Vamos cortar o mal pela raíz! | Relvado

Vamos cortar o mal pela raíz!

 

Nem só de vitórias vive um adepto. Um adepto vibra quando a equipa dá espectáculo, quando dignifica todos aqueles que representa. Quem não se lembra daquelas noites europeias em que, mesmo o Benfica perdendo, os adeptos saíam contentes?Sou da opinião de que o Benfica para triunfar tem que voltar à postura de outros tempos. Mostrar garra e trabalho em campo, mas acima de tudo assumir o estatuto de "grande", pegando no jogo desde o início e não naqueles ditos "minutos à Benfica"! Ver o Benfica jogar em contra-ataque como jogava com Trapattoni ou aquele jogo do Fernando Santos mais aberto, mas muito tímido, faz de mim um benfiquista muito triste.Nasci em 83, mas confesso que já devorei tudo o que era imagens e jogos do Benfica, desde que se começaram a filmar jogos de futebol, até à actualidade. Por isso posso dizer que vi o Benfica de Eusébio, Torres, José Águas, Coluna , Simões, Humberto Coelho, Toni, Chalana, Diamantino, Veloso, Paneira, Paulo Sousa e Rui costa. Futebol este que deixa saudades, porque nem figuras como Simão, Tiago, Futre, João Pinto, Van Hooijdonk ou Preud´homme conseguiram reavivar esses momentos míticos.Na minha opnião em muito se deve à má gestão, porque depois da presidência do Sr. Jorge Artur Rego de Brito só ouve quem viesse denegrir, gastar e maltratar o Benfica! Falam muito dos outros, prometem muito, mas nenhum cria condições para abandonar a cadeira dizendo que ao próximo presidente basta seguir o projecto que o sucesso está garantido.Infelizmente, o Sr. Pinto da Costa quando for à sua vida poderá dizer essas palavras...marcoxsi

Benfica:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Perder a "Mística"?

Só se fores tu! A minha está cá guardadinha em casa, com o Rui Costa em grande plano!

Re: Perder a

Não te esqueças de por umas velinhas. estamos na semana santa LooooooooL

Abrenúncio... Requiescat in pace

Arre! Mais um artigo sobre os trabalhos e misérias do Benfica. Ó Susana! Olha que o que se comemora na semana que agora começa é a paixão e morte de Cristo. Queres ver que te enganaste e trocaste o defunto?!...

Re: Abrenúncio... Requiescat in pace

deixa estar, que vamos no bom caminho. O Cristo subirá aos céus (este squi desce ao inferno) e eles em pouco tempo começarão a acreditar na palavra do Papa. Palavra da salvação.

A mística...

A nivel interno, em 20 anos ganhar 4 campeonatos, é muito pouco. A nivel externo, o Benfica foi campeão europeu e o Homem só chegou à lua passado 7 anos, ou seja, ja lá vão 46 anos desde a ultima conquista europeia do Benfica. Assim não há mistica que aguente... Cumprimentos

Infelizmente não deixas de ter razão...

... mas depois de Eusébio e seus pares, já o Benfica teve oportunidade de chegar a várias finais europeias. Por seu turno, o Porto só houve uma final que perdeu se não me falha a memória, de resto ganhou sempre, mais recentemente. Cumprimentos Futebolísticos!

Mística do benfica

Mas a vossa Mística não é uma revista?!

Re: Mística do benfica

E olha que até tem artigos bem interessantes...

Re: Mística do benfica

Imagino,deve ser cá uma lavagem ao cerebro.

Re: Mística do benfica

Não, não é isso, tem é tópicos interessantes sobre a formação etc Quanto às lavagens cerebrais do Bigods já nem ligo, mas dói vê-lo fazer isso...

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

A palavra mais qualificada para classificar o meu Benfica neste momento será talvez - EMBUSTE Passo a explicar: Um clube onde o melhor que generosamente se consegue encontrar na sua equipa de futebol são alguns jogadores voluntariosos, outros com um futuro promissor, e talvez apenas um com qualidade técnica acima da média... Um clube com um presidente, com um discurso que não consegue fugir de meia duzia de vocábulos - "metemos medo a muita gente, apito dourado, um novo ciclo...", cujo único mérito apontado pelos adeptos passa pela sua recuperação financeira, que nem é conhecida na sua globalidade, já que algumas empresas do Grupo não têm de apresentar resultados públicos... Um clube que chega ao ponto de colocar a responsabilidade de um segundo lugar, com todo o peso fincanceiro inerente, num treinador, cujo ponto alto passou pela adaptação de um extremo a lateral, mas que nem tão pouco consegue formular uma ideia nas conferências de imprenssa e que nem sequer possui o nível de treinador exigido para o cargo... Um clube que vive associado ao mito dos seis milhões, quando todas as sondagens apontam o número de adeptos para cerca de metade... Um clube, onde a glória, a alegria, a esperança, o ego e a mística, são exclusivamente alimentados pelo constante frenesim provocado pelos média, que a muito custo lá vai conseguindo transformar todos os peidinhos nas mais perfumadas fragrâncias... Enfim, um clube que, aos olhos de quem não quer continuar a ser enganado, só pode ser considerado um EMBUSTE.

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

-1.

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

Comentário "Re: Vamos cortar o mal pela raíz!" moderado como Interessante

chalana...

é o que digo,já querem tudo de volta ás vitórias como se fosse fácil ganhar agora no futebol... Podem duvidar do valor do Chalana como treinador mas vou dizer-vos uma coisa: O Benfica está a passar por uma crise, é certo mas não é de manhã para a noite que Benfica passa a jogar bem ou a 100% bem. Tem de se auto-motivar, criar anticorpos para que as coisas voltem a ser o que eram. É dificil neste momento o Chalana ou outro treinador fazer melhor quando o Benfica está a passar por uma fase menos má. São ciclos que o clube atravessa. Já tivemos no FCP,caso semelhante e quase era campeão. Não vai ser campeão o Benfica, mas pronto está a tentar cicatrizar-se das feridas. Feridas que foram a eliminação da Uefa e do titulo perdido bem como da saida do Camacho que era muito querido pela massa associativa aquando do seu regresso, só que as coisas não correram bem. eu não sou benfiquista, como sabes, mas tens de ver que o momento do benfica não é o melhor e Chalana está a tentar motivar equipa por mais dificil que está a passar clube. Vão ter agora 15 dias para repensarem e mudarem algo na mentalidade onde agora o objectivo deles é a taça de Portugal e ficar em 2º lugar.

Quando é que se perdeu a dita mística?

Nunca?...

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

Podiam vir pintos da costa, fosse quem fosse, que se o Benfica tivesse uma estrutura forte iria dividir sempre o protagonismo com o Porto. A culpa foi exclusiva dos presidentes do Benfica. E tb tenho saudades desse tempo, de vibrar com as vitórias e nem que fosse com as grandes exibições... agora n há nada que me alegre.

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

Posso dizer que nos ultimos anos so fiquei contente com 3 jogos do benfica. Benfica vs Sporting ( taça em 2005 ) Benfica vs Boavista ( Superliga 06/07 ) Sporting Vs Benfica ( Superliga 06/07 )

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

Deve haver alguma coisa que te alegre.

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

lol

Mal que já tem 15 anos!

O mal é só este: O Benfica desde há 15 anos para cá não tem equipa de futebol! Agora a questão é: E porquê? Principalmente porque para além de não perceberem nada de futebol, as direcções que têm passado pelo Benfica desde Jorge de Brito, mais do que servir o clube, têm-se servido dele! São estes os pontos comuns entre as direcções de Manuel Damásio, João Vale e Azevedo, Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira. Querem voltar a ter um Benfica ganhador? Para isso basta ter uma equipa em condições e não pernetas que vieram por causa das comissões! Neste momento a base tá lá. Há que manter jogadores como Quim; Moreira; Nélson; Luisão; David Luiz; Léo; Sepsi; Petit; Katsouranis; Binya; Cristian Rodriguez; Di Maria; Adu; Cardozo; Nuno Gomes; Makukula Dispensar os pernetas como Butt; Luís Filipe; Zoro; Edcarlos; Maxi Pereira; Nuno Assis; Mantorras (este não por ser perneta, mas porque me parece que um jogador de futebol o que mais quer fazer é jogar e não entrar apenas 5 minutos por jogo). E para finalizar contratar um defesa-direito de qualidade reconhecida que faça Nélson crescer, um defesa-central para juntar a Miguel Vítor, e que faça concorrência a Luisão e David Luiz; Um extremo-direito de qualidade mundial, bem como um número 10 com qualidade mais que suficiente para substituir Rui Costa. Se assim fizerem voltaremos a ser vencedores e a dar espectáculo Mas a mim quer-me parecer que vai acontecer mais do mesmo e o incompetente do presidente vai-se continuar a servir do clube como tem feito e a desculpar-se atrás do Apito Dourado.

Re: Mal que já tem 15 anos!

+1 Bem Escrito. Cumps.

Re: Mal que já tem 15 anos!

Grazie. Cumps.

Opinião de um Benfiquista!

Querem saber de quem é a culpa, a verdadeira culpa? R.: Poderia dizer que é do LFV, o que não estaria incorrecto, mas... ...Será que com os meios que o Benfica tem a nível de jogadores não dará para fazer um XI competitivo? R.: Sim dava, aliás para consumo interno dava e sobrava. Daria para o Benfica jogar de forma normal e sem grandes aflições nas competições nacionais. Contudo,... ... Porque é que não conseguiu pelo menos esse objectivo nacional? R.: Porque o Benfica e seus pares não souberam temperar as expectativas e nem sequer foram honestos com os seus associados e adeptos. Um exemplo disso mesmo foi a forma desprezista como a equipa abordou sempre os jogos da taça da Liga. Mais do que dar rotatividade aos jogadores, Camacho nessa altura apenas colocava em campo os jogadores menos utilizados e dizia-os para desenrascarem-se. Sabem qual foi a consequência disso: a equipa praticando mal futebol e sentindo a insatisfação dos adeptos, cedo começou a ter uma personalidade débil, que sofria de ansiedade exibicional e era muito nervosa com e sem bola. Então... ... Quem era o culpado nessa altura? R.: Claramente o treinador! Posso elucidar-vos outros tantos momentos em que senti o mesmo na equipa do Benfica, inclusivé com outros treinadores, ou seja, ainda com Fernando Santos e agora com o Chalana, frente ao Getafe! É por isso que sou dos mais críticos quanto ao trabalho dos responsáveis máximos da Luz, tanto dirigentes (mas estes só saiem se os sócios quiserem!) e quanto à equipa técnica. Reparem que o Porto até Janeiro não estava a uma distância por ali além! Era recuperável... mas agora... Mais, dizer que com Fernando Santos talvez a performance fosse melhor, como muitos já argumentaram, seria um cenário demasiado hipotético, pois FS já tinha demonstrado outros defeitos que para um Benfica em construção eram inaceitáveis. É incrivel como o Benfica perdeu o campeonato do ano passado para o Porto, quando na Luz deveria ter conseguido uma vitória frente aos dragões e não um empate nos últimos minutos! Saliento, a falta de sapiência e sensibilidade de Camacho para analisar o plantel aquela data do Benfica e de LFV por ter contratado o Camacho, na base da amizade! Amigos! Amigos! Negócios à parte!, já o povo sempre o disse e é bem aplicável nesta história entre LFV e JC. Camacho não soube ver nem trabalhar correctamente com o que tinha ao seu dispor. Mesmo as supostas contratações com o seu aval, Rodriguez e Maxi Pereira, cedo mostraram o seu valor mas também cedo demonstraram que não eram para aqueles esquemas tácticos que Camacho queria implementar: 4-2-3-1 e 4-4-2. É certo que durante todo este reinado creio que Camacho não teve uma única semana sem pelo menos 1 lesionado, ainda para mais quando ele era sempre um dos seus capitães de equipa. Surge aqui uma pergunta pertinente que gostaria de desmistificar: Qual a importância de um capitão de equipa? R.: É muita pois normalmente o capitão incute uma certa personalidade à equipa. Para além disso personificam para os adeptos a tal mística do clube. Essa advém dos triunfos e desaires antigos que foram obtidos com a experiência acumulada a jogar com a camisola do clube. São esses jogadores que acolhem os novos e integram-os no espírito de equipa presente. São os líderes dentro de campo. Pelo menos é assim que deveriam ser! Com base nisso, percebe-se um pouco o porquê de mal o Luisão, o Nuno Gomes e o Petit recuperassem das suas lesões, serem logo lançados na equipa titular. No entanto,... ... Era mesmo necessário utilizar sempre um dos capitães? R.: Claro que não! A equipa era praticamente nova, até porque os mecanismos de jogo dos sobreviventes da era de FS eram diferentes e com isso os mais "antigos" estavam no onze muitas vezes tão bem ou pior que os "recém-chegados". Em suma, o verdadeiro motivo foi a falta de qualidade técnica de Camacho (é preciso dizer-se isto, tal como já o disse de FS!), pois um treinador mais organizado e mais reflexivo teria treinado e esquematizado a equipa de forma a encontrar um onze homogéneo e na qual o treinador se identificasse! Tal não aconteceu e Camacho pensou que o efeito "Homem" fosse o qb para ser a cola aglutinadora do bom futebol na Luz. Um pouco como o Scolari na selecção, tal não se verificou! Mas afinal, que esquema triunfante resultaria para este plantel do Benfica? R.: Atrás referi um dos erros de Camacho que em certa medida condicionavam as opções dos XIs iniciais durante a maior parte da época, mas paralelamente outro maior erro de Camacho e ao que indica de seus pares (leia-se a restante equipa técnica do Benfica, Chalana incluido, pelo que deu a entender em Getafe) foi a má leitura do plantel que tinham à sua disposição. Como assim? Como é que é? R.: O que quero referir e isto é uma opinião meramente pessoal, o Benfica tem plantel sobretudo para dois esquemas baseados em 4 defesas e outro baseado em 3 defesas. Se é certo que um sistema de 3 defesas é algo pouco normal no Benfica mais recente, não é tão menos verdade que é necessário tempo para prepará-lo convenientemente. Assim,... Quais são esses 2 esquemas de 4 defesas? R.: São o 4-1-2-1-2 e o 4-2-3-1, sendo que nesta última táctica os médios ofensivos estão mais juntos no centro do terreno e partem daí para as faixas. Melhor que escrever várias linhas, vou colocar dois XIs exemplares para perceberem o que quero dizer, fazendo uso sobretudo dos reforços que o Benfica contratou esta época: 4-1-2-1-2: (O Esquema para a superioridade nacional) ................. Quim .................... Maxi .... Luisão ...... David Luiz .... Léo .............. Katsouranis ................ ....... Petit ............... Rodriguez ... ............... Rui Costa ................. ..... Nuno Gomes .......... Di Maria ...... 4-2-3-1: (O esquema para jogos mais defensivos) ................... Butt ................. Luis Filipe .. Zoro .... Edcarlos .. Sepsi ....... Katsouranis .... Rui Costa ....... ...<- N. Assis . N. Gomes . Rodriguez ->.. ................. Cardozo ................ Sobraria-nos ainda jogadores como: Guarda-Redes: Moreira (vindo de uma lesão anual, teria que pouco a pouco provar e lutar pela titularidade) Defesas: Nélson (precisa de trabalhar alguns capítulos ainda respeitantes à formação de um jogador) Médios: Bynia (para se adaptar ao futebol europeu) Avançados: Mantorras, Makukula e Adu (estes três bem treinados formariam um tridente de enorme qualidade!) É óbvio que nos falta uma espécie de clone do Rodriguez para o lado direito, mas no entanto, penso que para o panorama nacional o Benfica tinha equipa para dar e vender! Para além disso, em Janeiro o Marco Ferreira regressou ao Benfica e se bem que ele nunca demonstrou grande coisa ao serviço da Luz, também não é menos verdade que nunca teve reais oportunidades e poderia ter tido este ano. Talvez assim, um 4-2-3-1 aberto nas alas podesse ser fomentado, ou até mesmo um 4-4-2 mais linear... A verdade é que pintam o plantel do Benfica daquilo que ele não é: um mau plantel! Eu pelo menos, não o recusaria treiná-lo... e vocês? Cumprimentos Futebolísticos!

...dava e sobrava!

Sim dava e sobrava, mas o problema veio sempre da ma gestão! O Luis Filipe não e mau jogador ( e no benfica), mas tenho 100% de certezas que nos treinos e dos melhores. Quem não se lembra do Luis Filipe no braga que ate chegou a ser comentado para a seleção. O Luis Filipe e o espelho da equipa, falta confiança. Qual e o treinador que deixa no banco aqueles que treinam melhor? O LF sobre pressão cede, cede por culpa dos treinadores que não sabem gerir o atleta

Nem mais!

Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Opinião de um Benfiquista!

Fónix dizer "esquema mais defensivo" e depois pôr o L. Filipe, Edcarlos e Butt a titulares é obra! Seria mais "onze suicida" quanto muito loooooool

Oh! Totti, desculpa lá...

... mas por vezes tens de ver a imagem total! Então e o trabalho durante a semana? É que as equipas constroem-se durante a semana e competem ao fim-de-semana! (Salvo competições europeias...) Cumprimentos Futebolísticos! PS: Ontém não desgostei de Luis Filipe...

Re: Opinião de um Benfiquista!

Retive esta parte do teu comentário... Será que com os meios que o Benfica tem a nível de jogadores não dará para fazer um XI competitivo? R.: Sim dava, aliás para consumo interno dava e sobrava. Daria para o Benfica jogar de forma normal e sem grandes aflições nas competições nacionais. Contudo,... ... DAVA E SOBRAVA??? Dava e sobrava para quê?? Para acabarem em 2º "só" a 10 pontos do Porto?? Para não se preocuparem com o Vitória de Guimarães?...

Para ganhar este campeonato!

Com alguém mais competente seria possível! No Benfica é preciso ser um grande treinador para colmatar as outras deficiências do clube. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Vamos cortar o mal pela raíz!

«Quem não se lembra daquelas noites europeias em que, mesmo o Benfica perdendo, os adeptos saíam contentes?» Ainda este ano, tivemos uma noite assim, com o Milan. Quanto à perda da mística, ela nunca se perdeu, quando muito esmoreceu. Mas para Rui Costa, o declínio aconteceu na eleição de Damásio. Para mim, já havia erros anteriores, não na vertente desportiva, mas na financeira. E uma coisa acaba por condicionar a outra.