissa do seu comentário. Parece-me bem...

Aponto, no seguimento, que não preciso de procurar o quer que seja para comentar o artigo que colocou ao escrutínio de todos, e muito menos mediar o meu comentário por considerações que tenha tido no passado. Se tal o fizesse, corria o risco de perder a devida objetividade e, quem sabe, até recorrer aquele subterfúgio notável do copy-paste de estatísticas, baralhando e descontextualizado palavras de forma a fazer valer uma argumentação que estaria sempre enquinada. Contudo, é estratégia imperativa e até mesmo essencial num conjunto de utilizadores que o meu caro inclusive subscreve, pelo que, numa posterior conversa, talvez adira a tal estratégia.

Até lá, lamento...mas mantenho o que já disse inicialmente. Muito mal vai o seu clube se Castro é já um símbolo do mesmo, algo que me pareceu ser o cerne do artigo, e cujo sentido não "percebi", mas também não vejo grande esforço da sua parte em fazer com que eu perceba. Algo que aliás, esta sua segunda resposta confirma. Afinal ele representa o FCP pela "superação", "garra" e "dedicação", correto?

Espera aí que eu vou ligar ao Vieira para mandar fazer uma estátua do André Almeida e já cá volto. Afinal, estamos na presença de qualidades excecionais e não daquelas que se exigem a qualquer futebolista que pretenda singrar no futebol...

Então a diferença entre você e eu

não é que eu tento agradar a gregos e a troianos, mas sim que eu apesar de todos os insultos patéticos ao meu clube que vejo aqui mantenho-me fiel à minha postura, e você deixa-se poluir pelas influências externas... nada a apontar, cada um como cada qual... mas fico um pouco desiludido depois das conversas inteligentes que já tivemos.

Em relação a comparar André Almeida a Castro, é mesmo de quem não percebeu o artigo, mas talvez tenha sido eu que escrevi mal.

...

...vamos lá tentar outra vez:

Acho que, no decorrer do artigo, define bastante bem o estilo de jogo do Castro. É um jogador de "fato de macaco"...e é só. Acreditar que poderá dar algo mais, sem uma equipa que sustente precisamente a falta de critério no seu jogo é utopia.
Lamento, mas se é símbolo do FCP única e exclusivamente pela "superação" (???), "garra" e "vontade"...ou se é por correr muito nos treinos, mantenho a minha opinião.

Símbolos do FCP atual existem 3: Hélton, Lucho e Moutinho. Isto sendo opinião pessoal, como é óbvio...

Parabenizo-o pela postura, algo que continuarei a fazer assim que veja que se aplica. Agora deixa lá de lado essa de estar "poluído" por influências externas. Depois de escreveres aqui uns bons anos, terás outra noção de "poluição externa".

No seguimento, a minha postura aqui foi sempre a mesma: discutir com quem merece a discussão, independentemente do contraditório e procurar sempre salvaguardar a honestidade e integridade nas conversas. É também notória a crescente dificuldade em tal...e contra mim falo, que nem sempre procuro fazer esse esforço. Convenhamos que os tais anos (e a própria evolução do relvado.com) também pesam nessa forma de estar...

Finalmente, não comparei jogadores. Apenas reconheci em A. Almeida as mesmas qualidades que o meu caro vê em Castro. E, por uma questão de lógica, estamos na presença de um símbolo benfiquista.

Como seria expetável...discordo...

Ok

mas, eu considero André Almeida não a médio mas a defesa lateral um jogador com qualidade para pertencer ao Benfica, o mesmo já não digo de Castro.

Mas, também considero que Castro é único no empenho, não que Almeida não seja exemplar, não que o uruguaio que me está a faltar o nome, também não o seja, mas Castro é quase motivante vê-lo a jogar, é quase como ver um bico numa sanita, ele luta e luta para sair da água, mas não tem engenho nem força, nem inteligência para sair, mas nós não deixamos de torcer um pouco pelo bicho pela tenacidade da sua vontade, e o mesmo acontece com Castro, ele não tem qualidade, mas a lutar e a correr não vejo ninguém com tanta garra como ele, e que lute quase como por uma causa quando entra como ele... claro que admito que esteja, aliás, estejam em desacordo comigo neste aspecto, eu tento ser imparcial mas não sou santo, mas quando falei de símbolo, claro que não é um símbolo pelas mesmas razões que os referidos por si, mas pelo trabalho, é que quando ele entra em campo, as pessoas ficam a torcer por ele, porque ele é mesmo diferente, e por isso acho que ele deveria ficar no Porto para sempre, e quando acabasse a carreira deveria ficar na estrutura, porque fazem falta estes homens ao futebol...

Cumprimentos,

...

...Inside, percebo a necessidade que os adeptos portistas têm de reconhecer "símbolos", mesmo da forma que tu os defines...mas vai por mim: esses já pouco existem no futebol, e ainda mais no futebol português.

É óbvio que os adeptos portistas torcem pelo Castro. É "da casa"...e aí fala mais alto a emoção. Sem comparações, o mesmo se sucede com Miguel Vitor, e acontecia com o Moreira...e é também por aí que muito benfiquista já mete as mãos no fogo pelo André Gomes.

Não sei se felizmente ou infelizmente, mas já não entro nesses devaneios. Enquanto adepto e benfiquista, a única coisa que exigo é profissionalismo. Alguns, cada vez mais raros, conseguem aliar a isso a verdadeira emoção. No meu caso, e no Benfica atual, só tenho dois "simbolos", para utilizar a mesma definição: Luisão e Maxi, pelas razões mais que óbvias. No fim da época, creio que Cardozo entrará nesse lote, não só para mim, mas também (e assim o espero) para a grande maioria dos benfiquistas.

O Castro é um miúdo com garra. Isso é evidente. Até admito que fique efetivamente no FCP...mas para ele, enquanto jogador, ser-lhe-ia extremamente prejudicial em termos de evolução, caso lhe esteja vedado o acesso à equipa principal. É um rapaz que precisa de competição. E sem ela, dificilmente passará da banalidade.
Não são um trio de jogos mais bem conseguidos que farão dele peça essencial. Aliás, longe disso...

Tudo o resto já é pensar muito à frente. Deixa-o tentar ser primeiro jogador reconhecido...e depois pensa-se na inserção na "estrutura". Aliás, que ele consiga evoluir sem pressões, e sem lhe colocarem nos ombros epítetos desnecessários.
Foi o que matou muita ascensão neste futebol português...

Saudações...

Esqueci-me de referir

ficar no Porto, mas não a títular, nem como primeira figura do banco a entrar para o meio campo, como é óbvio...

calma pessoal

e é isso

Helton e Lucho. Não vejo a necessidade de sacar mais um à pressão.

O Moutinho é um jogadorzaço, mas daí a ser simbolo do FCP ainda vai um longo caminho!

...

...o Moutinho é "símbolo" por outras razões. Sem ele, o FCP eclipsa-se. Não duvido de que, além fronteiras, é Moutinho que encabeça o "portismo", com todas as necessárias reservas na associação deste termo com o antigo capitão sportinguista...

Isso é como tudo

se tirar Ronaldo ao Real o Real também perde metade daquilo que é, por diferentes razões das de Moutinho como é óbvio, se tirar Matic ao Benfica o Benfica também vacila e de que maneira... eu nisto tenho uma opinião clara, não é o Moutinho que é insubstituivel, nem Matic nem mesmo Ronaldo, o problema é que eles são tão acima da média nas suas funções que a equipa cria automatismos para eles terem mais bola, quando entra outro jogador, que até poderá ter valia para essa posição nota-se muito porque não tem as mesmas características...

Um exemplo, ano passado quando faltava Javi Garcia, toda a gente ficou com a noção que Matic tinha muitas lacunas, porque Matic não fazia o que Javi fazia e a equipa estava habituada a Javi; o mesmo com Defour, se a equipa for orientada para Defour jogar a 8, vai jogar diferente do que com Moutinho, mas para isso é preciso tempo para a equipa se adaptar...

Em relação, a Moutinho a mim não me chateia nada considerá-lo um símbolo do Porto, porque representa tudo aquilo que quero ver no Porto, garra e qualidade... mas penso que os grandes símbolos são Lucho e Helton, estava a nascer outro mas uma lesão e a estupidez de certos adeptos mataram-no que era Maicon...

..........

???

Que fizeram os adeptos ao Maicon "3metrosàfrenteélimpo"??

P.s.: desculpa a brincadeira com o nome do Maicon LOL

eu podia fazer algo do género com Cardozo

Com as mãos sou Messi... ou volley também é a minha praia ... ou se tocar duas vezes com mão é como na matemática menos com menos dá mais e é limpo ... ou a posição normal das mãos é flectida a 90º ... ou a imaginção já se esgotou...

mas sou superior a isso :):):):):):)

Em relação ao que lhe fizeram, o homem volta da lesão, era títular indiscutivel quando se lesionou, volta tem Mangala no lugar dele o que já é chato, e depois quando entra no 1º2º jogo começam a assobiá-lo como se ele fosse um mau jogador... por isso digo que inteligência colectiva é algo que na minha opinião não existe... estamos a falar de um jogador que vestiu o portismo dos pés à cabeça desde que chegou...

O Maicon

É o Cardozo do FCP.

Metade dos meus amigos portistas adora-o e a outra metade não pode com ele :)

Tens razão.

até à próxima que tenho que ir.

Cumprimentos

de acordo

extra-portas não duvido que seja cabeça de cartaz..

Estás a ver pelo lado errado

a minha opinião. Eu acho que o Porto não precisa de símbolos, ou seja, é sempre bom tê-los e quantos mais melhor, mas não é esta a lógica, não é a lógica do Porto, mas sim de Castro, é que Castro apesar de ser um jogador limitado, é um jogador com uma garra impressionante e criado no Porto clube e Porto cidade, por isso, mais do que o Porto precisar, é Castro que merece... ou não, de acordo com a opinião de cada um, mas na minha merece.

respeito-a

é a tua opinião :)

Mas nem sequer é bom para a carreira do jogador ficar ali a ver os anos passar. Se para o ano não for aposta consistente, o melhor que fazia era sair, jogar muitos minutos num clube que detenha o seu passe e quem sabe, um dia, estar ao nível das expectativas do clube e voltar.

Mas, ele se sair nunca mais volta

porque ele nunca terá qualidade para o Porto pelo jogo jogado, percebes, é por isso que penso que ele deve ficar, emprestado já ele foi por diversas vezes, eu penso que é daqueles jogadores que fazem falta no plantel para símbolos de um portismo que vem da alma, e para entrar em certos jogos, mas não mais que isso em termos de jogo. Mas, estar lá é um direito que ele ganhou.

Cumprimentos