O sistema de Santos | Relvado

O sistema de Santos

 

Condiderando a dispensa de Geovanni e de João Pereira, a possível venda de Simão, o empréstimo de Carlitos e a falta de qualidade de Marco Ferreira, o Benfica apresenta-se na época 2006/07 com apenas 2 alas de raíz, o que demonstra que o caminho para as balizas adversárias não passará pelas alas.Estas opções levam a um compromisso da utilização do sistema 4-4-2 com um losango no meio-campo, 1 médio-defensivo, 2 médios que descaiem para as laterais e um nº 10.Este sistema funcionará melhor contra equipas fechadas à procura do empate ou contra equipas abertas à procura da vitória? Será sistema para funcionar contra os adversários directos? Será sistema para jogar para o ponto como foi feito na Liga dos Campeões no ano passado? Haverá sistemas de jogo que retirem vantagens de falhas deste sistema?
Zé Bentão

Benfica:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

4x1x2x1x2

Acho até um bom sistema. Penso mesmo que com a iminente saída do Simão era a única forma de jogarmos com dois avançados, o que é algo que grande parte dos benfiquistas deseja. As maiores lacunas que vejo neste plantel são um médio-esquerdo (canhoto, com boa qualidade de passe), um avançado possante, mas bom tecnicamente, e um lateral-direito reserva de qualidade. Posições que poderiam ser reforçadas também era a posição de lateral-esquerdo (um reserva de maior garantia) e de trinco (para finalmente ver o Beto sair do plantel). O médio-esquerdo que eu contrataria seria o Hugo Viana, incluído nas negociações do Simão para o Valência (20 milhões + Hugo Viana seria bom). O lateral-direito, poderia ser o Frechaut (sempre apreciei este jogador na lateral), o Luís Filipe (do Braga), ou até mesmo um estrangeiro, proveniente de algum clube europeu. O ponta-de-lança que eu escolheria seria o Markus Rosenberg (Ajax), que está em baixa cotação. O lateral-esquerdo, Miguelito. O trinco, Andrés Madrid. Penso que em relação à atitude do jogo, o sistema, no ataque, tem que variar mais para o 4-1-3-2 que para o 4-3-1-2. Ou seja, o Benfica tem que estar sempre abafando os adversários, com a defesa bem avançada e com toques curtos privilegiando a posse da bola. Em relação à abertura pelas laterais, os laterais cumprem essa função, sendo que os médios abertos apoiam a subida dos laterais. Penso que a jogar assim o Benfica tem grandes possibilidades de ser campeão, e de apresentar um bom futebol. Mas há que ter as contratções certas para que isso aconteça.

Os sistemas do Benfica

já foram muito debatidos, e cabe aos benfiquistas falar do melhor para o seu clube. Agora e se o Simão não for vendido? Acham mesmo que Paulo Jorge e o Manú se adequam a estas novas funções? E laterais? O Benfica não devia ter laterais tão bons como os titulares, Nélson e Léo? Acham que estas são perguntas que ainda não vi. Esta táctica não é nova, já o Paulo Bento e o Mourinho fazem o mesmo. A estratégia é que é diferente. Mas um extremo puro, nunca se vai adaptar a ser um avançado, nunca mesmo e a prova disso chama-se Douala. Manú e Paulo Jorge deveriam ser melhor aproveitados, pois têm um grande futuro. Não estou a ver o Simão a jogar nesta táctica. O Manuel Fernandes nunca deveria ser vendido, mas sim aproveitado. E a laterais? Alcides nunca vai ser um velocista, um ala. E para o lado esquerdo só tem Léo. Ainda existe aqui algo a rever, e se esta é a melhor táctica. Quem sabe é Fernando Santos, mas o Benfica nao nada em dinheiro, por isso tem de aporveitar o que tem no plantel.

[suspiro]

Uma equipa que pretende ter a iniciativa de jogo necessariamente tem que atacar pelas alas e finalizar dentro da grande área. Mesmo que os centro-campistas do Benfica estejam todos rotulados de "médio-centro", têm que fazer o trabalho de jogar pelos flancos e distribuir jogo para o centro, depois de ganharem a linha de fundo. Se insistirem em proceder de outra forma, teremos mais um ano a sofrer, a ver adversários "de outros campeonatos" a reter o ataque benfiquista a meio do meio campo, interrompendo facilmente todos os ataques que invariavelmente sejam conduzidos por 3 avançados a tentar conduzir a bola através da cabeça da grande área, por entre 6 defesas. Espero que o Fernando Santos (e qualquer outro treinador) seja mais inteligente do que isso. Encomendar jogadores novos é o que todos fazem todos os anos, agora vê-los a jogar com qualidade e inteligência é que é mais raro.

A ver pelo sistema

Suspeito que o Engenheiro já não está a contar com o Simão Sabrosa. Trata-se de uma mudança num esquema, que com mais ou menos nuances, vinha já desde os tempos do J. A Camacho... Resta ver se tanta mudança será assimilada pelo plantel.

RE: O sistema de Santos

Já percebeu que o 4x3x3 não dá... Falta perceber que com o Rui Costa a meio campo o 4x4x2 a partir da 5ª jornada também não irá dar...

Não sei...

Se será sempre esta táctica a utilizada, porque F.Santos é um adepto do 4-3-3 e tudo indica que se o Simão sair, virá o Barrientos colmatar a sua saída, a ver vamos.