Os campeões serão irregulares e inconstantes? | Relvado

Os campeões serão irregulares e inconstantes?

Análise à prestação de Jorge Jesus no Benfica.
 
Jorge Jesus de braços abertos em Guimarães
Lusa

É um dado adquirido que a regularidade define campeões. No contexto dessa regularidade, será talvez interessante analisar o Benfica de Jesus nas 4 últimas temporadas desportivas. Poderá surgir a pergunta: porquê o Benfica de Jesus? Porque é o justo líder na atualidade, mas também pela singularidade na longevidade de Jesus no comando do Benfica, facto invulgar no nosso futebol, e que só tem paralelo neste século no Sporting de Paulo Bento.

Bom, as estatísticas podem sustentar uma tese, todavia nem sempre com total assertividade ou acertividade (palavras homófonas, mas que se complementam). Porém, essas mesmas estatísticas são indicadores preciosos sobre, por exemplo, o comportamento das equipas em determinados períodos da época, ou então durante os 10 meses da "maratona" do Campeonato. Contudo, podem sempre surgir algumas variáveis, como a longevidade dessas equipas nas provas europeias.

Assim sendo, se o nosso Campeonato contempla 30 jornadas, é normal e natural dividi-lo em 3 partes iguais - 1º, 2º e 3º terço, cada terço com 10 jornadas. Aliás, assim o fazem os nossos treinadores, ou os metodólogos do treino. De igual modo, vamos avaliar o comportamento/rendimento pontual do Benfica de Jesus, em 3 fases distintas: arranque; fase intermédia e a reta final. Se compartimentarmos esses 3 módulos pelos 3 terços do Campeonato, poderemos mais facilmente avaliar, esmiuçar ou detalhar a pujança em determinados períodos, ou a inconstância noutras fases distintas, desse Benfica de Jesus.

Bom, analisar o Benfica de Jesus não é linear, mas caracteriza-se pelo acumular de altos e baixos, um verdadeiro eletrocardiograma "nervoso". Nas 4 anteriores temporadas do legado de Jesus, identificam-se 2 exceções: a época passada, em que o rendimento pontual foi constante nos 3 terços do Campeonato, apesar de uma muita ligeira quebra no 3º terço (26 pontos no 1º terço; 26 pontos no 2º terço, e 25 pontos no 3º terço); a outra exceção foi o Benfica de Jesus campeão, em que no 3º terço desse Campeonato se identifica o seu melhor rendimento pontual, contrariando outras temporadas desportivas. Provavelmente a eliminação precoce da Liga Europa com o Liverpool, em 2010, ajuda-nos talvez a explicar essa exceção e essa "ponta final", em que em 10 jogos apenas perdeu 3 pontos no Dragão à 29º Jornada, e acumulou 27 pontos em 10 jornadas.

Agora vejamos o somatório pontual do Benfica de Jesus, por cada terço desses 4 anteriores Campeonatos: 1º terço, 93 pontos, 2º terço, 102 pontos, 3º terço, apenas 87 pontos. A radiografia do Benfica de Jesus apresenta-se irregular na fase inicial (1º terço), muito forte na fase intermédia (2º terço) - os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são meses tendencialmente muito fortes (a tendência mantem-se justamente neste Campeonato e neste período -, a ponta final (3º terço) indica-nos uma fase sofrível, é essa a propensão ou inclinação, com o pior registo pontual acumulado.

Isto é, o Benfica de Jesus, não é regular, não é constante, retrata talvez o futebol vertiginoso que acaba também por cansar/desgastar, só de ver os constantes impulsos de Jesus...

Pergunta final: será que o atual Benfica de Jesus se arrisca a ser campeão?

Benfica:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

lol

confesso que ler esta merda depois do que aconteceu este fim de semana....so me da para rir da figurinha deste anormal....

Calma.

Vai começar agora o último terço do campeonato. LOLOLOL

O pior é que com um Porto assim as coisas não irão lá. E o Sporting não conta para nada ainda...

BENFICA, BENFICA e BENFICA

porquê q qq q seja a ocasião o BENFICA está sempre presente no teu pensamento, qual fantasma gigante a apoquentar os pequeninos adeptos corruptos!
quase q metes pena...

LOL

Para quem só escreve comentários apenas para escrever "corruptos" numa alusão ao Porto, tem muito que dizer que os outros falam do SLB. LOL

e tu és

lagarto, hehehehehehehe...
sabes lá o q é ser lagarto, corrupto de merda!

LOL

Só merda a pastar aqui!!

LOL

Só merda a pastar aqui!!

Analisares

a influência de prostitutas e viagens na constância vitoriosa do clube azul-corrupto é que está quieto.

LOL

LOL

Facilita não ter adversário... ou Fonseca como rival

no fundo é a mesma coisa... ou seja, JJ irá ganhar dois campeonatos, um contra o Braga e outro contra um não-treinador... Jardim não tem plantel para conseguir assustar verdadeiramente JJ como o Braga também não tinha, até admito que Jardim possa chegar até perto da última jornada, ou mesmo Fonseca, mas sempre sem assustar muito JJ...

Porque é que isto é assim? É fácil, JJ é um treinador fraco psicologicamente, não aguenta a pressão, porque é uma pessoa com um ego do tamanho do mundo, que pensa que é o melhor do mundo, que vê aquilo que mais ninguém vê, o bom dele é que realmente ele vê aquilo que os outros não conseguem, o mau é que não é assim tão bom constantemente como pensa, e quando percebe isso, depois de tantas declarações anteriores exageradas, vacila... ser Mourinho é para quem pode, não para quem quer...

Poderemos nesta analise,

Poderemos nesta analise, avaliar o Porto nas 4 anteriores temporadas, muito constante e regular, e sobretudo em crescendo, mas com 3 Treinadores diferentes o que descredibiliza a analise, todavia deixa muitas sinais de constancia e em crescendo (Villas Boas, Jesualdo e V Pereira).

Acumulados pontuais Porto/Benfica de Jesus por terço, nos 4 ultimos Campeonatos:

1º terço FC Porto 98 pontos acumulados/ Benfica de Jesus 93 pontos!

2º terço FC Porto 102 pontos acumulados/Benfica de Jesus 102 pontos (empate técnico)!

3º terço FC Porto 105 pontos acumulados/Benfica de Jesus 87 pontos!

Tal regularidade não se identifica no Porto de Fonseca :

1º terço 24 pontos, com 3 empates registados, 6 pontos perdidos!

2º terço com 9 jornadas (falta o Estoril Domingo no Dragão), 18 pontos acumulados, com 3 derrotas averbadas, e 9 pontos perdidos (nos 3 anteriores Campeonatos o Porto apenas registou uma derrota em Barcelos).

O que sairá na recta final deste Porto de Fonseca? Um mistério, com muitas variaveis, a fixação de um trio de meio campo com automatismos (Fernando/Herrera/C Eduardo?), o regresso ou não da fortaleza defensiva que definia o Porto, os desequilibrios de Quaresma nos jogos mais fechados desencrava? a longevidade Europeia? Ou ainda a 1ª mão da Taça de Portugal a 26 de Março, a poder ser, ou não, um tónico dependente do resultado, para a recta final do Campeonato!

E o Sporting?

Será que só para o ano quando a equipa estiver mais rodada e consistente ( se não houver muitas mexidas no verão ) poderá bater-se até ao fim?? Eu creio que sim...

Bond, a analise que fiz com

Bond, a analise que fiz com Jesus, no Sporting é impossivel, só no legado de Bento, atenta ultimas 4 épocas :

2013 Sá Pinto, Oceano, Vercauteren e Jesualdo (4 treinadores)

2012 Domingos posteriormente Sá Pinto!

2011 Paulo Sérgio posterior/ Couceiro!

2010 Paulo Bento, posteriormente Carvalhal!

Sporting em 4 temporadas teve 8 Treinadores distintos, por exemplo o Porto em 14 temporadas incluindo esta teve 10 Treinadores, e teve 2 épocas com chicotadas, em 2002 e 2005!

Bond, O Sporting para o ano

Bond,

O Sporting para o ano não terá o efeito surpresa desta época, depois, pelo perfil de Jardim, pela personalidade do Presidente, não me parece que o trajecto de Jardim no Sporting seja prolongado, aliás, Jardim não "estaciona" mais de ano e meio num Clube!

Todavia, o Sporting segue passos correctos na minha opinião, abastecer-se na Academia, potenciar esse produto, a exemplo do que fez Bento e com bons resultados, 4 X Vice (2 Campeonatos discutidos com o Porto de Jesualdo), 2 T Portugal e 2 Supertaças, e criou/potenciou Moutinho, Nani, Veloso, Patricio, o Adren (foi por ele lançado), e outros desaproveitados, por exemplo Carriço.

Os ciclos tem uma fase introdutória, uma consolidação, uma fase ascendente e finalmente a ultima fase a descendente!

O Futebol Português, nos cerca de 80 anos, viveu 3 períodos e ciclos hegemonicos distintos: Sporting, Benfica e Porto!

No médio prazo o ciclo hegemónico irá ser alterado, isto na minha opinião, e creio que o Sporting está a dar passos seguros (desde que o Presidente não se precipite), para assumir a hegemonia do Futebol Português, e por razões várias: Presidente factor idade, discurso, reunificou a familia do Sporting, e o Sporting tem uma Academia que é das melhores da Europa (são tantos os exemplos que nem deixo nomes). O modelo de negocio Porto/Benfica tende a esgotar-se, comprar bem, colocar na montra e vender estupidamente bem, com Fundos e trapalhadas pelo meio, os mercados preferenciais estão inflacionados, e Porto e Benfica não tem a Formação do Sporting!

»Este ano é ao contrário:

»Este ano é ao contrário: começaram mal, perderam pontos em jogos em que seria pouco provável isso acontecer,»

Não Bond, tradicionalmente o Benfica de Jesus começa mal, de forma irregular, aliás, nunca ganhou em 5 Jornadas de estreia, todavia o somatório pontual por terços do Campeonato retrata as 4 ultimas temporadas de Jesus:

1º terço, arranques irregulares, nunca vence na jornada inaugural!

2º terço, muito forte, essa tendencia mantem-se e justamente neste período!

3º terço, o que revela pior rendimento pontual, há a excepção do Benfica Campeão, e foi providencial a eliminação precoce com o Liverpool.

A linguagem fria dos numeros, dita tais caracteristicas do Benfica de Jesus.

Todavia, na época passada Jesus criou rotatividade no plantel, entre Campeonato e L Europa, e apresentou maior constancia!

Esta época, já tivemos sinais em Penafiel, poupou 9 titulares, só Luisão e Maxi jogaram (enorme risco, apesar de terem merecido a vitória, mas o Penafiel numa bola parada poderia ter eventualmente matado a eliminatória), creio que na L Europa Jesus continuará a promover a rotatividade, todavia não o fará na 1/2 da T Portugal (não a vencem desde 2004), todavia a grande prioridade será o Campeonato, e fará mt provavelmente na L Europa a rotatividade que fez na temporada passada. Cardozo descansou em Paços, para jogar na Grécia? Creio que sim ...

Volto a repetir, quem apresentar maior longevidade Europeia, pode também perder pontos inesperados internamente, e perder o Campeonato!

"Esta época, já tivemos

"Esta época, já tivemos sinais em Penafiel, poupou 9 titulares, só Luisão e Maxi jogaram (enorme risco, apesar de terem merecido a vitória, mas o Penafiel numa bola parada poderia ter eventualmente matado a eliminatória), creio que na L Europa Jesus continuará a promover a rotatividade, todavia não o fará na 1/2 da T Portugal (não a vencem desde 2004), todavia a grande prioridade será o Campeonato, e fará mt provavelmente na L Europa a rotatividade que fez na temporada passada. Cardozo descansou em Paços, para jogar na Grécia? Creio que sim ...

Palhaço de merda vai lá ver se o cardoso foi convocado. SER ABOMINÁVEL...DESPREZIVEL...TRISTE DO CARALHO

O numero de jogos

O numero de jogos que o SLB fará na Liga Europa poderão ser importantes, a juntar ao jogo das meias-finais da Taça Lucilio ( e uma eventual final dessa dessa Taça cagada ) e os dois com o Porto para a Taça de Portugal.

É interessante verificar que no ano de 2010 o Benfica saiu precocemente da Europa, e aguentou-se bem até ao fim.

Por outro lado, nessas épocas o Benfica entrava a matar, mas depois começava a cair precisamente no ultimo terço do campeonato. Este ano é ao contrário: começaram mal, perderam pontos em jogos em que seria pouco provável isso acontecer, chegaram a estar a 5 pontos do Porto, e atingiram o seu melhor nível precisamente quando o 2\3 está quase a terminar. A ver vamos...

E claro, as arbitragens podem ser determinantes!

Peço-te desculpa, respondi em

Peço-te desculpa, respondi em cima à tua observação!