Uma revisão completa ao futebol | Relvado

Uma revisão completa ao futebol

 

brsantos diz: "uma revisão completa no futebol. É o que o defesa central do Benfica Argel diz ser preciso fazer depois da morte de Miklos Fehér. Este é um momento de reflexão. É preciso rever algumas coisas e temos de fazer mais exames e a medicina precisa ainda de avançar, sublinhou Argel. Será mesmo este o problema? Terá de se fazer uma revisão a nível geral do futebol?"

Benfica:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Podia ser um de nós

"FOI ELE.....PODIA SER UM DE NÒS",esta frase foi dita por Argel dá para refletir, e permite tirar uma conclusão,"estará a vida defendida com o prognóstico".Penso que não e as entidades oficiais (Medicina) tudo devem fazer para salvar a vida humana.
No caso de Fehér não foi possível ir mais além, mas recordo quando era mais jovem e praticava oficialmente desporto,não o podia fazer sem que fosse efectuada uma inspecção ao Centro de Medicina Desportiva.Infelizmente, e assistindo a casos tão tristes como o presenciado no último fim de semana na TV, vemos e temos atletas amadores e não só a praticarem desporto só com uma visita ao médico.A máquina humana é demasiado complexa para que numa "vista de olhos" se tirem
conclusões a olho nu.Penso que ainda não se fizeram estatísticas neste País, de quantos atletas praticam desporto nestas condições,a observação desenvolvida pelos Centros de Medicina é muito mais completa do que qualquer posto ambulatório de clubes e associações desportivas,vámos repensar nas condições profiláticas que se oferecem aos nossos atletas.

O coração.

...para quem não sabe, mas os problemas de coração não são detectados tão facilmente...
Por exemplo, os franceses e os italianos fazem testes a todos os jogadores, e há uns que passam e outros não...( porquê os africanos terem mais estes problemas?).

Para quando olhar para o futebol como um desporto?

So espero q a estes momentos de emoção se sigam momentos de lucidez.

Para quando encarar o futebol como um desporto, em que torcendo pelos nossos clubes, todos procuramos a alegria, o espectáculo, todos temos um objectivo comum.

Não me revejo nas intrigas entre os clubes. Não concordo com a forma de actuar especialmente das direcções (muito concretamente do meu sporting).

E se antes de assobiar um árbitro, de provocar os adversários, nos passasse o sorriso de Feher pela mente? Acho q o Futebol só tem a ganhar.

a ciencia e limitada...

e obvio q a ciencia deve estudar estes casos...e tao obvio q os estuda ha muito tempo...so q a ciencia e limitada...hao-de sempre haver doencas e mortes inexplicaveis...por mais q estudemos nunca saberemos tudo...

o ser humano e uma maquina e como tal tem "erros" como tantas outras maquinas...

apesar de bastante ignorante nestes aspectos da medicina, tenho lido e ouvido varias opinioes...e a minha opiniao neste assunto e q se o feher tivesse sentado no banco...podia ate nao ter morrido no domingo, mas morreria proximamente...ontem a falar com um amigo meu, cujo pai e neurocirugiao, ele dizia q ha uma percentagem relativamente grande de pessoas q tem aneurismas...q sao bolhas q se criam no sistema circulatorio e q quando rebentam uma pessoa morre instataneamente...e isto e independentemente de idade, profissao, etc....ainda ha pouco tempo o pai dele operou uma miuda de 10 anos...ha pessoas q tem "sorte" e as bolhas estao localizadas ao pe de nervos...entao sentem dor e o problema e detectado...outras q nao tem essa "sorte"....

quantas pessoas nao conhecemos q eram saudaveis e de um momento para o outro descobrem um cancro, tem uma trombose, morrem instantaneamente...

o feher teve o azar de ser uma delas...e por acaso aconteceu no domingo num jogo em directo...podia ter acontecido noutro sitio qq ou a qq outra hora...

e obvio q a ciencia tem de estudar estes casos e estuda-os...mas por mais desenvolvidos q conseguirmos ser nunca saberemos tudo...

descansa em paz feher...

Choque sim...revolução não me parece

pois é...não me parece que vá existir qualquer tipo de revolução no futebol português pois se é verdade que o País ficou em choque com a morte do atleta magiar não me parece que fiquem em choque com a nomeação de Lucilio Batista para o jogo do SCP-FCP...

A agua cai e corre pelo rio...a saudade fica...Sempre contigo Fehér...

Lions

Off-Topic

Existe algum mail da direcção do SLB? Ou de alguém próximo (tipo marketing)? Se alguém soubesse gostava de saber.

Obrigado

a ciencia nao sabe tudo

infelizmente a ciencia, neste caso a medicina, nao sabe tudo. apesar dos muitos testes que sao feitos aos jogadores , ainda acontecem tragedias destas nos estadios. dias depois da morte de feher, faleceu tb um jogador sueco, nos 1os minutos do treino.
seja qual for a razao disto acontecer, quando da... é fulminante. o feher esteve 15 minutos em campo e este jogador sueco, poucos minutos esteve tb no treino.

desespero

Eu acho que esta afirmação só pode ter sido feita em desespero.
Pessoas morrem dessa maneira a toda a hora e não são atletas, não tem problemas, não tomam medicamentos...
Parece que quando chega a altura de nós irmos, nós vamos, e muitas vezes por muito que se dê choques, massagens cardiacas, etc... nada funciona porque o coração simplesmente se recusa a funcionar.

Estes acontecimentos fazem-nos lembrar como somos pequenos e impotentes perante coisas superiores que nos ultrapassam.
Essa impotencia assusta-nos (ao Algel tambem) e queremos combater isso com todas as nossas forças!!

Re:desespero

Os acidentes previnem-se. Pois ao que sei a autopsia foi inconclusiva e talvez num futuro venhamos a saber que afinal o jogador tinha feito isto e aquilo antes do jogo ao que deu origem ao seu colapso.

Olha, e digo-te mais e se nao acreditares em mim, pergunta a quem se lembra aqui no Relvado quando foi na altura da Taca das Confederacoes em Franca, onde morreu um jogador em pleno jogo. Antes dessa competicao comecar, fui um grande critico da FIFA pois para mim essa competicao nao tinha razao de existir e era uma forma descarada de chular mais dinheiro aos fas de futebol. Eu por acaso estava em Franca nessa altura mas recusei comigo mesmo em ir ver um jogo que seja e pensei que isto era demasiado, estar ali a obrigar os jogadores a esforcos suplementares depois dos seus campeonatos e com um calor abrasador. Nao 'e que eu tenha previsto a morte do jogador, mas quando soube da noticia, fiquei triste mas ao mesmo tempo de consciencia limpa por ter feito boicote ao nao ir ver os jogos.

Agora pergunto eu: Ser'a que outros estao de consciencia limpa pela morte dos jogadores em campo? Esta pergunta e' que eu gostava de ser respondida!

...

quando nascemos,ja temos o destino traçado...nao vale a pena fugir dele...

se nao fosse no relvado,podia ser no banco de suplentes,podia ser no balneario.

Re:...A vida é um "sopro"

Concordo plenamente. Afinal anatómaicamente o Fehér não tinha qualquer defeito anatómico passível de ser detectado em qualqer exame.A morte súbita existe não é possível fugir-lhe, infelizmente.

Nós médicos somos de facto limitados, infelizmente.

Apesar de ser portista sofri muito com esta morte, tive a percepção imediata do que aconteceu pus a família toda a chorar com vontade de entrar pelo televisor dentro, mas não teria feito mais que os outros.

Re:...

Com essa mentalidade aposto que ainda viviamos no tempo das cavernas! O que vale 'e que nem todos pensam como tu. 'E a tipica mentalidade portuguesinha do "deixa andar" e nao querer melhorar o quer que seja. Afinal de contas, para que servem as Ciencias Naturais, Socias e Politicas senao para melhorar o que est'a mal? Nao 'e precisamente para termos uma melhor compreensao do mundo que nos rodeia e melhorar a qualidade de vida no nosso trabalho e no nosso lar?

Respeito a tua opiniao,mas...

ouvi um medico especialista em cardiologia dizer que nao é possivel á ciençia detectar o provavel problema que feher tinha.a juntar a isso,pergunto-te.

existe cura para o cancro?existe cura para a sida?

o que tem que ser tem muita força.

Re:Respeito a tua opiniao,mas...

Ep'a, as Ciencias sao feitas pelos homens, ou pensas que o conhecimento cientifico cai do ceu tipo milagre? Estamos a falar de seculos de evolucao e durante este tempo, muita gente trabalhou para avancar a medicina e hoje em dia a esperanca de vida deve ter duplicado do que a' 300 anos atras.

A ciencia esta em constante evolucao, o que hoje nao se sabe e' motivo de investigacao e nao andar de bracos cruzados a' espera do destino.

Afinal o que e' isso do destino? E' andar a 300 km/h na autoestrada a pensar "olha, um dia vai ter que ser". Epa', Portugal esta atrasado face aos outros paises da Europa porque a religiao e a Igreja ainda estao bem cimentadas na sociedade portuguesa, com todos aqueles dogmas que apenas servem para assegurar as pessoas no seu dia-a-dia de miserias e sem espirito de combatividade, de empreendimento, de estudo, de mudanca, de luta, de lideranca.

Se a morte de Feher servir para alguma coisa, e' para abrir os olhos das pessoas "Porra, esta merda nao pode voltar a acontecer, temos que evoluir na nossa tecnologia, prevencao e conhecimentos para de futuro tentar prevenir que acontecam mais casos como este".

Como disse num comentario aqui ontem, quando foi a Taca das Confederacoes, com aquela morte de um jogador em campo, senti-me triste mas ao mesmo tempo de consciencia livre porque tinha feito boicote ao nao assistir a nenhum dos jogos porque achava que a FIFA estava a obrigar os jogadores a esforcos suplementares apenas para ganhar dinheiro.

E agora pergunto eu: Sera' que outros tambem estao de consciencia limpa pela morte dos jogadores em campo? Ou vamos pelo caminho mais facil, que 'e o da religiao, e dizer, "epa', aconteceu o que tinha que acontecer". Pensa, pensa bem nas minhas palavras!

Re:Respeito a tua opiniao,mas...

Mais uma vez parece que houve desvio do tema fulcral da conversa. Toda a gente começa a dissertar. Já repararam bem que as palavras do "Argel" vão numa direcção diferente daquela que imprimiram aos vosso comentários!
(e depois estas pontuações são irritantes e surpreendentes)
Feher...

Não há...ainda.

Tal como não havia cura para imensas coisas.
O problema que ele referia, era o seguinte: se sempre tivessem acreditado no destino e deixas as coisas seguir, hoje não tinhamos tomado aquelas vacinas todas.

Compreendo o querer acreditar no destino e na religião, não ponho sequer isso em causa. A vida são dois dias, e o conforto dado por essas crenças leva-nos todos a pensar e a ser tentado. Mas não é possível (pelo menos para mim).

Enfim, o que quer que nos faça mais feliz tem sempre alguma validade.

Gein

revisão no futebol

Fixei esta frase de Argel, a propósito da morte de Feher, muito expressiva " foi ele podia ser um de nós".
É óbvio que Argel tem toda a razão em estar preocupado com esta situação, os atletas não são máquinas são seres humanos e é necessário fazer uma análise profunda da situação para que casos como estes não se repitam.