A utopia da liderança | Relvado

A utopia da liderança

 

Que acham que se passa? É de admitir num clube com os pregaminhos do Benfica? Será que uma equipa tão forte a resistir à pressão perdeu essa característica? A pressão é tão demais que os fazem falhar quando têm o objectivo à vista?Ou o caso é outro? Na Liga dos Campeões pode-se dizer que foi Bella Guttman que lhes fez macumba, mas e aqui? Será que alguém também disse que eles nunca mais conseguiriam ganhar? E quem terá sido? Pinto da Costa?
Chess

Benfica:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Epah...

... vai jogar xadrez! ;) Cumps!

Humildemente peço, Caridade, para o Pinto da Costa

Acreditem que foi este que não deixou o SLB chegar à liderança; Cof, cof, cof : Em terra de vígaros Pinto da Costa é um mafioso. Toda a gente acha que ele é um aldrabão e corrupto e não sei mais o quê, mas ele é mais que isso: ele é o Padrinho. Está provado que untou as mãos de árbitros. O próprio Jorge Nuno recebeu uma suspensão, no entanto toda a gente esperava mais..., (continua a sentar-se junto a Presidentes e demais Liga-Dependentes e Federalistas-Portugueses e Desgovernantes e alguns Autárquicos é só gente da Lapa não são Lapas agarradinhas ao tacho/tachinho/tachão), por exemplo, que o clube que esse senhor representa, fosse destituído de títulos, despromovido de divisão ou mesmo irradiado do futebol Português. Ingénuos os que esperavam isso. Porque o Padrinho nunca deixaria cair em desgraça a Família, é óbvio. E tão óbvio é que o dito clube, nem castigado foi. Há quem queira explicar, mas só entende quem tem como preferência cromática, o azul-e-branco. Pinto da Costa foi suspenso. Mas suspenso de quê? Alguém me sabe explicar? A sua suspensão impedi-lo-à de corromper mais árbitros? Impedi-lo-à de pegar no telemóvel e mandar entregar relógios de ouro? De pagar viagens? De encomendar meninas? Óbvio que não. O Padrinho nunca parará e o seu clube continuará a corromper. Não tenho dúvidas. O que eu gostava de saber é de onde virá agora a cagança dos adeptos desse clube de futebol. Como conseguirão, agora que está provada a corrupção em tribunal, continuar a acreditar que o Porto ganha jogos, mesmo não jogando bem, ou tendo o pior plantel dos últimos 10 (dez) anos como diz, penso que o insuspeito «M.S.T.» no jornal dos Lampiões a "Bola", porque será que o cromo continua a opinar por lá??? Não porque joguem bem, não tenho dúvidas! Mas quando a inspiração falha, nada como um árbitro bem mandado para organizar melhor as contas. É pena que o nosso país seja uma piada - e ainda por cima se graça. É pena que se cometam crimes e se saia impune. Mas o que é ainda mais lamentável, é que o futebol é só um jogo, mas é espelho do país: quantos autarcas corruptos teremos a aprovar urbanizações? Quantos secretários de estado, quantos deputados? Alguns ministros também, talvez? E funcionários, notários e demais vigários? É assim, nesta terra... Do Estado-do-Sítio... Será!!!

Até podemos ser líderes...

...por uma jornada só. Desde que seja a última dou-me por satisfeito.

Re: Até podemos ser líderes...

Bem visto! Cumps!

SOU SCP

Mas duvido que FCP e SCP da forma como estão a jogar tb tivessem saido de lá com os 3 pontos... O LEIXOES correu e lutou que se fartou e o SLB só teve a falha de se acomodar com o 1-0, sofrendo uma grande pressão que culminou com o golo de Wesley. Esse é o ponto 1. Quanto ao facto de o SLB só ter sido lider em 15 jornadas durante 8 anos fala bem da sua prestação fraca na ultima decada... 3 vezes seguidas sem sequer atigir o 2º lugar , também deve ser quase um record negativo no seu historial. Por isso se deve ter reforçado tanto,enquanto tem dinheiro pra isso...ou não. Isto também é um aviso à MANIA das GRANDEZAS por parte de alguns adeptos lamps...

...

"Bem-escrito" bom comentário com algumas provocaçõezinhas mas nao deixa de ser bom comentário. cumps

Artigo de um PINK PANTER, nem mais!!!

Então aquela da Macumba, realmente lá para os lados da Húngria terra do Bella Gutman, é só MACUMBEIROS!!! E então o Pint(a)inho dos Costa(dos), metido ao barulho, na questão da não liderança dos LAMPIÕES, é de RIR em estereofonia!!! Jadscl

Dasss...ate aqui metem o Pinto da Costa ao barulho

Haja paciencia! Este artigo é "entrada de leão saída de cão..."

Eu diria em abono da Verdade ENTRADA DE PANTERA!!!

Só não sei é se é Cor-de-Rosa, mas para um artigo destes deve ser... Jadscl

Muito bom artigo!

Muito bem, já me ri, isto é que é desmoralizar os benfiquistas, está bem apanhado. 15 jornadas em 8 anos?! É um escândalo, eles que continuem a falar dos outros e não se preocupem com eles! Até tenho pena do Benfica, eu sou portista mas não sou anti-benfas, mas ter pena já é ir demasiado longe!

Re: Muito bom artigo!

"Muito bem, já me ri, isto é que é desmoralizar os benfiquistas, está bem apanhado." Desmoralizar? Achas que um dado estatistico nos faz ficar pior do que não ganharmos o campeonato? Até te digo se tivessemos sido campeões estes 8 anos só com 15 jornadas na liderança não me ia desmoralizar nada. Ao menos fez-te rir, eu ria-me era se a situação que descrevi acima acontecesse lol "15 jornadas em 8 anos?! É um escândalo, ..." Realmente aqui estamos de acordo, é sem dúvida um escandalo. "..eles que continuem a falar dos outros e não se preocupem com eles! " "eles"? Eles quem? Do que vejo e leio aqui no relvado posso afirmar que os adeptos do benfica são os mais contidos e moderados no que toca aos outros clubes. Ao contrário de muitos portistas e sportinguistas (não todos) que não perdem oportunidade de dar uma picada sempre que se fala no clube de vermelho - um exemplo disso és tu neste artigo (lol) Obviamente que temas como corrupção que nos afectam indirectamente (e directamente) somos obrigados a comentar. "Até tenho pena do Benfica, eu sou portista mas não sou anti-benfas, mas ter pena já é ir demasiado longe!" O Benfica está numa travessia no deserto desde altura do Damásio e pouco a pouco tem se vindo a recompor. Pena? Pena tive aquando perdi as 2 finais europeias no final da decada de 90 Pena tivémos nós de voces quando tiveram 19 anos (ou lá o que foi) sem ganhar o campeonato (e se calhar tiveram bem mais jornadas na liderança lol) Pena tive eu de voces quando o nome de um clube como o Porto apareceu associado à corrupção não só em Portugal como na Europa. Portanto guarda a tua pena que ainda não descemos tão baixo

Re: Muito bom artigo!

"Até te digo se tivessemos sido campeões estes 8 anos só com 15 jornadas na liderança não me ia desmoralizar nada" - No mundo não existe um caso desses. Os benfiquistas deviam reflectir bastante neste dado. Em vez de andarem a culpar tudo e todos pelas suas próprias asneiras.

Re: Muito bom artigo!

"No mundo não existe um caso desses. Os benfiquistas deviam reflectir bastante neste dado." Não sei se há ou não, mas não é impossivel. Podes perfeitamente estar em segundo em igualdade pontual ou a 1 ponto do primeiro. Obviamente que em 8 anos fica muito improvável. Como já referi no meu comentário é um dado negativo e a mudar rapidamente. "Em vez de andarem a culpar tudo e todos pelas suas próprias asneiras." Andamos a culpar tudo e todos? Acho que é unanime que os principais culpados do estado do benfica são o Damásio (juntamente com o vosso amigo Artur Jorge) e o Vale e Azevedo. Não deixamos é de culpabilizar tambem o Pinto da Costa pelo sistema implicido no Futebol Portugues. Da mesma forma que voces tambem culpam o Salazar pelo vosso insucesso antes do 25 de Abril.. PS: Já agora sabes porque é que o meu comentário ficou com 0 pontos? É que não tem nada como "Desinteressante" ou "Clubite" como moderação negativa..

Realmente...

...é um dado interessante e não muito positivo. É a prova de que falta ao Benfica uma dinâmica de vitória. Acredito que isto agora vá mudar, há que confiar no projecto de Rui Costa e Quique. Acho que o problema não é a pressão de ser líder, é mesmo instabilidade de exibições e consequentemente de resultados que impedem que se alcance a liderança. Já agora, sem quaisquer segundas intenções, esses dados são fidedignos? É que, que eu me recorde, Trapattoni foi líder durante praticamente todo o campeonato..

É um dado que pode ser analisado de várias...

...formas mas, na realidade, até poderia ter liderado apenas 8 jornadas nos 8 anos e ter sido o campeão o mesmo número de vezes. Este tipo de estatísticas, muitas vezes descontextualizadas, acarretam vários riscos no que se refere à sua interpretação. Um exemplo bem evidente é a velha questão de o Sporting ter beneficiado de um nº anormal de grandes penalidades a seu favor, uma das últimas vezes (salvo erro a última) em que foi campeão mas ninguém revela quantos desses penaltis foram inexistentes (ou a sua percentagem face ao total). Lançar este tipo de dados para a discussão assim a crú pode originar todo o tipo de interpretações.

Carta de um benfiquista consciente

Esta questão da possível chegada à liderança pelo Benfica é muito pertinente. A estatística que diz que no século XXI só durante 15 jornadas o Benfica foi líder é muito pertinente e merece uma análise do porquê. E o porquê tem uma ligação directa que começa nas direcções (falta de estruturas e projectos sólidos de médio e longo prazo), depois passa por treinadores e jogadores de valor duvidoso e/ou mal apoiados e protegidos e termina nos adeptos (que sofrem dramaticamente ao ponto de termos vergonha ou deliram euforicamente, cometendo asneiras atrás de asneiras nestes estados, não permitindo analisar com calma o que estava na origem do problemas…). Senão vejamos, tivemos direcções com declarações bombásticas, eufóricas, eleitoralistas ("melhor clube do mundo" e afins), lavar de roupa suja entre dirigentes de clubes rivais que causavam depois amargos de boca, jogadores sem nível e estofo psicológico para o Benfica, muito dinheiro mal gasto ou gasto em bolsos mal explicados (empresários, negociatas, favores, lavagens de dinheiro, etc), o clássico cemitério de treinadores sem apoio da direcção e/ou sem apoio de uma estrutura directiva e de formação (Fernando Santos, Trapatoni, Camacho...), reflexos óbvios nas equipas e jogadores… A questão é que isto influenciou os próprios adeptos, tornou-os voláteis, instáveis e impediu benfiquistas conscientes de terem palavra e intervenção no Benfica, principalmente na sua direcção. Incluo-me nos adeptos benfiquistas conscientes, no sentido em que também ouvindo muitas bocas de quase anti-benfiquismo ao longo dos anos de amigos vermelhos mais eufóricos (parecia a época do Macarthismo dos anos 50 nos Estados Unidos da América em que toda gente se acusava mutuamente de ser comunista, pondo em causa o seu amor à América – como se ser comunista ou de esquerda fosse igual a ser anti - América). Às vezes lembro-me do que Jaime Antunes aturava nas assembleias, quando ele apontava exactamente o caminho certo para o Benfica e revejo nele – acho que por aqui se perdeu muita massa crítica e de análise perspicaz no Benfica e nos deixamos levar para o populismo…) Tudo isto gerava um estado bipolar nos adeptos (ou éramos, em delírio, os maiores do mundo ou escondíamo-nos com vergonha de nos assumirmos como benfiquistas, dizíamos que mal fiz eu para escolher ser do Benfica, que doença, que mal fiz eu a Deus, etc) Mas eis que chegaram (não sou católico, mas não resisto a dizer “Obrigado Deus!”) Rui Costa e Quique Flores… E as mudanças, pelo menos para mim, vêem-se em detalhes que dizem tudo, levantam um pouco o véu, no fundo não são apenas meros detalhes, são pistas do que está a mudar no nosso Benfica: Sente-se união, companheirismo, cumplicidade, solidariedade entre os jogadores. Começam a notar-se os frutos das mudanças: - nas instalações do centro de estágio (criaram salas de convívio para os atletas, cantinas, sendo que os jogadores estão mais tempo juntos em coisas extra-treinos, jogos ou estágios, almoçam todos os dias no centro de estágio o que também é bom no aspecto da nutrição); - nos aproveitamento dos meios técnicos de treino disponíveis no centro de estágio (sistema de vídeo é brutal!!! Camacho não cheirava nada daquilo...) - e depois há outros pormenores que me agradam: no Estádio da Luz sempre que se marca um golo ouve-se a música do UHF, a vénia que o Benfica faz ao público antes do jogo como sempre fizeram as grandes equipas do Benfica e outros toques que acredito que seja Rui Costa ou pelo menos alguém da casa a dar e que por mim fazem a diferença também Os valores genuínos do Benfica estão de volta (claro que não sou ingénuo, isto é alta competição, há muito dinheiro envolvido, mas mesmo assim há valores). Assim como a possibilidade de analisar o Benfica ao pormenor e construtivamente, enfim, foi quase um 25 de Abril no Benfica (para melhor só isso ser acompanhado da saída do Luis Filipe Vieira e termos um benfiquista a sério, com saber e ao mesmo tempo acessível para presidente alguém tipo, um ex-jogador como sucede por exemplo no Bayern de Munique, tipo um Humberto Coelho). A forma como a postura de Quique está a encaminhar os adeptos e equipa do Benfica vai fazer a diferença mais tarde ou mais cedo. Por exemplo, Quique diz que o Benfica ainda não merece a liderança, fala do que ainda há a progredir, mas afirma que vamos chegar lá. Mais uma vez, de uma forma muito positiva, transforma uma derrota num peça da engrenagem, uma pedra num longo caminho a percorrer para o sucesso e desta forma hábil ele dá perspectiva de longo prazo aos jogadores, direcção e massa associativa. Nesta perspectiva Quique consegue como que mudar mentalidades no Benfica, "educar" os adeptos na sua habitual euforia (nossa, pois eu incluo-me nisto, apesar de ser mais consciente e não ri do 8 ao 80 só porque o Benfica ganhou, para mim acima de tudo há que ter bom futebol). Quique cria nos benfiquistas uma certa cumplicidade, uma tranquilidade com confianças e não eufórica. Não sei, mas sinto um brilho especial no Benfica como já não sentia desde a década de 80 e início da década de 90… A sensação que temos entre os benfiquistas é que se sussurra que devagarinho lá chegaremos, há uma tranquilidade nesta mudança, há confiança que este ano mais tarde ou mais cedo o sucesso e a liderança vai surigir e quando surgir será numa fase madura da equipa, já consolidada, conseguindo lidar com a pressão que é para o Benfica ser líder... Se o Benfica estiver suficientemente maduro nessa altura, aí temos maré vermelha no sentido em que embalamos e ganhamos o lugar, julgo eu. Por isso mesmo, pode parecer demagógico dizer isto, mas julgo que ainda bem que o Benfica não é líder já, poderia suscitar euforias, a velha "educação" dos benfiquistas e gerar uma pressão acrescida quando a equipa ainda se está a consolidar. Por isso eu digo ainda bem que não somos já líderes, mas lá chegaremos e nessa altura estaremos todos (jogadores, equipa técnica, direcção e adeptos) mais maduros, daqui a umas jornadas chegamos lá e depois vamos aguentar a pressão como há muito não se via... Este ano já está a ser diferente… Mesmo com o empate com o Leixões (grande equipa atenção!) sinto que o Benfica daqui a umas jornadas poderá ser líder… Depois da derrota com o Leixões os adeptos não ficaram ultra-deprimidos, continuam tranquilamente a acreditar… Nem ficaram demasiadamente eufóricos com as vitórias com o Sporting e Nápoles! Há qualquer coisa no ar…

O que se passa neste fórum?

Como um comentário como este não ganha pontos???

Re: O que se passa neste fórum?

Obrigado pelo elogio. Abraço

líder em apenas 15 jornadas...

Em oito anos?! Eu até acho que foram demais,tal a pobreza dos sucessivos planteis.Quantos anos tem Vieira de presidente do clube da luz?

Re: A utopia da liderança

Em primeiro lugar escreve-se pergaminhos. Em segundo, acho um pouco estranho essa tal maldição de Pinto da Costa: ou eu estou gágá, ou estive no Bessa há 3 anos a ver o Benfica sagrar-se campeão. Por isso essa "maldição" pode ser forte, mas não totalmente eficaz.

Liderança não é para quem quer mas para quem pode

..e goste-se ou não o slb é o 3.º clube português do século XXI, e por isso o menos provável dos 3 grandes a figurar na lista dos vencedores e daqueles que transportam a candeia que "alumia duas vezes". É verdade que domina em termos de adeptos e por isso há-de ser sempre um clube mediático neste nosso pobre futebol português, mas infelizmente (para eles) no meio de 3/4 milhões de simpatizantes não conseguem encontrar um verdadeiro e competente benfiquista que os leve de regresso à liderança e às vitórias. Não vou dizer como o outro que ainda tenho pena deles, pois basta-me assistir, tal como o fiz no outro dia a um Sporting - Porto com 2 amigos benfiquistas que fanaticamente torceram pelo sporting independentemente da classificação de uma ou outra equipa e do interesse objectivo do seu clube, para confirmar que realmente há quem mereça o destino que tem..

Re: Liderança não é para quem quer mas para quem pode

Então mas não era o campeonato do pós 25 de Abril, agora há outro? O campeonato do séc. XXI ?? O que vocês arranjam para se afirmarem...

Re: Liderança não é para quem quer mas para quem pode

Ó caramelo, mas de que é que o artigo fala?..

Re: Liderança não é para quem quer mas para quem pode

Do Séc XXI? Wrong !!

Re: Liderança não é para quem quer mas para quem pode

«E pior, desde a entrada no novo século, o Benfica só conseguiu ser líder em apenas 15 jornadas... » Essa do NOVO SÉCULO deve estar a referir-se ao século XIX se calhar..

Re: Liderança não é para quem quer mas para quem pode

campeonato antes 25 de Abril : 1.SLB 2.SCP 3.FCP campeonato do pós 25 de Abril : 1.FCP 2.SLB 3.SCP campeonato sec XXI : 1.FCP 2.SCP 3.SLB Claro que isto vale o que vale... Vamos ver quantos anos vai se manter esta utlima classificação...

Re: Liderança não é para quem quer mas para quem pode

Falta o campeonato pós II Guerra Mundial, Pós Guerra Fria, Pós Expo98, e Pós Casa da Música...

Re: Liderança não é para quem quer mas para quem pode

O ppl pica-se com facilidade, mas no fundo é a verdade que lhes dói a alma.. cumps ;)

É a tua verdade.

Primeiro falas em século XXI quando ainda nem completámos um décimo do dito cujo. Se dissesses que era o grande com menos títulos na presente década já estarias a prever o futuro, quanto mais falar em século. Depois generalizas o sentimento de dois amigos teus adeptos do Benfica, atribuindo-o a todos e mais alguns benfiquistas. Por fim damos por ti a desejar o mesmo que criticas nos teus amigos, nada de anormal tendo em conta o teu anti-benfiquismo, diga-se. Mas sim, é a verdade. Uma verdade verdadeira. Branco mais branco não há, o algodão não engana e no final do campeonato é que o gongo toca.

Re: É a tua verdade.

Não te preocupes que nos benficas - sportings eu não torço pelo vosso segundo clube do coração.. Por acaso, neste último caso torci e bem pelo slb por motivos clasificativos. E qt ao generalizar o sentimento desses meus 2 amigos, tenho excelentes confirmações desse sentimento no anti-portismo redutor que vemos em tantos deste relvado..